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Federal do Rio Grande
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EE – Mestrado em Engenharia Oceânica

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    Física de reatores: uma alternativa para a propulsão naval
    (2019) Ribeiro, Dalvana Lopes; Prolo Filho, João Francisco
    Neste trabalho, é apresentada uma solução em ordenadas discretas para uma série de problemas de transporte de nêutrons em geometria cartesiana unidimensional. Buscando avaliar a eficiência do esquema de quadratura half-range, o método de Ordenadas Discretas Analítico (ADO) é utilizado para resolver várias classes de problemas em meios homogêneos e heterogêneos (com espalhamento isotrópico e anisotrópico), para regime estacionário, com fonte interna e com condições de contorno prescritas, reflexivas e difuso especulares. Resultados numéricos para o fluxo escalar foram obtidos e comparações com outros trabalhos existentes na literatura foram feitas. Também foram estudados os principais tipos de materiais utilizados em projetos de reatores nucleares embarcados em subma- rinos e suas características quanto a eficiência no estudo de blidagem. Estudos sobre Dose radiativa também foram abordados devido a sua importância na dinâmica de proteção radiológica tanto da tripulação dessas embarcações quanto na proteção do meio ambiente. Questões sobre eficiência tér- mica englobadas pelas análises do Fator Desvantagem e de Utilização Térmica contribuíram para o desenvolvimento de projetos de reatores nucleares. O estudo de moderadores permitiu avaliar a performance dos materiais mais utilizados para essa função e a implementação de condições de con- tornos reflexivas permitiu uma aproximação com os eventos que ocorrem nos processos de interações nucleares, contribuíndo para análises de problemas mais gerais. Além disso, o aprimoramento das soluções particulares através dos métodos de Coeficientes a Determinar e de Variação de Parâmetros contribuíram para o tratamento de termos fontes mais gerais. A versatilidade quanto ao uso de quadra- turas sempre foi vista como uma vantagem do método ADO que, além de fornecer resultados precisos a um baixo custo computacional, possui uma formulação mais simples, permitindo usar softwares de livre distribuição para as simulações. Na análise dos resultados, verificou-se que o uso da quadratura half-range foi capaz de acelerar a convergência. O esforço computacional na resolução dos proble- mas aqui testados foi relativamente baixo. Aliado a isso, a simplicidade do método possibilitou o uso de software de livre distribuição Octave (versão 4.2.1) para a implementação, o que torna a proposta deste trabalho acessível a todos os níveis acadêmicos.
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    Simulação numérica e design construtal aplicados a placas com enrijecedores longitudinais e transversais com diferentes relações altura/espessura
    (2019) Nogueira, Carolina Martins; Isoldi, Liércio André
    Placas finas de aço com enrijecedores são amplamente utilizadas em estruturas navais, na construção civil e aeronáutica. Essas placas têm como característica o seu baixo valor de espessura em relação às demais dimensões. Um parâmetro de análise fundamental é a deflexão desta placa quando sujeita a um carregamento. No caso desta pesquisa, em que se estudam placas retangulares com enrijecedores sujeitas a uma carga transversal uniformemente distribuída, o cálculo analítico é complexo e limitado a casos específicos mais simples. Assim, foi necessária a utilização de soluções numéricas para a determinação da flecha após a deformação. Essas simulações numéricas foram realizadas através do software ANSYS®, que emprega o Método dos Elementos Finitos (MEF). Os modelos numéricos utilizaram o elemento bidimensional SHELL281, de oito nós, com malha regular gerada a partir de quadriláteros. A obtenção das diferentes configurações geométricas analisadas foi determinada através do uso do Método Design Construtal, que transformou 30% do volume da placa de referência (sem enrijecedores) em enrijecedores dispostos na direção longitudinal e transversal da placa. Nesta transformação os valores de largura e comprimento da placa foram mantidos constantes. Essas diferentes configurações geométricas foram simuladas numericamente, sendo possível, então, a análise da influência dos parâmetros geométricos (número de enrijecedores na direção longitudinal e transversal, espessura do enrijecedor e relação entre a altura do enrijecedor na transversal e altura do enrijecedor na longitudinal) nas deflexões máximas e centrais da placa. Os resultados obtidos indicam que adição de enrijecedores acarreta em uma melhora no comportamento mecânico em relação à deflexão em todos os casos. Além disso, foi observado que o aumento na altura dos enrijecedores transversais é mais relevante do que dos longitudinais, conduzindo a uma maior diminuição da deflexão da placa no que tange aos deslocamentos máximo e central. A geometria otimizada resultou em uma redução de 97,92% na deflexão máxima e 98,81% na deflexão central em relação à placa de referência não enrijecida.
