ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemProposta de ação cultural para as bibliotecas escolares: um estudo a apartir da visão das profissionais que atuam nas bibliotecas da rede estadual de ensino do município do Rio Grande, RS(2013) Amaral, Kauana Rodrigues; Gonçalves, Renata BrazEntendendo ação cultural como ações que dinamizam a biblioteca, formando indivíduos críticos, sendo eles os sujeitos da ação e não objetos. Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma proposta de ação cultural para as bibliotecas escolares a partir da visão dos profissionais que atuam nas bibliotecas da rede pública estadual do município do Rio Grande, RS. De natureza qualitativa, a técnica de coleta de dados empregada é a pesquisa de campo. De caráter exploratório, a mesma tem a entrevista como um dos instrumentos utilizados para a coleta de dados e possui característica focalizada e semi-estruturadas. Constituemse como público alvo desse trabalho as profissionais que atuam nas bibliotecas escolares da rede estadual de ensino do município do Rio Grande, RS, sejam bibliotecárias ou professoras. Embora essa rede seja composta por 31 escolas estaduais, foram consideradas para a pesquisa somente 28 escolas, visto que essas abrangem as modalidades de ensino fundamental e ensino médio concomitante ou somente ensino fundamental. Destacaram-se três tipos de escolas: aquelas em que a biblioteca está fechada, que são 3; aquelas em que a biblioteca está aberta, e não desenvolvem atividades de ação cultural, e; aquelas em que a biblioteca está aberta, desenvolvendo ação cultural. Desse modo foi possível constatar que 3 bibliotecas escolares estão fechadas, 13 estão abertas, mas não desenvolvem atividades de ação cultural e apenas 10 bibliotecas escolares estão ativas, desenvolvendo ação cultural e nessas bibliotecas atuam profissionais de diferentes áreas desenvolvendo atividades semelhantes o que identificou como a ação cultural está sendo abordada.
