IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/123456789/11521
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemProdução científica sobre Educação em Ciências na Scielo - Scientific Electronic Library online(2023) Lopes, Isabel Ramson; Miranda, Angélica Conceição DiasCom a constante mudança dos processos de produção do conhecimento científico, é necessário conhecer o que foi e o que está sendo produzido, seja para uma atualização dos avanços da área ou para basear-se em tais pesquisas para produção de novos estudos a partir de possíveis lacunas observadas. Este trabalho teve como objetivo investigar a produção científica sobre Educação em Ciências na biblioteca Eletrônica SciELO. Nos resultados foram recuperados 312 artigos, sendo 58 selecionados para o estudo. Na análise quantitativa verificou-se que os anos de 2014, 2015 e 2020 foram os que tiveram maior número de publicações sobre o assunto. Quanto aos periódicos que mais publicaram foram: a Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, com 28 trabalhos e a revista Ciência & Educação (Bauru), com 23 documentos. As revisões bibliográficas, foram as mais utilizadas nos estudos encontrados. Três regiões brasileiras destacaram-se, sendo elas: sudeste, centro oeste e sul. Quanto ao gênero dos autores que publicaram sobre o assunto, o feminino obteve maior quantidade de trabalhos, tanto na autoria como na coautoria. A parte qualitativa obteve diversificação de assuntos tratados sendo parte deles sobre teorias aplicadas a Educação em Ciências e estudos sobre CTS. Destaca-se como considerações que a EC apresenta uma pluralidade de assuntos, visando a aplicação de novas teorias, porém na parte quantitativa em que foi utilizada a bibliometria, observou-se que apenas três regiões estiveram presentes.
- ItemRevistas da área do ensino, na plataforma sucupira, extrato qualis 2017-2020 e os critérios de qualidade Scielo(2024) Silveira, Amanda das Neves Pinto; Miranda, Angélica Conceição DiasVivenciamos a chamada quarta revolução tecnológica, marcada pelo crescente volume de informações e publicações, graças a um fazer científico de forma aberta proporcionando acesso irrestrito a publicações no mundo. O objetivo geral do presente estudo foi: Analisar as revistas da área do ensino, na plataforma SUCUPIRA, extrato 2017-2020 de acordo com os Critérios de Qualidade SciELO. Dos específicos destaca-se: a) Aferir a literatura sobre o novo QUALIS e dos critérios de qualidades da SciELO; b) Discutir acerca das competências tecnológicas implicadas ao letramento científico; c) Identificar as revistas da área do ensino, na plataforma SUCUPIRA, extrato 2017-2020; d) Investigar as revistas selecionadas a partir dos critérios de qualidade elencados pela SciELO; e) Mapear as revistas. Nos caminhos metodológicos utilizamos a abordagem hipotético-dedutiva, método comparativo, análise bibliométrica e cientométrica, pesquisa documental na plataforma SUCUPIRA, sobre o último extrato Qualis publicado. Das 2.092 revistas dispostas no Qualis A, 996 são brasileiras, específicas da primeira valoração restaram 134 para análise, dessas todas as revistas pesquisadas tinham ao menos cinco critérios, de mesmo modo obtivemos uma que atingiu a todos os critérios. Conforme os dados analisados 35% das revistas estão concentradas em São Paulo, transformando a região Sudeste a com maior concentração de revistas com um total de 59% ou 80 revistas localizadas ali. Todos os objetivos propostos foram finalizados, com isso, concluímos assim que as revistas seguem aos critérios impostos, validando a nota obtida no Qualis, o uso dos critérios disponibilizados pela SciELO padroniza as informações e os itens necessários para preservar e divulgar a ciência.
- ItemProdução científica sobre educação em ciências na Scielo- Scientific Electronic Library Online(2023) Lopes, Isabel Ramson; Miranda, Angélica deCiências Sociais
