IE – Doutorado em Educação em Ciências (Teses)
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- ItemAções formativas, dialógicas e colaborativas no contexto de feiras e mostras científicas: o emergir do desenvolvimento profissional dos(as) formadores(as)(2024) Traversi, Gabriela Soares; Heckler, ValmirEsta tese comunica compreensões sobre as ações práticas de um grupo de formadores que realizou processos formativos com professores sobre Feiras e Mostras científicas, na perspectiva do Desenvolvimento Profissional. Esta investigação qualitativa é uma pesquisa- formação na perspectiva fenomenológica hermenêutica. O cenário investigativo é o Curso Online de Formação de Professores sobre Feiras e Mostras científicas, atividade componente de projetos de extensão ligados à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), denominados Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha e Feiras das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo. A formação tem foco nas discussões sobre a realização de projetos investigativos em sala de aula para o desenvolvimento de Feiras e Mostras científicas escolares, articulando Escolas e Universidade por meio da extensão. Este estudo investiga o que se mostra da ação prática, na perspectiva do Desenvolvimento Profissional, na escrita dos formadores de professores em projetos de extensão de Feiras e Mostras científicas. Para compreender o fenômeno investigado foram selecionados textos escritos pelos formadores e publicados em dois e- books ao final de cada uma das edições da formação, constituindo a linguagem escrita como ferramenta para a posterior análise. As concepções sobre processos formativos em Feiras e Mostras científicas foram ampliadas a partir de interlocuções com a comunidade científica nacional e internacional, seguidas da teorização de conceitos que constituem o arcabouço teórico deste estudo. O caminho metodológico da pesquisa traz a descrição do campo empírico, constituição do grupo de formadores autores das escritas e a seleção de oito textos que constituíram o corpus de análise. Os movimentos de análise foram feitos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e as compreensões emergentes são comunicadas em três metatextos. No primeiro metatexto, as descrições da formação se tornaram interpretações das ações práticas dos formadores e estes constituíram um coletivo que avaliou as próprias ações formativas e compartilhou experiências vividas neste processo, levando-os a momentos de reflexão. No segundo metatexto o diálogo com os professores cursistas, por meio das interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), se configurou como uma ação mediada dos formadores a fim de promover discussões sobre a prática docente, proporcionando trocas de experiências entre todos os envolvidos, evidenciando a perspectiva dialógica colaborativa da formação. O terceiro metatexto traz os movimentos de pesquisa colaborativa realizados pelos formadores a partir das ações formativas, promovendo reflexões e transformações de suas práticas. Aspectos como reflexão, troca de experiências e transformações da prática docente inserem as ações práticas analisadas na perspectiva do Desenvolvimento Profissional. O argumento aglutinador da tese é de que, a partir das ações práticas do curso de formação emerge um processo de Desenvolvimento Profissional dos formadores, evidenciado pela construção de conhecimento a partir de pesquisas colaborativas, descrições, avaliações e diálogos que promoveram reflexão e transformação de suas práticas relacionadas à Feiras e mostras científicas.
- ItemAções mediadas do professor-tutor na EAD: processo de co-criação da linguagem de professores de Ciências(2023) Fazio, Anahy Arrieche; Heckler, Valmir; Galiazzi, Maria do CarmoEsta tese de doutorado comunica compreensões sobre a ação mediadora do professor- tutor na constituição da linguagem do professor de Ciências em um projeto experimental investigativo do curso de Licenciatura em Ciências na Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), adotando uma perspectiva de pesquisa-formação fenomenológica-hermenêutica. O referido curso, lócus do estudo, é voltado para a formação de professores de Ciências para atuarem nos anos finais do ensino fundamental e apresenta uma organização curricular interdisciplinar e que favorece a emergência de comunidades, possibilitando a integração de professores e professores-tutores no planejamento e promoção de aulas em uma perspectiva coletiva e dialógica. As atividades das interdisciplinas são ofertadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, em que o uso das tecnologias digitais redimensiona os papéis dos sujeitos envolvidos, propiciando uma formação de professores por intermédio de diversas interfaces digitais na promoção de processos educativos interativos e colaborativos, sendo a escrita a principal forma de comunicação entre esses sujeitos. Este estudo adota a perspectiva da pesquisa-formação, de natureza fenomenológica-hermenêutica, para investigar a o que se mostra da ação mediada do professor- tutor na formação da linguagem dos futuros professores de Ciências em um curso de EaD. A tese está organizada a partir do modelo de construção de conhecimento de Wells, a espiral do conhecimento, em quatro momentos: experiência, busca de informações, construção do conhecimento e compreensão. Na experiência é comunicada a ontogênese da pesquisadora, seu encontro com o campo de pesquisa. Nas informações são comunicados elementos teórico- práticos que possibilitam a compreensão do fenômeno a ser estudado: a ampliação, junto à comunidade científica internacional, das concepções sobre a indagação dialógica de Gordon Wells em processos formativos docentes e os estudos sobre as funções do professor-tutor e seu papel na mediação em uma perspectiva sociocultural. Na construção do conhecimento, as informações e a experiência são articuladas para a compreensão do fenômeno e apresenta-se o lócus da pesquisa, um projeto experimental desenvolvido ao longo de um semestre na interdisciplina Fenômenos da Natureza IV da Licenciatura em Ciências na modalidade EaD, bem como explicita-se a coleta de informações, a organização das informações e sua análise através da Análise Textual Discursiva (ATD). Emergiram como dispositivos de pesquisa e posterior análise os registros escritos em fórum dos diálogos entre a professora-tutora e os estudantes, que foram organizados em 7 interlocuções dialógicas. As compreensões emergentes no processo de análise são comunicadas em dois metatextos: a) Indagação dialógica como ação mediada do professor-tutor e b) Meios mediacionas no complexificar a linguagem do Ensino de Ciências. No primeiro metatexto, emerge a compreensão de que a indagação dialógica é uma ação mediada pelo professor-tutor, que utiliza os materiais coconstruídos pelos professores e estudantes para orientá-los e acompanhá-los na escrita e nas perguntas, promovendo o discurso progressivo de Ciências por meio da colaboração e interação. No segundo metatexto, é comunicado que os meios de mediação para complexificar o discurso progressivo de Ciências são selecionados pelo professor-tutor por meio de curadoria, possibilitando o desenvolvimento de argumentos com modelos explicativos em um processo de co-criação. O argumento aglutinador emergente e comunicado nesta tese é de que as ações mediadas do professor-tutor, curadoria de meios mediacionais e a indagação, motivam o desenvolvimento de argumentos com modelos explicativos que contribuem para o discurso progressivo de Ciências, em um processo de co-criação da constituição da linguagem de professores de Ciências.
- ItemAlfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação no currículo, processo formativo e vozes dos professores e gestores(2024) Altnetter, Bruna Roman Nunes; Ritter, JaquelineO campo do Ensino de Ciências (EC) apresenta-se como um espaço/tempo propício para desenvolver autonomia, reflexão crítica sobre os acontecimentos científicos, assim como balizar os sujeitos na tomada de decisões fundamentadas. Para tal, torna-se necessário que o ensino ultrapasse a dimensão tradicional abarcando pressupostos da Alfabetização Científica (AC), dentre outros. Nessa perspectiva, este estudo buscou responder a seguinte pergunta de pesquisa: O que se mostra de Alfabetização Científica e do Ensino de Ciências nas concepções e práticas do currículo da Rede Municipal da cidade de Bagé, bem como, de que forma ela se apresenta nas vozes dos gestores e professores atuantes no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, o objetivo geral consistiu em compreender como a Alfabetização Científica e o Ensino de Ciências são concebidos na dimensão curricular da Rede Municipal de Bagé, bem como na prática e no discurso tanto dos gestores da Secretaria e Conselho Municipal de Educação quanto dos professores dos Anos Iniciais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. O plano metodológico configurou-se de cunho qualitativo por um viés exploratório seguido da pesquisa-ação, no qual ampliamos a familiaridade com os currículos normativos, bem como com vozes e ações dos sujeitos da pesquisa, levantando informações e concepções acerca do fenômeno da Alfabetização Científica e das Ciências nos primeiros anos da escolarização. O método no qual, a priori, percebeu-se pertinente foi a pesquisa documental junto aos currículos normativos local (DOM) e de abrangência nacional (BNCC), revisão bibliográfica e formação Continuada/ Cursos/Oficinas Pedagógicas com a temática da AC e Ciências nos anos iniciais ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação e com proposição da professora-pesquisadora. Também fez parte do corpus empírico as entrevistas semiestruturadas com os professores gestores da rede municipal. Para a realização da análise das informações os resultados foram apresentados e balizados pela Análise Textual Discursiva (ATD) e os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC). A partir dos resultados obtidos nos diferentes eixos pesquisados, percebeu- se com as publicações da comunidade acadêmica, bem como com as formações ofertadas pela SMED e o documento delineado em período pandêmico sobre os objetos de conhecimento, uma incipiência quantitativa e qualitativa acerca da temática investigada, qual seja o EC com vistas a AC, havendo necessidade de investimento em pesquisas e formações nesses campos. Através das entrevistas realizadas com as gestoras foi possível entender sobre o DOM: sentimentos, constituição e condicionalidades; as Ciências da Natureza no contexto dos Anos Iniciais, e também, o perfil dos professores atuantes nos Anos Iniciais da rede. O olhar investigativo e analítico sobre a abordagem teórico-metodológica do DOM potencializaram a compreensão de que as habilidades delineadas no documento curricular junto aos objetos de conhecimento apresentam um sentido de: Conceitos de Funcionalidade; Espontâneos/Experienciais; Relacionais/Humanísticos; e, a conceitos Representacionais/Procedimentais. A Oficina Pedagógica foi interpretada e apresentada em Categorias emergentes assim nomeadas: Os desafios na Formação e Prática Docente; o Papel das Ciências/AC no desenvolvimento de Habilidades e Competências; e as Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Estratégias de contorno diante das limitações. Por fim, com as ações desenvolvidas, fundamentalmente nos aspectos epistemológicos do currículo e da formação docente, compreendeu-se que o EC via abordagem da AC apresenta potencial frente ao desenvolvimento de Funções Mentais Superiores (FMS) como capacidades humanas a serem constituídas desde o início da escolarização.
- ItemCiência Aberta mediando transformações para a formação cidadã: uma análise, a partir da perspectiva teórica de Vigotski, sobre a abordagem nos programas de pós-graduação públicos da área de avaliação Ensino, localizados na região sul do Brasil(2024) Heinz, Michele Urrutia; Miranda, Angélica C. D.Buscando compreender como os programas de pós-graduação públicos da área de Ensino abordam a Ciência Aberta em seus currículos este estudo traz a proposição de que a Ciência Aberta pode atuar como um instrumento de mediação, capaz de promover transformações sociais potentes para a formação cidadã. Neste sentido, se dedicou a investigar como os programas de pós-graduação de instituições públicas, da área Multidisciplinar de Ensino, da CAPES, localizados na região sul do Brasil, abordam a ciência aberta em seus currículos em busca da formação cidadã, pautado na perspectiva teórica de Vigotski que diz que a aprendizagem científica pode ser mediada por instrumentos, como a ciência aberta, e que os sujeitos em formação, com mediação podem alcançar o desenvolvimento iminente, tornando- se cidadãos conscientes e ativos. A intenção desta pesquisa é contribuir para ampliar as discussões sobre a ciência aberta e evidenciar o seu potencial de mediação para a educação cientifica e cidadã. Para tanto, foi realizado dois procedimentos metodológicos, uma revisão bibliográfica, em bases nacionais e internacionais, para identificar os estudos que relacionam a ciência aberta à educação em ciências, mapear as contribuições encontradas, indicar os elementos da ciência aberta que são promotores da formação cidadã e capturar o conceito empregado nesses estudos para generalizar a ciência aberta. E, utilizou-se a análise documental e de conteúdo, nos programas de pós-graduação da área de avaliação Ensino, para identificar por meio de categorias de análise as abordagens (ações e práticas) existentes nos programas sobre a ciência aberta e indicar possibilidades de aproximação dos objetivos e linhas de pesquisa dos cursos com a ciência aberta. Os principais resultados revelaram que a ciência aberta contribui para promover a educação científica, estimulando o pensamento crítico, compreensão profunda, a formação digital, autônoma e flexível, evidenciando como elementos promotores da formação cidadã, o desenvolvimento de valores éticos, sociais e sustentáveis, pautados na equidade e no fortalecimento da coesão social, envolvendo os estudantes em práticas sociais, colaborativas e interativas, em que os sujeitos em formação possam se tornar ativos na busca por mudanças junto à sociedade. Quanto a análise dos programas a pesquisa relevou algumas ações e práticas existentes voltadas ao desenvolvimento da ciência aberta, como o fato de 25% dos programas analisados abordarem o tema em disciplinas específicas de ciência aberta, sendo que todos os demais cursos apresentam viabilidade de desenvolver a temática em disciplinas com potencial de aplicação. Quanto ao elemento categorizado como ação evidenciou-se a realização de eventos promotores da temática, e como prática a disponibilização de cursos online, plataformas colaborativas e projetos de extensão, destacando ainda que existem muitas possibilidades de aplicação, expostas nas ações e práticas desenvolvidas institucionalmente ou por meio de atividades evidenciadas em outras pesquisas, que podem ser replicadas e adaptadas em cada programa, dependendo dos objetivos que se propõe alcançar. Cabe salientar que as propostas curriculares e as linhas de pesquisas dos programas analisadas possibilitam a inclusão da temática, dentro dos propósitos dos cursos, apresentando indícios sobre o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a ciência aberta e seus elementos. Esses resultados demonstram que a ciência aberta só precisa ser reconhecida e aplicada para adentrar os programas de pós- graduação e poder contribuir para a formação científica e cidadã. A viabilidade de sua adoção não pode ser associada a exigências, determinações ou planos que orientem sua prática, pois existem atividades em funcionamento, viáveis e realizadas de forma voluntária. Nesse contexto, a necessidade real reside em capacitar pesquisadores e docentes quanto a temática da ciência aberta e sua prática, e, isso se faz na pós-graduação, portanto cabe as Instituições de Ensino Superior e aos programas de educação científica essa adoção, para que de fato possam compartilhar o conhecimento científico gerado para a sociedade.
- ItemCocriação de recursos educacionais abertos (rea) na formação de professores de ciências: framework conceitual para Coaprendizagem em rede na experimentação online(2023) Ortiz, José Oxlei de Souza; Dorneles, Aline MachadoEsta tese de doutorado foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Essa pesquisa teve como intuito principal responder a seguinte questão de pesquisa: Que princípios emergem do processo de coaprendizagem e cocriação em uma comunidade de indagação online com professores ao debaterem/praticarem a Experimentação em Ciências pautado em REA? Para o decorrer desta proposta foram elaborados 6 percursos que estão interconectados: no Percurso 1, discorre-se sobre o percurso do professor/pesquisador e suas motivações. No Percurso 2, apresenta-se um panorama de pesquisas relacionadas com a mesma temática do estudo, e por fim, aborda-se o aporte teórico, ao modo de produzir entendimento da temática REA e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Em sequência no Percurso 3, discorre-se sobre os conceitos de Educação Aberta e Ciência Aberta e os processos de coaprendizagem. No Percurso 4, dialoga-se sobre o desenvolvimento do estudo que tem como base metodológica a pesquisa-formação. Em seguida apresenta-se o campo empírico, sendo que, ele foi construído coletivamente com os estudantes da disciplina Indagação Online na Experimentação em Ciências do PPGEC - FURG. Essa ação resultou na produção de material documental relacionado ao processo de apropriação e cocriação de REA na formação com professores de Ciências. As informações foram produzidas através dos registros escritos de relatos de experiências formativas, registrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina. Em sequência no Percurso 5, propõe-se a formação do corpus de análise a partir do framework de análise desenvolvido durante a pesquisa, sendo uma estrutura constituída de um tripé metodológico, que se utilizava da escrita narrativa, da pesquisa-formação e da fenomenologia-hermenêutica, com a intenção de compreender o que é isso que se mostra quando aproximamos os contextos dos participantes e suas experiências de formação, com práticas educacionais que envolvem a experimentação online e a temática REA. Assim, foram analisadas as informações a partir do framework de análise, produzindo dados e elementos que contribuíram na questão de pesquisa e para a proposta do framework conceitual. E no Percurso 6, dialoga-se sobre os conceitos de framework, bem como, apresenta-se as 05 dimensões resultantes desta pesquisa: (i) Dimensão Apropriação de REA (ii) Dimensão Domínio Didático-pedagógico (iii) Dimensão Curadoria Educacional de REA (iv) Dimensão Tecnologias Digitais (v) Dimensão Espaço Coletivo para Cocriação, e seus respectivos princípios. E por fim, com as dimensões, e seus respectivos princípios, constitui-se o framework conceitual, que visa auxiliar a navegação em experiências formativas, contribuindo para o planejamento e criação de um ecossistema educacional de coaprendizagem, com ênfase no movimento de apropriação e cocriação de REA, que estão inseridos na Experimentação Online no ensino de Ciências.
