IE - Instituto de Educação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/484
O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.
Navegar
1373 resultados
Filtros
Configurações
Resultados da Pesquisa
- ItemEducação infantil: o brincar e os procedimentos didáticos no campo dos valores(Editora da FURG, 2010) Cersosimo, Carla Paula Brondi Calabria; Jolig, Rosemary; Tortella, Jussara Cristina BarbozaA presente pesquisa parte de reflexões provindas do acompanhamento da prática de professores de Educação Infantil. Ouvem-se queixas constantes por parte dos professores sobre condutas de seus alunos de 4 a 6 anos que são consideradas desrespeitosas e que estes se envolvem apenas com brincadeiras. Os participantes desta pesquisa foram quatro professoras de classe e quatro auxiliares de classe de uma escola particular da cidade de São Paulo. O problema que norteou a presente pesquisa foi: O professor que utilizar o brincar como processo para o desenvolvimento da afetividade, observando os limites característicos da faixa etária, terá um grupo de alunos mais respeitosos, colaborativos e cooperativos? O fato de o professor planejar, organizar procedimentos didáticos e analisar sua própria prática no campo dos valores, priorizando o brincar, pode modificar o número e a forma de resolver situações conflituosas em sala de aula? Para tanto, objetivou-se analisar se o planejamento, a organização de procedimentos didáticos e a análise da prática no campo dos valores, priorizando o brincar, modificam o número e a forma de resolver situações conflituosas apontadas por professores em salas de aula de Educação Infantil. Foram utilizados três instrumentos: 1. ficha de observação; 2. observação de situações de intervenção; 3. questionário. A análise qualitativa dos dados demonstrou que o planejamento, a organização de procedimentos didáticos priorizando o brincar podem auxiliar na resolução de situações conflituosas. Avanços tanto na atuação dos docentes, demonstrados nos registros, quanto nos procedimentos de resolução de conflitos utilizados pelas crianças, puderam ser observados durante a realização desta pesquisa.
- ItemUma face oculta da escola que exclui: a aprendizagem daqueles que não aprenderam(Editora da FURG, 2010) Tognetta, Luciene Regina Paulino; Scott, DavidEste artigo propõe discutir a questão da aprendizagem numa escola de Ensino de Jovens e Adultos. Objetivou-se saber como ocorre a aprendizagem entre aqueles que não aprenderam ou que não puderem permanecer na escola dita normal. Através da observação e de entrevistas com professores e alunos desse núcleo de educação foi possível responder a questões: como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de alunos do EJA? Quais objetivos são apontados para esse nível de ensino? Tais objetivos são explicitados nas ações dos professores que atuam no EJA? O objetivo da escola, na visão do professor entrevistado, suas ações para alcançar tal objetivo e os resultados que essa ação produz, observada por nós na atuação dos alunos, nos permitiram constatar que as práticas educativas instituídas estão distantes dos objetivos educacionais de educar para liberdade e cidadania, e refletir sobre uma face oculta da escola que parece excluir, mais uma vez, os alunos que a ela retornam.
- ItemA inclusão digital fora do contexto escolar: análise do projeto ceibal no Uruguai(Editora da FURG, 2011) Maciel, Marcia Peres; Passerino, Liliana MariaO presente trabalho visa analisar o processo de inclusão digital configurado a partir da implantação do projeto denominado Ceibal pelo governo uruguaio em todas as escolas públicas do Uruguai. No presente artigo,nossa análise centra-se em dados coletados sobre o impacto do projeto fora do contexto escolar,assim,pretende-se analisar como a inclusão digital está promovendo ou não a inserção desses computadores portáteis fora do âmbito escolar,no espaço familiar,ao mesmo tempo que procura direcionar o olhar para o que fazem as pessoas com as tecnologias (práticas culturais de letramento digital) e não para possibilidades do equipamento, em relação ao uso eficaz das TIC. Os dados, que estão sendo coletados por meio de uma pesquisa etnográfica blended em desenvolvimento, nos permitem analisar as configurações de interação e inclusão social dos protagonistas da cidade fronteiriça de Rivera/UR. Através da análise com viés sócio-histórico é possível compreender como a inclusão digital se configura a partir das práticas culturais, explorando o conceito de zonas de sentidos para além das possibilidades pedagógicas da tecnologia, considerando que existe um relacionamento entre tecnologias e estruturas sociais.
- ItemObservatório da vida nas escolas: entre a universidade e a escola(Editora da FURG, 2010) Lopes, Ana MourazO presente texto pretende constituir-se como a reflexão necessária sobre a actividade de observação a que o Observatório da Vida das Escolas (OBVIE) tem procurado dedicar-se neste ano e meio da sua existência. Algumas características fundamentais do OBVIE ditam esta reflexão, a primeira das quais diz respeito ao facto de estar sedeado numa Instituição Universitária e pretender olhar para a vida das Escolas. Como pode a Universidade estabelecer uma conversa contínua com as Escolas que seja uma conversa aberta é o desafio maior deste Observatório. Em particular são analisadas as exigências epistemológicas que Observatórios como o OBVIE colocam aos seus promotores, bem como o modo como a estrutura desenhada, organizacional, de gestão e de disseminação dos resultados, reflectem essas exigências. Empiricamente e até ao presente o Observatório da Vida das Escolas tem uma sustentabilidade limitada, que decorre do número de escolas protocoladas. Todavia, a significância da análise vai para além do contexto específico que a originou.
