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Federal do Rio Grande
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IMEF - Pós-Graduação em Modelagem Computacional

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    Qualidade do ensino de graduação avaliada a partir da satisfação do discente
    (2014) Avila, Sarah Heidtmann; Mattos, Viviane Leite Dias de
    O presente trabalho apresenta um modelo para avaliar a satisfação do discente para com os serviços educacionais prestados pela instituição de ensino superior na qual estuda. Para a criação deste modelo foi desenvolvido um instrumento que aproxima a área educacional aos modelos de mensuração da qualidade de empresas de prestação de serviço. Visto a grande complexidade das temáticas envolvidas, foi feita uma profunda pesquisa bibliográfica para buscar conhecimento científico com relação ao constructo satisfação e sua mensuração. Destacam-se os modelos SERVQUAL e SERVPERF por seu pioneirismo na área de prestação de serviço e pela relevância dada à qualidade percebida. A versão preliminar do instrumento foi criada com base na escala SERVPERF, nos questionários utilizados pelo INEP para avaliação de cursos in loco e em modelos propostos por Ferreria (2005) e Jonhston (1995). Esta versão passou pelo processo de validação de conteúdo envolvendo docentes e discentes, sendo posteriormente aplicado a um grupo de 107 estudantes com o objetivo de realizar a validação de constructo. Por meio da Análise Fatorial, que empregou os métodos dos componentes principais e dos eixos principais com rotação oblíqua para identificação e extração de fatores, foi possível identificar quatro dimensões que conseguem explicar 67% da variância, o que é considerado bastante satisfatório. Finalizando, o modelo desenvolvido foi aplicado em uma amostra de 45 alunos dos diferentes anos de integralização do curso de graduação em Psicologia. A análise estatística destes dados que envolveu Análise de Variância e Análise de Regressão possibilitou modelar o comportamento deste constructo ao longo do curso, sendo encontrado um modelo de qualidade razoável. Os achados, entretanto, apontaram para o fato do adiantamento no estudante no curso não interferir de forma significativa na satisfação do discente.
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    Análise numérica de Trocadores de Calor Solo-Ar em forma de “Y” através do método Design Construtal e de um novo Indicador de Desempenho Energético (IDE) empregando modelo computacional aprimorado
    (2019) Rodrigues, Michel Kepes; Isoldi, Liércio André; Santos, Elizaldo Domingues dos
    O Trocador de Calor Solo-Ar (TCSA) é um dispositivo constituído por dutos enterrados no solo através dos quais o ar é forçado a escoar. O ar que entra no duto pode trocar calor com o solo e sai do duto com uma temperatura mais amena em relação a sua temperatura de entrada. Em períodos quentes, o ar sofre resfriamento e, em períodos frios, o mesmo sofre aquecimento. O ar, então, troca calor com o solo, que por sua vez armazena energia térmica na sua camada superficial, sendo que esta energia é originária da radiação solar incidente na superfície terrestre, que é uma energia renovável. A principal finalidade do TCSA é proporcionar uma melhoria na condição térmica no interior de edificações, visando à redução no consumo de energia elétrica de equipamentos de condicionamento de ar tradicionalmente utilizados. A presente pesquisa sustenta-se sobre três pilares: o aprimoramento do modelo computacional de TCSA; a análise de desempenho do TCSA e o estudo de caso realizado. O objetivo geral desta pesquisa é melhorar o desempenho de TCSA em forma de "Y", por meio de um modelo computacional aprimorado, considerando um novo parâmetro de desempenho específico para este tipo de dispositivo, em um estudo de caso realizado no município de Rio Grande. Os principais destaques e contribuições desta pesquisa são: o desenvolvimento do Modelo Computacional Compacto (MOC) de TCSA; a criação do Indicador de Desempenho Energético (IDE) e o estudo de caso inédito do TCSA em forma de "Y", aplicado no município de Rio Grande. A simulação numérica, a técnica de caracterização do tipo de solo, o método de obtenção do perfil de temperaturas do solo e do ar, a técnica da Busca Exaustiva e o método Design Construtal