Universidade
Federal do Rio Grande
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IE – Doutorado em Educação em Ciências (Teses)

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    Ações mediadas do professor-tutor na EAD: processo de co-criação da linguagem de professores de Ciências
    (2023) Fazio, Anahy Arrieche; Heckler, Valmir; Galiazzi, Maria do Carmo
    Esta tese de doutorado comunica compreensões sobre a ação mediadora do professor- tutor na constituição da linguagem do professor de Ciências em um projeto experimental investigativo do curso de Licenciatura em Ciências na Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), adotando uma perspectiva de pesquisa-formação fenomenológica-hermenêutica. O referido curso, lócus do estudo, é voltado para a formação de professores de Ciências para atuarem nos anos finais do ensino fundamental e apresenta uma organização curricular interdisciplinar e que favorece a emergência de comunidades, possibilitando a integração de professores e professores-tutores no planejamento e promoção de aulas em uma perspectiva coletiva e dialógica. As atividades das interdisciplinas são ofertadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, em que o uso das tecnologias digitais redimensiona os papéis dos sujeitos envolvidos, propiciando uma formação de professores por intermédio de diversas interfaces digitais na promoção de processos educativos interativos e colaborativos, sendo a escrita a principal forma de comunicação entre esses sujeitos. Este estudo adota a perspectiva da pesquisa-formação, de natureza fenomenológica-hermenêutica, para investigar a o que se mostra da ação mediada do professor- tutor na formação da linguagem dos futuros professores de Ciências em um curso de EaD. A tese está organizada a partir do modelo de construção de conhecimento de Wells, a espiral do conhecimento, em quatro momentos: experiência, busca de informações, construção do conhecimento e compreensão. Na experiência é comunicada a ontogênese da pesquisadora, seu encontro com o campo de pesquisa. Nas informações são comunicados elementos teórico- práticos que possibilitam a compreensão do fenômeno a ser estudado: a ampliação, junto à comunidade científica internacional, das concepções sobre a indagação dialógica de Gordon Wells em processos formativos docentes e os estudos sobre as funções do professor-tutor e seu papel na mediação em uma perspectiva sociocultural. Na construção do conhecimento, as informações e a experiência são articuladas para a compreensão do fenômeno e apresenta-se o lócus da pesquisa, um projeto experimental desenvolvido ao longo de um semestre na interdisciplina Fenômenos da Natureza IV da Licenciatura em Ciências na modalidade EaD, bem como explicita-se a coleta de informações, a organização das informações e sua análise através da Análise Textual Discursiva (ATD). Emergiram como dispositivos de pesquisa e posterior análise os registros escritos em fórum dos diálogos entre a professora-tutora e os estudantes, que foram organizados em 7 interlocuções dialógicas. As compreensões emergentes no processo de análise são comunicadas em dois metatextos: a) Indagação dialógica como ação mediada do professor-tutor e b) Meios mediacionas no complexificar a linguagem do Ensino de Ciências. No primeiro metatexto, emerge a compreensão de que a indagação dialógica é uma ação mediada pelo professor-tutor, que utiliza os materiais coconstruídos pelos professores e estudantes para orientá-los e acompanhá-los na escrita e nas perguntas, promovendo o discurso progressivo de Ciências por meio da colaboração e interação. No segundo metatexto, é comunicado que os meios de mediação para complexificar o discurso progressivo de Ciências são selecionados pelo professor-tutor por meio de curadoria, possibilitando o desenvolvimento de argumentos com modelos explicativos em um processo de co-criação. O argumento aglutinador emergente e comunicado nesta tese é de que as ações mediadas do professor-tutor, curadoria de meios mediacionais e a indagação, motivam o desenvolvimento de argumentos com modelos explicativos que contribuem para o discurso progressivo de Ciências, em um processo de co-criação da constituição da linguagem de professores de Ciências.