- ItemConfeccionando o chapéu: as tecnologias digitais e o desenvolvimento profissional docente no contexto das formações inicial e continuada de professores de matemática(2023) Kleemann, Robson; Machado, Celiane CostaEsta tese apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Originou-se de uma inquietação do pesquisador, e cujo objetivo foi compreender como os professores de matemática percebem sua formação para o uso pedagógico das tecnologias digitais (TD) e as contribuições dos processos formativos para sua prática docente, com ênfase ao viés tecnológico. No referencial teórico aborda-se o contexto histórico da formação de professores, discorrendo acerca da evolução e das principais modificações no decorrer do tempo, bem como os conhecimentos essenciais ao professor de matemática, e que contribuem no desenvolvimento profissional docente. Decorrente do avanço científico e tecnológico, culminam as TD como possibilidade metodológica no ensino de matemática, implicando na necessidade do professor acompanhar essas transformações, tornando-se fundamental uma atenção às formações inicial e continuada de professores, tendo a Cyberformação como princípio basilar. Ademais, apresenta-se um mapeamento das teses e dissertações do período 2016-2021, a fim de verificar o que já há escrito sobre o assunto. No que tange aos aspectos metodológicos, a pesquisa tem abordagem qualitativa, analisando informações produzidas junto a um grupo de dez professores de matemática que atuam na educação básica. Para análise das informações, utilizou-se do método da análise textual discursiva (ATD), proposto por Moraes e Galiazzi (2016), pelo qual emergiram nove categorias intermediárias e duas finais, originando a escrita de dois metatextos. Do primeiro aponta-se que as formações inicial e continuada de professores de matemática são essenciais ao desenvolvimento profissional docente, com destaque à formação tecnológica, e combinada com as formações específica e pedagógica. Do segundo metatexto destaca-se a relevância de que os professores não apenas reconheçam a importância das TD no ensino de matemática, mas também as incorporem na sala de aula, aproveitando ao máximo as potencialidades. Também, indica-se a urgência de investimentos na formação de professores de matemática, em recursos tecnológicos e no acesso à internet nas escolas. Os resultados permitem defender a tese de que os processos formativos de professores de matemática constituem etapas fundamentais ao desenvolvimento profissional docente, e precisam explorar e relacionar os diferentes tipos de conhecimentos, a saber: específico, pedagógico e tecnológico, culminando em um TPACK Matemático, tendo a Cyberformação como princípio orientador. Para isso, é necessária uma formação transversal envolvendo a sala de aula, de modo que a essencialidade não esteja exclusivamente no curso, mas na transversalidade com os espaços onde se exerce a docência. Afirma-se que ainda há lacunas que dificultam o uso pedagógico das TD no ensino de matemática, e por isso é necessário maiores investimentos, tanto na formação, como nos demais elementos basilares à atuação docente.
- ItemConhecimento Pedagógico do Conteúdo Estatístico: uma base profissional docente construída a partir de experiências partilhadas em um contexto de formação colaborativa(2022) Schreiber, Karla Priscila; Porciúncula, MaurenA presente tese de doutorado em Educação em Ciências se propõe a investigar os conhecimentos mobilizados e produzidos por um grupo de professores, com distintas formações e experiências pedagógicas, integrantes do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu). O intuito foi o de propor uma Base de conhecimentos profissionais docentes para o ensino de Estatística. Como fundamentação teórica, os estudos de desenvolvidos por Lee Shulman foram considerados. Esse é um pesquisador referência na área e apresenta um conjunto de conhecimentos subjacentes às compreensões dos professores, necessário à aprendizagem dos discentes. Diante desse contexto teórico, para o desenvolvimento desse estudo de cunho qualitativo, cujos procedimentos se fundamentaram em um Estudo de Caso, foram considerados os sete primeiros encontros do Grupo MoSaiCo Edu. Esses ocorreram entre agosto de 2018 e junho de 2019, sendo gravados e transcritos. Ao serem analisadas essas transcrições, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, sete discursos-sínteses foram construídos, a saber: i) incompreensões dos discentes e estratégias pedagógicas para o ensino de conteúdos estatísticos; ii) relações afetivas dos discentes e docentes com a Matemática e a Estatística; iii) processos avaliativos no ensino e na aprendizagem de Estatística; iv) competências estatísticas frente aos documentos e instrumentos curriculares de ensino; v) reflexão sobre o fazer e as responsabilidades do professor em sala de aula e na sua formação profissional; vii) formação docente por meio da colaboração entre os pares. Por meio da análise desse material discursivo, quatro categorias foram eleitas como representantes da Base profissional docente para o ensino de Estatística, com seus respectivos domínios: a) Conhecimento do conteúdo estatístico (CCE) – conceitos e processos estatísticos, estruturas substantiva e sintática da Estatística, aproximações entre Estatística e Matemática, centralidade do contexto na área da Estatística, competências estatísticas e processos investigativos na área da Estatística; b) Conhecimento pedagógico geral (CPG) – propósitos educacionais gerais, modelos e estratégias de ensino, currículo educacional geral e avaliação educacional geral; c) Conhecimento do contexto educacional geral (CCEG) – estudantes e sala de aula, instituição de ensino e comunidade educacional; d) Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Estatístico (CPCE) – propósitos educacionais que orientam o ensino de Estatística, compreensão dos estudantes sobre Estatística, estratégias e representações em Estatística; currículo específico de Estatística e Avaliação da aprendizagem em Estatística. As análises possibilitaram concluir que contextos de formação colaborativa oportunizam investigar, produzir e mobilizar conhecimentos docentes, os quais se diferenciam pelas características próprias do grupo e de seus integrantes. Pode-se acreditar, então, que há conhecimentos profissionais particulares ao ensino de Estatística. Esses, por sua vez, envolvem o domínio de conceitos e de processos; aspectos curriculares, pedagógicos e sobre os estudantes. Ainda, exigem um domínio das competências estatísticas, as quais se integram e são sistematizadas por meio do CPCE, haja vista a promoção da aprendizagem dos estudantes.