são as principais ferramentas metodológicas empregadas neste estudo. Para aplicação do método Design Construtal, dois graus de liberdade são considerados no sistema para que o mesmo possa evoluir: a razão (L2/L1) e o ângulo Â, sendo que L2 é o ramo secundário, L1 é o ramo primário (da configuração em "Y") e  é o ângulo formado entre o ramo secundário e a direção horizontal. Enquanto a razão (L2/L1) assume os valores: 0,05; 0,10; 0,25; 5,50 e 11,50, os ângulos  admitidos são: 0o, 15o, 30o, 45o, 60o e 75o. Diversas instalações de TCSA são propostas e investigadas. Os resultados mostraram que: (a) é possível estabelecer um novo modelo computacional, validado e verificado, mais acurado, mais rápido e com capacidade de aplicabilidade em diversas regiões do planeta. Esse modelo é capaz de levar em consideração as características do tipo de solo local e dados reais ou realísticos de temperaturas do solo e do ar de uma determinada região. Nesta pesquisa, é adotado um procedimento desenvolvido para solução das equações de conservação, denominada de metodologia numérica de solução desacoplada dos fenômenos fluidodinâmicos e térmicos – DFT. Um novo critério de geração de malha com base em elementos hexaédricos para análise fluidodinâmica é definido; (b) o TCSA formado por L2/L1 = 0,05 e  = 30o é considerado o dispositivo ótimo, dentre os casos analisados, isto é, aquele que conduz a maximização do IDE do TCSA. Consequentemente, esse dispositivo conduz ao melhor desempenho energético do TCSA e (c) o TCSA aplicado em uma determinada localidade do município de Rio Grande, na profundidade recomenda de 1,00 m, pode render na economia de energia elétrica mensal de até 120 kWh (aquecimento), em períodos de frio, e de 75 kWh (resfriamento), em períodos de calor.
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    Estudo da confiabilidade de vigas de concreto armado reforçadas com fibra de carbono através de modelo computacional
    (2019) Silva Júnior, Francisco Eudázio Suriano da; Real, Mauro de Vasconcellos
    Neste trabalho foi realizado um estudo de confiabilidade com base na norma americana para projeto de reforço à flexão de vigas de concreto armado com Polímeros Reforçados com Fibras (PRF), visto que o Brasil ainda não possui norma sobre este tema. Para isto, foi realizada a modelagem computacional em elementos finitos no software ANSYS de uma viga de concreto armado reforçada com uma camada de fibra de carbono, com destaque para a modelagem da região da interface concreto-reforço, que é a região onde geralmente ocorre a falha neste tipo de viga. O modelo adotado foi validado através de resultados experimentais disponíveis na literatura, mostrando bom funcionamento. Em seguida, utilizando o Método da Superfície de Resposta, foi obtida a função polinomial de resposta do sistema. Com esta função e considerando o erro do modelo, foram executados os métodos de confiabilidade de primeira ordem (FORM) e simulação de Monte Carlo, por meio dos quais foram obtidos os índices de confiabilidade que foram comparados a um índice de confiabilidade alvo. Por fim, foi realizado um estudo paramétrico para verificar como o índice de confiabilidade varia de acordo com a variação dos parâmetros de entrada do modelo. Os resultados mostraram que a confiabilidade da norma americana se mostrou adequada para a viga em estudo, que a distribuição de probabilidade da resistência da viga aparenta ser lognormal e que as variáveis de maior impacto no índice de confiabilidade foram a relação carga variável/carga permanente e as resistências do concreto e do aço.
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    Desenvolvimento de um algoritmo utilizando redes neurais artificiais usando dados da tomografia por impedancia elétrica para estimativa de volumes
    (2015) Terra Júnior, José Alfredo de Villa; Rodrigues, Renato Glauco de Souza
    No presente trabalho, desenvolveu-se um sistema capaz de estimar o volume de um corpo qualquer, baseado em dados para Tomografia por Impedância Elétrica (TIE). Mostrou-se, que através de uma Rede Neural Artificial (RNA) o sistema pode ser generalizado, sendo possível aplicá-lo em outros volumes de interesse. Gráficos comparativos mostram que se pode explorar a simetria do sistema sem que ocorram perdas significativas na precisão dos resultados.
