IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
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Resultados da Pesquisa
- ItemPercepções dos licenciandos em matemática sobre os desafios e as potencialidades na utilização de tecnologias digitais nos espaços educativos durante a pandemia(2022) Dutra, Roger Braga; Novello, Tanise PaulaNo ano de 2020, o mundo foi surpreendido pela covid-19, uma doença que forçou mudanças em vários aspectos na sociedade, inclusive na educação. As alterações na dinâmica escolar foram várias, perpassando desde as relações sociais entre professores, funcionários e estudantes, até a alteração do espaço de ensinar e aprender, rompendo o espaço físico onde comumente aconteciam as interações entre professores e alunos. Frente a essa realidade, para dar continuidade ao ensino, foi necessária a migração para um modelo de ensino remoto, que demandou uma ruptura de paradigmas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as percepções dos licenciandos em Matemática da UFPel quanto aos desafios e potências relacionadas aos espaços educativos durante a pandemia de covid-19. Os participantes deste estudo são um total de 45 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPel, que estavam cursando a disciplina de Software na Educação Matemática entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022, e que expressaram suas opiniões e reflexões no mural coletivo digital Padlet. Essa ferramenta digital possibilita a interação dos participantes que, no contexto desta pesquisa, culminou com discussões sobre ensino remoto na pandemia, a qual constituirá o corpus da análise. Além disso, a fim de conhecer o que tem sido produzido academicamente em torno desta temática, foi realizado um mapeamento dos artigos publicados na revista Em Teia, a fim de estabelecer diálogos entre o presente estudo e outras produções acadêmicas recentes. Assim, as interações realizadas pelos licenciandos foram analisadas por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefèvre e Lefèvre (2005) e, a partir das análises dos registros produzidos pelos participantes, foram construídos três discursos síntese. São eles: “Potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais”, “Dificuldades educativas enfrentadas durante a pandemia” e “Entraves para a adoção das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas”. Entre as discussões que perpassam os DSC está a hipótese de que as tecnologias digitais passarão a, cada vez mais, integrar a realidade escolar após a pandemia. Contudo, para explorar as potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais é preciso considerar questões como a formação inicial e continuada dos docentes e as desigualdades sociais evidentes na realidade brasileira, as quais podem se configurar em desafio.