- ItemO docente formador que ensina Matemática nos cursos de Pedagogia: um olhar sobre as universidades federais do Brasil(2024) Alves, Luana Leal; Silva, João Alberto daA presente tese apresenta resultados da pesquisa qualitativa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Este estudo tem por objetivo analisar a organização do ensino de Matemática nos cursos presenciais de Licenciatura em Pedagogia, das universidades federais brasileiras, a partir da análise do currículo profissional e das perspectivas dos docentes formadores, visando identificar as percepções que possuem sobre as especificidades de suas práticas formativas para os futuros professores que ensinam Matemática. O termo “docente formador” faz referência ao professor do Ensino Superior que atua na formação de professores, aqui, especificamente, com as disciplinas do campo da Educação Matemática, nos cursos de Pedagogia. Como fundamentação teórica, apresentam-se elementos pertinentes sobre a formação de professores que ensinam Matemática, abrangendo a história da formação dos cursos de Pedagogia, seus determinantes e as transformações que influenciaram a estrutura curricular. Além disso, foram contempladas correntes teóricas sobre o conhecimento do professor baseadas nas ideias de Shulman, Ball et al., como, também, considerações sobre a prática docente no âmbito universitário. A estruturação da escrita acontece em artigos-capítulos, pois se adotou o formato multipaper, com três artigos como resultados da tese. O primeiro artigo originou-se dos dados coletados a partir dos projetos pedagógicos dos cursos e matrizes curriculares de 59 universidades públicas federais do Brasil, que ofertam o curso presencial de Pedagogia. Para análise, utilizou-se uma dupla dimensão: uma abordagem descritiva ao analisar os projetos pedagógicos dos cursos e a Análise de Conteúdo para as ementas das disciplinas do ensino de Matemática. O segundo artigo teve como método para produção de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas, como também análise do Currículo Lattes dos formadores, de universidades federais do Brasil, participantes do estudo. O terceiro, e último, artigo, teve como método para produção de dados, a abordagem de casos de ensino. As informações foram coletadas por meio da gravação em áudio, com cinco docentes formadores, que atuam nos cursos de Pedagogia, com as disciplinas de ensino de Matemática. Para análise, utilizou-se o método da Análise Textual Discursiva. Esses movimentos, possibilitaram concluir que a formação Matemática dos cursos de Pedagogia é precária em termos de carga horária e apresentam um currículo frágil, nesse contexto, a abordagem dessas disciplinas não favorece a construção da identidade docente do pedagogo, como professor que ensina Matemática, ademais, em sua maioria, os pedagogos são formados por profissionais que não possuem uma identidade docente como educadores matemáticos para este nível de ensino. Além disso, os futuros professores estão submetidos a currículos e projetos pedagógicos que concedem pouca ênfase à Matemática, tanto em termos de carga horária quanto de importância atribuída. Assim, é possível inferir que a formação não proporciona a melhor qualidade no campo matemático, haja vista que as experiências são limitadas.
- ItemA Educação Estatística Crítica no contexto da Tecnologia Social LeME na formação pré-profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, econômica e ambiental(2024) Pereira, Fernanda Angelo; Porciúncula, MaurenO texto apresenta uma pesquisa de doutorado que teve como foco o projeto Letramento Multimídia Estatístico (LeME) e a promoção da Educação Estatística Crítica (EEC) na formação pré-profissional de jovens em situação de vulnerabilidade sócio-econômica- ambiental. O estudo de caso em questão teve por objetivo analisar os indícios na implementação do LeME na formação dos estudantes do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) para o desenvolvimento de uma formação de acordo com a perspectiva da Educação Estatística e da Educação Crítica. Os dados foram obtidos a partir da implementação do LeME no CCMar, ambos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O LeME tem por objetivo, por meio do desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem Estatísticos (PAE), promover o letramento estatístico de crianças e jovens para que possam ler, autônoma e criticamente, as informações estatísticas que são veiculadas na sociedade. O CCMar é uma instituição pública de ensino pré- profissionalizante que atende jovens estudantes entre 14 e 17 anos em situação de vulnerabilidade sócio-econômico-ambiental da cidade do Rio Grande, RS, no sentido de motivar uma transformação que os encaminhe a uma participação solidária e fraterna. O corpus da pesquisa, que é qualitativa, é constituído por meio de entrevistas, Grupo Focal, que foram gravados e transcritos, e Diários Reflexivos. Os participantes da pesquisa são os estudantes do CCMar do segundo semestre de 2022, além dos professores do LeME nesse período. A análise dos dados foi auxiliada pela metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo que nos possibilitou construir oito discursos, quatro com os dados coletados junto aos estudantes e quatro, com os dos professores. Nos discursos produzidos com os dados dos estudantes foram identificadas várias características da EEC como a contextualização dos conceitos estatísticos, o trabalho colaborativo, incentivo à análise e interpretação dos resultados, ambiente democrático de aprendizagem, bem como a reflexão crítica sobre o papel da estatística na sociedade. Considerando os dados dos professores, foram observadas ações poderiam contribuir para uma formação estatística que buscavam explicar como a estatística pode ser usada em contextos relevantes para os estudantes, a partir de diálogos e conversas, ações focadas em iniciativas lúdicas para o ensino da estatística, discussão com os estudantes sobre as nuances de uma pesquisa estatística, promover discussões a respeito das temáticas levantadas, incentivar a interpretação dos dados e produções textuais, bem como encorajar os estudantes ao longo das fases da pesquisa, oportunizando o protagonismo estudantil e cultivando um vínculo afetivo com os estudantes. Os discursos analisados demonstraram que o LeME, por meio da sua metodologia de PAE e das ações desenvolvidas em paralelo pelos professores que priorizam o diálogo, ludicidade, desenvolvimento de habilidades sociais e afetividade, tem o potencial de contribuir para a formação estatisticamente crítica dos estudantes, pois proporciona-lhes o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos estatísticos alinhados à EEC, promovendo o letramento estatístico e permitindo uma compreensão do papel da Estatística no contexto social e político em que estão inseridos.
- ItemEmergências no conversar: a iniciação à docência, no Ceamecim, com as tecnologias digitais(2024) Silveira, Raquel Silva; Laurino, Débora PereiraVivemos em uma sociedade em constante atualização e transformação cultural ocasionada pela inserção das tecnologias digitais em nosso cotidiano. As mudanças em nossos modos de agir, comunicar, dialogar e viver, têm levado docentes a repensarem suas práticas pedagógicas desejando um ensinar e aprender em uma cultura digital. A presente pesquisa tem como objetivo compreender como vivências no Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática – CEAMECIM relacionadas à docência e ao uso das tecnologias digitais em ações pedagógicas, transformam o fazer docente. Para fundamentar a pesquisa utilizamos a teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela e como método de pesquisa nos apropriamos da Cartografia proposta por Gilles Deleuze e Félix Guattari a partir do acompanhamento de processos em abertos. O campo de investigação é constituído por professores/as em atividades na Educação Básica e professores/as universitários/as que atuaram e/ou atuam no CEAMECIM e por investigações da comunidade científica disponibilizadas nos portais de acesso e domínio público. Os critérios de validação das explicações científicas, propostos por Humberto Maturana, juntamente com a atenção flutuante proposta por Virgínia Kastrup, nos ajudou a analisarmos e explicarmos o fenômeno investigativo. Ao nos movermos pelo pesquisar cartográfico, dois territórios existenciais ganham força e passam a ser percebidos e explicados ao longo deste estudo. Para o desenvolvimento do território Movimentações por entre as investigações científicas, utilizamos o funcionamento da atenção cartográfica para analisar os registros produzidos por seis pesquisas científicas direcionadas à formação inicial e inserção das tecnologias digitais em ações pedagógicas, o que nos levou a duas emergências no cartografar: “Formação inicial e uso das tecnologias para o ensino de Matemática” e “Uso das tecnologias digitais como recursos pedagógicos e formativos”. Às emergências apontam as tecnologias digitais como desafios para a formação inicial e consideram necessário uma cultura de formação de professores que compreenda e utilize os recursos tecnológicos em seu operar pedagógico. O território Experiências de Professores do CEAMECIM emerge das vivências experienciadas e detalhadas nas entrevistas individuais. Os movimentos resultam em quatro emergências: “Formação do professor, processos de iniciação à docência e tecnologia na formação do outro”, “Experiências no entremeio da escola e da universidade: em constante iniciação da docência”, “Experiências na pandemia e contribuição do CEAMECIM”, e “O Fazer do CEAMECIM com a Escola”. Às emergências evidenciam constantes transformações na convivência e desejos por aprender. Consideram necessário promover momentos de reflexão sobre o fazer pedagógico, produzindo experiências docentes através das interações recorrentes em diferentes espaços, contribuindo para o processo formativo. Com base em nossas compreensões e conversações em movimentos pelo cartografar, apresentamos a tese de que o espaço de convivência, as ações conjuntas, o vivenciar a docência no campo de atuação, as reflexões sobre as ações e sobre os movimentos que ocorrem no contexto educacional podem desencadear um dar-se conta do vivido e o desejo por conhecer algo desconhecido, ou seja, a experiência do caminho percorrido.