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    Otimização geométrica da forma e estrutura em um problema de transferência de calor aplicando a teoria constructal e o simulated annealing
    (2015) Gonzales, Gill Velleda; Santos, Elizaldo Domingues dos; Emmendorfer, Leonardo Ramos
    Nesta pesquisa é estudada a aplicação do algoritmo Simulated Annealing (SA) associada à Teoria Constructal para a otimização geométrica da forma e estrutura em problemas de transferência de calor. Dois problemas envolvendo cavidades resfriadoras são estudados. Primeiramente, o algoritmo SA é aplicado à otimização de uma cavidade em forma de Y com quatro graus de liberdade e três restrições geométricas. A mesma foi otimizada em estudos prévios da literatura através dos métodos de Busca Exaustiva (BE) e Algoritmo Genético (AG) com variação geométrica realizada através do Constructal Design. O principal parâmetro do algoritmo SA (resfriamento da temperatura de controle do algoritmo, denominado cooling schedule) também é estudado. Os modelos tradicionais de resfriamento (Boltz, Exponencial e Fast) são investigados juntamente com novos modelos híbridos, propostos neste estudo e nomeados de BoltzExp, ConstExp1 e ConstExp2. A análise dos parâmetros é realizada através de uma experiência para a otimização de dois graus de liberdade da cavidade em Y. Nesta, são executadas vinte rodadas de trinta execuções de cada versão do algoritmo SA, configurado com diferentes parâmetros de cooling schedule, sendo avaliada a quantidade de vezes que cada algoritmo alcançou a geometria ótima global. Para um problema com até três graus de liberdade, os resultados do SA são comparados com os obtidos pelos métodos BE e AG e para sistemas mais complexos é investigado o efeito das restrições ψ e φ (que representam a área inscrita e a área da cavidade em Y) onde os resultados são novamente comparados com os obtidos com AG. Através de técnicas de análises estatísticas foi possível verificar diferenças significativas entre os resultados do SA com os diferentes cooling schedules investigados. Em um segundo estudo, é proposta uma nova geometria de cavidade na forma de duplo-T, para um problema da mesma natureza da cavidade em Y. A nova geometria possui cinco graus de liberdade e quatro restrições. O algoritmo SA é aplicado na otimização da cavidade em duplo-T com as mesmas configurações de parâmetros validados no processo de otimização da cavidade em forma de Y. Também foi realizada uma comparação entre o desempenho térmico da nova cavidade proposta, em forma de duplo-T, e a cavidade em forma de Y para a razão de H/L = 1 e para a otimização completa de ambas cavidades. De uma forma geral, a otimização completa demonstrou a eficiência dos modelos híbridos, assim como a vantagem em utilizar mais de uma versão do SA quanto à precisão dos resultados da otimização. Os resultados mostram que o SA é adequado e indicado à utilização junto ao método Constructal Design em problemas de cavidades.
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    Algoritmos genéricos para a geração de modelos dinâmicos de cabos umbilicais e veículos subaquáticos
    (2015) Oliveira, Vanessa Sousa de; Gomes, Sebastiao Cicero Pinheiro
    A modelagem dinâmica de cabos umbilicais incluindo a dinâmica de veículos subaquáticos não tripulados do tipo ROV (Remotely Operated Vehicle) apresenta dificuldades em razão das não linearidades e da complexidade do equacionamento no espaço 3D, sendo este o principal motivo para a quase inexistência de trabalhos sobre o acoplamento das dinâmicas do cabo e do veículo. O presente trabalho tem como principal objetivo conceber os meios para se acoplar as duas dinâmicas, de forma a possibilitar análises sobre a influência de uma carga terminal com dinâmica própria, sobre a dinâmica do cabo. A modelagem dinâmica de estruturas do tipo cabo é feita a partir da formulação de Euler-Lagrange. O modelo dinâmico consiste em dividir o cabo em pequenos elos conectados por articulações fictícias flexíveis, permitindo movimentos em elevação, azimute e torção. O cabo está articulado a uma estrutura fixa em uma extremidade e com uma massa mc na outra extremidade (ROV), onde estão sendo aplicadas forças externas. As forças externas atuantes na carga terminal são conhecidas no referencial do corpo. Há então a necessidade de se efetuar transformações para o referencial inercial. Estas forças podem provocar tanto deslocamentos do centro de massa da carga terminal, quanto rotações em torno deste, ou seja, além de um vetor força resultante há um vetor torque resultante atuante na carga terminal, já que esta não é considerada puntual e sim, um corpo rígido se deslocando no espaço 3D. Um estudo sobre a influência dessas forças na dinâmica do cabo foi realizado considerando-se um modelo com até cinco elos e, posteriormente, foi identificado um padrão de crescimento das equações à medida que se aumenta o número de elos para representar de forma discreta a flexibilidade contínua do cabo. Este padrão identificado permitiu o desenvolvimento de algoritmos genéricos, geradores do modelo global (cabo e carga terminal com dinâmica própria) para um número qualquer de elos escolhidos para a dinâmica do cabo, sendo esta a principal contribuição da presente dissertação. Não foi encontrada na literatura nenhuma solução analítica para este problema e nem mesmo a modelagem dinâmica do mesmo no espaço 3D. Como não se dispõe de um aparato experimental, as simulações foram analisadas apenas de forma qualitativa e, em todos os casos analisados, os resultados foram conforme o esperado fisicamente. Um software que permite uma animação 3D foi desenvolvido para facilitar a visualização e a análise das simulações. As animações 3D permitiram concluir que a movimentação do cabo confere uma boa sensação de realidade física, principalmente quando se trabalha com um grande número de elos na representação da flexibilidade do cabo.
