IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
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- ItemEnsinar matemática para estudantes com autismo: desafios e possibilidades(2022) Vasconcelos, Luciane de Oliveira Hentsch; Silva, João Alberto daO presente estudo pesquisou como ocorre o processo de ensino da Matemática para estudantes com autismo no espaço de uma Escola Especializada. O objetivo geral foi investigar os processos de ensino da Alfabetização Matemática promovidos por professores em uma Escola Especializada para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando contribuir para o campo do ensino da Matemática, para estudantes com essa especificidade. A pesquisa é de cunho qualitativo e tem como delineamento o Estudo de Caso. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização e trabalham numa Escola Especializada. A coleta de dados se deu a partir da análise dos currículos individualizados do ensino e dos mapeamentos dos processos de ensino da Matemática, utilizados por essas professoras. Como ferramenta de coleta de dados, foi empregada a técnica de Grupo Focal. Ao selecionar as professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização numa Escola Especializada, abordou-se um grupo, no qual as integrantes puderam trazer elementos ancorados em suas experiências diárias como educadoras de estudantes com autismo, no campo da Matemática. Nas turmas pesquisadas, foram econtrados estudantes de 7 a 15 anos de idade, e que estão inseridos na etapa do Ensino Fundamental e no Ciclo de Alfabetização. Na escola pesquisada, o agrupamento das turmas coincide com a etapa de desenvolvimento dos estudantes, independentemente da idade cronológica. Quanto ao mapeamento do ensino da Matemática, observou-se que as seis professoras apresentam aos estudantes propostas pedagógicas que estimulam habilidades iniciais, percorrendo um caminho para serem considerados alfabetizados matematicamente. Essas profissionais da educação buscam ferramentas de ensino com base nos currículos de seus estudantes, utilizando as habilidades promovidas pela Programa Teacch. Dentre essas habilidades, encontrou-se as Unidades Temáticas de Número, Álgebra e Geometria sendo efetivadas com os estudantes com autismo. De modo geral, os dados produzidos pela pesquisa indicam ambientes de ensino próprio para a condição neurobiológica e comportamental que acompanha o autismo, com ações pedagógicas voltadas para o campo da Matemática, mesmo que na modalidade da Educação Especial não seja exigido esse componente curricular.
- ItemPercepções dos licenciandos em matemática sobre os desafios e as potencialidades na utilização de tecnologias digitais nos espaços educativos durante a pandemia(2022) Dutra, Roger Braga; Novello, Tanise PaulaNo ano de 2020, o mundo foi surpreendido pela covid-19, uma doença que forçou mudanças em vários aspectos na sociedade, inclusive na educação. As alterações na dinâmica escolar foram várias, perpassando desde as relações sociais entre professores, funcionários e estudantes, até a alteração do espaço de ensinar e aprender, rompendo o espaço físico onde comumente aconteciam as interações entre professores e alunos. Frente a essa realidade, para dar continuidade ao ensino, foi necessária a migração para um modelo de ensino remoto, que demandou uma ruptura de paradigmas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as percepções dos licenciandos em Matemática da UFPel quanto aos desafios e potências relacionadas aos espaços educativos durante a pandemia de covid-19. Os participantes deste estudo são um total de 45 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPel, que estavam cursando a disciplina de Software na Educação Matemática entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022, e que expressaram suas opiniões e reflexões no mural coletivo digital Padlet. Essa ferramenta digital possibilita a interação dos participantes que, no contexto desta pesquisa, culminou com discussões sobre ensino remoto na pandemia, a qual constituirá o corpus da análise. Além disso, a fim de conhecer o que tem sido produzido academicamente em torno desta temática, foi realizado um mapeamento dos artigos publicados na revista Em Teia, a fim de estabelecer diálogos entre o presente estudo e outras produções acadêmicas recentes. Assim, as interações realizadas pelos licenciandos foram analisadas por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefèvre e Lefèvre (2005) e, a partir das análises dos registros produzidos pelos participantes, foram construídos três discursos síntese. São eles: “Potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais”, “Dificuldades educativas enfrentadas durante a pandemia” e “Entraves para a adoção das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas”. Entre as discussões que perpassam os DSC está a hipótese de que as tecnologias digitais passarão a, cada vez mais, integrar a realidade escolar após a pandemia. Contudo, para explorar as potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais é preciso considerar questões como a formação inicial e continuada dos docentes e as desigualdades sociais evidentes na realidade brasileira, as quais podem se configurar em desafio.
