IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
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- ItemAções formativas, dialógicas e colaborativas no contexto de feiras e mostras científicas: o emergir do desenvolvimento profissional dos(as) formadores(as)(2024) Traversi, Gabriela Soares; Heckler, ValmirEsta tese comunica compreensões sobre as ações práticas de um grupo de formadores que realizou processos formativos com professores sobre Feiras e Mostras científicas, na perspectiva do Desenvolvimento Profissional. Esta investigação qualitativa é uma pesquisa- formação na perspectiva fenomenológica hermenêutica. O cenário investigativo é o Curso Online de Formação de Professores sobre Feiras e Mostras científicas, atividade componente de projetos de extensão ligados à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), denominados Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha e Feiras das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo. A formação tem foco nas discussões sobre a realização de projetos investigativos em sala de aula para o desenvolvimento de Feiras e Mostras científicas escolares, articulando Escolas e Universidade por meio da extensão. Este estudo investiga o que se mostra da ação prática, na perspectiva do Desenvolvimento Profissional, na escrita dos formadores de professores em projetos de extensão de Feiras e Mostras científicas. Para compreender o fenômeno investigado foram selecionados textos escritos pelos formadores e publicados em dois e- books ao final de cada uma das edições da formação, constituindo a linguagem escrita como ferramenta para a posterior análise. As concepções sobre processos formativos em Feiras e Mostras científicas foram ampliadas a partir de interlocuções com a comunidade científica nacional e internacional, seguidas da teorização de conceitos que constituem o arcabouço teórico deste estudo. O caminho metodológico da pesquisa traz a descrição do campo empírico, constituição do grupo de formadores autores das escritas e a seleção de oito textos que constituíram o corpus de análise. Os movimentos de análise foram feitos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e as compreensões emergentes são comunicadas em três metatextos. No primeiro metatexto, as descrições da formação se tornaram interpretações das ações práticas dos formadores e estes constituíram um coletivo que avaliou as próprias ações formativas e compartilhou experiências vividas neste processo, levando-os a momentos de reflexão. No segundo metatexto o diálogo com os professores cursistas, por meio das interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), se configurou como uma ação mediada dos formadores a fim de promover discussões sobre a prática docente, proporcionando trocas de experiências entre todos os envolvidos, evidenciando a perspectiva dialógica colaborativa da formação. O terceiro metatexto traz os movimentos de pesquisa colaborativa realizados pelos formadores a partir das ações formativas, promovendo reflexões e transformações de suas práticas. Aspectos como reflexão, troca de experiências e transformações da prática docente inserem as ações práticas analisadas na perspectiva do Desenvolvimento Profissional. O argumento aglutinador da tese é de que, a partir das ações práticas do curso de formação emerge um processo de Desenvolvimento Profissional dos formadores, evidenciado pela construção de conhecimento a partir de pesquisas colaborativas, descrições, avaliações e diálogos que promoveram reflexão e transformação de suas práticas relacionadas à Feiras e mostras científicas.
- ItemAções mediadas do professor-tutor na EAD: processo de co-criação da linguagem de professores de Ciências(2023) Fazio, Anahy Arrieche; Heckler, Valmir; Galiazzi, Maria do CarmoEsta tese de doutorado comunica compreensões sobre a ação mediadora do professor- tutor na constituição da linguagem do professor de Ciências em um projeto experimental investigativo do curso de Licenciatura em Ciências na Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), adotando uma perspectiva de pesquisa-formação fenomenológica-hermenêutica. O referido curso, lócus do estudo, é voltado para a formação de professores de Ciências para atuarem nos anos finais do ensino fundamental e apresenta uma organização curricular interdisciplinar e que favorece a emergência de comunidades, possibilitando a integração de professores e professores-tutores no planejamento e promoção de aulas em uma perspectiva coletiva e dialógica. As atividades das interdisciplinas são ofertadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, em que o uso das tecnologias digitais redimensiona os papéis dos sujeitos envolvidos, propiciando uma formação de professores por intermédio de diversas interfaces digitais na promoção de processos educativos interativos e colaborativos, sendo a escrita a principal forma de comunicação entre esses sujeitos. Este estudo adota a perspectiva da pesquisa-formação, de natureza fenomenológica-hermenêutica, para investigar a o que se mostra da ação mediada do professor- tutor na formação da linguagem dos futuros professores de Ciências em um curso de EaD. A tese está organizada a partir do modelo de construção de conhecimento de Wells, a espiral do conhecimento, em quatro momentos: experiência, busca de informações, construção do conhecimento e compreensão. Na experiência é comunicada a ontogênese da pesquisadora, seu encontro com o campo de pesquisa. Nas informações são comunicados elementos teórico- práticos que possibilitam a compreensão do fenômeno a ser estudado: a ampliação, junto à comunidade científica internacional, das concepções sobre a indagação dialógica de Gordon Wells em processos formativos docentes e os estudos sobre as funções do professor-tutor e seu papel na mediação em uma perspectiva sociocultural. Na construção do conhecimento, as informações e a experiência são articuladas para a compreensão do fenômeno e apresenta-se o lócus da pesquisa, um projeto experimental desenvolvido ao longo de um semestre na interdisciplina Fenômenos da Natureza IV da Licenciatura em Ciências na modalidade EaD, bem como explicita-se a coleta de informações, a organização das informações e sua análise através da Análise Textual Discursiva (ATD). Emergiram como dispositivos de pesquisa e posterior análise os registros escritos em fórum dos diálogos entre a professora-tutora e os estudantes, que foram organizados em 7 interlocuções dialógicas. As compreensões emergentes no processo de análise são comunicadas em dois metatextos: a) Indagação dialógica como ação mediada do professor-tutor e b) Meios mediacionas no complexificar a linguagem do Ensino de Ciências. No primeiro metatexto, emerge a compreensão de que a indagação dialógica é uma ação mediada pelo professor-tutor, que utiliza os materiais coconstruídos pelos professores e estudantes para orientá-los e acompanhá-los na escrita e nas perguntas, promovendo o discurso progressivo de Ciências por meio da colaboração e interação. No segundo metatexto, é comunicado que os meios de mediação para complexificar o discurso progressivo de Ciências são selecionados pelo professor-tutor por meio de curadoria, possibilitando o desenvolvimento de argumentos com modelos explicativos em um processo de co-criação. O argumento aglutinador emergente e comunicado nesta tese é de que as ações mediadas do professor-tutor, curadoria de meios mediacionais e a indagação, motivam o desenvolvimento de argumentos com modelos explicativos que contribuem para o discurso progressivo de Ciências, em um processo de co-criação da constituição da linguagem de professores de Ciências.
- ItemAlfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação no currículo, processo formativo e vozes dos professores e gestores(2024) Altnetter, Bruna Roman Nunes; Ritter, JaquelineO campo do Ensino de Ciências (EC) apresenta-se como um espaço/tempo propício para desenvolver autonomia, reflexão crítica sobre os acontecimentos científicos, assim como balizar os sujeitos na tomada de decisões fundamentadas. Para tal, torna-se necessário que o ensino ultrapasse a dimensão tradicional abarcando pressupostos da Alfabetização Científica (AC), dentre outros. Nessa perspectiva, este estudo buscou responder a seguinte pergunta de pesquisa: O que se mostra de Alfabetização Científica e do Ensino de Ciências nas concepções e práticas do currículo da Rede Municipal da cidade de Bagé, bem como, de que forma ela se apresenta nas vozes dos gestores e professores atuantes no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, o objetivo geral consistiu em compreender como a Alfabetização Científica e o Ensino de Ciências são concebidos na dimensão curricular da Rede Municipal de Bagé, bem como na prática e no discurso tanto dos gestores da Secretaria e Conselho Municipal de Educação quanto dos professores dos Anos Iniciais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. O plano metodológico configurou-se de cunho qualitativo por um viés exploratório seguido da pesquisa-ação, no qual ampliamos a familiaridade com os currículos normativos, bem como com vozes e ações dos sujeitos da pesquisa, levantando informações e concepções acerca do fenômeno da Alfabetização Científica e das Ciências nos primeiros anos da escolarização. O método no qual, a priori, percebeu-se pertinente foi a pesquisa documental junto aos currículos normativos local (DOM) e de abrangência nacional (BNCC), revisão bibliográfica e formação Continuada/ Cursos/Oficinas Pedagógicas com a temática da AC e Ciências nos anos iniciais ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação e com proposição da professora-pesquisadora. Também fez parte do corpus empírico as entrevistas semiestruturadas com os professores gestores da rede municipal. Para a realização da análise das informações os resultados foram apresentados e balizados pela Análise Textual Discursiva (ATD) e os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC). A partir dos resultados obtidos nos diferentes eixos pesquisados, percebeu- se com as publicações da comunidade acadêmica, bem como com as formações ofertadas pela SMED e o documento delineado em período pandêmico sobre os objetos de conhecimento, uma incipiência quantitativa e qualitativa acerca da temática investigada, qual seja o EC com vistas a AC, havendo necessidade de investimento em pesquisas e formações nesses campos. Através das entrevistas realizadas com as gestoras foi possível entender sobre o DOM: sentimentos, constituição e condicionalidades; as Ciências da Natureza no contexto dos Anos Iniciais, e também, o perfil dos professores atuantes nos Anos Iniciais da rede. O olhar investigativo e analítico sobre a abordagem teórico-metodológica do DOM potencializaram a compreensão de que as habilidades delineadas no documento curricular junto aos objetos de conhecimento apresentam um sentido de: Conceitos de Funcionalidade; Espontâneos/Experienciais; Relacionais/Humanísticos; e, a conceitos Representacionais/Procedimentais. A Oficina Pedagógica foi interpretada e apresentada em Categorias emergentes assim nomeadas: Os desafios na Formação e Prática Docente; o Papel das Ciências/AC no desenvolvimento de Habilidades e Competências; e as Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Estratégias de contorno diante das limitações. Por fim, com as ações desenvolvidas, fundamentalmente nos aspectos epistemológicos do currículo e da formação docente, compreendeu-se que o EC via abordagem da AC apresenta potencial frente ao desenvolvimento de Funções Mentais Superiores (FMS) como capacidades humanas a serem constituídas desde o início da escolarização.
- ItemAnálise do conteúdo de zoologia em livros didáticos do PNLEM 2007/2009 e PNLD 2012 e 2021(2023-11-30) Passos, Roseana Avila; Schwantes, LavíniaEsta dissertação tem por objetivo geral fazer uma análise do conteúdo de Zoologia em livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) 2007/2009 e Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) 2012 e 2021. Os livros didáticos (LDs) usados nesta pesquisa foram encontrados de duas distintas maneiras, dependendo do seu ano de aprovação no PNLEM ou PNLD. Os LDs aprovados em 2007/2009 e 2012 foram encontrados na Biblioteca do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM – FURG). Os aprovados pelo PNLD mais recente, no ano de 2021, foram encontrados via internet, em sites de suas próprias editoras. Detemo-nos a dois objetivos específicos, neste trabalho de dissertação, que são: indicar o estabelecimento de relações da História Natural e a Biologia na forma de apresentação dos conteúdos/temáticas da Zoologia; e apontar as permanências e/ou alterações na forma de apresentação e de organização dos conteúdos da Zoologia nos livros analisados. Para alcançar esses dois objetivos específicos, foram utilizados os mesmos LDs que analisamos para o objetivo geral. O material de análise desta pesquisa, os recortes, surgiram a partir das respostas a três questionamentos feitos a todos os LDs analisados: 1) De que maneira livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLEM 2007/2009, PNLD 2012 e PNLD 2021 apresentam e organizam conteúdos relativos à área da Zoologia?; 2) O que permaneceu e/ou o que foi alterado na apresentação e forma de organização dos conteúdos desta área, nestes livros?; 3) São estabelecidas relações na apresentação destes conteúdos/temáticas com a História Natural e a Biologia? O material empírico desta pesquisa, então, foram os LDs. Analisamos o conteúdo de Zoologia em 11 livros, no total, com base nesses questionamentos apresentados anteriormente. Encontramos, em todos os livros, resquícios de História natural, por todos apresentarem em seu conteúdo a classificação lineana. Conseguimos também fazer a análise de uma mudança nos livros mais recentes, por influência do PNLD 2021 e da nova BNCC. Esta dissertação também propiciou uma melhor compreensão em como está o conteúdo de Zoologia em livros aprovados pelo PNLD de anos distintos.