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    Uma metodologia para o ensino da teoria dos grafos utilizando objetos virtuais de aprendizagem
    (2016) Sena, Maria Elenice Schroeder de; Adamatti, Diana Francisca; Machado, Catia Maria dos Santos
    Neste trabalho, apresenta-se uma metodologia de inserção da Teoria dos Grafos no Ensino Médio através de uma ferramenta computacional de aprendizagem. A importância em desenvolver metodologias de ensino que se adequem aos conhecimentos dos alunos e a busca por um ensino de qualidade são fatores que motivaram a realização dessa pesquisa. Contemplar o estudo da Teoria dos Grafos como parte do ensino da Matemática e na resolução de problemas tornará os estudantes mais preparados para um mundo, onde cada vez mais, é valorizada a capacidade de interpretação, raciocínio lógico e conhecimento aplicado. No campo das Tecnologias da Informação e Comunicação existe um amplo ferramental para desenvolvimento de atividades de ensino. Os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs), definidos como quaisquer recursos digitais reutilizáveis que auxiliem na aprendizagem de algum conceito e, ao mesmo tempo, estimulem o desenvolvimento de capacidades pessoais, como imaginação e criatividade, são um exemplo de ferramenta nessa área de pesquisa. O OVA foi desenvolvido baseado em problemas relacionados ao dia-a-dia do estudante. O estudo da Teoria dos Grafos, quando aplicada a problemas do cotidiano, pode permitir ao aluno explorar diversas propriedades matemáticas. No contexto deste trabalho é estabelecida uma relação entre Grafos, Matrizes e Análise Combinatória, conteúdos do Ensino Médio. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a viabilidade do uso dessa ferramenta com estudantes do 3º ano do Ensino Médio em duas escolas públicas, situadas na cidade de Rio Grande - RS.
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    Estudo numérico da geometria de um dispositivo galgamento onshore em escala real empregando Constructal Design
    (2014) Goulart, Marcelo Moraes; Santos, Elizaldo Domingues dos; Isoldi, Liercio Andre
    O estudo a respeito das tecnologias e princípios de funcionamento de dispositivos de conversão de energia das ondas em energia elétrica tem crescido sensivelmente. Entre os conversores de energia das ondas do mar em energia elétrica (WEC – do inglês: Wave Energy Converter) está o dispositivo de galgamento. O seu princípio físico de funcionamento consiste em uma rampa que guia a água das ondas incidentes para um reservatório localizado acima do nível médio do mar. A água acumulada no reservatório escoa através de uma turbina de baixa queda gerando energia elétrica. No presente trabalho é realizado um estudo numérico relacionado ao efeito da geometria da rampa sobre o desempenho de um dispositivo de galgamento onshore em escala real, empregando Constructal Design. O principal propósito aqui é verificar quais geometrias para a rampa (razão entre a altura e comprimento da rampa: H1/L1) maximizam a quantidade de massa de água que entra no reservatório do dispositivo para várias distâncias entre o fundo do dispositivo e o fundo do tanque (S) onde o mesmo foi inserido. Vale destacar que, neste trabalho, é avaliado apenas o princípio físico de funcionamento do dispositivo. Consequentemente, as geometrias ótimas obtidas aqui servem como uma recomendação teórica para futuros estudos e construções desse tipo de conversor de energia das ondas. Nas presentes simulações, as equações de conservação de massa, quantidade de movimento e uma equação para o transporte da fração volumétrica são resolvidas com o método dos volumes finitos (MVF). Para abordar a mistura água e ar, o modelo multifásico Volume of Fluid (VOF) é empregado. O emprego do Constructal Design permitiu aumentar significativamente o desempenho fluidodinâmico do dispositivo para todas as profundidades analisadas. Os resultados mostraram que as melhores geometrias são obtidas para as menores razões de H1/L1 para todas as profundidades analisadas, contrariamente ao que foi observado em estudos preliminares da literatura para um dispositivo no meio do canal em escala de laboratório que simulava um dispositivo de galgamento do tipo offshore. Também foi observado que não há uma geometria universal ótima que conduz a maior massa de água que entra no reservatório para as várias profundidades estudadas. Neste estudo, conforme esperado, a diminuição de S conduziu a um aumento da massa de água máxima que entra no reservatório (mm) e da razão H1/L1 ótima, (H1/L1)o.
