IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
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- ItemAções formativas, dialógicas e colaborativas no contexto de feiras e mostras científicas: o emergir do desenvolvimento profissional dos(as) formadores(as)(2024) Traversi, Gabriela Soares; Heckler, ValmirEsta tese comunica compreensões sobre as ações práticas de um grupo de formadores que realizou processos formativos com professores sobre Feiras e Mostras científicas, na perspectiva do Desenvolvimento Profissional. Esta investigação qualitativa é uma pesquisa- formação na perspectiva fenomenológica hermenêutica. O cenário investigativo é o Curso Online de Formação de Professores sobre Feiras e Mostras científicas, atividade componente de projetos de extensão ligados à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), denominados Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha e Feiras das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo. A formação tem foco nas discussões sobre a realização de projetos investigativos em sala de aula para o desenvolvimento de Feiras e Mostras científicas escolares, articulando Escolas e Universidade por meio da extensão. Este estudo investiga o que se mostra da ação prática, na perspectiva do Desenvolvimento Profissional, na escrita dos formadores de professores em projetos de extensão de Feiras e Mostras científicas. Para compreender o fenômeno investigado foram selecionados textos escritos pelos formadores e publicados em dois e- books ao final de cada uma das edições da formação, constituindo a linguagem escrita como ferramenta para a posterior análise. As concepções sobre processos formativos em Feiras e Mostras científicas foram ampliadas a partir de interlocuções com a comunidade científica nacional e internacional, seguidas da teorização de conceitos que constituem o arcabouço teórico deste estudo. O caminho metodológico da pesquisa traz a descrição do campo empírico, constituição do grupo de formadores autores das escritas e a seleção de oito textos que constituíram o corpus de análise. Os movimentos de análise foram feitos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e as compreensões emergentes são comunicadas em três metatextos. No primeiro metatexto, as descrições da formação se tornaram interpretações das ações práticas dos formadores e estes constituíram um coletivo que avaliou as próprias ações formativas e compartilhou experiências vividas neste processo, levando-os a momentos de reflexão. No segundo metatexto o diálogo com os professores cursistas, por meio das interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), se configurou como uma ação mediada dos formadores a fim de promover discussões sobre a prática docente, proporcionando trocas de experiências entre todos os envolvidos, evidenciando a perspectiva dialógica colaborativa da formação. O terceiro metatexto traz os movimentos de pesquisa colaborativa realizados pelos formadores a partir das ações formativas, promovendo reflexões e transformações de suas práticas. Aspectos como reflexão, troca de experiências e transformações da prática docente inserem as ações práticas analisadas na perspectiva do Desenvolvimento Profissional. O argumento aglutinador da tese é de que, a partir das ações práticas do curso de formação emerge um processo de Desenvolvimento Profissional dos formadores, evidenciado pela construção de conhecimento a partir de pesquisas colaborativas, descrições, avaliações e diálogos que promoveram reflexão e transformação de suas práticas relacionadas à Feiras e mostras científicas.
