Universidade
Federal do Rio Grande
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IE – Doutorado em Educação em Ciências (Teses)

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    Emoções e sentimentos relacionados à escolha e à práxis na docência em matemática
    (2024) Ayres, Luana Maria Santos da Silva; Novello, Tanise Paula
    Em um mundo permeado por processos acelerados de produção de informação, torna-se imprescindível abordar as emoções e os sentimentos que as pessoas vivenciam em suas práticas profissionais e pessoais. Nesse sentido, esta tese tem como objetivo compreender as emoções e os sentimentos que envolvem a escolha e a práxis docente em Matemática. Escolheu-se o termo práxis docente, pois pretende- se observar não somente a prática dos professores, mas também o seu processo de ação e reflexão na docência. A tese foi estruturada no formato de artigos que foram organizados em capítulos. O Capítulo 1 traz a trajetória da pesquisadora e o primeiro artigo desta tese que discute as definições dos termos "emoções" e "sentimentos" de acordo com as teorias de António Damásio e Humberto Maturana, além de abordar a influência do sistema emocional na prática docente. O Capítulo 2 é composto pelo segundo artigo, que apresenta um mapeamento dos últimos 10 anos (2011-2020) na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre as emoções e sentimentos relacionados à docência, na qual foram selecionadas 11 pesquisas, sendo sete dissertações e quatro teses. Os resultados desse mapeamento revelam a emergência de diferentes emoções e sentimentos ao longo dos anos de carreira docente, destacando o apoio dos pais dos alunos, colegas e equipe gestora para promover um ambiente agradável. O Capítulo 3 descreve como foram realizadas as entrevistas com os quatro graduandos em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e com os quatro professores de Matemática atuantes na educação básica. As entrevistas foram analisadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e, a partir dos dados obtidos, emergiram dois discursos dos graduandos e quatro discursos dos docentes. O Capítulo 4 é constituído pelo 3o, 4o e 5o artigos. O terceiro artigo é composto pelos discursos dos graduandos e aborda as motivações, expectativas, anseios e experiências vivenciadas por esses licenciandos ao longo do curso de graduação. Observou-se que, apesar da percepção de desvalorização da profissão, os estudantes escolheram o curso por sua paixão pelo ensino e pela Matemática, destacando também algumas lacunas na formação inicial que geram medo e angústia em relação à prática docente. O quarto e quinto artigos foram elaborados com base nos DSC dos relatos dos professores. O quarto artigo aborda os aspectos relacionados à satisfação e à práxis docente em Matemática. Nele, verificou que, apesar de estarem cientes da desvalorização da profissão, os professores demonstram satisfação com sua prática, pois reconhecem sua relevância social e seu impacto na sociedade. O quinto artigo discute a formação inicial dos professores e as condições de trabalho que enfrentam. Por meio dos discursos, evidencia-se a falta de preparação durante os cursos de graduação e sua influência na preparação para a realidades educacionais. Além disso, sinalizam desafios decorrentes das condições físicas e estruturais das escolas para a implementação dos planos de aula. Conclui-se que a investigação acerca das emoções e dos sentimentos dos professores é necessária e fundamental, pois a condição emocional pode desencadear sintomas de estresse, ansiedade, fadiga e até mesmo patologias que interferem diretamente na vida pessoal e na práxis docente. Nesse sentido, a formação continuada pode ser uma alternativa de suporte para os docentes, pois por meio da troca de experiências com pares e de novos métodos de ensino a prática em sala de aula pode ser enriquecida.