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    Uma proposta para melhorar a convergência de MCMC
    (2014) Barreto, Nilzair Mendes; Werhli, Adriano Velasque
    Atualmente na área de Sistemas Biológicos vêm-se trabalhando para o desenvolvimento de ferramentas que possam auxiliar a obter um maior conhecimento sobre as interações moleculares em um organismo. Pesquisas tem sendo desenvolvidas tendo como objetivo principal obter um detalhamento da organização funcional de Sistemas Biológicos. As redes regulatórias genéticas tem sido utilizadas como um ferramental para dispor mapas detalhados sobre as interações entre os genes e consequentemente sobre as interações moleculares e a organização funcional. Porém, estas redes regulatórias são altamente complexas e o processo para inferi-las é custoso computacionalmente. Neste trabalho optou-se por trabalhar com redes Bayesianas devido à sua natureza probabilística e exibilidade. As redes Bayesianas foram amostradas através do MCMC que garante que haja uma convergência para distribuição posterior. Porém, na prática o MCMC é relativamente lento e sem garantia de alcançar a convergência. Desta forma propõe-se utilizar a saída de métodos mais rápidos e menos precisos como GGM como entrada para o método MCMC. Sendo assim, o presente trabalho propõe o desenvolvi- mento de um BNGGM permitindo que a amostragem MCMC seja guiada por um método mais rápido. Sendo assim, buscou-se então contribuir para o desenvolvimento de métodos de inferência de redes genéticas e assim também acrescentar recursos ao trabalho de desenvolvimento métodos de diagnósticos e cura de doenças.
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    Qualidade do ensino de graduação avaliada a partir da satisfação discente
    (2014) Avila, Sarah Heidtmann; Mattos, Viviane Leite Dias de
    O presente trabalho apresenta um modelo para avaliar a satisfação do discente para com os serviços educacionais prestados pela instituição de ensino superior na qual estuda. Para a criação deste modelo foi desenvolvido um instrumento que aproxima a área educacional aos modelos de mensuração da qualidade de empresas de prestação de serviço. Visto a grande complexidade das temáticas envolvidas, foi feita uma profunda pesquisa bibliográfica para buscar conhecimento científico com relação ao constructo satisfação e sua mensuração. Destacam-se os modelos SERVQUAL e SERVPERF por seu pioneirismo na área de prestação de serviço e pela relevância dada à qualidade percebida. A versão preliminar do instrumento foi criada com base na escala SERVPERF, nos questionários utilizados pelo INEP para avaliação de cursos in loco e em modelos propostos por Ferreria (2005) e Jonhston (1995). Esta versão passou pelo processo de validação de conteúdo envolvendo docentes e discentes, sendo posteriormente aplicado a um grupo de 107 estudantes com o objetivo de realizar a validação de constructo. Por meio da Análise Fatorial, que empregou os métodos dos componentes principais e dos eixos principais com rotação oblíqua para identificação e extração de fatores, foi possível identificar quatro dimensões que conseguem explicar 67% da variância, o que é considerado bastante satisfatório. Finalizando, o modelo desenvolvido foi aplicado em uma amostra de 45 alunos dos diferentes anos de integralização do curso de graduação em Psicologia. A análise estatística destes dados que envolveu Análise de Variância e Análise de Regressão possibilitou modelar o comportamento deste constructo ao longo do curso, sendo encontrado um modelo de qualidade razoável. Os achados, entretanto, apontaram para o fato do adiantamento no estudante no curso não interferir de forma significativa na satisfação do discente.