- ItemCiência Aberta mediando transformações para a formação cidadã: uma análise, a partir da perspectiva teórica de Vigotski, sobre a abordagem nos programas de pós-graduação públicos da área de avaliação Ensino, localizados na região sul do Brasil(2024) Heinz, Michele Urrutia; Miranda, Angélica C. D.Buscando compreender como os programas de pós-graduação públicos da área de Ensino abordam a Ciência Aberta em seus currículos este estudo traz a proposição de que a Ciência Aberta pode atuar como um instrumento de mediação, capaz de promover transformações sociais potentes para a formação cidadã. Neste sentido, se dedicou a investigar como os programas de pós-graduação de instituições públicas, da área Multidisciplinar de Ensino, da CAPES, localizados na região sul do Brasil, abordam a ciência aberta em seus currículos em busca da formação cidadã, pautado na perspectiva teórica de Vigotski que diz que a aprendizagem científica pode ser mediada por instrumentos, como a ciência aberta, e que os sujeitos em formação, com mediação podem alcançar o desenvolvimento iminente, tornando- se cidadãos conscientes e ativos. A intenção desta pesquisa é contribuir para ampliar as discussões sobre a ciência aberta e evidenciar o seu potencial de mediação para a educação cientifica e cidadã. Para tanto, foi realizado dois procedimentos metodológicos, uma revisão bibliográfica, em bases nacionais e internacionais, para identificar os estudos que relacionam a ciência aberta à educação em ciências, mapear as contribuições encontradas, indicar os elementos da ciência aberta que são promotores da formação cidadã e capturar o conceito empregado nesses estudos para generalizar a ciência aberta. E, utilizou-se a análise documental e de conteúdo, nos programas de pós-graduação da área de avaliação Ensino, para identificar por meio de categorias de análise as abordagens (ações e práticas) existentes nos programas sobre a ciência aberta e indicar possibilidades de aproximação dos objetivos e linhas de pesquisa dos cursos com a ciência aberta. Os principais resultados revelaram que a ciência aberta contribui para promover a educação científica, estimulando o pensamento crítico, compreensão profunda, a formação digital, autônoma e flexível, evidenciando como elementos promotores da formação cidadã, o desenvolvimento de valores éticos, sociais e sustentáveis, pautados na equidade e no fortalecimento da coesão social, envolvendo os estudantes em práticas sociais, colaborativas e interativas, em que os sujeitos em formação possam se tornar ativos na busca por mudanças junto à sociedade. Quanto a análise dos programas a pesquisa relevou algumas ações e práticas existentes voltadas ao desenvolvimento da ciência aberta, como o fato de 25% dos programas analisados abordarem o tema em disciplinas específicas de ciência aberta, sendo que todos os demais cursos apresentam viabilidade de desenvolver a temática em disciplinas com potencial de aplicação. Quanto ao elemento categorizado como ação evidenciou-se a realização de eventos promotores da temática, e como prática a disponibilização de cursos online, plataformas colaborativas e projetos de extensão, destacando ainda que existem muitas possibilidades de aplicação, expostas nas ações e práticas desenvolvidas institucionalmente ou por meio de atividades evidenciadas em outras pesquisas, que podem ser replicadas e adaptadas em cada programa, dependendo dos objetivos que se propõe alcançar. Cabe salientar que as propostas curriculares e as linhas de pesquisas dos programas analisadas possibilitam a inclusão da temática, dentro dos propósitos dos cursos, apresentando indícios sobre o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a ciência aberta e seus elementos. Esses resultados demonstram que a ciência aberta só precisa ser reconhecida e aplicada para adentrar os programas de pós- graduação e poder contribuir para a formação científica e cidadã. A viabilidade de sua adoção não pode ser associada a exigências, determinações ou planos que orientem sua prática, pois existem atividades em funcionamento, viáveis e realizadas de forma voluntária. Nesse contexto, a necessidade real reside em capacitar pesquisadores e docentes quanto a temática da ciência aberta e sua prática, e, isso se faz na pós-graduação, portanto cabe as Instituições de Ensino Superior e aos programas de educação científica essa adoção, para que de fato possam compartilhar o conhecimento científico gerado para a sociedade.
- ItemCocriação de recursos educacionais abertos (rea) na formação de professores de ciências: framework conceitual para Coaprendizagem em rede na experimentação online(2023) Ortiz, José Oxlei de Souza; Dorneles, Aline MachadoEsta tese de doutorado foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Essa pesquisa teve como intuito principal responder a seguinte questão de pesquisa: Que princípios emergem do processo de coaprendizagem e cocriação em uma comunidade de indagação online com professores ao debaterem/praticarem a Experimentação em Ciências pautado em REA? Para o decorrer desta proposta foram elaborados 6 percursos que estão interconectados: no Percurso 1, discorre-se sobre o percurso do professor/pesquisador e suas motivações. No Percurso 2, apresenta-se um panorama de pesquisas relacionadas com a mesma temática do estudo, e por fim, aborda-se o aporte teórico, ao modo de produzir entendimento da temática REA e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Em sequência no Percurso 3, discorre-se sobre os conceitos de Educação Aberta e Ciência Aberta e os processos de coaprendizagem. No Percurso 4, dialoga-se sobre o desenvolvimento do estudo que tem como base metodológica a pesquisa-formação. Em seguida apresenta-se o campo empírico, sendo que, ele foi construído coletivamente com os estudantes da disciplina Indagação Online na Experimentação em Ciências do PPGEC - FURG. Essa ação resultou na produção de material documental relacionado ao processo de apropriação e cocriação de REA na formação com professores de Ciências. As informações foram produzidas através dos registros escritos de relatos de experiências formativas, registrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina. Em sequência no Percurso 5, propõe-se a formação do corpus de análise a partir do framework de análise desenvolvido durante a pesquisa, sendo uma estrutura constituída de um tripé metodológico, que se utilizava da escrita narrativa, da pesquisa-formação e da fenomenologia-hermenêutica, com a intenção de compreender o que é isso que se mostra quando aproximamos os contextos dos participantes e suas experiências de formação, com práticas educacionais que envolvem a experimentação online e a temática REA. Assim, foram analisadas as informações a partir do framework de análise, produzindo dados e elementos que contribuíram na questão de pesquisa e para a proposta do framework conceitual. E no Percurso 6, dialoga-se sobre os conceitos de framework, bem como, apresenta-se as 05 dimensões resultantes desta pesquisa: (i) Dimensão Apropriação de REA (ii) Dimensão Domínio Didático-pedagógico (iii) Dimensão Curadoria Educacional de REA (iv) Dimensão Tecnologias Digitais (v) Dimensão Espaço Coletivo para Cocriação, e seus respectivos princípios. E por fim, com as dimensões, e seus respectivos princípios, constitui-se o framework conceitual, que visa auxiliar a navegação em experiências formativas, contribuindo para o planejamento e criação de um ecossistema educacional de coaprendizagem, com ênfase no movimento de apropriação e cocriação de REA, que estão inseridos na Experimentação Online no ensino de Ciências.
