IMEF - Programas de Pós-Graduação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/5988
Navegar
374 resultados
Filtros
Configurações
Resultados da Pesquisa
- ItemA geometria espacial aplicada ao conceito de estruturas cristalinas(2023) Weiand, Fernanda Rodrigues Ribeiro; Costa, Rosângela Menegotto; Guidotti, Charles dos SantosEsta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) campus Santo Antônio da Patrulha, no estado do Rio Grande do Sul. Nesta pesquisa apresentamos uma experiência de implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, na disciplina de matemática. A UEPS desenvolvida baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, visando uma aplicação da geometria espacial composta de uma transposição do conteúdo de estruturas cristalinas e atividades práticas. Deste modo, esta pesquisa apresentou a seguinte pergunta norteadora: Como o tema de estruturas cristalinas pode ser desenvolvido como uma aplicação da geometria espacial na disciplina de Matemática no Ensino Médio? Objetivamos propor e desenvolver uma UEPS e avaliar as suas potencialidades e limitações para a discussão do conceito de estruturas cristalinas com aplicação da geometria espacial no Ensino Médio. Esta pesquisa, quanto à abordagem, é qualitativa, quanto aos procedimentos, é uma pesquisa- ação e contou com múltiplos instrumentos de análise, sendo eles a fala, a escrita e as avaliações. Os relatos dos estudantes indicam que as atividades práticas tornaram as aulas mais atrativas e que os mesmos se sentiram mais motivados, inclusive nas que necessitavam de cálculos. A partir da análise da experiência, é possível notar indícios de aprendizagem significativa, como captação de significados, capacidade de explicar e de aplicar o conhecimento para resolver situações-problema.
- ItemExplorando o ensino de física por investigação e as tecnologias digitais de informação e comunicação: uma experiência vivida no ensino médio(2023) Soares, Mariane Santos; Guidotti, Charles dos SantosNeste estudo, buscou-se compreender o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para o ensino da Física, alicerçado em uma abordagem investigativa no ensino de Física, mediada pelo uso de TDIC ́S. O estudo é caracterizado como pesquisa-ação de cunho qualitativo, buscando responder à seguinte indagação: O que é isso que se mostra da mediação tecnológica ao desenvolver uma sequência de ensino investigativa (SEI) de Física, no Ensino Médio? A pesquisa é iniciada com o estado da arte, visando mapear estudos que abordem o uso das TDIC no ensino de Física. O universo de pesquisa constituiu-se pela análise da prática docente da pesquisadora, com estudantes da rede pública do ensino médio, em São Francisco de Paula/RS e a prospecção dos dados, obtida a partir da aplicação de sequências didáticas. Esses dados são analisados a partir do método de Análise Textual Discursiva, visando os significados desenvolvidos e/ou aprimorados na aprendizagem dos estudantes ao longo da pesquisa, mostrando resultados a respeito do ensino de física por investigação com uso de TDIC. Verificou-se que os estudantes foram motivados com o uso das TDIC, bem como pela proposta dialógica do ensino por investigação, gerando um movimento de estudo, pesquisa e troca de experiências acerca dos conceitos da Física. Como resultado de pesquisa, após a análise de dados da experiência vivida com a aplicação da sequência de ensino investigativa com o uso de TDIC ́S, assumiu-se que as tecnologias digitais oportunizam a promoção de ações investigativas em sala de aula, em uma perspectiva dialógica e colaborativa que desafia professores e estudantes à curadoria de conteúdos digitais. O produto educacional que resultou da pesquisa é apresentado como uma galeria virtual constituída pelas produções da pesquisadora e de vídeos produzidos pelos estudantes, que emergem da pesquisa intitulada: “Explorando o ensino de Física por investigação e as tecnologias digitais de informação e comunicação: Uma experiência com o Ensino de Física por Investigação no ensino médio”.