- ItemDo mosaico ao complexus: desafios à instituição universitária(Editora da FURG, 2010) Tauchen, GionaraO presente trabalho analisa as implicações epistemológicas e paradigmáticas que perpassam o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na organização do sistema universitário, buscando nos fundamentos da complexidade e da transdisciplinaridade um olhar articulador entre as atividades-meio. A investigação, orientada pela filosofia hermenêutica de Gadamer (2008), sustenta a tese de que o princípio da indissociabilidade implica mudanças epistemológicas e paradigmáticas nas condições contemporâneas da universidade, pois demanda a apropriação e produção de conhecimentos contextualizados, complexos e transdisciplinares, superando, progressivamente, os princípios do paradigma da modernidade subjacentes à organização e ao desenvolvimento das atividades da universidade.
- ItemA construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche(2010) Marçal, Vicente Eduardo Ribeiro; Lepre, Rita MelissaO presente artigo apresenta um relato de experiência que teve como objetivo a formação continuada com as educadoras do Centro de Convivência Infantil da UNESP. A partir das noções da Epistemologia Genética como: ação, esquema de ação, adaptação, acomodação e assimilação buscamos fundamentar o trabalho docente com crianças entre 0 e 24 meses. Apresentamos, portanto, como resultado prático da aplicação dos conhecimentos das noções definidas na Epistemologia Genética, o trabalho de formação continuada com as educadoras do Centro de Convivência Infantil da UNESP e a consequente tomada de consciência do desenvolvimento infantil relatada por essas educadoras ao adotarem a perspectiva epistemológica piagetiana em seu trabalho cotidiano com crianças sensório-motoras.
- ItemRelatos de experiência: observações na prática pedagógica no estágio supervisionado em Física(2010) Araújo, Rafaele Rodrigues de; Mackedanz, Luiz FernandoNeste artigo relatamos as experiências vivenciadas em sala de aula, no Ensino Médio, através da práxis pedagógica na disciplina de Física, desde o planejamento do ensino. O processo foi oportunizado pelo Estágio Supervisionado em Física, no Curso de Física/Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, realizado em uma escola estadual de Ensino Médio localizada na cidade do Rio Grande, RS. Este trabalho, além de expor relatos sobre a iniciação à docência de uma acadêmica, traz ações reflexivas acerca de como agir em certas situações que ocorrem dentro da sala de aula e opiniões de professores da rede pública da cidade sobre abordagens diferentes na sala de aula. Tem como objetivo demonstrar as etapas do planejamento do estágio, o qual ocorreu através de uma unidade didática e que partiu da metodologia dos temas estruturadores.
- ItemArtes visuais, tecnologia e educação: experiências pedagógicas com o retroprojetor na sala de aula(2010) Neves, Ângela Balzano; Zamperetti, Maristani PolidoriEste artigo aborda uma pesquisa sobre o uso das tecnologias na escola através de experiências com o retroprojetor utilizado como tecnologia investigativa de estudo na disciplina de Artes Visuais, com turmas de adolescentes de escolas públicas de Pelotas/RS. Apesar de ser um recurso tecnológico antigo, observou-se a subutilização do retroprojetor na escola, sendo ainda desconhecido por alunos e professores. Através da pesquisa de materiais, os estudantes experienciaram as possibilidades estéticas da descoberta da luz, transparência e opacidade, exercitando a expressão e a criatividade nas propostas realizadas. Transcendendo o seu uso convencional, o retroprojetor foi ressignificado e valorizado nas suas potencialidades.