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    Estudo numérico de vazamentos de óleo e suas relações com a sensibilidade ambiental e os processos hidrodinâmicos do estuário da Lagoa Dos Patos (RS)
    (2019) Leal, Thalita Fagundes; Marques, Wiliam Correa
    O padrão de consumo da população mundial apoia-se fundamentalmente nos derivados de petróleo. Embora contribuam para melhoria da qualidade de vida, possuem aspectos negativos principalmente no âmbito ambiental. O número de vazamentos de óleo no am- biente marinho e costeiro aumentou significativamente nos últimos anos. Considerando a complexidade do ambiente marinho e costeiro, o presente trabalho tem como objetivo aplicar um sistema de modelagem numérica e avaliar a dispersão de óleo na região estuarina da Lagoa dos Patos—RS, de forma a produzir resultados que possam posteriormente auxiliar na criação de um plano de contenção à contaminação, caso ocorra um acidente de vazamento de óleo. Uma estrutura de dados de circulação atmosférica e oceânica, du- rante o período de 2010 a 2013, foi organizada e inserida no acoplamento entre o modelo hidrodinâmico Telemac-3D e o modelo de óleo ECOS, contabilizando um total de 22 simulações de óleo. Estas simulações foram utilizadas para identificar as principais forçantes que controlam a dispersão e o deslocamento final das partículas de óleo. O deslocamento das partículas de óleo ocorre devido à combinação da intensidade de ventos, correntes e da descarga dos afluentes da Lagoa dos Patos. Durante o verão e a primavera, os ventos de nordeste têm maior frequência e a descarga dos afluentes é baixa. No outono e o inverno, os ventos possuem maior variabilidade em todas as direções, que são combinadas com as maiores descargas dos afluentes. De acordo com os resultados da simulações nos períodos de verão e primavera existem a probabilidade de que 30% das partículas de óleo chegaram ao Saco da Mangueira (R3). Ainda neste período, 23,3% chegaram à região do Super Porto (R4) e 10% à Ilha de Terrapleno (R1) e Barra Nova (R5). Nos períodos de outono e inverno existem a probabilidade de que 47,2% das partículas de óleo chegaram ao Saco da Mangueira (R3). Ainda neste período 14,7% das partículas de óleo chegaram à região do Super Porto (R4). As regiões afetadas pelas maiores concentrações de óleo são: o interior do Saco da Mangueira (R3), Marismas (R9), e as praias de São José do Norte (R10). A contaminação nestas regiões são graves, pois apresentam concentrações significativas de óleo vazado e possuem o maior índice de sensibilidade do litoral (ISL 10). A porcentagem média de emulsificação é de 70% e a evaporação é de 0,28%. O acoplamento destes modelos mostraram-se eficientes produzindo resultados que podem posteriormente ser utilizados em estudos de impacto ambiental ou na geração de planos de contingência na região do estuário da Lagoa dos Patos.