- ItemA Teoria da Atividade como fundamento do desenvolvimento da formação docente na prática do Ensino de Física(2022) Borges, Andrea Umpierre; Ritter, JaquelineA presente tese de doutoramento tem por intencionalidade explicitar como se dá a tomada de consciência em relação à prática docente, interpretada segundo a Teoria da Atividade como Atividade Docente. Esta pesquisa buscou reiterar a importância da formação inicial, especificamente na Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), nas disciplinas de Práticas de Ensino, nomeadas como Atividades de Ensino de Física I, II, III, IV. O texto está organizado em três capítulos e dois subcapítulos, que apresentam das ações e operações desenvolvidas à tomada de consciência da Atividade Docente, com vistas à seguinte problemática: quais as evidências de que a Atividade Docente pode ser uma tomada de consciência desenvolvida nas ações e operações das disciplinas Atividades de Ensino de Física I, II, III e IV? O objetivo geral dessa pesquisa foi interpretar o processo, tanto organizacional quanto prático, de desenvolvimento da consciência da Atividade Docente, a partir do reconhecimento dos processos de desenvolvimento/abordagem externos, mediados nas aulas de Práticas de Ensino de Física. As ações que foram operacionalizadas demonstraram que as disciplinas de Atividades de Ensino de Física, a partir do PPC do curso de licenciatura em Física, possuem estrutura para propiciar a construção da Atividade Docente, por reconhecer que os saberes e conhecimentos que são desenvolvidos nas aulas tornam-se instrumentos necessários à docência. Ao registrar as ações dos alunos, foi possível observar que a Atividade Docente é constituída como Atividade Coletiva e que por meio dela são apresentados, inseridos e ressignificados os artefatos mediacionais. Após reconhecermos essas evidências, propusemos “atividades” que viabilizassem e potencializassem a transformação dessas ações em “Atividade Orientadora de Ensino” (AOE), como ferramenta de mediação da Atividade Docente, em que o licenciando foi capaz de ressignificar sentidos e significados, agora em perspectiva de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Então, concluímos que há inúmeras ações possíveis para alcançar tal transformação expansiva do licenciando em Física, porém, o papel do professor formador, como mediador da Tomada de Consciência da futura prática docente, é essencial na constituição da Atividade Docente. Enfim, são nas ações e operações realizadas nesses componentes curriculares, mais precisamente evidenciadas nas AOE, que a docência se constitui em Atividade, Consciência e Identidade
- ItemInclusão, feminismo e violência: problematizando as experiências das mulheres indígenas na FURG(2022) Molina, Karina da Silva; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta tese de doutorado, foi desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa “Discursos, culturas e subjetividades na Educação em Ciências”, do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências – PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Objetiva tecer interlocuções com as experiências das mulheres indígenas da FURG, a fim de problematizar seus processos de constituição enquanto mulheres indígenas universitárias. Por meio de uma pesquisa narrativa, entrevisto nove estudantes indígenas matriculadas nos cursos de graduação da Universidade, partindo da ideia de que estar na universidade representa um importante passo na luta das mulheres indígenas por igualdade de gênero, considerando os aspectos culturais das sociedades indígenas. Levando em conta que as mulheres indígenas saem de suas aldeias e conhecem possibilidades outras de existência, para além daquelas presumidas para uma mulher, voltadas ao casamento e à maternidade, tomo por base um referencial teórico baseado nos estudos feministas e de gênero e apresento dois eixos de análise: a invisibilidade das mulheres indígenas e a sua cidadania limitada, acionando conceitos de feminismo indígena, decolonialidade e interseccionalidade e discutindo a presença feminina em espaços políticos públicos, estranhando tudo que está posto e naturalizado para a condição de mulher, em especial, de indígena, duplamente invisibilizada pelo discurso masculino e colonizador da inferioridade feminina, como indígena e como mulher. Nesse sentido, abordo o eixo analítico da questão da violência contra as mulheres indígenas, evidenciando padrões culturais que envolvem a aplicação da Lei Maria da Penha no contexto indígena. Numa perspectiva teórico- metodológica pós-estruturalista dos estudos de Michel Foucault, a partir dos conceitos de problematização, subjetivação e governamentalidade, apresento o eixo analítico das ações afirmativas e a governamentalidade neoliberal democrática, buscando problematizar a presença das mulheres indígenas no ensino superior e compreender como esta possibilidade outra oferecida a essas mulheres vem se constituindo, contornando as verdades produzidas pelo discurso das políticas públicas inclusivas, de igualdade de oportunidades a minorias historicamente excluídas no Brasil. Ainda, apresento o último eixo de análise desta pesquisa, os deslocamentos no imperativo de inclusão e a formação neofascista da governamentalidade, a partir do cenário político de discursos fascistas de gestão pela morte, mesmo que social, diante de práticas de exclusão que se fortalecem nos dias atuais, contra os povos indígenas, discutindo as noções de in/exclusão, de racismo de Estado e necropolítica, enquanto elementos que caracterizam a racionalidade política neoliberal contemporânea brasileira. A partir dessas discussões, finalizo a escrita da tese, apresentando o conceito foucaultiano de reproblematização como uma possibilidade de resistência a situações que insistem em se fazer presentes, ainda que no contexto acadêmico, como o machismo e a violência doméstica, que acompanham os homens indígenas até a universidade, evidenciando a necessidade de se problematizar o seu próprio comportamento, num trabalho de si sobre si mesmo, enquanto uma estratégia política de existência, na qual existir significa resistir, abrangendo uma exi(resis)tência para além das questões de gênero, mas de toda uma população.
- ItemExperiências narrativas de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências(2022) Zismann, Jonatan Josias; Dorneles, Aline MachadoThis master's thesis is developed in the Graduate Program of Science Education (PPGEC) at the Universidade Federal do Rio Grande - FURG. It seeks to understand the teaching experiences related to the theme of Scientific Dissemination developed in the school context in the area of science teaching. To expose the information obtained by the research process, the work is structured in the form of 03 articles. The first article is a narrative (auto)biographical research, in which the interlocutor searches in his/her life experiences, facts, moments, places that describe his/her history of formation. The second article is a bibliographic review of the state of knowledge, which seeks to inventory the academic production, especially the theses and dissertations that address the theme of Scientific Dissemination in Science teaching. A study carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), which allowed us to have a preliminary understanding of the way in which Scientific Dissemination has been worked on in schools. The third article presents the creation of short stories with the narrative experiences that emerged from the Interactive Reading Group of Scientific Disclosure Texts. The purpose of this short story is to interpret and highlight the potential of the insertion of reading in the context of science teacher education, especially the reading of texts related to the dissemination of science. Another perspective evidenced in this chapter is the understanding of experience in which the reading and the process of group experience allowed sharing and learning with the experience of the other that emerges from the collective speech and understanding. The research in its entirety aims to understand and glimpse the potentialities of the use of Scientific Disclosure in the school space, in the same way it allows, through the narrative experience produced by a learning community of teachers, to establish focuses and strategies for the use of such a methodological tool.