- ItemConfeccionando o chapéu: as tecnologias digitais e o desenvolvimento profissional docente no contexto das formações inicial e continuada de professores de matemática(2023) Kleemann, Robson; Machado, Celiane CostaEsta tese apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Originou-se de uma inquietação do pesquisador, e cujo objetivo foi compreender como os professores de matemática percebem sua formação para o uso pedagógico das tecnologias digitais (TD) e as contribuições dos processos formativos para sua prática docente, com ênfase ao viés tecnológico. No referencial teórico aborda-se o contexto histórico da formação de professores, discorrendo acerca da evolução e das principais modificações no decorrer do tempo, bem como os conhecimentos essenciais ao professor de matemática, e que contribuem no desenvolvimento profissional docente. Decorrente do avanço científico e tecnológico, culminam as TD como possibilidade metodológica no ensino de matemática, implicando na necessidade do professor acompanhar essas transformações, tornando-se fundamental uma atenção às formações inicial e continuada de professores, tendo a Cyberformação como princípio basilar. Ademais, apresenta-se um mapeamento das teses e dissertações do período 2016-2021, a fim de verificar o que já há escrito sobre o assunto. No que tange aos aspectos metodológicos, a pesquisa tem abordagem qualitativa, analisando informações produzidas junto a um grupo de dez professores de matemática que atuam na educação básica. Para análise das informações, utilizou-se do método da análise textual discursiva (ATD), proposto por Moraes e Galiazzi (2016), pelo qual emergiram nove categorias intermediárias e duas finais, originando a escrita de dois metatextos. Do primeiro aponta-se que as formações inicial e continuada de professores de matemática são essenciais ao desenvolvimento profissional docente, com destaque à formação tecnológica, e combinada com as formações específica e pedagógica. Do segundo metatexto destaca-se a relevância de que os professores não apenas reconheçam a importância das TD no ensino de matemática, mas também as incorporem na sala de aula, aproveitando ao máximo as potencialidades. Também, indica-se a urgência de investimentos na formação de professores de matemática, em recursos tecnológicos e no acesso à internet nas escolas. Os resultados permitem defender a tese de que os processos formativos de professores de matemática constituem etapas fundamentais ao desenvolvimento profissional docente, e precisam explorar e relacionar os diferentes tipos de conhecimentos, a saber: específico, pedagógico e tecnológico, culminando em um TPACK Matemático, tendo a Cyberformação como princípio orientador. Para isso, é necessária uma formação transversal envolvendo a sala de aula, de modo que a essencialidade não esteja exclusivamente no curso, mas na transversalidade com os espaços onde se exerce a docência. Afirma-se que ainda há lacunas que dificultam o uso pedagógico das TD no ensino de matemática, e por isso é necessário maiores investimentos, tanto na formação, como nos demais elementos basilares à atuação docente.
- ItemConhecimento Pedagógico do Conteúdo Estatístico: uma base profissional docente construída a partir de experiências partilhadas em um contexto de formação colaborativa(2022) Schreiber, Karla Priscila; Porciúncula, MaurenA presente tese de doutorado em Educação em Ciências se propõe a investigar os conhecimentos mobilizados e produzidos por um grupo de professores, com distintas formações e experiências pedagógicas, integrantes do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu). O intuito foi o de propor uma Base de conhecimentos profissionais docentes para o ensino de Estatística. Como fundamentação teórica, os estudos de desenvolvidos por Lee Shulman foram considerados. Esse é um pesquisador referência na área e apresenta um conjunto de conhecimentos subjacentes às compreensões dos professores, necessário à aprendizagem dos discentes. Diante desse contexto teórico, para o desenvolvimento desse estudo de cunho qualitativo, cujos procedimentos se fundamentaram em um Estudo de Caso, foram considerados os sete primeiros encontros do Grupo MoSaiCo Edu. Esses ocorreram entre agosto de 2018 e junho de 2019, sendo gravados e transcritos. Ao serem analisadas essas transcrições, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, sete discursos-sínteses foram construídos, a saber: i) incompreensões dos discentes e estratégias pedagógicas para o ensino de conteúdos estatísticos; ii) relações afetivas dos discentes e docentes com a Matemática e a Estatística; iii) processos avaliativos no ensino e na aprendizagem de Estatística; iv) competências estatísticas frente aos documentos e instrumentos curriculares de ensino; v) reflexão sobre o fazer e as responsabilidades do professor em sala de aula e na sua formação profissional; vii) formação docente por meio da colaboração entre os pares. Por meio da análise desse material discursivo, quatro categorias foram eleitas como representantes da Base profissional docente para o ensino de Estatística, com seus respectivos domínios: a) Conhecimento do conteúdo estatístico (CCE) – conceitos e processos estatísticos, estruturas substantiva e sintática da Estatística, aproximações entre Estatística e Matemática, centralidade do contexto na área da Estatística, competências estatísticas e processos investigativos na área da Estatística; b) Conhecimento pedagógico geral (CPG) – propósitos educacionais gerais, modelos e estratégias de ensino, currículo educacional geral e avaliação educacional geral; c) Conhecimento do contexto educacional geral (CCEG) – estudantes e sala de aula, instituição de ensino e comunidade educacional; d) Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Estatístico (CPCE) – propósitos educacionais que orientam o ensino de Estatística, compreensão dos estudantes sobre Estatística, estratégias e representações em Estatística; currículo específico de Estatística e Avaliação da aprendizagem em Estatística. As análises possibilitaram concluir que contextos de formação colaborativa oportunizam investigar, produzir e mobilizar conhecimentos docentes, os quais se diferenciam pelas características próprias do grupo e de seus integrantes. Pode-se acreditar, então, que há conhecimentos profissionais particulares ao ensino de Estatística. Esses, por sua vez, envolvem o domínio de conceitos e de processos; aspectos curriculares, pedagógicos e sobre os estudantes. Ainda, exigem um domínio das competências estatísticas, as quais se integram e são sistematizadas por meio do CPCE, haja vista a promoção da aprendizagem dos estudantes.
- ItemDidática e matemática no ciclo de alfabetização: uma análise dos planejamentos e dos currículos propostos(2024) Pinho, Charlene Origuela Gaspar de; Silva, João Alberto daA presente pesquisa teve como escopo investigar os objetivos, a avaliação e as propostas do currículo de Matemática, presentes nos planos de aula de professoras do Ciclo de Alfabetização, por meio de análise descritiva, visando examinar a coerência entre os elementos do processo didático e como o currículo se materializa dentro do processo cultural. A pesquisa é documental, e a análise de dados é de caráter descritivo. O estudo investigou os planos de aula de professores do Ciclo de Alfabetização da rede pública do município de Rio Grande - RS. São 12 semanas contempladas e elaboradas por seis docentes do 1o ano do Ensino Fundamental, quatro docentes do 2o ano e quatro do 3o ano. Assim, foram contempladas seis turmas de 1o ano, quatro de 2o ano e quatro de 3o ano. Para o aporte teórico das Teorias do Currículo e a Didática, utiliza-se Perrenoud, Sacristán, Bernstein e Libâneo. No que concerne a Matemática, utiliza-se a concepção sobre função social da Matemática trazida por meio do letramento, com referências de Danyluk, Nacarato, Maldaner, Maia e Maranhão. O estudo revelou uma predominância do ensino de Números e uma discrepância na priorização de conteúdos entre Matemática e Língua Portuguesa. Observou-se uma desconexão entre as habilidades formalmente intencionadas e as atividades propostas pelas educadoras, resultando em uma prática educativa centrada em tarefas repetitivas. A pesquisa recomenda uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e uma revisão da abordagem da avaliação, enfatizando a necessidade de uma integração mais significativa e contínua no processo de ensino e aprendizagem.