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    Estudo dos processos de sedimentação no Porto do Rio Grande (Rio Grande do Sul, Brasil)
    (2019) Silva, Marine Jusiane Bastos Da; Calliari, Lauro Julio; Fontoura, José Antônio Scotti
    O assoreamento de canais de navegação é um processo natural na maioria dos portos do mundo. O Porto do Rio Grande, situado na região estuarina da Lagoa dos Patos, experimenta um processo de assoreamento acentuado. Embora detenham grande importância para o planejamento e otimização de operações de dragagem, ainda são escassos os estudos acerca dos processos de sedimentação neste porto. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo estimar as taxas de sedimentação e erosão de cada trecho do Canal Externo e do Canal Interno de Acesso ao Porto do Rio Grande em relação à cota de projeto e analisar o comportamento do fundo nesses locais, avaliando, separadamente, os cenários anterior e posterior à dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao porto. A metodologia para estimativa das taxas de sedimentação e de erosão baseou-se em levantamentos batimétricos disponibilizados pela Superintendência do Porto do Rio Grande do período compreendido entre os anos de 2001 e 2018. Além disso, foram coletados testemunhos (dados sedimentológicos) em pontos localizados na região de interesse. Os resultados demonstraram que, para a configuração anterior à dragagem de aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande, as taxas médias de sedimentação e de erosão foram, respectivamente, 2,31 cm/mês e 1,18 cm/mês para o Trecho 1; 1,97 cm/mês e 4,57 cm/mês para o Trecho 2; 0,05 cm/mês e 4,61 cm/mês para o Trecho 3; 0,50 cm/mês e 4,28 cm/mês para o Trecho 4; todas em relação à cota de projeto de - 14,00 metros (NR/DHN). Já para a configuração atual, após o aprofundamento, as taxas médias de sedimentação e de erosão em relação à cota de projeto foram, respectivamente, de 0,56 cm/mês e 0,23 cm/mês no Trecho I; 18,06 cm/mês e 0,72 cm/mês no Trecho II; 24,80 cm/mês e 5,29 cm/mês no Trecho III; 22,76 cm/mês e 0,00 cm/mês no Trecho IV; 6,65 cm/mês e 5,22 cm/mês no Trecho V. Constatou-se que o aprofundamento induziu a maiores taxas de sedimentação, principalmente na porção interna do canal. Em ambos os traçados geométricos do Porto do Rio Grande, as maiores taxas de sedimentação médias foram observadas na região entre os Molhes da Barra do Rio Grande. Os testemunhos coletados, por sua vez, demonstraram a predominância das classes de areia fina e lama no canal. O fluxo bidirecional predominante na região, de vazante e de enchente, imprime nos padrões de sedimentação a presença de intercalações de diferentes fácies sedimentares. Quanto ao comportamento da região mediante forçantes ambientais, foi possível identificar que fenômenos de El Niño de intensidade moderada ou forte geram fluxos de vazante intensos no baixo estuário da Lagoa dos Patos, capazes de ressuspender o sedimento junto ao fundo do Canal Interno e transportá- lo para a região costeira adjacente e para o Canal Externo.
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    Estimativa do transporte longitudinal de sedimentos a partir da modelagem de ondas para a Costa Brasileira
    (2019) Trombetta, Thaísa Beloti; Marques, Wiliam Correa; Kirinus, Eduardo de Paula
    A ocorrência de mudanças morfológicas nos ambientes costeiros é decorrente da interação dos processos terrestres, oceânicos e atmosféricos. A mobilidade dos sedimentos, transportada pe- los efeitos constantes das ondas, correntes litorâneas, marés e ventos, resulta em processos de acreção e/ou erosão praial. A falta de planejamento e gestão com relação ao transporte de sedimentos ao longo da costa, seja por causas naturais ou antropogênicas, pode alterar a curto ou longo prazo o equilíbrio existente em regiões costeiras, ocasionando ou acelerando processos erosivos e resultando em prejuízos econômicos e ambientais. Inserido neste contexto, o presente trabalho tem como finalidade identificar as médias anuais do transporte de sedimentos ao longo de toda a costa brasileira, a direção dominante da deriva litorânea e a sua variabilidade espaço- temporal. Para isso, foi considerada a modelagem de ondas geradas por vento, utilizando o modelo Tomawac (pertencente ao consórcio open Telemac-Mascaret), para um período de 37 anos (1979 a 2015), além de quatro metodologias para o cálculo do transporte sedimentar. Para a análise de variabilidade espaço-temporal foi aplicada a análise de ondaletas, relacionando o efeito dos ciclos de curto e longo período sobre o comportamento do transporte longitudinal de sedimentos. Os resultados mostraram que três metodologias aplicadas nos cálculos se mos- traram satisfatórias, e apenas uma superestimou os resultados, sendo considerada inadequada em todos os trechos. As maiores taxas calculadas para o transporte longitudinal de sedimentos ocorreram na Região Nordeste, destacando-se o trecho entre Pina (Pernambuco) e Piaçabuçu (Alagoas), com médias de até 844 320 m3 ano−1 . Além disso, destaca-se os pontos em Maraú e Ilhéus, ambos na Bahia, com médias de aproximadamente 650 000 m3 ano−1 . Por outro lado, as menores médias ocorreram em Meia Praia (Santa Catarina), com 13 497 m3 ano−1 , seguida por Mucurí (Bahia), com 22 577 m3 ano−1 , e Ilha Comprida (São Paulo), com 24 067 m3 ano−1 . Em relação ao efeito dos ciclos de variabilidade no transporte sedimentar, foi observado que na Região Nordeste, os ciclos anuais e interanuais resultaram mais frequentes e energéticos que na Região Sul, onde os ciclos de período curto apresentaram importância similar aos ciclos mais longos, durante os 37 anos do estudo. Entretanto, no contexto global da análise, os ciclos de longo período são mais significativos para o transporte longitudinal de sedimentos, por se tratar de um processo que ocorre a longo prazo. Desta forma, o presente estudo contribui com informações sobre o transporte longitudinal de sedimentos, destacando-se as médias anuais e a deriva dominante. Além disso, questões importantes relacionadas à influência dos ciclos de variabilidade na região de estudo são discutidas, ressaltando a importância dos eventos de mais longo período para o controle do transporte sedimentar no litoral brasileiro. Ademais, tais informações podem ser consideradas em projetos futuros, que envolvem a gestão e o manejo sustentável das zonas costeiras, possibilitando uma identificação preliminar do movimento dos sedimentos ao longo de toda a costa brasileira.
