Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Instituto de Educação

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O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

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    Anotações sobre a “Rio + 20” e a educação ambiental ecomunitarista
    (2013) Velasco, Sirio Lopez
    Neste trabalho nos propomos apresentar inicialmente uma breve panorâmica da “Rio + 20” para depois começar uma análise das considerações dedicadas à educação no documento final dessa Conferência, intitulado “O futuro que queremos”, á luz de nossa proposta ecomunitarista.
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    Notas sobre ecomunitarismo, educación ambiental y pensamiento indígena latinoamericano: los xavante y el popol vuh
    (2008) Velasco, Sirio Lopez
    En estas notas pretendemos dar un primer paso en el diálogo intercultural de nuestra propuesta ecomunitarista y la visión de educación ambiental que ella incluye, con el pensamiento indígena latinoamericano, en especial con la cultura xavante (que habita en Brasil) y la resumida en esa obra maestra maya que es el Popol Vuh. Para tanto destacamos algunas revelaciones,convergencias y divergencias entre ambos horizontes.
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    Do universo das redes às redes de educação ambiental, potencialidades e limitações da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental, REASUL
    (2009) Velasco, Sirio Lopez; Lima, Anabel de
    As redes são abarcadas pelas mais diversas fontes do saber, sendo que para cada uma delas há uma compreensão diferente para o termo. As redes sociais, nas quais as redes de educação ambiental tomam como base, são orientadas em torno de um desejo coletivo de mudança e impulsionadas pela objetivação de um propósito comum. E através deste recorte, a intenção foi explicitar o que se pesquisou, abordando o processo de implantação e atuação da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental - REASul, no período de 2002 a 2005. Destacando suas potencialidades e limitações, apresentando subsídios que pudessem auxiliar no seu caminhar.
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    Notas sobre ecomunitarismo, educación ambiental y pensamiento indígena latinoamericano: los Xavante y el Popol Vuh
    (2008) Velasco, Sirio Lopez
    En estas notas pretendemos dar un primer paso en el diálogo intercultural de nuestra propuesta ecomunitarista y la visión de educación ambiental que ella incluye, con el pensamiento indígena latinoamericano, en especial con la cultura xavante (que habita en Brasil) y la resumida en esa obra maestra maya que es el Popol Vuh. Para tanto destacamos algunas revelaciones, convergencias y divergencias entre ambos horizontes.
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    Rumo a uma reformulação lingüística da norma ecológica que na ética argumentativa fundamenta a educação ambiental
    (2005) Velasco, Sirio Lopez
    A ética argumentativa que venho desenvolvendo na última década compreende uma norma ecológica que nos exige preservarmos regenerarmos de uma forma sadia a natureza humana e não humana. Essa norma, como as outras duas (relativas à liberdade individual de decisão e à vivência consensual de tal liberdade) é deduzida das condições de felicidade da pergunta que instaura o universo da ética, a saber "Que devo fazer?", mas no seu caso, pelo viés das condições de possibilidade do trabalho. Aqui propomos uma nova dedução que não precisa fazer apelo a essa última dimensão e procede única y exclusivamente ao interior da esfera da linguagem.
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    Fundamentos da educação ambiental: notas sobre a violação da ética no trabalho alienado vigente no capitalismo
    (2008) Velasco, Sirio Lopez
    No contexto da minha proposta de educação ambiental, estas notas pretendem focalizar alguns aspectos-chave da violação das três normas fundamentais da ética no trabalho alienado vigente no capitalismo. Em especial, registram-se aqui as violações à liberdade individual de decisão, à construção consensual de soluções (em particular, na esfera produtiva), e à preservaçãoregeneração de uma natureza (humana e não-humana) sadia do ponto de vista produtivo.
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    A educação ambiental ecomunitarista e a síntese de Freire e Saviani
    (2008) Velasco, Sirio Lopez
    Neste trabalho nos propomos refletir brevemente sobre uma falsa contradição entre as propostas de educação problematizadora de Paulo Freire e Dermeval Saviani, a partir da nossa própria proposta de educação ambiental ecomunitarista.
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    Ética e princípios da educação ambiental: introdução
    (2006) Velasco, Sirio Lopez
    Neste trabalho resumimos brevemente os fundamentos da ética argumentativa que estamos desenvolvendo na última década e apresentamos as três normas deduzidas da gramática profunda da pergunta que instaura a ética. A seguir aplicamos esses fundamentos à reformulação do primeiro princípio da educação ambiental conforme o mesmo é definido na lei de Política Nacional de Educação Ambiental.
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    Do universo das redes às redes de educação ambiental, potencialidades e limitações da rede sul brasileira de educação ambiental, REASUL
    (2009) Lima, Anabel de; Velasco, Sirio Lopez
    As redes são abarcadas pelas mais diversas fontes do saber, sendo que para cada uma delas há uma compreensão diferente para o termo. As redes sociais, nas quais as redes de educação ambiental tomam como base, são orientadas em torno de um desejo coletivo de mudança e impulsionadas pela objetivação de um propósito comum. E através deste recorte, a intenção foi explicitar o que se pesquisou, abordando o processo de implantação e atuação da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental - REASul, no período de 2002 a 2005. Destacando suas potencialidades e limitações, apresentando subsídios que pudessem auxiliar no seu caminhar.