- ItemDissertações e teses produzidas por professores de Matemática na FURG: uma investigação no contexto do “programa de pós-graduação educação em ciências: Química da vida e saúde”(2023) Silva, Kaline Machado da; Machado, Celiane CostaA presente pesquisa possui o objetivo de conhecer o que se mostra nas dissertações e teses produzidas por licenciados em Matemática egressos do “Programa de Pós- Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde” ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Em termos metodológicos, caracteriza-se como qualitativa, do tipo exploratória e bibliográfica, constituindo um Estado do Conhecimento. Em primeiro momento, com a intenção de identificar as dissertações e teses, realizou-se um levantamento de todas as produções do Programa de Pós- Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) elaboradas por professores de Matemática, produzidas no período de 2010 a 2021. A busca pelas dissertações e teses foi feita no Sistema de Administração de Bibliotecas – ARGO da FURG e também no site eletrônico do mesmo Programa. Identificou-se o total de 45 trabalhos, dos quais 23 são dissertações e 22 são teses. Na sequência, desejando obter uma visão geral desses trabalhos, realizou-se a leitura dos resumos das produções e, posteriormente, elaborou-se uma síntese descrevendo as características de cada um. Para análise, utilizou-se a Análise Textual Discursiva e a partir desse movimento, emergiram três categorias finais: Formação de professores: reflexões, práticas e desafios para uma educação de qualidade; A aprendizagem de estudantes da Educação Básica com foco na utilização de tecnologias, atividades práticas, ambientes de aprendizagem e diálogos; e Valorização da diversidade e da acessibilidade com abordagens inclusivas e emocionais. A partir disso, a análise evidenciou que oferecer educação de qualidade para os indivíduos é um desafio que exige uma abordagem sistemática. Ademais, é apresentado a importância da formação continuada dos professores para potencializar o trabalho em sala de aula, destacando a necessidade de valorizar as características individuais dos estudantes em uma experiência de aprendizagem alinhada com suas realidades.
- ItemO docente formador que ensina Matemática nos cursos de Pedagogia: um olhar sobre as universidades federais do Brasil(2024) Alves, Luana Leal; Silva, João Alberto daA presente tese apresenta resultados da pesquisa qualitativa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Este estudo tem por objetivo analisar a organização do ensino de Matemática nos cursos presenciais de Licenciatura em Pedagogia, das universidades federais brasileiras, a partir da análise do currículo profissional e das perspectivas dos docentes formadores, visando identificar as percepções que possuem sobre as especificidades de suas práticas formativas para os futuros professores que ensinam Matemática. O termo “docente formador” faz referência ao professor do Ensino Superior que atua na formação de professores, aqui, especificamente, com as disciplinas do campo da Educação Matemática, nos cursos de Pedagogia. Como fundamentação teórica, apresentam-se elementos pertinentes sobre a formação de professores que ensinam Matemática, abrangendo a história da formação dos cursos de Pedagogia, seus determinantes e as transformações que influenciaram a estrutura curricular. Além disso, foram contempladas correntes teóricas sobre o conhecimento do professor baseadas nas ideias de Shulman, Ball et al., como, também, considerações sobre a prática docente no âmbito universitário. A estruturação da escrita acontece em artigos-capítulos, pois se adotou o formato multipaper, com três artigos como resultados da tese. O primeiro artigo originou-se dos dados coletados a partir dos projetos pedagógicos dos cursos e matrizes curriculares de 59 universidades públicas federais do Brasil, que ofertam o curso presencial de Pedagogia. Para análise, utilizou-se uma dupla dimensão: uma abordagem descritiva ao analisar os projetos pedagógicos dos cursos e a Análise de Conteúdo para as ementas das disciplinas do ensino de Matemática. O segundo artigo teve como método para produção de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas, como também análise do Currículo Lattes dos formadores, de universidades federais do Brasil, participantes do estudo. O terceiro, e último, artigo, teve como método para produção de dados, a abordagem de casos de ensino. As informações foram coletadas por meio da gravação em áudio, com cinco docentes formadores, que atuam nos cursos de Pedagogia, com as disciplinas de ensino de Matemática. Para análise, utilizou-se o método da Análise Textual Discursiva. Esses movimentos, possibilitaram concluir que a formação Matemática dos cursos de Pedagogia é precária em termos de carga horária e apresentam um currículo frágil, nesse contexto, a abordagem dessas disciplinas não favorece a construção da identidade docente do pedagogo, como professor que ensina Matemática, ademais, em sua maioria, os pedagogos são formados por profissionais que não possuem uma identidade docente como educadores matemáticos para este nível de ensino. Além disso, os futuros professores estão submetidos a currículos e projetos pedagógicos que concedem pouca ênfase à Matemática, tanto em termos de carga horária quanto de importância atribuída. Assim, é possível inferir que a formação não proporciona a melhor qualidade no campo matemático, haja vista que as experiências são limitadas.
- ItemA Educação Estatística Crítica no contexto da Tecnologia Social LeME na formação pré-profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, econômica e ambiental(2024) Pereira, Fernanda Angelo; Porciúncula, MaurenO texto apresenta uma pesquisa de doutorado que teve como foco o projeto Letramento Multimídia Estatístico (LeME) e a promoção da Educação Estatística Crítica (EEC) na formação pré-profissional de jovens em situação de vulnerabilidade sócio-econômica- ambiental. O estudo de caso em questão teve por objetivo analisar os indícios na implementação do LeME na formação dos estudantes do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) para o desenvolvimento de uma formação de acordo com a perspectiva da Educação Estatística e da Educação Crítica. Os dados foram obtidos a partir da implementação do LeME no CCMar, ambos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O LeME tem por objetivo, por meio do desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem Estatísticos (PAE), promover o letramento estatístico de crianças e jovens para que possam ler, autônoma e criticamente, as informações estatísticas que são veiculadas na sociedade. O CCMar é uma instituição pública de ensino pré- profissionalizante que atende jovens estudantes entre 14 e 17 anos em situação de vulnerabilidade sócio-econômico-ambiental da cidade do Rio Grande, RS, no sentido de motivar uma transformação que os encaminhe a uma participação solidária e fraterna. O corpus da pesquisa, que é qualitativa, é constituído por meio de entrevistas, Grupo Focal, que foram gravados e transcritos, e Diários Reflexivos. Os participantes da pesquisa são os estudantes do CCMar do segundo semestre de 2022, além dos professores do LeME nesse período. A análise dos dados foi auxiliada pela metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo que nos possibilitou construir oito discursos, quatro com os dados coletados junto aos estudantes e quatro, com os dos professores. Nos discursos produzidos com os dados dos estudantes foram identificadas várias características da EEC como a contextualização dos conceitos estatísticos, o trabalho colaborativo, incentivo à análise e interpretação dos resultados, ambiente democrático de aprendizagem, bem como a reflexão crítica sobre o papel da estatística na sociedade. Considerando os dados dos professores, foram observadas ações poderiam contribuir para uma formação estatística que buscavam explicar como a estatística pode ser usada em contextos relevantes para os estudantes, a partir de diálogos e conversas, ações focadas em iniciativas lúdicas para o ensino da estatística, discussão com os estudantes sobre as nuances de uma pesquisa estatística, promover discussões a respeito das temáticas levantadas, incentivar a interpretação dos dados e produções textuais, bem como encorajar os estudantes ao longo das fases da pesquisa, oportunizando o protagonismo estudantil e cultivando um vínculo afetivo com os estudantes. Os discursos analisados demonstraram que o LeME, por meio da sua metodologia de PAE e das ações desenvolvidas em paralelo pelos professores que priorizam o diálogo, ludicidade, desenvolvimento de habilidades sociais e afetividade, tem o potencial de contribuir para a formação estatisticamente crítica dos estudantes, pois proporciona-lhes o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos estatísticos alinhados à EEC, promovendo o letramento estatístico e permitindo uma compreensão do papel da Estatística no contexto social e político em que estão inseridos.