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    Simulação numérica e método design construtal aplicados à análise geométrica de placas retangulares enrijecidas submetidas a carregamento transversal uniforme
    (2019) Pinto, Vinícius Torres; Isoldi, Liércio André; Santos, Elizaldo Domingues dos
    Placas são componentes estruturais aplicáveis em diversas estruturas de engenharia. Em estruturas navais, tais como, navios e plataformas petrolíferas, as placas são responsáveis por compor grande parte do conjunto estrutural. Para aumentar a rigidez, usualmente são inseridos reforços chamados de enrijecedores, dispostos normalmente nos sentidos longitudinal e/ou transversal das placas. Neste estudo aplicou-se o método Design Construtal para analisar o comportamento mecânico de placas enrijecidas sujeitas a carregamento transversal uniforme quanto às deflexões, através de modelos computacionais desenvolvidos no software ANSYS®, que possui como base o Método dos Elementos Finitos. A análise foi dividida em dois estudos de caso. O primeiro destinou-se a investigar a influência causada pela orientação dos enrijecedores ao comportamento mecânico das placas. Para tal, partindo de uma placa de referência não enrijecida e mantendo o volume total de material constante, parcelas de volume de material da mesma foram removidas da espessura e transformadas em enrijecedores retangulares através da fração volumétrica φ, que relaciona o volume de material dos enrijecedores com volume de material da placa de referência, para valores de φ = 0,1; 0,2; 0,3; 0,4 e 0,5. Para cada valor de φ foram configurados 25 arranjos de placas enrijecidas com diferentes números de enrijecedores retangulares orientados em 0° e 45°. Ainda, em cada arranjo avaliou-se a influência da variação do grau de liberdade dado pela razão entre altura e espessura dos enrijecedores hs /ts . O segundo estudo de caso avaliou a influência de enrijecedores trapezoidais. Para isso, duas etapas foram apresentadas. A primeira destinou-se a descobrir qual seria a melhor razão entre as bases dos enrijecedores trapezoidais orientados em 0°, adotando uma placa com φ = 0,3 e três enrijecedores nas direções longitudinal e transversal. Com base na primeira etapa, a segunda etapa consistiu na análise de 25 arranjos de placas com diferentes números de enrijecedores trapezoidais (orientados em 0°) nas direções longitudinal e transversal, e assim, avaliou-se a influência quanto às deflexões. Os resultados mostraram que em grande parte dos arranjos de placas com enrijecedores retangulares, orientá-los em 45° é mais vantajoso para a redução das deflexões, quando comparados com enrijecedores retangulares orientados em 0°, principalmente para valores de φ ≤ 0,3, podendo alcançar reduções nas deflexões centrais e máximas maiores do que 60%. Em relação aos arranjos de placas com enrijecedores trapezoidais, estes mostraram-se mais eficientes do que os enrijecedores retangulares orientados em 0° podendo alcançar reduções de até 30% nas deflexões centrais e máximas. Porém em comparação com os enrijecedores orientados em 45° os enrijecedores trapezoidais apresentaram vantagem em apenas alguns casos.