- ItemConhecimento Pedagógico do Conteúdo Estatístico: uma base profissional docente construída a partir de experiências partilhadas em um contexto de formação colaborativa(2022) Schreiber, Karla Priscila; Porciúncula, MaurenA presente tese de doutorado em Educação em Ciências se propõe a investigar os conhecimentos mobilizados e produzidos por um grupo de professores, com distintas formações e experiências pedagógicas, integrantes do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu). O intuito foi o de propor uma Base de conhecimentos profissionais docentes para o ensino de Estatística. Como fundamentação teórica, os estudos de desenvolvidos por Lee Shulman foram considerados. Esse é um pesquisador referência na área e apresenta um conjunto de conhecimentos subjacentes às compreensões dos professores, necessário à aprendizagem dos discentes. Diante desse contexto teórico, para o desenvolvimento desse estudo de cunho qualitativo, cujos procedimentos se fundamentaram em um Estudo de Caso, foram considerados os sete primeiros encontros do Grupo MoSaiCo Edu. Esses ocorreram entre agosto de 2018 e junho de 2019, sendo gravados e transcritos. Ao serem analisadas essas transcrições, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, sete discursos-sínteses foram construídos, a saber: i) incompreensões dos discentes e estratégias pedagógicas para o ensino de conteúdos estatísticos; ii) relações afetivas dos discentes e docentes com a Matemática e a Estatística; iii) processos avaliativos no ensino e na aprendizagem de Estatística; iv) competências estatísticas frente aos documentos e instrumentos curriculares de ensino; v) reflexão sobre o fazer e as responsabilidades do professor em sala de aula e na sua formação profissional; vii) formação docente por meio da colaboração entre os pares. Por meio da análise desse material discursivo, quatro categorias foram eleitas como representantes da Base profissional docente para o ensino de Estatística, com seus respectivos domínios: a) Conhecimento do conteúdo estatístico (CCE) – conceitos e processos estatísticos, estruturas substantiva e sintática da Estatística, aproximações entre Estatística e Matemática, centralidade do contexto na área da Estatística, competências estatísticas e processos investigativos na área da Estatística; b) Conhecimento pedagógico geral (CPG) – propósitos educacionais gerais, modelos e estratégias de ensino, currículo educacional geral e avaliação educacional geral; c) Conhecimento do contexto educacional geral (CCEG) – estudantes e sala de aula, instituição de ensino e comunidade educacional; d) Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Estatístico (CPCE) – propósitos educacionais que orientam o ensino de Estatística, compreensão dos estudantes sobre Estatística, estratégias e representações em Estatística; currículo específico de Estatística e Avaliação da aprendizagem em Estatística. As análises possibilitaram concluir que contextos de formação colaborativa oportunizam investigar, produzir e mobilizar conhecimentos docentes, os quais se diferenciam pelas características próprias do grupo e de seus integrantes. Pode-se acreditar, então, que há conhecimentos profissionais particulares ao ensino de Estatística. Esses, por sua vez, envolvem o domínio de conceitos e de processos; aspectos curriculares, pedagógicos e sobre os estudantes. Ainda, exigem um domínio das competências estatísticas, as quais se integram e são sistematizadas por meio do CPCE, haja vista a promoção da aprendizagem dos estudantes.
- ItemPelos aromas do jasmim: atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em ciências da natureza(2022) Pirez, Daiane Rattmann Magalhães; Araujo, Rafaele Rodrigues deA experimentação para o ensino de Ciências da Natureza tem sido tema de discussão entre pesquisadores dessa área. Entretanto, a partir das urgências surgidas na sociedade contemporânea percebe-se a necessidade de que as atividades experimentais dialoguem com outras áreas do conhecimento, a partir do desenvolvimento de práticas interdisciplinares contribuindo com uma formação mais ampla dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo geral compreender as possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza na Educação Básica. Para isso, iniciamos a pesquisa investigando como surge a experimentação em Ciências, e como essa, por meio de fatos históricos contribuiu para a fragmentação disciplinar. Posteriormente, realizamos o Estado da Questão sobre atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza. E, por fim, buscamos compreender, a partir das experiências vivenciadas por professoras que atuam na área de Educação em Ciências, as possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza. Para isso, a pesquisa ocorreu com professoras da Educação Básica, através da análise de narrativas. A nossa aproximação aos sujeitos de pesquisa se deu por meio do II Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas, a partir da temática “Experimentação” e de encontros decorrentes do projeto de extensão “Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo” promovido pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Nessa perspectiva, o material empírico dessa pesquisa se constituiu pelo registro de memórias, efetuado a partir de uma atividade proposta na temática Experimentação, e por uma entrevista semi-estruturada com as sujeitos de pesquisa, a fim de estimular a produção de narrativas. A pesquisa está organizada por artigos, de forma que a produção das informações e as análises envolvem métodos diferenciados, a saber: Estado da Questão, Pesquisa Bibliográfica e Análise de Narrativa por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa nos mostram que projetos experimentais investigativos instigam a formação permanente não apenas dos estudantes como também dos professores, os quais se deixam envolver por aulas menos expositivas e mais construtivistas. Sendo assim, compreendemos que a prática de um projeto interdisciplinar transforma não apenas os sujeitos envolvidos, como também as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Além disso, entendemos que o espaço tempo proporcionado pelas Feiras de Ciências possibilita uma articulação entre as disciplinas a partir de projetos experimentais investigativos, contribuindo para uma formação mais ampla dos estudantes e para a efetivação de práticas interdisciplinares. Com base nessas compreensões, comunicamos o argumento da dissertação: As possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza na Educação Básica emergem no ensino investigativo por meio de temas do interesse ou propostos pelos estudantes e em espaços de formação que possibilitem a argumentação, a contextualização, a exploração do erro obtido no experimento e o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento.
- ItemNarrativas de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em interface com as questões de gênero: as possíveis revoltas diárias de uma educação física escolar(2022) Gaubert, Júlia Moita; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na linha de pesquisa “Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências”. A pesquisa teve como objetivo problematizar as narrativas de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada do município de Rio Grande/RS – sobre os atravessamentos possíveis das questões de gênero nas práticas corporais e em suas aulas de Educação Física. O estudo situa-se em uma perspectiva pós-estruturalista e fundamenta-se em teorizações que conceituam gênero como uma construção social, histórica e cultural que inscreve marcas, comportamentos, performances e representações nos corpos das crianças, determinando apenas uma maneira de ser menino ou menina. Nesse viés, buscamos através dos fluxos de uma educação menor, maneiras de fomentar o pensamento e a reflexão das crianças sobre as questões de gênero nas práticas corporais e cotidianas da escola. Para o desenvolvimento deste estudo foi utilizada a investigação narrativa, sendo o material empírico constituído pelos diários narrativos de 51 crianças que fizeram parte do estudo, os quais contam as diferentes formas como elas foram tocadas pelas estratégias adotadas ao longo da pesquisa. Os diários foram organizados em três categorias analíticas: “práticas generificadas no cotidiano das crianças”, “práticas corporais na produção de corpos generificados” e “meninas, mulheres e práticas esportivas”. A partir de cada uma delas, foram estabelecidas discussões possíveis. Trata-se de uma reflexão frente às respostas das crianças, que permitem esperançar e provocam a perceber a urgência na efetivação de espaços que valorizem suas vozes. Para isso, é preciso buscar maneiras de escapar aos modelos, de rastrear caminhos a partir de pistas que vamos encontrando. Por meio das análises, percebemos gênero como uma categoria relacional que atravessa de diferentes formas a vida das crianças, seja nas práticas cotidianas, nos discursos culturais, nas opções de divertimento, nos jogos e esportes, na constituição dos corpos e nos espaços de ocupação. O currículo, seguindo os pressupostos de uma educação maior, imprime no cotidiano escolar uma reprodução de modelos que escapam a essas discussões. No entanto, é preciso atentar ao que os corpos das crianças vêm denunciando: não é possível falar de um corpo que se esgota no biológico e em atributos femininos ou masculinos. É preciso levar em consideração as subjetividades que o constituem por meio da socialização e da interação com a diversidade de realidades e experiências, não através de um sistema normativo que apresenta um único padrão possível. Assim, através das possibilidades de aprendizado insuspeitas, encontramos brechas que escapam a qualquer controle, opondo resistência e criando outras possibilidades de abordar temáticas silenciadas como gênero. Nessa perspectiva, a Educação Física assume um papel importante quando problematiza o corpo, os lugares/espaços, gestos que meninos/as produzem e assegura a equidade de oportunidades a diferentes corpos que pensam, sentem, agem e se constroem através do movimento.