- ItemEducando através de livros infanto-juvenis do PNLD 2020: lições de educação ambiental na relação humano-natureza(2022) Bibiano, Ana Karolina Flores; Henning, Paula CorrêaO trabalho trata de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O objetivo do estudo é problematizar alguns livros literários do Programa Nacional do Livro e Material Didático do ano de 2020 destinados aos jovens do Ensino Fundamental II, que tenham como conteúdos a natureza e a educação ambiental, buscando mapear as verdades e lições que circulam dentro destes artefatos culturais. Justifica-se a escolha por este tema de pesquisa por entender a importância de olhar para os modos como nos constituímos sujeitos em nossa atualidade. Os caminhos teóricos percorridos foram ao encontro dos pensamentos do filósofo Michel Foucault e de autores que enveredam para esse campo teórico, tais como Alfredo Veiga-Neto, Paula Henning, Barbara Garré, Virginia Vieira, Cleber Ratto, Isabel Carvalho, Eduardo Viveiros de Castro, Juliana Fausto, Susana Dias, Iara Bonin, dentre outros. Ao analisar os onze livros literários selecionados para a pesquisa, o estudo dividiu-se em duas unidades analíticas. A primeira dedicou-se a temática dos povos indígenas e sua utilidade para os não-indígenas. Os materiais sob investigação carregam ditos a respeito dos povos indígenas e suas atribuições junto a natureza que estabelecem um posicionamento fixo destes seres, demonstrando que o seu espaço é o da floresta, e sua importância no mundo é a de proteger a natureza. A segunda unidade dedicou-se a temática em torno da relação de humanos e não-humanos. Ao analisar estes materiais evidencia-se ditos que aparecem, recorrentemente, posicionando o ser humano em um contexto de natureza de forma duplicada: ora como vilão(ã) destruidor(a), ora como herói(na) salvador(a), desenvolvendo a partir disso um mecanismo de moralização no(a) leitor(a). Encontra-se nos livros sob análise diferentes lições que vão paulatina e repetidamente ensinando os modos como devemos nos comportar na natureza. Percebe-se que os livros literários infanto juvenis sob escrutínio apresentam verdades enquanto soluções para os diversos problemas ambientais, tendo enquanto repertório temático a moralização. Defende-se a necessidade de enxergar as relações humanas com a natureza a partir das múltiplas interações do ser humano com os não-humanos, no reconhecimento do humano como ser pertencente também a este espaço de natureza. Conclui-se a respeito da importância de estudos que investem na problematização de materiais que se fabricam na cultura já que ensinam significados para seus (suas) leitores(as). O campo da Educação pode contribuir com o exercício da crítica, criando potência de inventividade nas relações que estabelecemos com a natureza.
- ItemEmergências no conversar: a iniciação à docência, no Ceamecim, com as tecnologias digitais(2024) Silveira, Raquel Silva; Laurino, Débora PereiraVivemos em uma sociedade em constante atualização e transformação cultural ocasionada pela inserção das tecnologias digitais em nosso cotidiano. As mudanças em nossos modos de agir, comunicar, dialogar e viver, têm levado docentes a repensarem suas práticas pedagógicas desejando um ensinar e aprender em uma cultura digital. A presente pesquisa tem como objetivo compreender como vivências no Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática – CEAMECIM relacionadas à docência e ao uso das tecnologias digitais em ações pedagógicas, transformam o fazer docente. Para fundamentar a pesquisa utilizamos a teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela e como método de pesquisa nos apropriamos da Cartografia proposta por Gilles Deleuze e Félix Guattari a partir do acompanhamento de processos em abertos. O campo de investigação é constituído por professores/as em atividades na Educação Básica e professores/as universitários/as que atuaram e/ou atuam no CEAMECIM e por investigações da comunidade científica disponibilizadas nos portais de acesso e domínio público. Os critérios de validação das explicações científicas, propostos por Humberto Maturana, juntamente com a atenção flutuante proposta por Virgínia Kastrup, nos ajudou a analisarmos e explicarmos o fenômeno investigativo. Ao nos movermos pelo pesquisar cartográfico, dois territórios existenciais ganham força e passam a ser percebidos e explicados ao longo deste estudo. Para o desenvolvimento do território Movimentações por entre as investigações científicas, utilizamos o funcionamento da atenção cartográfica para analisar os registros produzidos por seis pesquisas científicas direcionadas à formação inicial e inserção das tecnologias digitais em ações pedagógicas, o que nos levou a duas emergências no cartografar: “Formação inicial e uso das tecnologias para o ensino de Matemática” e “Uso das tecnologias digitais como recursos pedagógicos e formativos”. Às emergências apontam as tecnologias digitais como desafios para a formação inicial e consideram necessário uma cultura de formação de professores que compreenda e utilize os recursos tecnológicos em seu operar pedagógico. O território Experiências de Professores do CEAMECIM emerge das vivências experienciadas e detalhadas nas entrevistas individuais. Os movimentos resultam em quatro emergências: “Formação do professor, processos de iniciação à docência e tecnologia na formação do outro”, “Experiências no entremeio da escola e da universidade: em constante iniciação da docência”, “Experiências na pandemia e contribuição do CEAMECIM”, e “O Fazer do CEAMECIM com a Escola”. Às emergências evidenciam constantes transformações na convivência e desejos por aprender. Consideram necessário promover momentos de reflexão sobre o fazer pedagógico, produzindo experiências docentes através das interações recorrentes em diferentes espaços, contribuindo para o processo formativo. Com base em nossas compreensões e conversações em movimentos pelo cartografar, apresentamos a tese de que o espaço de convivência, as ações conjuntas, o vivenciar a docência no campo de atuação, as reflexões sobre as ações e sobre os movimentos que ocorrem no contexto educacional podem desencadear um dar-se conta do vivido e o desejo por conhecer algo desconhecido, ou seja, a experiência do caminho percorrido.
