Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE - Instituto de Educação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/484

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contando a história de Dona Tereza: o diálogo, a convivência, a alfabetização resignificada
    (2007) Barreto, Sabrina das Neves; Dias, Cleuza Maria Sobral
    Este texto narra a trajetória de dona Tereza, uma das participantes de uma turma de alfabetização do MOVA-RS, na cidade do Rio Grande/RS. Essa trajetória é analisada no contexto da pesquisa que realizamos com o propósito de compreender os significados e os sentidos da alfabetização na vida de mulheres. A narrativa mostra o modo como dona Tereza vivenciou – e vivencia – os significados da alfabetização, expressando a leitura que ela faz da própria vida e do mundo, a partir do domínio do código escrito, o que lhe oportunizou construir novas relações com o ambiente e com a sua própria história.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um retrato das professoras - alfabetizadoras: formação, escolhas e significados
    (2005) Dias, Cleuza Maria Sobral; Barreto, Sabrina das Neves; Dutra, Jorge da Cunha; Teixeira, Janice de Freitas
    Este artigo apresenta considerações acerca das professoras que atuam nas classes de alfabetização da rede estadual da cidade do Rio Grande/RS, apontando aspectos da formação dessas profissionais, da opção pelo trabalho em tais classes e os significados da alfabetização.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um retrato das professoras-alfabetizadoras: formação, escolhas e significados
    (2005) Dias, Cleuza Maria Sobral; Barreto, Sabrina das Neves; Dutra, Jorge da Cunha; Teixeira, Janice de Freitas
    Este artigo apresenta considerações acerca das professoras que atuam nas classes de alfabetização da rede estadual da cidade do Rio Grande/RS, apontando aspectos da formação dessas profissionais, da opção pelo trabalho em tais classes e os significados da alfabetização.