IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
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- ItemFísica Moderna e Arte: um paradigma complexo das culturas científica e artística em espaços formais e não-formais(2023) Moura, Gilson Yuri Silva; Mackedanz, Luiz FernandoA seguinte tese de doutorado explorou a integração das artes, como cinema, literatura, música, teatro, cordel, quadrinhos, escultura e pintura, como ferramentas de ensino no contexto da Física Moderna e Contemporânea (FMC). A pesquisa se baseou na capacidade das artes não apenas de facilitar a compreensão dos conceitos complexos da FMC, mas também de promover a fusão da ciência com a cultura, abordando a significativa carência de cultura científica na sociedade, notadamente no cenário brasileiro. A questão fundamental abordada nesta pesquisa foi como a aplicação das artes como recursos didáticos pode estreitar a relação entre a Física Moderna e Contemporânea e a cultura científica, ao mesmo tempo em que impulsiona a Alfabetização Científica. Fundamentada nas teorias do pensamento complexo de Edgar Morin, a pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa abrangente. Isso incluiu uma revisão sistemática da literatura e uma análise altmétrica com foco na disseminação do conhecimento científico, com ênfase no ensino de Física, notadamente nas redes sociais. Além disso, a metodologia envolveu a execução de uma sequência didática em uma turma de graduação, explorando estratégias específicas que incorporam as artes no processo de ensino. Simultaneamente, foram realizadas investigações em visitantes e um grupo amador de Astronomia em um planetário, onde as artes aproxima-os a compreensão de conceitos da FMC. Os principais resultados da pesquisa destacaram um crescente interesse na intersecção entre a Física Contemporânea e as Artes. As artes se revelaram como ferramentas eficazes no processo de ensino-aprendizagem da FMC, motivando os estudantes, contextualizando os conteúdos e simplificando a compreensão dos conceitos científicos. Em última análise, a tese fornece evidências sólidas de que a integração das artes como recursos didáticos na perspectiva da Física Moderna e Contemporânea é uma abordagem promissora. Essa abordagem não apenas aproxima os estudantes de conceitos complexos, mas também estimula o interesse nas Ciências e, fundamentalmente, contribui para superar a escassez de cultura científica na sociedade, particularmente no contexto brasileiro. As conclusões sugerem que essa abordagem pode resultar no desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras, formando um público mais engajado e crítico em relação à ciência e à cultura, representando, assim, um avanço significativo na Alfabetização Científica.