- ItemA perspectiva do educador diante de uma proposta de formação em robótica educacional: possibilidades e inviabilidades(2023) Ramos, Nayala Silva; Silva, Luciano Silva da; Ignácio, PatríciaA presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), campus Santo Antônio da Patrulha, no estado do Rio Grande do Sul. Considerando o uso das tecnologias no âmbito escolar, a mesma se propõe a investigar as possibilidades e inviabilidades de uma proposta de formação em Robótica Educacional (RE) na narrativa do grupo de docentes participantes desta ação. O público-alvo da pesquisa é formado por educadores da rede de ensino pública municipal de Gravataí/RS, participantes da formação em RE do programa “Formação Docente em Metodologias de Ensino Inovadoras” promovida pela Secretaria Municipal de Educação - SMED em parceria com o Instituto Federal Sul Rio Grandense - IFSUL, ambos no município de Gravataí/RS. O estudo é fundamentado nos pressupostos teóricos e conceituais das temáticas apresentadas: Tecnologia e Educação, Robótica e Educação e Formação docente e Robótica educacional. Metodologicamente, a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e quanto ao objetivo metodológico é definida como exploratória. Dentre os resultados apresentados, na percepção dos docentes, a RE pode ser um fator motivador no processo de ensino e aprendizagem, que possibilita o desenvolvimento de habilidades e a criação de projetos educativos. No entanto, como fatores que dificultam e/ou impossibilitam o seu uso, os docentes apontam a ausência de recursos e materiais, infraestrutura inadequada e a insegurança do profissional para trabalhar com esse recurso em sala de aula. Desse modo, evidencia-se que, apesar das contribuições que a RE pode oferecer, na perspectiva dos docentes, há a necessidade da realização de formação continuada que instrumentalize o educador para o uso deste recurso, vinculado-o com a sua prática pedagógica. As informações obtidas durante a aplicação da pesquisa de campo também serviram de subsídio para a elaboração de um produto educacional com enfoque em uma proposta de formação docente em RE.
- ItemO teatro em um contexto científico-matemático a partir da figura histórica de galileu(2023) Assunção, Daniel Rosa; Ogliari, Lucas Nunes; Espinosa, TobiasNosso projeto, de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-SAP), se propõe a apresentar um produto educacional relacionando teatro e matemática, junto a figura histórica de Galileu Galilei; com o intuito de fomentar o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que possam construir saberes científicos-matemáticos pelo viés de técnicas teatrais. Através da proposta de prévia elaboração dramatúrgica, especificamente criadas a partir de recortes da vida de nosso protagonista, ou seja, esquetes pedagógicos direcionados à radionovela, que objetivarão a contação dessas histórias provenientes de uma pesquisa bibliográfica embasadas em referências das áreas científicas e teatrais. No campo das ciências exatas, salientamos: Karlson (1961), Boyer (1974), Caraça (1998), e Eves (2011); e no campo da artes cênicas, evidenciamos: Stanislavski (2001 e 2016), Brecht (1978 e 1991) e Spolin (2017), sem nunca perder de vista o agente de nossa pesquisa, Galileu Galilei, com três de suas obras,
- ItemDesenvolvimento de situações-problema utilizando games no estilo 16 bits: dos cenários dos games aos cenários para investigação(2024) Fontes, Maria Aparecida Caetano; Ogliari, Lucas NunesNo presente trabalho, segue uma pesquisa desenvolvida com base nos preceitos da Educação Matemática Crítica (EMC), subsidiada pela teoria dos cenários para investigação de Ole Skovsmose, que propôs trabalhar com games no estilo 16 bits para o ensino de matemática. Convidando os professores a uma experiência diferente em sala de aula, onde o aluno, por meio de uma atividade envolvendo jogos digitais, é o agente da pesquisa e da investigação. Este projeto, que foi defendido obtendo aprovação, apresenta um estudo piloto, que foi aplicado em uma turma de alunos/professores do Programa da Pós- graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Uma das plataformas usadas para investigação foi a plataforma Nintendo 16 bits, sendo umas das plataformas mais conhecidas a desenvolverem jogos 16 bits. A fim de elucidar a proposta, apresentamos no corpo do trabalho os pressupostos históricos dos jogos digitais, seguidos da fundamentação teórica e do percurso metodológico, sugerindo ao final um produto educacional oriundo da pesquisa, que trouxe um guia didático para propor aos professores que ensinam matemática transitarem entre os cenários dos games e os cenários para investigação, principalmente os ambientes da aprendizagem dois, três e quatro (Skovsmose 2000; 2014), trazendo exemplos práticos, sugerindo caminhos a serem traçados para iniciar um convite aos estudantes. A proposta pode ser adaptada para diversos conteúdos e anos de estudo do ensino fundamental e médio, propondo uma nova abordagem para o ensino de matemática.