- ItemEducando através de livros infanto-juvenis do PNLD 2020: lições de educação ambiental na relação humano-natureza(2022) Bibiano, Ana Karolina Flores; Henning, Paula CorrêaO trabalho trata de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O objetivo do estudo é problematizar alguns livros literários do Programa Nacional do Livro e Material Didático do ano de 2020 destinados aos jovens do Ensino Fundamental II, que tenham como conteúdos a natureza e a educação ambiental, buscando mapear as verdades e lições que circulam dentro destes artefatos culturais. Justifica-se a escolha por este tema de pesquisa por entender a importância de olhar para os modos como nos constituímos sujeitos em nossa atualidade. Os caminhos teóricos percorridos foram ao encontro dos pensamentos do filósofo Michel Foucault e de autores que enveredam para esse campo teórico, tais como Alfredo Veiga-Neto, Paula Henning, Barbara Garré, Virginia Vieira, Cleber Ratto, Isabel Carvalho, Eduardo Viveiros de Castro, Juliana Fausto, Susana Dias, Iara Bonin, dentre outros. Ao analisar os onze livros literários selecionados para a pesquisa, o estudo dividiu-se em duas unidades analíticas. A primeira dedicou-se a temática dos povos indígenas e sua utilidade para os não-indígenas. Os materiais sob investigação carregam ditos a respeito dos povos indígenas e suas atribuições junto a natureza que estabelecem um posicionamento fixo destes seres, demonstrando que o seu espaço é o da floresta, e sua importância no mundo é a de proteger a natureza. A segunda unidade dedicou-se a temática em torno da relação de humanos e não-humanos. Ao analisar estes materiais evidencia-se ditos que aparecem, recorrentemente, posicionando o ser humano em um contexto de natureza de forma duplicada: ora como vilão(ã) destruidor(a), ora como herói(na) salvador(a), desenvolvendo a partir disso um mecanismo de moralização no(a) leitor(a). Encontra-se nos livros sob análise diferentes lições que vão paulatina e repetidamente ensinando os modos como devemos nos comportar na natureza. Percebe-se que os livros literários infanto juvenis sob escrutínio apresentam verdades enquanto soluções para os diversos problemas ambientais, tendo enquanto repertório temático a moralização. Defende-se a necessidade de enxergar as relações humanas com a natureza a partir das múltiplas interações do ser humano com os não-humanos, no reconhecimento do humano como ser pertencente também a este espaço de natureza. Conclui-se a respeito da importância de estudos que investem na problematização de materiais que se fabricam na cultura já que ensinam significados para seus (suas) leitores(as). O campo da Educação pode contribuir com o exercício da crítica, criando potência de inventividade nas relações que estabelecemos com a natureza.
- ItemA Teoria da Atividade como fundamento do desenvolvimento da formação docente na prática do Ensino de Física(2022) Umpierre, Andréa Borges; Ritter, JaquelineA presente tese de doutoramento tem por intencionalidade explicitar como se dá a tomada de consciência em relação à prática docente, interpretada segundo a Teoria da Atividade como Atividade Docente. Esta pesquisa buscou reiterar a importância da formação inicial, especificamente na Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), nas disciplinas de Práticas de Ensino, nomeadas como Atividades de Ensino de Física I, II, III, IV. O texto está organizado em três capítulos e dois subcapítulos, que apresentam das ações e operações desenvolvidas à tomada de consciência da Atividade Docente, com vistas à seguinte problemática: quais as evidências de que a Atividade Docente pode ser uma tomada de consciência desenvolvida nas ações e operações das disciplinas Atividades de Ensino de Física I, II, III e IV? O objetivo geral dessa pesquisa foi interpretar o processo, tanto organizacional quanto prático, de desenvolvimento da consciência da Atividade Docente, a partir do reconhecimento dos processos de desenvolvimento/abordagem externos, mediados nas aulas de Práticas de Ensino de Física. As ações que foram operacionalizadas demonstraram que as disciplinas de Atividades de Ensino de Física, a partir do PPC do curso de licenciatura em Física, possuem estrutura para propiciar a construção da Atividade Docente, por reconhecer que os saberes e conhecimentos que são desenvolvidos nas aulas tornam-se instrumentos necessários à docência. Ao registrar as ações dos alunos, foi possível observar que a Atividade Docente é constituída como Atividade Coletiva e que por meio dela são apresentados, inseridos e ressignificados os artefatos mediacionais. Após reconhecermos essas evidências, propusemos “atividades” que viabilizassem e potencializassem a transformação dessas ações em “Atividade Orientadora de Ensino” (AOE), como ferramenta de mediação da Atividade Docente, em que o licenciando foi capaz de ressignificar sentidos e significados, agora em perspectiva de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Então, concluímos que há inúmeras ações possíveis para alcançar tal transformação expansiva do licenciando em Física, porém, o papel do professor formador, como mediador da Tomada de Consciência da futura prática docente, é essencial na constituição da Atividade Docente. Enfim, são nas ações e operações realizadas nesses componentes curriculares, mais precisamente evidenciadas nas AOE, que a docência se constitui em Atividade, Consciência e Identidade.