- ItemEmoções e sentimentos relacionados à escolha e à práxis na docência em matemática(2024) Ayres, Luana Maria Santos da Silva; Novello, Tanise PaulaEm um mundo permeado por processos acelerados de produção de informação, torna-se imprescindível abordar as emoções e os sentimentos que as pessoas vivenciam em suas práticas profissionais e pessoais. Nesse sentido, esta tese tem como objetivo compreender as emoções e os sentimentos que envolvem a escolha e a práxis docente em Matemática. Escolheu-se o termo práxis docente, pois pretende- se observar não somente a prática dos professores, mas também o seu processo de ação e reflexão na docência. A tese foi estruturada no formato de artigos que foram organizados em capítulos. O Capítulo 1 traz a trajetória da pesquisadora e o primeiro artigo desta tese que discute as definições dos termos "emoções" e "sentimentos" de acordo com as teorias de António Damásio e Humberto Maturana, além de abordar a influência do sistema emocional na prática docente. O Capítulo 2 é composto pelo segundo artigo, que apresenta um mapeamento dos últimos 10 anos (2011-2020) na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre as emoções e sentimentos relacionados à docência, na qual foram selecionadas 11 pesquisas, sendo sete dissertações e quatro teses. Os resultados desse mapeamento revelam a emergência de diferentes emoções e sentimentos ao longo dos anos de carreira docente, destacando o apoio dos pais dos alunos, colegas e equipe gestora para promover um ambiente agradável. O Capítulo 3 descreve como foram realizadas as entrevistas com os quatro graduandos em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e com os quatro professores de Matemática atuantes na educação básica. As entrevistas foram analisadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e, a partir dos dados obtidos, emergiram dois discursos dos graduandos e quatro discursos dos docentes. O Capítulo 4 é constituído pelo 3o, 4o e 5o artigos. O terceiro artigo é composto pelos discursos dos graduandos e aborda as motivações, expectativas, anseios e experiências vivenciadas por esses licenciandos ao longo do curso de graduação. Observou-se que, apesar da percepção de desvalorização da profissão, os estudantes escolheram o curso por sua paixão pelo ensino e pela Matemática, destacando também algumas lacunas na formação inicial que geram medo e angústia em relação à prática docente. O quarto e quinto artigos foram elaborados com base nos DSC dos relatos dos professores. O quarto artigo aborda os aspectos relacionados à satisfação e à práxis docente em Matemática. Nele, verificou que, apesar de estarem cientes da desvalorização da profissão, os professores demonstram satisfação com sua prática, pois reconhecem sua relevância social e seu impacto na sociedade. O quinto artigo discute a formação inicial dos professores e as condições de trabalho que enfrentam. Por meio dos discursos, evidencia-se a falta de preparação durante os cursos de graduação e sua influência na preparação para a realidades educacionais. Além disso, sinalizam desafios decorrentes das condições físicas e estruturais das escolas para a implementação dos planos de aula. Conclui-se que a investigação acerca das emoções e dos sentimentos dos professores é necessária e fundamental, pois a condição emocional pode desencadear sintomas de estresse, ansiedade, fadiga e até mesmo patologias que interferem diretamente na vida pessoal e na práxis docente. Nesse sentido, a formação continuada pode ser uma alternativa de suporte para os docentes, pois por meio da troca de experiências com pares e de novos métodos de ensino a prática em sala de aula pode ser enriquecida.
- ItemEnsinar matemática para estudantes com autismo: desafios e possibilidades(2022) Vasconcelos, Luciane de Oliveira Hentsch; Silva, João Alberto daO presente estudo pesquisou como ocorre o processo de ensino da Matemática para estudantes com autismo no espaço de uma Escola Especializada. O objetivo geral foi investigar os processos de ensino da Alfabetização Matemática promovidos por professores em uma Escola Especializada para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando contribuir para o campo do ensino da Matemática, para estudantes com essa especificidade. A pesquisa é de cunho qualitativo e tem como delineamento o Estudo de Caso. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização e trabalham numa Escola Especializada. A coleta de dados se deu a partir da análise dos currículos individualizados do ensino e dos mapeamentos dos processos de ensino da Matemática, utilizados por essas professoras. Como ferramenta de coleta de dados, foi empregada a técnica de Grupo Focal. Ao selecionar as professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização numa Escola Especializada, abordou-se um grupo, no qual as integrantes puderam trazer elementos ancorados em suas experiências diárias como educadoras de estudantes com autismo, no campo da Matemática. Nas turmas pesquisadas, foram econtrados estudantes de 7 a 15 anos de idade, e que estão inseridos na etapa do Ensino Fundamental e no Ciclo de Alfabetização. Na escola pesquisada, o agrupamento das turmas coincide com a etapa de desenvolvimento dos estudantes, independentemente da idade cronológica. Quanto ao mapeamento do ensino da Matemática, observou-se que as seis professoras apresentam aos estudantes propostas pedagógicas que estimulam habilidades iniciais, percorrendo um caminho para serem considerados alfabetizados matematicamente. Essas profissionais da educação buscam ferramentas de ensino com base nos currículos de seus estudantes, utilizando as habilidades promovidas pela Programa Teacch. Dentre essas habilidades, encontrou-se as Unidades Temáticas de Número, Álgebra e Geometria sendo efetivadas com os estudantes com autismo. De modo geral, os dados produzidos pela pesquisa indicam ambientes de ensino próprio para a condição neurobiológica e comportamental que acompanha o autismo, com ações pedagógicas voltadas para o campo da Matemática, mesmo que na modalidade da Educação Especial não seja exigido esse componente curricular.