- ItemO ensino da tabela periódica para turmas com alunos autistas de grau 1(2024) Silva, Mônica de Quadros; Godoi, Marcelo; Ignácio, Patrícia; Galiazzi, Maria do CarmoO ensino de Química é fundamental para a formação científica dos alunos, mas apresenta desafios particulares para alunos com autismo de grau 1, devido às características do espectro autista e a complexidade da disciplina. Este trabalho propõe a criação de uma sequência didática adaptada, observando as particularidades de alunos autistas, que permitirá a construção de uma Tabela Periódica gigante. A proposta foi aplicada a 1 (uma) turma do 2° ano do Ensino Médio na cidade de Rio Grande, resultando em um aumento significativo na compreensão das particularidades dos alunos autistas e sobre os elementos químicos, além de promover maior socialização entre os alunos. Em análise de entrevistas com profissionais da área percebeu-se a necessidade de promover estratégias inclusivas para a aprendizagem e socialização. Estes resultados destacam a importância de adequações curriculares e pedagógicas para promover um ensino de Química inclusivo e acessível.
- ItemValorização de biomassa de pinus elliottii no desenvolvimento de miniprojeto de ensino de sustentabilidade(2024) Vargas, Aline Braga; Rosa, Gilber Ricardo; Ignácio, PatríciaFonte renovável de madeira, caracterizada pelo rápido crescimento e fácil adaptação a diferentes tipos de ambientes, o pinheiro americano (Pinus elliottii) é importante na indústria moveleira e na sua capacidade de absorver grandes quantidades de carbono. No entanto, o pinus também é um dos organismos exóticos mais agressivos que existe e seus efeitos desencadeados pela sua dispersão ainda são pouco conhecidos. Por ser uma das árvores exóticas mais cultivadas no Brasil e ter um espaço significativo na economia do município de Mostardas/RS, o presente estudo pretende verificar a viabilidade do aproveitamento das partes da planta não utilizadas pela indústria. Assim, buscou-se a valorização das folhas, que não possuem um destino adequado nas plantações, no desenvolvimento de um miniprojeto de sustentabilidade abordando o tema de adsorção de corantes têxteis. Nesse sentido, a Educação Ambiental é abordada no desenvolvimento de tal atividade didática que prima pela introdução de temas usuais de pesquisa acadêmica em sala de aula. Também, a pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes de escolas públicas para verificar seus conhecimentos prévios sobre o tema, além de revisão bibliográfica sobre o assunto para melhor compreensão do tema.
- ItemMiniprojeto de ensino de sustentabilidade empregando resíduos agroindustriais em práticas experimentais(2024) Cunha, Vanessa Muniz Da; Rosa, Gilber RicardoO ensino de ciências, mais especificamente o de Química, é um dos conteúdos onde os alunos encontram maior dificuldade de compreensão. Contudo, Silva (2016), Gonçalves e Goi (2020), Penaforte e Santos (2014) e Gonçalves (2020) apontam que as práticas experimentais possibilitam ao aluno um melhor entendimento, podendo levar seus conhecimentos adquiridos na sala de aula para o cotidiano. A crescente urbanização e industrialização, associadas ao aumento da população, trouxeram melhorias na qualidade de vida. Porém, como consequência, foram responsáveis pela contaminação de alguns recursos hídricos e do solo, através do lançamento de efluente em corpos d9água. Indústrias como têxteis, utilizam grande volume de corantes, lançando seus efluentes em corpos d9água, muitas vezes, sem o devido tratamento, poluindo o meio ambiente. As agroindústrias por sua vez, também produzem um número muito grande de resíduos, chamados de biomassas. Dentre esses resíduos está a casca de arroz, gerando em torno de 2 milhões de toneladas de resíduos por ano no Brasil. Desse modo, para tentar sanar esses impactos negativos causados ao meio ambiente, tem-se estudado técnicas para aproveitar esses resíduos agroindustriais utilizando-os como adsorvente para remoção dos poluentes orgânicos encontrados nos efluentes. Posto isto, como metodologia de ensino o presente trabalho conta com um estudo qualitativo realizado a partir do desenvolvimento de um produto educacional com um miniprojeto de ensino de sustentabilidade, intitulado : Remoção de corante aquoso via adsorção com casca de arroz: uma sequência didática para o ensino médio. O produto educacional foi aplicado a alunos de uma turma de terceiro ano do ensino médio. Após a construção e a aplicação identificaram-se resultados positivos. Em que, através das observações e das conclusões contatou-se que o presente trabalho pode contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos, além de evidenciar o desenvolvimento de adsorvente sustentável a partir de um resíduo agroindustrial, formando assim, uma mentalidade mais sustentavel nos alunos.