- ItemO primeiro passo para um recomeço: o professor aliado a reinvenção dos processos de ensino-aprendizagem de Ciências, antes, durante e uma projeção pós-pandemia da COVID-19.(2022) Souza, Adriana Silva de; Sosa, Hebert Elias LoboA dissertação comunica as compreensões de uma professora-pesquisadora sobre o que se mostra das mudanças acontecidas nas aulas de Ciências da Educação Básica das escolas de Rio Grande - RS, da perspectiva dos professores regentes na área de Ciências da Natureza, em meio das incertezas do complexo período da Pandemia da COVID-19. A pesquisa de mestrado está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG) na linha de pesquisa - Educação científica: as tecnologias educativas no processo de aprendizagem. O estudo em questão foi norteado pela pergunta central: O que significaram as mudanças experenciadas por professores de Ciências da Educação Básica durante a pandemia da COVID-19? A pesquisa é de abordagem qualitativa, com o enfoque na fenomenologia e hermenêutica, e tem como objetivo geral compreender as mudanças tecnológicas e socioemocionais nas aulas de Ciências da Educação Básica durante a Pandemia da COVID-19. O Estado da Arte foi realizado nos meses de dezembro de 2020 e agosto e setembro de 2021 considerando publicações entre 2016 e 2021. Dos trabalhos recuperados foram selecionados doze que contribuíram como referenciais teóricos, além de outros autores como Morin, Tardif, Goleman, Perrenoud e Freire. Foi elaborado um Questionário Virtual, contendo 23 perguntas, que foram aplicadas a 14 professores das redes públicas (estadual e municipal) e da rede privada da cidade do Rio Grande – RS – Brasil. As respostas foram obtidas através de e-mails, WhatsApp e gravações, que constituíram o principal Instrumento de Pesquisa de análise. Os dados obtidos, foram analisados a partir da perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD). As respostas foram organizadas em uma planilha do Excel e inseridas no Software Atlas.ti que auxiliou na organização dos dados, então, iniciou-se o processo de unitarização, obtendo-se 327 unidades de significados (US), dos quais formou-se 144 categorias iniciais e 9 categorias intermediárias, emergindo 3 categorias finais com as compreensões e interlocuções do que se mostra na pesquisa. Os metatextos construídos como resultados foram organizados em capítulos. No capítulo 5 “Compreensões sobre a importância das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na pandemia da COVID-19” constatou-se que as DTIC foram fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, no que foi chamado de ensino remoto emergencial, compreendido no espaço-tempo de 2020 e 2021 (período pandêmico), permitindo a manutenção dos vínculos afetivos e a utilização de plataformas educacionais como alternativa para manter o elo de ligação entre os alunos e os professores. O capítulo 6 “O trabalho do professor de Ciências da Natureza e suas inquietações frente a pandemia da COVID-19”, mostra que o professor de Ciências da Natureza foi fundamental como mediador da aprendizagem dos alunos, exercendo a sua função com excelência frente as adversidades, planejando, sendo empático, reflexivo sobre a sua prática pedagógica, preocupado com os aspectos socioemocionais, superando as situações de estresse e ansiedade, reestruturando o seu planejamento e ajustando ao que o momento permitia, desempenhou múltiplos papeis; e o capítulo 7 “Os alunos protagonistas segundo a visão dos professores” a partir do planejamento dos professores, os alunos desempenharam o papel de protagonistas, já que o distanciamento social não permitia que o ensino ocorresse de forma presencial. Vários foram os problemas enfrentados como: a falta de recursos tecnológicos para acompanhar as aulas síncronas e assíncronas, a falta de internet ou a mesma de baixa qualidade, falta de espaços adequados para acompanhar o processo, dentre outros.
- ItemMetodologia Científica nos cursos de Licenciatura em Ciências nas instituições de ensino federais gaúchas: uma análise das ementas disciplinares(2023) Firme, Simone Machado; Miranda, Angélica C. D.; Silva, João Alberto daTese foi apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa Educação Científica: as Tecnologias Educativas no Processo de Aprendizagem. A metodologia científica também é considerada uma importante abordagem para a formação de docentes, a qual irá disseminar a educação por meio da pesquisa para o ensino básico. Com isso, a presente tese trata-se de uma pesquisa sobre a Metodologia Científica nos cursos de Licenciatura em Ciências. A pesquisa caracteriza-se pela aquisição da informação, a transformação em conhecimento, e posteriormente colocá-lo em prática por meio da produção acadêmica, tangibilizada em seminários, resumos, resenhas, artigos e outros vieses que surgem no decorrer do percurso acadêmico. Dessa forma, ao discutir, refletir sobre a temática é importar-se com o processo de produção do conhecimento e desenvolvimento dos alunos perante esse novo desafio. Para muitos uma pesquisa na internet configura-se como uma pesquisa de caráter científico, mas na verdade a pesquisa científica foge totalmente de algo simples e compacto. A partir do exposto, o presente estudo objetiva analisar a Metodologia Científica nos cursos de Licenciatura em Ciências das instituições federais gaúchas. É uma pesquisa documental com uma abordagem qualitativa. Como método de análise utilizou-se a análise de conteúdo e a bibliometria para dados quantitativos. Foi realizada uma busca nos sites das instituições e os dados coletados foram analisados. Com vistas a cumprir os objetivos propostos foram discutidos em três artigos. Inicialmente um dos pontos identificados foi um baixo número de publicações que refletem sobre a temática, indicando novos métodos para o ensino desse conteúdo dentro dos cursos de graduação. Na segunda análise identificou-se a falta de uma abordagem sobre os instrumentos digitais nas disciplinas avaliadas. E no último ciclo de investigações pode-se inferir que é necessário inserir nas ementas a abordagem quanto ao uso das tecnologias e ferramentas digitais para o auxílio da pesquisa científica, afim de contemplar os artifícios necessários para a formação do docente-pesquisador e estar em consonância com as mudanças nos processos de ensino-aprendizagem, na era digital. Sendo assim, como uma reação em cadeia, a metodologia cientifica aponta os caminhos e subsídios para a construção e formação do professor pesquisador com habilidades de busca e uso das ferramentas digitais. Posteriormente, poderá desenvolver tais habilidades também com seus discentes.