- ItemEnsino de ciências na educação infantil: os campos de experiência como potencializadores da aprendizagem(2024) Moreira, Gabriela Torma; Ritter, JaquelineA BNCC é o referencial documental mais recente destinado a orientar a Educação Básica Brasileira, com grande importância em termos de novas concepções que orientam a sua primeira etapa, a Educação Infantil. A escolha do tema desta pesquisa se deu pela necessidade de compreendermos melhor o ensino de ciências na Educação Infantil, tendo como parâmetros as normativas oficiais, em âmbito nacional e municipal – Pelotas/RS – para esse nível de ensino, bem como as concepções e práticas evidenciadas nesses documentos. O presente trabalho teve como objetivo geral reconhecer como foi recontextualizada a BNCC para a Educação Infantil no contexto da cidade de Pelotas. Para tal propósito definimos como problema de pesquisa a seguinte questão: o que resultou das proposições normativas de âmbito nacional no processo de proposição do documento pelotense visando orientar a Educação Infantil no município? Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, com revisão de literatura e análise documental. Como resultado deste estudo, foram produzidas categorias emergentes a partir da Análise Textual Discursiva para a revisão de literatura, as quais sinalizam e direcionam nosso olhar investigativo para: Vivências e Experiências; Aprendizagens; Concepções da Infância; Currículo na Educação Infantil; A Especificidade da Docência na Educação Infantil. E como resultado da análise documental, reconhecemos a presença dos campos de experiências como o mote norteador da aprendizagem e desenvolvimento infantil, tanto nos documentos de âmbito nacional quanto local.
- ItemEnsino de física no componente curricular de ciências nos anos finais do ensino fundamental na perspectiva interdisciplinar(2024) Pasinatto, Joana de Moura; Araujo, Rafaele Rodrigues deA pesquisa de mestrado objetivou investigar o ensino de conceitos físicos no componente curricular de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental, na percepção de professores atuantes na Educação Básica. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, está construída e organizada por meio de artigos que compõem os capítulos. Inicialmente investigamos as discussões da comunidade científica sobre o ensino de Física nos anos finais do Ensino Fundamental mediante a realização do Estado da Questão, além de problematizar o que a literatura tem abordado sobre o tema a partir de uma discussão teórica. Para a produção das informações, os participantes da pesquisa foram professores supervisores/preceptores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que lecionam no componente curricular de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Rio Grande/RS. As informações obtidas mediante entrevistas semiestruturadas, foram analisadas através da metodologia da Análise Textual Discursiva, e a discussão dos resultados ocorreu através das seguintes categorias finais: Dos espaços aos territórios de formação em Física: a prática docente em Ciências no Ensino Fundamental; A Física no componente curricular de Ciências no Ensino Fundamental: a contextualização e a busca do disciplinar ao interdisciplinar. Concluímos que no ensino de conceitos físicos no componente curricular de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental, se faz necessário investigar e revisitar a formação de professores, a qual, na perspectiva interdisciplinar, pode ser potencializada por meio de lugares de formação e pela atitude dos docentes envolvidos.
- ItemEscola promotora da igualdade de gênero e de sexualidade: uma constituição em tramas históricas e no cotidiano da Educação Infantil(2024) Pereira, Lara Torrada; Ribeiro, Paula Regina Costa; Rizza, Juliana LapaEsta tese de doutorado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - Furg, na linha de pesquisa intitulada “Discursos, culturas e subjetividades na Educação em Ciências”. A pesquisa teve como objetivo investigar como uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), da cidade de Rio Grande/RS, vem se produzindo em meio a relações de poder/saber enquanto uma instituição que promove o debate das questões de gênero e de sexualidade. Esse estudo foi produzido a partir de algumas inspirações acerca do conceito de história proposto por Michel Foucault e sobre produção de experiência a partir de Jorge Larrosa, além dos conceitos-adjetivos de educação maior e menor, cunhados por Silvio Gallo. Ainda, a pesquisa apresenta ao longo da escrita, interlocuções com outros pressupostos foucaultianos, com o campo dos estudos de gênero e da educação para a sexualidade, que nos possibilitaram pensar gênero e sexualidade articulados com a Educação Infantil. Para a produção de dados, buscamos apoio na metodologia da investigação narrativa, a qual foi produzida a partir de quatro instrumentos: entrevistas com membros da gestão da EMEI e com duas professoras que participaram do Projeto Escola Promotora da Igualdade de Gênero; encontros narrativos com as professoras e a gestão da EMEI; construção de um diário com as percepções da pesquisadora ao longo do desenvolver da pesquisa; e outras fontes de dados narrativos que marcaram a EMEI. A análise se constituiu com base na ramificação de dois capítulos analíticos, que emergiram a partir dos dados narrativos, os quais entendemos como potentes para pensarmos na produção da EMEI enquanto uma escola promotora das questões de gênero e de sexualidade. No primeiro capítulo de análise, problematizamos fatos e acontecimentos presentes nas tramas históricas da EMEI, que se evidenciaram na luta da comunidade em que a escola está inserida geograficamente a fim de que ela existisse naquele espaço; na participação da EMEI no Projeto Escola Promotora da Igualdade de Gênero; na participação das famílias das crianças nas atividades e no cotidiano da EMEI; na trajetória acadêmica da professora Deborah Thomé Sayão, que dá nome à escola; e nos atravessamentos e feitos do movimento antigênero na escola. Já no segundo capítulo analítico, foram problematizadas algumas ações que emergiram do cotidiano escolar, que pulsaram nas relações desse cotidiano, as quais tomamos como educações menores e estão diretamente imbricadas na produção da EMEI enquanto uma escola que promove o debate das questões de gênero e de sexualidade. Além disso, nesse processo de constituir-se uma escola promotora, a EMEI reconhece a instituição escolar como espaço generificado e sexualizado. Com isso, busca questionar, relativizar, desnaturalizar, junto às crianças, às famílias e ao seu corpo docente, os entendimentos das normas de gênero e de sexualidade. Por fim, nessa escrita, apontamos que é necessário multiplicar as potencialidades de espaços de formação docente sobre as temáticas de gênero e de sexualidade com o intuito de que as escolas, desde a primeira infância, repensem coletivamente as normas que (re)produzem discriminações. É preciso buscar as brechas com o propósito de possibilitar um pensar diferente dos padrões, o qual possa reverberar na constituição das/os sujeitas/os.
- ItemEstágio Supervisionado: discursos que compõem as práticas pedagógicas dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG(2023) Flores, Tanise de Oliveira; Schwantes, LavíniaEste trabalho se refere a uma dissertação de mestrado em Educação em Ciências e teve como objetivo analisar os discursos que compõem as práticas pedagógicas dos licenciandos de Ciências Biológicas/FURG pelo viés pós- crítico. Para que isso fosse possível, foram analisadas 23 Unidades Didáticas (relatório final do estágio supervisionado) dos licenciandos no recorte temporal de 2016 a 2018. Ancorada em autores como Michel Foucault, e em algumas ferramentas da análise do discurso como caminhos metodológicos, sinalizando o conceito de discurso, enunciado e enunciação, a investigação apontou dois discursos que compõem as práticas pedagógicas do licenciandos do curso de Biologia, são eles: o discurso da formação integral dos sujeitos (estudantes e professores) e o discurso das metodologias ativas. Diante disso, salientaram-se o emaranhamento destes ditos que compõem as práticas pedagógicas dos licenciandos presentes no material de análise.
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