- ItemEmoções e sentimentos relacionados à escolha e à práxis na docência em matemática(2024) Ayres, Luana Maria Santos da Silva; Novello, Tanise PaulaEm um mundo permeado por processos acelerados de produção de informação, torna-se imprescindível abordar as emoções e os sentimentos que as pessoas vivenciam em suas práticas profissionais e pessoais. Nesse sentido, esta tese tem como objetivo compreender as emoções e os sentimentos que envolvem a escolha e a práxis docente em Matemática. Escolheu-se o termo práxis docente, pois pretende- se observar não somente a prática dos professores, mas também o seu processo de ação e reflexão na docência. A tese foi estruturada no formato de artigos que foram organizados em capítulos. O Capítulo 1 traz a trajetória da pesquisadora e o primeiro artigo desta tese que discute as definições dos termos "emoções" e "sentimentos" de acordo com as teorias de António Damásio e Humberto Maturana, além de abordar a influência do sistema emocional na prática docente. O Capítulo 2 é composto pelo segundo artigo, que apresenta um mapeamento dos últimos 10 anos (2011-2020) na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre as emoções e sentimentos relacionados à docência, na qual foram selecionadas 11 pesquisas, sendo sete dissertações e quatro teses. Os resultados desse mapeamento revelam a emergência de diferentes emoções e sentimentos ao longo dos anos de carreira docente, destacando o apoio dos pais dos alunos, colegas e equipe gestora para promover um ambiente agradável. O Capítulo 3 descreve como foram realizadas as entrevistas com os quatro graduandos em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e com os quatro professores de Matemática atuantes na educação básica. As entrevistas foram analisadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e, a partir dos dados obtidos, emergiram dois discursos dos graduandos e quatro discursos dos docentes. O Capítulo 4 é constituído pelo 3o, 4o e 5o artigos. O terceiro artigo é composto pelos discursos dos graduandos e aborda as motivações, expectativas, anseios e experiências vivenciadas por esses licenciandos ao longo do curso de graduação. Observou-se que, apesar da percepção de desvalorização da profissão, os estudantes escolheram o curso por sua paixão pelo ensino e pela Matemática, destacando também algumas lacunas na formação inicial que geram medo e angústia em relação à prática docente. O quarto e quinto artigos foram elaborados com base nos DSC dos relatos dos professores. O quarto artigo aborda os aspectos relacionados à satisfação e à práxis docente em Matemática. Nele, verificou que, apesar de estarem cientes da desvalorização da profissão, os professores demonstram satisfação com sua prática, pois reconhecem sua relevância social e seu impacto na sociedade. O quinto artigo discute a formação inicial dos professores e as condições de trabalho que enfrentam. Por meio dos discursos, evidencia-se a falta de preparação durante os cursos de graduação e sua influência na preparação para a realidades educacionais. Além disso, sinalizam desafios decorrentes das condições físicas e estruturais das escolas para a implementação dos planos de aula. Conclui-se que a investigação acerca das emoções e dos sentimentos dos professores é necessária e fundamental, pois a condição emocional pode desencadear sintomas de estresse, ansiedade, fadiga e até mesmo patologias que interferem diretamente na vida pessoal e na práxis docente. Nesse sentido, a formação continuada pode ser uma alternativa de suporte para os docentes, pois por meio da troca de experiências com pares e de novos métodos de ensino a prática em sala de aula pode ser enriquecida.
- ItemEscola promotora da igualdade de gênero e de sexualidade: uma constituição em tramas históricas e no cotidiano da Educação Infantil(2024) Pereira, Lara Torrada; Ribeiro, Paula Regina Costa; Rizza, Juliana LapaEsta tese de doutorado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - Furg, na linha de pesquisa intitulada “Discursos, culturas e subjetividades na Educação em Ciências”. A pesquisa teve como objetivo investigar como uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), da cidade de Rio Grande/RS, vem se produzindo em meio a relações de poder/saber enquanto uma instituição que promove o debate das questões de gênero e de sexualidade. Esse estudo foi produzido a partir de algumas inspirações acerca do conceito de história proposto por Michel Foucault e sobre produção de experiência a partir de Jorge Larrosa, além dos conceitos-adjetivos de educação maior e menor, cunhados por Silvio Gallo. Ainda, a pesquisa apresenta ao longo da escrita, interlocuções com outros pressupostos foucaultianos, com o campo dos estudos de gênero e da educação para a sexualidade, que nos possibilitaram pensar gênero e sexualidade articulados com a Educação Infantil. Para a produção de dados, buscamos apoio na metodologia da investigação narrativa, a qual foi produzida a partir de quatro instrumentos: entrevistas com membros da gestão da EMEI e com duas professoras que participaram do Projeto Escola Promotora da Igualdade de Gênero; encontros narrativos com as professoras e a gestão da EMEI; construção de um diário com as percepções da pesquisadora ao longo do desenvolver da pesquisa; e outras fontes de dados narrativos que marcaram a EMEI. A análise se constituiu com base na ramificação de dois capítulos analíticos, que emergiram a partir dos dados narrativos, os quais entendemos como potentes para pensarmos na produção da EMEI enquanto uma escola promotora das questões de gênero e de sexualidade. No primeiro capítulo de análise, problematizamos fatos e acontecimentos presentes nas tramas históricas da EMEI, que se evidenciaram na luta da comunidade em que a escola está inserida geograficamente a fim de que ela existisse naquele espaço; na participação da EMEI no Projeto Escola Promotora da Igualdade de Gênero; na participação das famílias das crianças nas atividades e no cotidiano da EMEI; na trajetória acadêmica da professora Deborah Thomé Sayão, que dá nome à escola; e nos atravessamentos e feitos do movimento antigênero na escola. Já no segundo capítulo analítico, foram problematizadas algumas ações que emergiram do cotidiano escolar, que pulsaram nas relações desse cotidiano, as quais tomamos como educações menores e estão diretamente imbricadas na produção da EMEI enquanto uma escola que promove o debate das questões de gênero e de sexualidade. Além disso, nesse processo de constituir-se uma escola promotora, a EMEI reconhece a instituição escolar como espaço generificado e sexualizado. Com isso, busca questionar, relativizar, desnaturalizar, junto às crianças, às famílias e ao seu corpo docente, os entendimentos das normas de gênero e de sexualidade. Por fim, nessa escrita, apontamos que é necessário multiplicar as potencialidades de espaços de formação docente sobre as temáticas de gênero e de sexualidade com o intuito de que as escolas, desde a primeira infância, repensem coletivamente as normas que (re)produzem discriminações. É preciso buscar as brechas com o propósito de possibilitar um pensar diferente dos padrões, o qual possa reverberar na constituição das/os sujeitas/os.