- ItemOs saberes entre a matemática e os conceitos profissionalizantes nas práticas educativas do curso técnico em eletrotécnica(2023) Neves, Thaigor D'Armas; Pereira, Elaine CorrêaNo processo de ensino e aprendizagem, a integração de diferentes saberes se mostra indispensável, e isso não é diferente no contexto das escolas técnicas. Como responsáveis pela formação de profissionais para o mundo do trabalho, as escolas técnicas enfrentam o desafio de integrar diversos conhecimentos na construção do aprendizado dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa de natureza qualitativa tem como objetivo geral compreender como os professores percebem a relação entre os conhecimentos matemáticos e os conceitos técnicos vivenciados pelos estudantes do curso Técnico em Eletrotécnica do IFRS - Campus Rio Grande. A produção dos dados foi obtido por meio de um questionário respondido por 9 professores, que constituem o corpus da pesquisa, do Núcleo Técnico-Profissionalizante do referido curso. A análise dos dados coletados foi conduzida utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2011), e resultou nas seguintes categorias emergentes: "Matemática e Interdisciplinaridade no Ensino Técnico" e "Estrutura Curricular na Abordagem Interdisciplinar". Os resultados destacaram a importância da interdisciplinaridade e do uso estratégico da matemática no Ensino Técnico. Os professores demonstraram comprometimento em proporcionar uma educação mais abrangente e contextualizada, estimulando o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Diante disso, é essencial que as instituições de ensino e os gestores educacionais valorizem e incentivem práticas interdisciplinares e o uso efetivo da matemática, visando formar profissionais mais preparados para o atual mercado de trabalho.
- ItemProdução científica sobre Educação em Ciências na Scielo - Scientific Electronic Library online(2023) Lopes, Isabel Ramson; Miranda, Angélica Conceição DiasCom a constante mudança dos processos de produção do conhecimento científico, é necessário conhecer o que foi e o que está sendo produzido, seja para uma atualização dos avanços da área ou para basear-se em tais pesquisas para produção de novos estudos a partir de possíveis lacunas observadas. Este trabalho teve como objetivo investigar a produção científica sobre Educação em Ciências na biblioteca Eletrônica SciELO. Nos resultados foram recuperados 312 artigos, sendo 58 selecionados para o estudo. Na análise quantitativa verificou-se que os anos de 2014, 2015 e 2020 foram os que tiveram maior número de publicações sobre o assunto. Quanto aos periódicos que mais publicaram foram: a Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, com 28 trabalhos e a revista Ciência & Educação (Bauru), com 23 documentos. As revisões bibliográficas, foram as mais utilizadas nos estudos encontrados. Três regiões brasileiras destacaram-se, sendo elas: sudeste, centro oeste e sul. Quanto ao gênero dos autores que publicaram sobre o assunto, o feminino obteve maior quantidade de trabalhos, tanto na autoria como na coautoria. A parte qualitativa obteve diversificação de assuntos tratados sendo parte deles sobre teorias aplicadas a Educação em Ciências e estudos sobre CTS. Destaca-se como considerações que a EC apresenta uma pluralidade de assuntos, visando a aplicação de novas teorias, porém na parte quantitativa em que foi utilizada a bibliometria, observou-se que apenas três regiões estiveram presentes.
- ItemA formação continuada como potencialidade na constituição da identidade docente: desafios e concepções(2023) Ferreira, Daiane Ferreira; Pereira, Elaine CorrêaA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica que enfrenta uma invisibilidade e um lugar secundarizado; uma modalidade que precisa ser consolidada como direito, considerando as desigualdades sociais e educacionais tão latentes em nosso país. A EJA traz na sua essência o acolhimento à diversidade. Os sujeitos que a constituem são jovens, adultos e idosos que, por diferentes motivos, tiveram sua escolarização interrompida ou, ainda, tiveram esse direito negado. Neste estudo, dialogamos sobre a educação ao longo da vida, seguindo a perspectiva de Paulo Freire acerca de sujeitos em formação permanente. Por esse viés, observamos lacunas na formação inicial e também na formação continuada de professores e professoras que atuam na EJA, e refletimos sobre a necessidade de um processo formativo que contemple as especificidades dos sujeitos e que atenda às exigências do mundo moderno. A identidade destes docentes não é forjada naturalmente, por isso são fundamentais espaços de formação continuada dialógica e coletiva, capazes de promover uma reflexão crítica a respeito de sua práxis e da práxis educativa nos contextos em que atuam. Assim sendo, esta pesquisa de doutorado teve como questão suleadora o como os encontros de formação continuada coletiva potencializaram a constituição da identidade de professora-educadora da EJA. Para desenvolver esta pesquisa de cunho qualitativo, tivemos como objetivos identificar as potencialidades dos encontros de formação continuada, coletiva e democrática, e entender de que modo essa formação contribuiu à constituição da docência e à construção da identidade de professora de EJA. Pretendeu-se, também, discutir sobre a formação continuada coletiva partindo das concepções que emergiram dos encontros formativos e dos discursos coletivizados. Este estudo foi realizado com seis professoras que atuavam na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire, sendo este nosso campo empírico. Os pressupostos teóricos que fundamentaram esta pesquisa dialogam sobre a incompletude do sujeito na busca do ser mais, mediatizados pelo mundo e pela realidade em que vivemos, em uma formação permanente e que encontra nas concepções teóricas de Paulo Freire, Miguel Arroyo e Francisco Imbernón o diálogo necessário para tecer algumas reflexões. O corpus desta pesquisa foi composto por dois questionários com perguntas estruturadas e por anexo pedagógicas escritas pelas professoras parceiras deste trabalho. Como método de análise, utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefèvre e Lefèvre, dando origem a sete discursos coletivizados: quatro dos questionários, dois das cartas pedagógicas e um metadiscurso formado pelas recorrências em torno da identidade docente. Respeitando tal ordem, os discursos são: “Os saberes e experiências dos sujeitos: ensino e aprendizagem”, “Formação continuada e reflexões sobre a prática docente”, “Professora-educadora da EJA: perspectivas na construção de uma identidade docente”, “Professora-educadora da EJA: construindo uma identidade docente”, “A escola andarilha: sonhos, concepções e resistência”, “A Emeja Paulo Freire: uma escola comprometida com as especificidades da EJA” e “A formação continuada como elemento na construção da identidade docente”. A partir das análises, anunciamos a tese de que a formação continuada coletiva que tem as professoras-educadoras como protagonistas no processo contribui à constituição de uma identidade docente e oportuniza o exercício da reflexão sobre a prática, de maneira que essa formação continuada potencializa o desenvolvimento crítico da leitura de mundo, da autonomia dos sujeitos (professoras-educadoras e estudantes), do diálogo, da confiança e da esperança, implicando diretamente nas relações desses sujeitos com o contexto da Educação de Jovens e Adultos. Por fim, apresentamos algumas categorias que poderão contribuir significativamente no processo formativo de qualquer nível de ensino.
