ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
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- ItemAnálise da produção dos Trabalhos de Conclusão de Mestrado - TCM, defendidos no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande - FURG : 2014-2019(2020) Acosta, Jarbas Greque; Gonçalves, Renata BrazA pesquisa analisou a produção de Trabalhos de Conclusão de Mestrado - TCM, oriundos de pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-FURG. Constituiu o corpus um total de 66 (sessenta e seis) dissertações que estão disponíveis no repositório institucional da FURG. O estudo de caso caracteriza-se como uma pesquisa descritiva exploratória de cunho quali-quantitativo, que por meio da metodologia da análise de conteúdo, constatou as abordagens de pesquisas com uso de uma diversidade de metodologias de pesquisa, abordagens temáticas, e contribuições interdisciplinares nos TCM as quais, seguindo suas características e respeitando seus conjuntos de regras de procedimentos pré-definidos, são utilizadas de forma a conduzir ao cumprimento dos objetivos iniciais respectivos, tanto nos âmbitos formais de ensino fundamental, médio, superior quanto no âmbito não-formal. As pesquisas analisadas são vocacionadas ao ensino para os objetos/sujeitos das categorias docente, discente e suas variantes, assim como para a comunidade em geral. A análise dos produtos do TCM também foi contemplada, e esta encontrou neles, demonstrações de versatilidade e adaptabilidade aos temas propostos. Encontramos, na literatura científica, experiências que revelam a importância de fazer pesquisas dessa natureza e o do quanto essas, puderam influenciar nosso pensamento, dar embasamento para produzir nossos próprios procedimentos e formulários de coleta, além de auxiliar na definição das categorias de avaliação que propomos. A contribuição desta pesquisa incluiu a proposição de 3 (três) produtos que pretendem corroborar para a produção, disseminação e uso deste tipo de recurso, materializada como: uma Lista dos TCM analisados, com os respectivos links que remetem às Dissertações; uma proposta de Ficha de Descrição de Produtos e um Modelo de Preenchimento da Ficha de Descrição de Produtos. Por fim, a pesquisa conclui que o conjunto de trabalhos analisados representa uma produção consolidada de pesquisas na área de História as quais muitas estabelecem uma abordagem interdisciplinar. Conclui ainda que há necessidade de sugerir normas de padronização da descrição e apresentação das Dissertações, com vistas à recuperação das informações nelas contidas, além de investimentos na criação e oferecimento de Produtos nos TCM, bem como a investidura em novas temáticas de pesquisa na área de História.
- ItemBiblioteca da Escola Estadual Dr. José Mariano de Freitas Beck - CIEP: expectativas da comunidade escolar em relação a reabertura(2014) Wagner, Patrícia de Freitas; Acosta, Jarbas GrequeEsta pesquisa teve como objetivo verificar as expectativas dos alunos e dos professores em relação a reabertura da biblioteca na Escola Estadual Dr. José Mariano de Freitas Beck do Rio Grande, Rio Grande do sul, esta é uma pesquisa qualitativa explicativa, foram aplicados questionários para professores e alunos do ensino fundamental e ensino médio, Verificou-se a necessidade da reabertura da biblioteca, já que alunos e professores veem a biblioteca como ferramenta de auxilio para a educação e estímulo à leitura. Constatando o valor que os alunos dão a biblioteca escolar, e a realidade da escola hoje, percebemos a importância do bibliotecário, sendo ele o profissional capacitado para exercer ações que venham a atender as necessidades informacionais, trabalhando em colaboração com os professores, uma vez que a pratica e o incentivo da leitura estão presentes em grande parte das ações que a escola promove, percebe se que a reabertura da biblioteca escolar irá auxiliar nas atividades de ensino e aprendizagem.
- ItemBiblioteca escolar: Análise da Imagem Divulgada pela Revista Nova Escola no Período de 2009 a 2014(2015) Oliveira, Jéssica Eslabão de; Acosta, Jarbas GrequeEste trabalho tem por objetivo investigar e expor como as bibliotecas escolares são representadas pela Revista Nova Escola, periódico da Fundação Vitor Civita. Para realizar esta pesquisa determinou –se um recorte no período de cinco (5) anos, tendo como ponto de partida o ano de 2009, que é um ano antes da Lei de n.12.244 DE 24 DE MAIO DE 2010, que determina que toda instituição de ensino deve ter uma biblioteca. E os quatro (4) anos que seguem finalizando em 2014. Buscamos uma fundamentação teórica que nos desse um norte, mostrando e idealizando um parâmetro, para que na análise dos dados fosse possível julgar as representações e chegar a uma conclusão. Durante o período de coleta de dados, todas as edições foram meticulosamente observadas, após, todos os dados levantados foram analisados separadamente, buscando encontrar individualmente qual a imagem representada naquela informação. Por fim, concluímos que todo conhecimento construído acerca da imagem que a Revista Nova Escola tem representado das Bibliotecas Escolares foi positivo. Obviamente encontramos também aspectos negativos, porém em sua grande maioria prevaleceu a imagem positiva. Concluímos então que esta pesquisa teve êxito e cumpriu com os seus objetivos.