- ItemO experienciar na constituição do(a) professor(a) de educação física para atuar em processos inclusivos(2023) Silva, Camila Rubira; Laurino, Débora PereiraNa presente Tese buscamos compreender e gerar explicações para o questionamento: “Como no/pelo experienciar acontece a Formação e a Constituição de Professores(as) de Educação Física para atuar em processos inclusivos?”. Para tanto, primeiramente, situamos como o movimento de Inclusão Educacional vem se configurando no cenário nacional por meio de políticas educacionais inclusivas, sobretudo, no que implicam o(a) professor(a) de Educação Física. Com o propósito de explicar o questionamento mote desta pesquisa, adotamos dois caminhos investigativos, fundamentando nossas explicações científicas com base nas concepções de Humberto Maturana e de Jorge Larrosa. No primeiro, tecemos um conversar a partir de um mapeamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações entre o período de jan./2000 à dez./2020, a fim de compreender a produção científica sobre a Formação e Constituição de Professores(as) de Educação Física para atuar em processos inclusivos. Na elaboração desse conversar, optamos pela produção de um Estado do Conhecimento de Teses e Dissertações, adotando na análise dos resumos as técnicas na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Assim, identificamos 26 produções científicas, sendo oito Teses e 18 Dissertações, nas quais a abordagem correspondeu 62% Formação Continuada e 38% Formação Inicial. Essas produções evidenciaram, dentre outros aspectos: uma compreensão restrita por parte dos(as) professores(as) sobre o público-alvo da Educação Inclusiva; a importância do trabalho colaborativo entre professores(as) e acadêmico(as); a necessidade da promoção de experiências com a Inclusão Escolar nos cursos de licenciatura, assim como, do tratamento interdisciplinar entre as disciplinas específicas voltadas a esta temática e as demais da grade curricular. No segundo caminho, investigamos e compreendemos as percepções e experiências formativas com/na Inclusão Escolar vivenciadas e partilhadas por 12 acadêmicos(as) e egressos(as) de um curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Federal do Extremo Sul do Brasil, por meio de narrativas elaboradas a partir de um conversar. No tratamento das narrativas adotamos a técnica Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Assim, elaboramos quatro discursos, intitulados respectivamente: Experiências do sentir-se um(a) professor(a) inclusivo(a); Experiências do conviver na Formação Inicial para atuar em processos inclusivos; Experiências do ser professor(a) inclusivo(a); Experiências do agir em processos inclusivos. Identificamos que a Formação e a Constituição de Professores(as) de Educação Física, acontece por meio de experiências do conviver desde a Formação Inicial de Professores(as) e das ações que os(as) acadêmicos(as) e professores(as) desenvolvem na relação com os(as) estudantes, de modo que essas experiências e ações possam contribuir para a construção do saber e do fazer docente, colaborar para o sentir-se professor(a) inclusivo(a) e definir a partir de si mesmo o seu modo de ser inclusivo(a). Evidenciamos que a Formação e a Constituição de Professores(as) de Educação Física para atuar em processos inclusivos acontece no/pelo experienciar da autoaceitação, da autoconfiança e do autorrespeito dos(as) professores(as) em formação pelo seu próprio ser, saber e fazer docente, de modo que assim possam atuar na cocriação de espaços de conversação que possibilitem a convivência na legitimidade de sua presença e da presença do outro(a), o(a) estudante. Consideramos que esta pesquisa possa contribuir para compreendermos as implicações das experiências vivenciadas na formação profissional de professores(as) de Educação Física visando à construção de saberes docentes que poderão auxiliar para atuarmos em processos inclusivos.
- ItemExperiências e processos de subjetivação de homens autores de violência em grupos reflexivos de gênero da comarca do Rio Grande/RS(2023) Hatje, Luis Felipe; Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta tese de doutorado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na linha de pesquisa “Discursos, culturas e subjetividades na Educação em Ciências”. A Lei Maria da Penha instituiu, em 2006, mecanismos de coibição da violência doméstica e familiar, estabelecendo medidas de prevenção, assistência e proteção às mulheres, como a formação de grupos reflexivos de gênero, compostos por homens autores de violência, para acompanhamento em centros de educação e reabilitação. A pesquisa tem como objetivo problematizar Grupos Reflexivos de Gênero da Comarca do Rio Grande/RS e as experiências dos homens autores de violência participantes desses grupos. E como objetivos específicos: analisar os aspectos regulatórios e legais dos grupos reflexivos gênero para homens autores de violência doméstica; problematizar as transformações das formas de punição, desde os suplícios até abordagens pedagógicas, e investigar a percepção dos homens que participam dos grupos em relação à função dessas práticas como instrumentos de reeducação para autores de violência; analisar as narrativas de homens autores de violência, a fim de perceber as experiências desses sujeitos sobre as relações de gênero e produções das masculinidades. Esta pesquisa está subsidiada nos estudos pós-estruturalistas, bem como em autoras/es que discutem a temática da violência doméstica e familiar articulada com os saberes educacionais e jurídicos.No que diz respeito às discussões em torno do campo da Educação em Ciências, este estudo parte do pressuposto de que a produção de saberes presentes nos grupos, as condições de possibilidade para emergência deles e as pedagogias envolvidas são construções históricas, sociais, culturais e discursivas, permeadas de valores e significados, os quais são representados e engendradas mediante relações de poder-saber. Como metodologia de pesquisa, valemo-nos de análise documental e de investigação narrativa. Dessa forma, foram realizadas: 1) análise documental da legislação protetiva da mulher e de documentos regulatórios dos Grupos Reflexivos de Gênero; 2) entrevistas com homens autores de violência envolvidos nesses grupos, facilitadores/as dos grupos e magistrada do Juizado da Violência Doméstica e Familiar; 3) produção de diários de campo. Para a análise dos dados, utilizamos algumas ferramentas de inspiração foucaultiana. Nas análises realizadas, verificou-se, nos documentos legais, série de estratégias para conduzir os sujeitos a conduta não violenta no ambiente doméstico, como recomendações de desconstrução da masculinidade hegemônica e possibilidade de produção e de vivência das masculinidades. Constatou-se existência de currículo nos grupos reflexivos de gênero, com a finalidade de tornar homens autores de violência capazes de se governarem. Por meio das entrevistas, constatou-se a violência doméstica vinculada às desigualdades de gênero e às visões dominantes de masculinidade. Por outro lado, inferiu-se participação dos homens nos grupos não enquanto prática punitiva, mas construindo processo pedagógico capaz de promover reflexões e responsabilização de atos. Assim, interpelados por construções socioculturais, a mudança de comportamentos violentos dos homens torna-se possível a partir de grupos reflexivos emergentes como estratégia para combater a violência. Portanto, a relevância desta pesquisa consistiu em promover o debate acerca de masculinidades de comportamento violento e de mecanismos utilizados para tentar inibir tais práticas.
- ItemOs fios que tecem a Rede Lilás no enfrentamento à violência contra as mulheres em um município do extremo sul do Rio Grande do Sul(2024) Pires, Marisa Barreto; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana LapaA presente tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e está vinculada à linha de pesquisa Educação Científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos. O objetivo geral da pesquisa é investigar a constituição da Rede Lilás em um município do extremo sul do Rio Grande do Sul, a partir de fios narrativos produzidos com participantes que atuaram/atuam nessa rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. A tese está fundamentada teórico e metodologicamente nos Estudos de Gênero e no pós- estruturalismo. Para produção dos dados utilizamos as ferramentas da pesquisa documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. Nas análises, operamos com os conceitos de gênero, patriarcado, violência e políticas públicas, os quais auxiliaram na construção dos fios narrativos. As análises foram organizadas em três eixos. O primeiro eixo teve como objetivo apresentar alguns deslocamentos, que ocorreram na legislação brasileira e em outros documentos nacionais e internacionais, a fim de problematizar a constituição da Lei no 11.340/2006 - Lei Maria da Penha; no segundo, foi investigado o processo de constituição da Rede Lilás de um município do extremo sul do Rio Grande do Sul a partir de fios narrativos produzidos com profissionais que integraram/integram essa rede e por fim, no terceiro eixo foram discutidas as expectativas, os desdobramentos e os desafios percebidos pelas/pelos integrantes na constituição dessa Rede Lilás. Os fios narrativos permearam essa escrita, tendo em vista que ao serem interpenetrados no tear com o auxílio da navete, produziram o tecido - a tese. A constituição desse tecido ocorreu a partir dos deslocamentos que aconteceram na legislação pátria, fruto da mobilização dos movimentos de mulheres e da sociedade, que nos trouxeram até a Lei Maria da Penha. Na continuidade, os movimentos analíticos realizados possibilitaram que percebêssemos como aconteceu a constituição da Rede por meio dos fios narrativos oriundos das entrevistas. A partir das expectativas das servidoras públicas/dos servidores públicos que atuaram/atuam na Rede foi possível, também, perceber as fragilidades e os desafios que elas/eles enfrentaram/enfrentam em relação ao combate da violência contra a mulher no município em que a pesquisa aconteceu. Percebemos como desafios a dificuldade das mulheres vítimas retomarem seus estudos, não só pela falta de escolas para que as crianças possam estar em locais seguros, enquanto elas estudam, mas também por outras questões relacionadas à empregabilidade. A ausência de escolarização das mulheres vítimas e a impossibilidade de conseguirem exercer uma profissão, deixa-as dentro do ciclo da violência. Um outro desafio que surgiu, a partir dos fios narrativos, foi a importância e a necessidade de uma atuação e um trabalho, das instituições que compõem a Rede, mais integrado, a fim de evitar que as mulheres passem por situações de revitimização. Além disso, é preciso haver um cuidado, para que as servidoras/os servidores não pratiquem a violência de gênero no momento do atendimento as mulheres. Os fios narrativos evidenciaram a necessidade das instituições públicas oportunizarem cursos de formação às/aos profissionais que atuam diretamente e indiretamente com as vítimas de violência doméstica, a fim de tornar os serviços prestados mais eficientes e eficazes. Destaca-se, ainda, que a política pública de enfrentamento à violência contra as mulheres, deva ser uma política de estado, a fim deque a troca de gestoras públicas/gestores públicos não desconsidere um trabalho já iniciado, dessa forma os direitos dessas mulheres serão garantidos conforme a legislação vigente no Brasil.