- ItemProdução científica sobre educação em ciências na Scielo- Scientific Electronic Library Online(2023) Lopes, Isabel Ramson; Miranda, Angélica deCiências Sociais
- ItemAs potencialidades pedagógicas presentes em laboratórios virtuais para o ensino de cinemática(2023) Pagel, Carlos Henrique; Barwaldt, ReginaA presente dissertação busca compreender as potencialidades pedagógicas sobre o uso de laboratórios virtuais para o Ensino de Física, para isto foi realizada uma revisão sistemática da literatura; análise dos laboratórios e utilização de um laboratório virtual com estudantes. A revisão sistemática foi realizada para: investigar o uso deste recurso e as discussões sobre este tema. A revisão foi realizada a partir da análise das publicações produzidas ao longo de um período de quatro anos em bancos de dados nacionais e internacionais. Posteriormente apresenta uma análise de laboratórios virtuais da plataforma PhET para o Ensino de Cinemática, à luz de três critérios pré-definidos: viabilidade técnica, níveis de aprofundamento e índice de contato. Após as análises do laboratório de Energia na Pista de Skate, o mesmo foi utilizado com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. O método de análise das respostas é a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Foi identificado que independentemente de todos os processos de adaptação para o uso de métodos de Ensino remoto, a pesquisa sobre o uso de laboratórios virtuais para o Ensino da Física é moderada na literatura especializada sobre o assunto. A análise dos laboratórios indicou porcentagens acima de 90% sobre o índice que contabiliza a relação de interação do laboratório com o usuário. Foram identificados três conceitos-em-ação e teoremas-em-ação nas respostas dos estudantes. Em sintese esta pesquisa demonstra que os laboratórios virtuais possuem estratégias potencializadoras para o Ensino de Física, alicerçado na interação e exploração de ambientes virtuais.
- ItemLetramento Estatístico na Educação Infantil: perspectivas e abordagens pedagógicas em um contexto de ensino remoto(2023) Machado, Isadora Batisti; Porciúncula, MaurenEsta pesquisa de mestrado dispôs-se a descortinar e discutir os desafios, as possibilidades pedagógicas e de que maneiras pode-se promover o Letramento Estatístico no contexto da Educação Infantil, na circunstância do ensino remoto, com crianças da pré-escola na faixa etária dos 5 anos, de uma escola do município de Pelotas/RS, a partir de um grupo formativo docente em uma perspectiva colaborativa. O grupo foi composto por quatro professoras da Educação Infantil, incluindo a professora autora desta dissertação. Os dados da pesquisa foram coletados nos encontros formativos e naqueles destinados ao desenvolvimento das atividades com as crianças, todos realizados em 2021. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual se utilizou, como recursos para o tratamento e análise dos dados, as gravações transcritas dos encontros e os registros fotográficos. Este trabalho, que relaciona a Educação Estatística e a Educação Infantil, procurou identificar possibilidades para o desenvolvimento de habilidades concernentes ao Letramento Estatístico desde os primeiros anos de vida escolar. Composta por cinco capítulos-artigos, esta dissertação segue o formato multipaper. No primeiro capítulo-artigo, Educação Estatística e os Processos Mentais no campo da Educação Infantil, identifica-se os sete Processos Mentais Básicos como uma base potencializadora para a articulação e o desenvolvimento do Letramento Estatístico. O segundo capítulo-artigo, Estado do Conhecimento acerca da Educação Estatística no contexto da Educação Infantil, apresenta, por meio de pesquisas acadêmicas, dados que demonstram a importância de incorporar essa ciência à Educação Infantil para contribuir na construção de um sujeito crítico e questionador, capaz de transformar sua realidade por meio da Estatística. O terceiro capítulo-artigo, O Letramento Estatístico nos documentos oficiais e curriculares da primeira etapa da Educação Básica: um estudo referente à Educação Infantil no município de Pelotas, trata-se de uma pesquisa documental sobre o histórico da Educação Infantil no Brasil e o currículo nessa etapa de ensino, por meio da qual foi possível verificar a viabilidade de promover o Letramento Estatístico nessa fase escolar a partir do desenvolvimento de objetivos de aprendizagens contextualizados com a BNCC. O quarto capítulo-artigo, Formação Continuada com aspectos colaborativos para a promoção do Letramento Estatístico com professoras da Educação Infantil, expõe o desenvolvimento de um grupo de formação continuada composto por quatro professoras da Educação infantil, incluindo a pesquisadora, em um contexto de ensino remoto emergencial. Esse grupo desenvolveu, colaborativamente, um planejamento para fomentar abordagens iniciais do Letramento Estatístico com crianças da pré-escola, mediante o qual elencaram-se algumas estratégias emergentes para o desenvolvimento de atividades de natureza estatística com crianças pequenas. Por fim, o quinto e último capítulo-artigo, A construção de gráficos por crianças da Educação Infantil a partir de um planejamento colaborativo: contribuições e desafios no ensino remoto, expõe as contribuições e os desafios para a introdução de noções iniciais do Letramento Estatístico mediante a análise das construções de gráficos produzidos pelas turmas, tendo como contextos investigativos os encontros síncronos e assíncronos. A partir das potencialidades e contribuições identificadas durante as atividades com as crianças, apresenta-se e discutem-se recomendações consideradas importantes para o desenvolvimento do Letramento Estatístico voltado para crianças na fase da pré-escola. Além do mais, o desenvolvimento desta pesquisa de mestrado possibilitou, a partir da formação continuada e da elaboração de planejamentos colaborativos, o desenvolvimento profissional das docentes, que puderam ressignificar e ampliar novos conhecimentos acerca do Letramento Estatístico tanto quanto outros conhecimentos, como o conhecimento do próprio currículo. No mais, a partir das concepções das professoras participantes, este estudo apresentou componentes essenciais voltados para auxiliar na construção do conhecimento estatístico das crianças da Educação Infantil. Esses elementos foram considerados para serem abordados com crianças que se encontram na pré-escola e que estejam desenvolvendo seus processos mentais para a aprendizagem matemática e conhecimentos em relação ao número.
