IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
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Resultados da Pesquisa
- ItemProdução científica sobre as temáticas educação em ciências, alfabetização científica e comunicação científica na base de dados Education Resources Information Center (ERIC)(2025-03) Rosa, Isabela Figueiredo da; Miranda, Angélica Conceição DiasAs ciências que anteriormente eram configuradas em espaços específicos, atualmente trabalham de modo interdisciplinar. Sendo assim os conceitos de educação em ciências, alfabetização científica e comunicação científica foram recriados e reconfigurados. Esse trabalho estuda as temáticas em nível internacional com objetivo de ampliar as perspectivas sobre os temas. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a produção científica sobre Educação em Ciências, Alfabetização Científica e Comunicação Científica na base de dados ERIC. Os objetivos específicos são a) pesquisar artigos científicos sobre os temas, b) apresentar dados quantitativos e indicadores sobre as temáticas e c) compreender as tendências e lacunas na produção acadêmica sobre as temáticas. Para atender aos propostos, foi adotada a revisão bibliográfica e a análise bibliométrica com a aplicação de suas leis. A Lei de Bradford analisou os periódicos mais relevantes em cada uma das temáticas, a Lei de Lotka explorou a produtividade dos autores e a distribuição da produção científica e a Lei de Zipf examinou a frequência e a distribuição das palavras chave, destacando os termos mais recorrentes nos estudos analisados. As coocorrências de autores e palavras-chave, também foram aplicadas buscando identificar padrões de relacionamento entre esses elementos, mapear áreas de interesse, tendências de pesquisa e redes de colaboração entre pesquisadores. A pesquisa resultou 572 artigos sobre Educação em Ciências, 110 sobre Alfabetização Científica e 45 sobre Comunicação Científica, sendo 21 com a tradução scientific communication e 24 com scholarly communication. De acordo com a Lei de Bradford, observou-se que em educação em ciências, um pequeno número de periódicos concentra a maior parte dos artigos, enquanto a maioria tem apenas um ou poucos artigos sobre o tema. Na alfabetização científica, um periódico concentra alta frequência de artigos, e em comunicação científica, scientific communication apresenta três periódicos com mais de um artigo e scholarly communication apresenta três periódicos com dois ou mais artigos. Quanto à Lei de Lotka, identificou-se que, em educação em ciências e alfabetização científica, poucos autores publicaram a maior parte dos artigos, enquanto muitos autores publicaram apenas um. Em comunicação científica, no entanto, todos os autores possuem apenas uma publicação. Por fim, a Lei de Zipf foi observada em todas as temáticas, com a distribuição das palavras-chave apresentando uma frequência alta para algumas e uma distribuição ampla de termos menos frequentes. Identificou-se que a educação em ciências foca na eficácia das estratégias de ensino e no desenvolvimento de habilidades, promovendo a alfabetização científica. A comunicação científica complementa esse processo, tornando o conhecimento acessível e fortalecendo a compreensão crítica e a formação de futuros cientistas. As análises de coocorrência revelam fragmentação nas colaborações acadêmicas em educação em ciências, alfabetização científica e comunicação científica. Destacam-se núcleos temáticos distintos e a necessidade de maior integração interdisciplinar, o fortalecimento da colaboração entre pesquisadores e ampliação do impacto da comunicação científica na educação e na sociedade. A investigação fortaleceu a integração entre as áreas estudadas, a teoria científica através da educação em ciências, a criticidade da alfabetização científica e a aplicação na comunicação científica.
- ItemProdução científica sobre Educação em Ciências na Scielo - Scientific Electronic Library online(2023) Lopes, Isabel Ramson; Miranda, Angélica Conceição DiasCom a constante mudança dos processos de produção do conhecimento científico, é necessário conhecer o que foi e o que está sendo produzido, seja para uma atualização dos avanços da área ou para basear-se em tais pesquisas para produção de novos estudos a partir de possíveis lacunas observadas. Este trabalho teve como objetivo investigar a produção científica sobre Educação em Ciências na biblioteca Eletrônica SciELO. Nos resultados foram recuperados 312 artigos, sendo 58 selecionados para o estudo. Na análise quantitativa verificou-se que os anos de 2014, 2015 e 2020 foram os que tiveram maior número de publicações sobre o assunto. Quanto aos periódicos que mais publicaram foram: a Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, com 28 trabalhos e a revista Ciência & Educação (Bauru), com 23 documentos. As revisões bibliográficas, foram as mais utilizadas nos estudos encontrados. Três regiões brasileiras destacaram-se, sendo elas: sudeste, centro oeste e sul. Quanto ao gênero dos autores que publicaram sobre o assunto, o feminino obteve maior quantidade de trabalhos, tanto na autoria como na coautoria. A parte qualitativa obteve diversificação de assuntos tratados sendo parte deles sobre teorias aplicadas a Educação em Ciências e estudos sobre CTS. Destaca-se como considerações que a EC apresenta uma pluralidade de assuntos, visando a aplicação de novas teorias, porém na parte quantitativa em que foi utilizada a bibliometria, observou-se que apenas três regiões estiveram presentes.
- ItemProdução científica sobre educação em ciências na Scielo- Scientific Electronic Library Online(2023) Lopes, Isabel Ramson; Miranda, Angélica deCiências Sociais