- ItemFísica Moderna e Arte: um paradigma complexo das culturas científica e artística em espaços formais e não-formais(2023) Moura, Gilson Yuri Silva; Mackedanz, Luiz FernandoA seguinte tese de doutorado explorou a integração das artes, como cinema, literatura, música, teatro, cordel, quadrinhos, escultura e pintura, como ferramentas de ensino no contexto da Física Moderna e Contemporânea (FMC). A pesquisa se baseou na capacidade das artes não apenas de facilitar a compreensão dos conceitos complexos da FMC, mas também de promover a fusão da ciência com a cultura, abordando a significativa carência de cultura científica na sociedade, notadamente no cenário brasileiro. A questão fundamental abordada nesta pesquisa foi como a aplicação das artes como recursos didáticos pode estreitar a relação entre a Física Moderna e Contemporânea e a cultura científica, ao mesmo tempo em que impulsiona a Alfabetização Científica. Fundamentada nas teorias do pensamento complexo de Edgar Morin, a pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa abrangente. Isso incluiu uma revisão sistemática da literatura e uma análise altmétrica com foco na disseminação do conhecimento científico, com ênfase no ensino de Física, notadamente nas redes sociais. Além disso, a metodologia envolveu a execução de uma sequência didática em uma turma de graduação, explorando estratégias específicas que incorporam as artes no processo de ensino. Simultaneamente, foram realizadas investigações em visitantes e um grupo amador de Astronomia em um planetário, onde as artes aproxima-os a compreensão de conceitos da FMC. Os principais resultados da pesquisa destacaram um crescente interesse na intersecção entre a Física Contemporânea e as Artes. As artes se revelaram como ferramentas eficazes no processo de ensino-aprendizagem da FMC, motivando os estudantes, contextualizando os conteúdos e simplificando a compreensão dos conceitos científicos. Em última análise, a tese fornece evidências sólidas de que a integração das artes como recursos didáticos na perspectiva da Física Moderna e Contemporânea é uma abordagem promissora. Essa abordagem não apenas aproxima os estudantes de conceitos complexos, mas também estimula o interesse nas Ciências e, fundamentalmente, contribui para superar a escassez de cultura científica na sociedade, particularmente no contexto brasileiro. As conclusões sugerem que essa abordagem pode resultar no desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras, formando um público mais engajado e crítico em relação à ciência e à cultura, representando, assim, um avanço significativo na Alfabetização Científica.
- ItemA formação continuada como potencialidade na constituição da identidade docente: desafios e concepções(2023) Ferreira, Daiane Ferreira; Pereira, Elaine CorrêaA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica que enfrenta uma invisibilidade e um lugar secundarizado; uma modalidade que precisa ser consolidada como direito, considerando as desigualdades sociais e educacionais tão latentes em nosso país. A EJA traz na sua essência o acolhimento à diversidade. Os sujeitos que a constituem são jovens, adultos e idosos que, por diferentes motivos, tiveram sua escolarização interrompida ou, ainda, tiveram esse direito negado. Neste estudo, dialogamos sobre a educação ao longo da vida, seguindo a perspectiva de Paulo Freire acerca de sujeitos em formação permanente. Por esse viés, observamos lacunas na formação inicial e também na formação continuada de professores e professoras que atuam na EJA, e refletimos sobre a necessidade de um processo formativo que contemple as especificidades dos sujeitos e que atenda às exigências do mundo moderno. A identidade destes docentes não é forjada naturalmente, por isso são fundamentais espaços de formação continuada dialógica e coletiva, capazes de promover uma reflexão crítica a respeito de sua práxis e da práxis educativa nos contextos em que atuam. Assim sendo, esta pesquisa de doutorado teve como questão suleadora o como os encontros de formação continuada coletiva potencializaram a constituição da identidade de professora-educadora da EJA. Para desenvolver esta pesquisa de cunho qualitativo, tivemos como objetivos identificar as potencialidades dos encontros de formação continuada, coletiva e democrática, e entender de que modo essa formação contribuiu à constituição da docência e à construção da identidade de professora de EJA. Pretendeu-se, também, discutir sobre a formação continuada coletiva partindo das concepções que emergiram dos encontros formativos e dos discursos coletivizados. Este estudo foi realizado com seis professoras que atuavam na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire, sendo este nosso campo empírico. Os pressupostos teóricos que fundamentaram esta pesquisa dialogam sobre a incompletude do sujeito na busca do ser mais, mediatizados pelo mundo e pela realidade em que vivemos, em uma formação permanente e que encontra nas concepções teóricas de Paulo Freire, Miguel Arroyo e Francisco Imbernón o diálogo necessário para tecer algumas reflexões. O corpus desta pesquisa foi composto por dois questionários com perguntas estruturadas e por anexo pedagógicas escritas pelas professoras parceiras deste trabalho. Como método de análise, utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefèvre e Lefèvre, dando origem a sete discursos coletivizados: quatro dos questionários, dois das cartas pedagógicas e um metadiscurso formado pelas recorrências em torno da identidade docente. Respeitando tal ordem, os discursos são: “Os saberes e experiências dos sujeitos: ensino e aprendizagem”, “Formação continuada e reflexões sobre a prática docente”, “Professora-educadora da EJA: perspectivas na construção de uma identidade docente”, “Professora-educadora da EJA: construindo uma identidade docente”, “A escola andarilha: sonhos, concepções e resistência”, “A Emeja Paulo Freire: uma escola comprometida com as especificidades da EJA” e “A formação continuada como elemento na construção da identidade docente”. A partir das análises, anunciamos a tese de que a formação continuada coletiva que tem as professoras-educadoras como protagonistas no processo contribui à constituição de uma identidade docente e oportuniza o exercício da reflexão sobre a prática, de maneira que essa formação continuada potencializa o desenvolvimento crítico da leitura de mundo, da autonomia dos sujeitos (professoras-educadoras e estudantes), do diálogo, da confiança e da esperança, implicando diretamente nas relações desses sujeitos com o contexto da Educação de Jovens e Adultos. Por fim, apresentamos algumas categorias que poderão contribuir significativamente no processo formativo de qualquer nível de ensino.