- ItemNarrativas de uma libélula: metamorfoses coletivas de professores em feiras das ciências na perspectiva interdisciplinar(2023) Mesquita, Tauana Pacheco; Araujo, Rafaele Rodrigues DeAs Feiras de Ciências tiveram início no Brasil na década de 60, visando familiarizar os indivíduos com equipamentos de laboratório que eram pouco acessíveis. Inicialmente, eram planejados e organizados por professores de Ciências ou da área das Ciências da Natureza, constituindo-se como um evento escolar. Os trabalhos apresentados, em sua maioria, eram demonstrativos, que replicavam experimentos já existentes. Dessa forma, a presente investigação tem como objetivo compreender narrativamente memórias de professores da Educação Básica sobre o planejamento coletivo no contexto das Feiras das Ciências por meio da perspectiva interdisciplinar. Iniciamos investigando o movimento histórico de constituição das Feiras das Ciências, a formação de professores e o que emerge da perspectiva interdisciplinar nesses espaços. Em seguida, investigamos o que a comunidade científica do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) discute sobre as Feiras e Mostras Científicas na perspectiva interdisciplinar, no período de 2000 a 2020. Por fim, buscamos compreender como ocorre o planejamento coletivo de professores da Educação Básica atuantes em Feiras das Ciências por meio da perspectiva interdisciplinar, a partir de narrativas de suas memórias. Para fomentar a interação com os parceiros de pesquisa, optamos por coletar informações por meio de cartas, incentivando os parceiros de pesquisa a compartilhar suas memórias em relação as Feiras das Ciências. A pesquisa está organizada em artigos e utilizando como metodologias o Estado da Questão, Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Narrativa e Pesquisa Participante. Os resultados destacam a evolução das Feiras das Ciências ao longo do tempo, adaptando-se à realidade estudantil e possibilitando a contribuição de diferentes áreas do conhecimento. Assim, entendemos que as Feiras das Ciências por serem um espaço difundido nos ambientes escolares e por possuírem uma metodologia flexível, proporcionam a formação de professores, pautada na alfabetização e divulgação científica, sendo uma oportunidade de promover o protagonismo dos estudantes. O acolhimento e apoio institucional são essenciais para efetivar a organização das Feiras das Ciências. Portanto, argumentamos que Feiras das Ciências, possibilitam a divulgação da ciência e devem ser incentivadas desde os primeiros anos da Educação Básica, integrados em todos os níveis de ensino, permitindo que todos os estudantes desempenham um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem.
- ItemExperiências e processos de subjetivação de homens autores de violência em grupos reflexivos de gênero da comarca do Rio Grande/RS(2023) Hatje, Luis Felipe; Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta tese de doutorado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na linha de pesquisa “Discursos, culturas e subjetividades na Educação em Ciências”. A Lei Maria da Penha instituiu, em 2006, mecanismos de coibição da violência doméstica e familiar, estabelecendo medidas de prevenção, assistência e proteção às mulheres, como a formação de grupos reflexivos de gênero, compostos por homens autores de violência, para acompanhamento em centros de educação e reabilitação. A pesquisa tem como objetivo problematizar Grupos Reflexivos de Gênero da Comarca do Rio Grande/RS e as experiências dos homens autores de violência participantes desses grupos. E como objetivos específicos: analisar os aspectos regulatórios e legais dos grupos reflexivos gênero para homens autores de violência doméstica; problematizar as transformações das formas de punição, desde os suplícios até abordagens pedagógicas, e investigar a percepção dos homens que participam dos grupos em relação à função dessas práticas como instrumentos de reeducação para autores de violência; analisar as narrativas de homens autores de violência, a fim de perceber as experiências desses sujeitos sobre as relações de gênero e produções das masculinidades. Esta pesquisa está subsidiada nos estudos pós-estruturalistas, bem como em autoras/es que discutem a temática da violência doméstica e familiar articulada com os saberes educacionais e jurídicos.No que diz respeito às discussões em torno do campo da Educação em Ciências, este estudo parte do pressuposto de que a produção de saberes presentes nos grupos, as condições de possibilidade para emergência deles e as pedagogias envolvidas são construções históricas, sociais, culturais e discursivas, permeadas de valores e significados, os quais são representados e engendradas mediante relações de poder-saber. Como metodologia de pesquisa, valemo-nos de análise documental e de investigação narrativa. Dessa forma, foram realizadas: 1) análise documental da legislação protetiva da mulher e de documentos regulatórios dos Grupos Reflexivos de Gênero; 2) entrevistas com homens autores de violência envolvidos nesses grupos, facilitadores/as dos grupos e magistrada do Juizado da Violência Doméstica e Familiar; 3) produção de diários de campo. Para a análise dos dados, utilizamos algumas ferramentas de inspiração foucaultiana. Nas análises realizadas, verificou-se, nos documentos legais, série de estratégias para conduzir os sujeitos a conduta não violenta no ambiente doméstico, como recomendações de desconstrução da masculinidade hegemônica e possibilidade de produção e de vivência das masculinidades. Constatou-se existência de currículo nos grupos reflexivos de gênero, com a finalidade de tornar homens autores de violência capazes de se governarem. Por meio das entrevistas, constatou-se a violência doméstica vinculada às desigualdades de gênero e às visões dominantes de masculinidade. Por outro lado, inferiu-se participação dos homens nos grupos não enquanto prática punitiva, mas construindo processo pedagógico capaz de promover reflexões e responsabilização de atos. Assim, interpelados por construções socioculturais, a mudança de comportamentos violentos dos homens torna-se possível a partir de grupos reflexivos emergentes como estratégia para combater a violência. Portanto, a relevância desta pesquisa consistiu em promover o debate acerca de masculinidades de comportamento violento e de mecanismos utilizados para tentar inibir tais práticas.
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