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    Estudo numérico de derrames de óleo na região do Super Porto De Rio Grande - RS
    (2018) Lopes, Bruno Vasconcellos; Marques, Wiliam Correa
    The impossibility of eliminating risks of accidents involving oil spills stresses the importance in establishes fast action protocols against these eventual disasters, mainly in harbor zones. In this study sixty simulations with different scenarios for oil spill events were simulated in different envi- ronmental conditions at the harbor zone of the city of Rio Grande - RS. The simulations were made using the numerical system Telemac-3D + ECOS. The hydrodynamic simulation period was of 365 days corresponding to the daily means calculated for the period between the years of 2003 and 2015. The hydrodynamic validation for the month of January of 2011 showed satisfactory results. The me- ans were used in order to simulate the main processes in the hydrodynamic circulation. The oil spills simulations, spaced over 365 days, were used to identify the main forces controlling the oil particles movement and its final destination. The trend of the movement of oil particles is due the combination of winds, currents and water discharge from the Patos lagoon tributary rivers. During summer and spring with predominant Northeast winds and low river discharges, 100% of the simulations showed that a fraction of the oil particles reaches the Super Porto zone (R1). In 17.9% of the simulations, a fraction of the oil particles reaches the Saco da Mangueira (R10). Moreover, during autumn and winter when winds vary in direction and river discharges are maximum, 60% of simulations showed that oil particles reach the R1 zone; 40% suggest they reach the salt marshes region (R6); 30% reach the inlet groins (R3) and 16.7% suggest the oil particles leaved the estuarine domain (R12). With high river discharge or low wind intensity, the current have great influence percentage ratio in the oil particles displacement. The wind action is main force for the oil particles to reach the estuarine shore because of the varying directions of it, while the current have dominance at the access channel to the Patos lagoon in a longitudinal orientation. The regions R1, Barra Nova (R2), and the tip of regions Q. section (R5), R6 and São José do Norte (R7) showed high contamination by oil spills. In weathering, the oil emulsification response showed great results however, the evaporation process were super esti- mated by the model. The different scenarios of flood/ebb regime and different direction and intensity of winds generate distinct interactions over the oil particles trajectories that can intensify or slow down the displacement velocity of the particles. Lastly, the ECOS model showed satisfactory results for the oil spill displacement providing the results of susceptibility to touch of oil at the estuarine shore. The regions R5 and R6 are the reach points of oil spills that present great oil concentration and the most dangerous scenarios. presenting a high sensitivity index (ISL 10). Therefore, this study results can support actions in case of accidents involving oil spills at the Super Porto region.
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    Análise do comportamento mecânico de brackets da fundação de fairleads de uma plataforma fpso através de simulação numérica
    (2019) Martins, Kauê Louro; Santos, Elizaldo Domingues dos; Isoldi, Liércio André
    Os sistemas de ancoragem em plataformas de produção de petróleo pois são responsáveis por manter o posicionamento da embarcação mediante ação de cargas ambientais. Usualmente tais sistemas fazem uso de diversas linhas de ancoragem, formadas por amarras e cabos de aço, aliados a diversos equipamentos situados na própria plataforma. Um destes equipamentos é o fairlead, uma roldana que guia a linha de ancoragem em direção ao deck da plataforma e não permite que cargas torcionais e horizontais se façam presentes nos demais equipamentos do sistema. As geometrias mais usuais de fairlead são fixadas a plataforma através de fundações soldadas, conhecidas como brackets. Os brackets são estruturas robustas compostas por chapas de aço espessas e de alta importância para o correto funcionamento não apenas do fairlead, mas de todo o sistema de ancoragem. Diante do exposto, o presente estudo analisou a geometria de brackets de sustentação de fairleads com chapas menos espessas que as comumente usadas, submetidos a um carregamento equivalente à solicitação ambiental máxima. A pesquisa fez uso do método Design Construtal para analisar o comportamento mecânico de 6 geometrias diferentes de brackets em relação ao limite de escoamento através de modelagem computacional desenvolvida na ferramenta Mechanical APDL do software ANSYS, que faz uso do Método dos Elementos Finitos. As geometrias estudadas foram baseadas nos brackets em operação na plataforma P-66 da Petrobras. Primeiramente, foram determinadas as cargas ambientais atuando na plataforma e as características das linhas de ancoragem para dois casos, o de carregamento máximo ambiental e o de carregamento máximo acidental, onde 4 linhas do caso anterior foram removidas. Os dados referentes a Bacia de Campos foram empregados nesses cálculos. A plataforma foi considerada estática assim como as cargas atuantes sobre ela. Os brackets são constituídos de chapas de aço AH36, com limite de escoamento de 355 MPa, e o carregamento foi aplicado a eles como pressão na região interna de uma furação que envolve um eixo acoplado ao fairlead. Para atestar o comportamento seguro dos brackets, a tensão máxima de von Mises neles deve ser inferior ao limite de escoamento do aço. As geometrias de brackets testadas são consideradas soldadas ao costado e variam entre si pela forma da chapa de aço horizontal. O modelo computacional do bracket foi desenvolvido utilizando o elemento finito do tipo sólido e as simulações foram efetuadas com malhas até cerca de 500 mil elementos finitos. Como conclusão, 3 das 6 geometrias extrapolaram a tensão de escoamento do aço, enquanto as outras 3 apresentaram valores em um dos brackets com baixo fator de segurança, mas dentro do comportamento linear. Ainda foi possível observar que o uso de chapas mais finas pode propiciar o surgimento de zonas de concentração de tensão, principalmente na região de união entre as chapas e o sólido ao redor da furação onde o carregamento é aplicado.