- ItemInclusão, feminismo e violência: problematizando as experiências das mulheres indígenas na FURG(2022) Molina, Karina da Silva; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta tese de doutorado, foi desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa “Discursos, culturas e subjetividades na Educação em Ciências”, do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências – PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Objetiva tecer interlocuções com as experiências das mulheres indígenas da FURG, a fim de problematizar seus processos de constituição enquanto mulheres indígenas universitárias. Por meio de uma pesquisa narrativa, entrevisto nove estudantes indígenas matriculadas nos cursos de graduação da Universidade, partindo da ideia de que estar na universidade representa um importante passo na luta das mulheres indígenas por igualdade de gênero, considerando os aspectos culturais das sociedades indígenas. Levando em conta que as mulheres indígenas saem de suas aldeias e conhecem possibilidades outras de existência, para além daquelas presumidas para uma mulher, voltadas ao casamento e à maternidade, tomo por base um referencial teórico baseado nos estudos feministas e de gênero e apresento dois eixos de análise: a invisibilidade das mulheres indígenas e a sua cidadania limitada, acionando conceitos de feminismo indígena, decolonialidade e interseccionalidade e discutindo a presença feminina em espaços políticos públicos, estranhando tudo que está posto e naturalizado para a condição de mulher, em especial, de indígena, duplamente invisibilizada pelo discurso masculino e colonizador da inferioridade feminina, como indígena e como mulher. Nesse sentido, abordo o eixo analítico da questão da violência contra as mulheres indígenas, evidenciando padrões culturais que envolvem a aplicação da Lei Maria da Penha no contexto indígena. Numa perspectiva teórico- metodológica pós-estruturalista dos estudos de Michel Foucault, a partir dos conceitos de problematização, subjetivação e governamentalidade, apresento o eixo analítico das ações afirmativas e a governamentalidade neoliberal democrática, buscando problematizar a presença das mulheres indígenas no ensino superior e compreender como esta possibilidade outra oferecida a essas mulheres vem se constituindo, contornando as verdades produzidas pelo discurso das políticas públicas inclusivas, de igualdade de oportunidades a minorias historicamente excluídas no Brasil. Ainda, apresento o último eixo de análise desta pesquisa, os deslocamentos no imperativo de inclusão e a formação neofascista da governamentalidade, a partir do cenário político de discursos fascistas de gestão pela morte, mesmo que social, diante de práticas de exclusão que se fortalecem nos dias atuais, contra os povos indígenas, discutindo as noções de in/exclusão, de racismo de Estado e necropolítica, enquanto elementos que caracterizam a racionalidade política neoliberal contemporânea brasileira. A partir dessas discussões, finalizo a escrita da tese, apresentando o conceito foucaultiano de reproblematização como uma possibilidade de resistência a situações que insistem em se fazer presentes, ainda que no contexto acadêmico, como o machismo e a violência doméstica, que acompanham os homens indígenas até a universidade, evidenciando a necessidade de se problematizar o seu próprio comportamento, num trabalho de si sobre si mesmo, enquanto uma estratégia política de existência, na qual existir significa resistir, abrangendo uma exi(resis)tência para além das questões de gênero, mas de toda uma população.
- ItemMetodologia Científica nos cursos de Licenciatura em Ciências nas instituições de ensino federais gaúchas: uma análise das ementas disciplinares(2023) Firme, Simone Machado; Miranda, Angélica C. D.; Silva, João Alberto daTese foi apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa Educação Científica: as Tecnologias Educativas no Processo de Aprendizagem. A metodologia científica também é considerada uma importante abordagem para a formação de docentes, a qual irá disseminar a educação por meio da pesquisa para o ensino básico. Com isso, a presente tese trata-se de uma pesquisa sobre a Metodologia Científica nos cursos de Licenciatura em Ciências. A pesquisa caracteriza-se pela aquisição da informação, a transformação em conhecimento, e posteriormente colocá-lo em prática por meio da produção acadêmica, tangibilizada em seminários, resumos, resenhas, artigos e outros vieses que surgem no decorrer do percurso acadêmico. Dessa forma, ao discutir, refletir sobre a temática é importar-se com o processo de produção do conhecimento e desenvolvimento dos alunos perante esse novo desafio. Para muitos uma pesquisa na internet configura-se como uma pesquisa de caráter científico, mas na verdade a pesquisa científica foge totalmente de algo simples e compacto. A partir do exposto, o presente estudo objetiva analisar a Metodologia Científica nos cursos de Licenciatura em Ciências das instituições federais gaúchas. É uma pesquisa documental com uma abordagem qualitativa. Como método de análise utilizou-se a análise de conteúdo e a bibliometria para dados quantitativos. Foi realizada uma busca nos sites das instituições e os dados coletados foram analisados. Com vistas a cumprir os objetivos propostos foram discutidos em três artigos. Inicialmente um dos pontos identificados foi um baixo número de publicações que refletem sobre a temática, indicando novos métodos para o ensino desse conteúdo dentro dos cursos de graduação. Na segunda análise identificou-se a falta de uma abordagem sobre os instrumentos digitais nas disciplinas avaliadas. E no último ciclo de investigações pode-se inferir que é necessário inserir nas ementas a abordagem quanto ao uso das tecnologias e ferramentas digitais para o auxílio da pesquisa científica, afim de contemplar os artifícios necessários para a formação do docente-pesquisador e estar em consonância com as mudanças nos processos de ensino-aprendizagem, na era digital. Sendo assim, como uma reação em cadeia, a metodologia cientifica aponta os caminhos e subsídios para a construção e formação do professor pesquisador com habilidades de busca e uso das ferramentas digitais. Posteriormente, poderá desenvolver tais habilidades também com seus discentes.
- ItemA multimodalidade na produção audiovisual na EaD: o trabalho semiótico dos licenciandos em ciências(2023) Ruas, Franciele Pires; Heckler, Valmir; Araujo, Rafaele Rodrigues deNesta pesquisa de doutoramento assumimos que o trabalho semiótico se refere à orquestração de modos e recursos semióticos, pelo produtor (agência), com distintos potenciais de significados, tendo em vista o que se deseja significar. A pesquisa foi desenvolvida na vertente da teoria Semiótica Social, que sustenta a abordagem multimodal. O campo do estudo é o trabalho semiótico de futuros professores de Ciências em formação em um curso de Licenciatura em Ciências na modalidade da Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O objetivo geral do estudo foi o de comunicar compreensões sobre como o trabalho semiótico desempenhado por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências (EaD/FURG) evidencia o processo de construção de significados sobre o fenômeno da homeostase. O foco dessa análise está sobre uma atividade disponibilizada pelos professores formadores e tutoras, que coloca os estudantes na posição de docentes da Educação Básica, incumbidos de comunicarem a sua turma hipotética, a explicação sobre o fenômeno. Mediante a projeção de identidades pelos professores formadores e tutoras, comunicada através do layout da interdisciplina Fenômenos da Natureza IV, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, analisamos a influência das escolhas de design sobre o trabalho semiótico desempenhado pelos estudantes. O método da cartografia foi operado pela pista funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo em suas quatro variações: rastreio, sobre a interdisciplina Fenômenos da Natureza IV e o tópico da atividade; toque, a análise do layout, da aula a partir da auto filmagem e da aula com projeção de slides, e; pouso e reconhecimento atento, que sinalizam duas emergências a partir da questão central da pesquisa: Como o trabalho semiótico na formação online de professores de Ciências evidencia o processo da construção de significado sobre a homeostase?: 1- No agenciamento ativo do licenciando diante da necessidade de representar e comunicar o fenômeno; 2- Na relação entre o que o futuro professor deseja dizer e as escolhas disponíveis no contexto social. Com base na articulação entre as duas emergências cartografadas, comunicamos a tese: o trabalho semiótico na formação online de professores de Ciências evidenciou o processo da construção de significados sobre a homeostase a partir da proposta de atividade de planejar, desenvolver e enviar aula em vídeo, influenciada pela projeção do agenciamento ativo dos modos e recursos semióticos disponíveis no contexto social e as escolhas frente à intencionalidade de representar e comunicar o fenômeno em estudo.