- ItemO cenário da proficiência em língua inglesa para os profissionais da informação: um estudo com os bibliotecários que atuam nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul(2023) Silva, Ingrid Dutra da; Acosta, Jarbas GrequeO mundo globalizado em que estamos inseridos considera a língua inglesa como linguagem global de comunicação, tanto científica quanto tecnológica. Esta monografia tem como objetivo geral investigar a relevância do domínio em língua inglesa para os bibliotecários das Universidades Federais do Rio Grande do sul, tendo como objetivos específicos analisar se há benefícios que os profissionais bibliotecários possam ter com o conhecimento da língua inglesa, verificar se há a exigência do mercado de trabalho nos editais de concursos públicos e sites que divulgam vagas de emprego na área e investigar se os profissionais que possuem proficiência em língua inglesa fazem uso deste conhecimento no seu dia a dia. A metodologia utilizada foi a pesquisa quali-quantitativa, através de um questionário, como também pesquisa de caráter documental, em que foi retirado informações de websites sobre vagas de emprego e em editais de concursos públicos. Foi concluído que o conhecimento da língua inglesa não costuma ser exigido na maioria das vagas de emprego e nem nas avaliações dos concursos públicos, porém é um diferencial que irá destacar o candidato que apresentar. Com relação ao questionário, foi constatado que há diversos benefícios para os profissionais que possuem qualquer tipo de conhecimento em língua inglesa, aplicado no seu cotidiano e auxilia em diversas tarefas realizadas pelo profissional bibliotecário.
- ItemConsiderações sobre os acervos das bibliotecas públicas da cidade do Rio Grande, RS: aspectos sobre recuperação e conservação(2023) Silva, Jeanne Pereira da; Acosta, Jarbas GrequeEsta pesquisa apresenta um levantamento de estratégias de conservação e preservação dos acervos de três Bibliotecas públicas da cidade do Rio Grande. O estudo de caso pretendido caracteriza-se como uma pesquisa descritiva exploratória de cunho qualitativo, que através de visitas in loco e de entrevistas, busca identificar as estratégias de conservação e de preservação preventivas dos acervos nessas Bibliotecas. Foram exploradas literaturas que abordam tal temática, a fim de encontrar embasamento teórico, buscando analisar as diferentes metodologias aplicáveis à conservação e preservação dos acervos. Na literatura analisada, foi possível identificar reflexões sobre a importância de realizar este tipo de pesquisa, além de permitir perceber o modo como estes estudos contribuem na formação de pontos de vista acerca da temática abordada e apoiando a elaboração de instrumentos de coleta, que possibilitaram vislumbrar a atenção dada pelas Bibliotecas para as questões voltadas à conservação e preservação de acervos. Como resultado, encontramos um cenário incompatível com os critérios de conservação e preservação dos acervos, uma vez que ao longo das entrevistas, foram encontrados cotidianos pouco propícios e a falta de execução das políticas que tornariam possível a manutenção dos acervos nas Bibliotecas visitadas.
- ItemPortais de transparência: o acesso e a recuperação da informação em face da lei de acesso aberto à informação(2014) Soares, Juliane Fonseca; Acosta, Jarbas GrequeA publicação da Lei 12.527 em 2012 caracterizou um marco ao acesso à informação no Brasil. A fim de atender as pressões internas e externas o país oficializou sua rendição ao Direito de Saber e às políticas de transparência. Nesse contexto, esta monografia pretende, por meio de um estudo qualitativo, destacado a partir de observações empíricas do uso dos portais de transparência de sete órgãos da Administração Pública de variadas esferas de poder e jurisdição e da revisão bibliográfica, compreender como ocorre a publicação dos vencimentos dos servidores públicos. Para isso, o referencial teórico sustenta discussões quanto aos conceitos de informação, dado e conhecimento. Conceitos de informação nas Ciências Humanas e Sociais, da Informação e compreensões quanto ao conceito de informação pública. Evidencia-se o acesso à informação como um direito e traça-se sua construção no tempo e espaço. Abordam-se ainda as tecnologias aplicadas em prol do acesso à informação e a inserção do governo eletrônico quanto aplicação G2C (Government to Citizen). Quanto ao referencial metodológico, que embasou a construção do instrumento de avaliação dos portais governamentais, dentre os diversos autores dá-se destaque aos padrões do CONARQ (2000), o modelo eMAG (2014) e a cartilha e-PWG (2010). Justifica-se esse estudo mediante a relevância de sua temática e discussão no patamar de contribuir para o aprimoramento do acesso à informação pública, aos princípios da boa governança, transparência e publicidade. Evidencia-se o papel do profissional bibliotecário na conjuntura das políticas públicas de acesso à informação. Apontou-se como resultado que os portais analisados não atendem ao padrão recomendado pelo Governo Federal o eMAG de 2014. Notou-se que o uso das ferramentas de acessibilidade web ainda são configuradas de maneira precária. Infere-se que há uma descontextualização do conteúdo das páginas referentes à transparência frente às páginas de acesso à informação, serviços ao cidadão e aos portais governamentais a que competem essas informações, por não haver um padrão terminológico nem de interface. Acredita-se que a adoção dos padrões propostos pelo Governo Federal permitirá o aperfeiçoamento desses ambientes, contudo, vê-se a necessidade de maior integração dos conteúdos de todo o portal de maneira a evidenciar aos usuários suas inter-relações.