- ItemO Engendramento coletivo da educação profissional e tecnológica a distância: histórias que contam as experiências dos polos de apoio presencial(2015) Nascimento, Cinara Ourique do; Rodrigues, Sheyla CostaPensar a Educação Profissional e Tecnológica a distância não é somente pensar na execução de regulamentos e normatizações aceitas pelo papel, é sim pensar na singularidade exclusiva e particular de uma realidade. É preciso compreender como a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) está sendo percebida nesse modelo; como ela atende à democratização do ensino técnico e às necessidades de formação do cidadão. Essa tese reflete a importância das experiências dos professores coordenadores dos polos de apoio presencial no contexto da oferta da EPT, na modalidade a distância do IFSul/CAVG. Nesse trabalho, fundamentamos a hipótese de que o mundo conhecido e experienciado, que emerge do cotidiano dos polos de apoio presencial, conta suas histórias e reflexões e nos leva a conhecer a Educação Profissional e Tecnológica a distância, no encadeamento entre ação e experiência. Para sustentar nossa pesquisa assumimos a Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana e Francisco Varela, como sustentação para nossas reflexões teóricas e epistemológicas, juntamente com outros autores que nos ajudaram a pensar e a discutir as histórias. O estudo enfocou e delimitou o campo de análise para os professores coordenadores dos polos que tiveram reoferta dos cursos técnicos a distância até o ano de 2013. Concretizamos a pesquisa com a participação dos coordenadores de oito polos de apoio presencial. Para operacionalizar a pesquisa foi construído um site com acesso a um espaço denominado “meu diário”. Das narrativas singulares, oriundas de cada diário, emergiram temas recorrentes que possibilitaram sair da singularidade da narrativa para a coletividade das vozes, para criar e contar histórias que refletem a Educação Profissional e Tecnológica a distância ofertada pelo IFSul/CAVG. Conceitos como enação, emocionar, amar, viver democrático, inclusão social, cultura, transformação na convivência e aprendizagem permitiram a compreensão do problema investigado. Esses substantivos e verbos que se apresentaram nas histórias, quando teorizados, permitiram significar a Educação Profissional e Tecnológica a distância do IFSul/CAVG. As histórias revelaram as múltiplas experiências dos polos de apoio presencial, e contaram uma realidade de mundos que surgem ao viver, para além de ter, e transmitir experiências e também produziram um significado que nos atravessou, nos tocou e, portanto, refletem um sentido de conhecimento experienciado pelos que vivem a EPT cotidianamente.
- ItemVirtualização e atualizações em redes de conversação sobre o currículo de um curso on-line de licenciatura em ciências(2013) Duvoisin, Ivana Almeida; Laurino, Débora Pereira; Galiazzi, Maria do CarmoEste trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós- Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na linha de pesquisa Educação científica: as tecnologias educativas no processo da aprendizagem. Situa-se essa pesquisa no caminho explicativo da objetividade entre parênteses, a qual, segundo Maturana (2009), caracteriza-se pela ausência de verdade absoluta e de verdade relativa, bem como pela existência de muitas verdades diferentes em domínios distintos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo não é a generalização nem a busca de leis ou princípios, mas a compreensão particular do que se estuda, ou seja, o foco da atenção desloca-se da generalização para o específico, o peculiar, o individual, almejando sempre a compreensão do fenômeno estudado. A pesquisa busca identificar e analisar as virtualizações e as atualizações emergentes das Redes de Conversação que foram se constituindo no processo de discussão e elaboração do currículo do curso on-line de licenciatura em ciências da FURG. Para tanto, foi necessário explicar e compreender os fenômenos do linguajear e do emocionar nas redes de conversação: Rede Proponente (RP) e Rede de Estudantes-professores da Pós-Graduação Educação em Ciências (REPGEC), que se formaram no esforço de conversar sobre o currículo que geravam. Apostou-se no potencial do linguajear e do emocionar das redes conversação por considerar que o conversar promove o deslocar-se no tempo, por intermédio do relembrar fatos vividos e o pensar em novas soluções para problemáticas identificadas; nesse sentido, o atuar e vivenciar coletivo se tornam indispensáveis. Perseguiram-se três questionamentos: 1. Quais são os complexos problemáticos e os nós de tendências ou de forças que acompanham os processos de formação de professores e os currículos dos cursos on-Line? 2. Quais problemáticas e soluções, o linguajear e o emocionar dos participantes das Redes de Conversação revelou? 3. Qual desenho curricular melhor se adequa aos currículos móveis, característicos da modalidade on-line? O referencial teórico balizador e cujas conversações, em sua pluralidade, ajudaram a tramar a rede conceitual que sustenta essa tese foram: as teorias da Biologia do Conhecer, de Maturana e Varela e o conceito de Inteligência Coletiva, de Lévy e o dialogo com Marques no que tange à formação docente. Assume-se o potencial formativo das redes de conversação de Maturana, o conceito de educação on-line cunhado por Santos e, para a superação dos currículos prescritivos, o campo fecundo dos currículos em ação abordado por Macedo. O corpus da pesquisa foi produzido nas gravações das reuniões da RP e dos encontros da REPGEC. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva – ATD, como ferramenta de análise associada ao software N-Nivo. Do processo de análise e síntese identificaram-se duas problemáticas para formação docente, categorias emergentes que passaram a ser denominados vetores de potencialização: Fragmentação do conhecimento e isolamento das áreas: questão cultural; e Distanciamento da instância formadora e da escola: espaço-tempo na educação on-line quem forma quem? As soluções inventivas para superar as problemáticas identificadas foi atualizando sucessivamente o currículo, esse movimento denominou-se Fluzz Currículo. O desenvolvimento e a análise da pesquisa evidenciou o potencial das redes de conversação para os processos de virtualização e de atualização na elaboração dos currículos e possibilitou o desenho de uma mandala curricular considerada mais ajustada aos currículos da educação on-line.