- ItemAnálise de erros: estratégia para mapear conhecimentos de estudantes do 7o ano sobre frações(2024) Passos, Alessandra Natália Dos; Ignácio, PatríciaA análise de erros se constitui tanto em uma metodologia de pesquisa quanto de ensino. Em linhas gerais, ela entende o erro de forma positiva, utilizando-o para verificar o que o aluno já sabe e planejar o ensino de acordo com tais conhecimentos. Neste estudo, interessam os conhecimentos sobre frações, conteúdo que se mostrou frágil, uma vez que possuiu grande ocorrência de erros desde sua introdução nas aulas. Pode-se pensar a análise de erros como um caminho para a aprendizagem, pois a teoria sugere que a construção de um novo saber ocorre a partir de conhecimentos já existentes na estrutura cognitiva do indivíduo. Filiado a estes entendimentos, este estudo teve como principal intuito avaliar estratégias didáticas para mapear os conhecimentos prévios dos alunos do 7o ano do Ensino Fundamental em relação ao objeto de conhecimento frações, através da análise de erros. Para tanto, foi realizada uma pesquisa caracterizada como qualitativa e interventiva, a qual utilizou instrumentos de coleta de dados para avaliação diagnóstica como meio de mapear as aprendizagens de estudantes. A análise de dados, produzida a partir da análise de conteúdo, evidenciou que os erros envolviam os significados parte-todo e operador, e que se deviam a diferentes entendimentos. A partir dos resultados obtidos, foi elaborado um produto educacional para auxiliar professores na correção de atividades por meio da análise de erros. Pôde-se concluir com este trabalho que a análise de erros, alinhada ao ensino de frações, é capaz de contribuir com o mapeamento das aprendizagens dos estudantes, a fim de utilizá-las como ponto de partida na elaboração e aplicação de novas práticas pedagógicas.
- ItemEducação matemática crítica: possibilidades de desenvolvimento do pensamento geométrico no quinto ano do ensino fundamental em cenários para investigação(2023) Rönnau, Carla Jordana; Kokubun, FernandoA matemática necessita seguir caminhos que a tornem um movimento crítico nas salas de aula, sendo necessárias aprendizagens que possibilitem desenvolver habilidades nos estudantes de forma a contribuir para com a construção de uma sociedade mais crítica e autônoma, ultrapassando os muros da escola, rompendo com aprendizagens mecânicas que levam a atitudes e pensamentos limitados. Para tanto a Educação Matemática Crítica (EMC), segundo Skovsmose (2000, 2001, 2008, 2014, 2017) traz para a discussão uma possibilidade, através dos Cenários para investigação, o sentido de desenvolver atividades por meio dos diferentes ambientes de aprendizagens propostos por essa abordagem, e, pensando no estudante como sujeito de ação. Um dos seus propósitos, considera o diálogo na qualidade de uma proposta de ensino e aprendizagem, voltado à participação efetiva do estudante na construção da argumentação pedagógica em torno da prática produzida pela interlocução com o professor através do convite ao diálogo (ALRO; SKOVSMOSE, 2021; MILANI, 2020). Aliado a essa discussão, a pesquisa busca na geometria, um campo didático com possibilidades de conexão com os Cenários para investigação, no intuito de aprimorar o pensamento geométrico voltado para as práticas pedagógicas em torno da EMC, embasados nos estudos de Pavanello (1989, 1993, 1995); Lorenzato (1995, 2006, 2008, 2015); Kaleff (1994, 2007, 2009); Pais (1996). Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa participante, realizada com estudantes do 5o ano de uma escola municipal, situada no Vale do Paranhana. A coleta de dados ocorreu por meio de áudios que foram transcritos e escritas espontâneas dos 27 estudantes participantes da pesquisa, além do caderno de campo da professora pesquisadora. Coletânea de dados derivada das proposições dos Cenários para investigação, em cinco encontros de 2 períodos, durante uma semana. A análise de conteúdo, conforme Bardin (2016), foi a utilizada para apreciar os dados coletados. E, como resultado, emergiu em um produto educacional através da criação de um Guia Didático que servirá de ferramenta aos professores do Ensino Fundamental na proposta de Cenários para investigação na aprendizagem de geometria, e também de uso para a comunidade acadêmica.