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    Análise probabilística do esforço de atracação em estruturas portuárias
    (2018) Finato, Felipe da Silva; Real, Mauro de Vasconcellos
    O objetivo deste trabalho consiste na comparação dos esforços de atracação segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, Norma Brasileira Registrada extinta 9782:1987 - Ações em Estruturas Portuárias, Marítimas ou Fluviais, Normatização Britânica 6349-4:2014 Parte 4: Código de Prática para projeto de sistemas de defensa e amarração (British Standard 6349-4:2014 Part 4: Code of practice for design of fendering and mooring systems), com última correção realizada no dia 30 de Junho de 2014, onde o Reino Unido é o país de origem, Normatização Espanhola ROM 0.2-90 – Ações na concepção de obras marítimas e portuárias (actions in the design of maritime and harbour works), com sua última atualização feita em maio de 1994 e por fim, a Norma Alemã EUA 2012 – Recomendações do “comitê para estruturas portuárias e hidrovias” (Recomendations of the "committe for waterfront structures harbours and waterways"), com sua última atualização em outubro de 2012. A comparação é realizada para o estudo de caso do Terminal de Contêineres do Porto do Rio Grande – TECON, e foi separada em duas etapas. A primeira etapa consiste na aplicação do Método de Monte Carlo para todas as normativas de modo a obter a energia de atracação de cálculo, analisando por meio de parâmetros estatísticos os resultados obtidos. Já a segunda etapa, consiste na verificação da confiabilidade das normativas perante os valores de projetos calculados, analisando a probabilidade dos valores calculados (denotados por pontos de projeto) serem excedidos. Os resultados obtidos demonstram uma variação muito pequena perante as normativas estudadas, onde na análise das energias obtidas a menor confiabilidade, obtido por meio do Método de Monte Carlo, é pela norma brasileira (NBR 9782,1987), contendo uma probabilidade de falha maior que as demais, e a melhor confiabilidade se dá através da norma Alemã, com menor probabilidade de falha, segundo o método de Monte Carlo, se comparado com os pontos de projeto encontrados.
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    Sistematização do projeto de vigas protendidas portuárias
    (2018) Freitas, Matheus Paiva de; Real, Mauro de Vasconcellos
    O presente trabalho tem como objetivo principal criar uma ferramenta que facilite o entendimento da sistemática de projeto de vigas portuárias protendidas para alunos e professores, através do auxílio no dimensionamento delas. Além disso, o estudo também foi motivado pela importância das estruturas portuárias na economia e logística do país, onde a utilização do concreto protendido é extremamente vantajosa em comparação com outros materiais. A planilha eletrônica foi elaborada com base nas diretrizes de dimensionamento de estruturas de concreto protendido da NBR- 6118:2014. As etapas do dimensionamento foram detalhadas ao longo do trabalho e implementadas na planilha de forma a seguir um passo-a-passo didático. Sua utilização foi apresentada ao mesmo tempo em que sua verificação foi realizada, confrontando os resultados obtidos com outros dimensionamentos já realizados por outros autores. Logo após, ela foi utilizada para realização de um estudo paramétrico para verificar a influência de certos parâmetros nas perdas de protensão em vigas protendidas. Através da variação da resistência característica à compressão do concreto, da resistência característica à tração do aço de protensão, da idade do concreto no ato da protensão, da relação carga variável/carga permanente e do tipo de aço a ser utilizado, pôde-se constatar que as perdas de protensão diminuem a medida que a resistência característica do concreto e o tempo de cura aumentam. O aço de protensão de relaxação baixa mostrou-se bem mais efetivo com relação a diminuição de perdas do que o aço de protensão de relaxação normal. Por fim, quanto maior a proporção da carga variável em relação a carga permanente, há uma tendência de serem maiores as perdas de protensão.