Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Instituto de Educação

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O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

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    Ações mediadas do professor-tutor na EAD: processo de co-criação da linguagem de professores de Ciências
    (2023) Fazio, Anahy Arrieche; Heckler, Valmir; Galiazzi, Maria do Carmo
    Esta tese de doutorado comunica compreensões sobre a ação mediadora do professor- tutor na constituição da linguagem do professor de Ciências em um projeto experimental investigativo do curso de Licenciatura em Ciências na Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), adotando uma perspectiva de pesquisa-formação fenomenológica-hermenêutica. O referido curso, lócus do estudo, é voltado para a formação de professores de Ciências para atuarem nos anos finais do ensino fundamental e apresenta uma organização curricular interdisciplinar e que favorece a emergência de comunidades, possibilitando a integração de professores e professores-tutores no planejamento e promoção de aulas em uma perspectiva coletiva e dialógica. As atividades das interdisciplinas são ofertadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, em que o uso das tecnologias digitais redimensiona os papéis dos sujeitos envolvidos, propiciando uma formação de professores por intermédio de diversas interfaces digitais na promoção de processos educativos interativos e colaborativos, sendo a escrita a principal forma de comunicação entre esses sujeitos. Este estudo adota a perspectiva da pesquisa-formação, de natureza fenomenológica-hermenêutica, para investigar a o que se mostra da ação mediada do professor- tutor na formação da linguagem dos futuros professores de Ciências em um curso de EaD. A tese está organizada a partir do modelo de construção de conhecimento de Wells, a espiral do conhecimento, em quatro momentos: experiência, busca de informações, construção do conhecimento e compreensão. Na experiência é comunicada a ontogênese da pesquisadora, seu encontro com o campo de pesquisa. Nas informações são comunicados elementos teórico- práticos que possibilitam a compreensão do fenômeno a ser estudado: a ampliação, junto à comunidade científica internacional, das concepções sobre a indagação dialógica de Gordon Wells em processos formativos docentes e os estudos sobre as funções do professor-tutor e seu papel na mediação em uma perspectiva sociocultural. Na construção do conhecimento, as informações e a experiência são articuladas para a compreensão do fenômeno e apresenta-se o lócus da pesquisa, um projeto experimental desenvolvido ao longo de um semestre na interdisciplina Fenômenos da Natureza IV da Licenciatura em Ciências na modalidade EaD, bem como explicita-se a coleta de informações, a organização das informações e sua análise através da Análise Textual Discursiva (ATD). Emergiram como dispositivos de pesquisa e posterior análise os registros escritos em fórum dos diálogos entre a professora-tutora e os estudantes, que foram organizados em 7 interlocuções dialógicas. As compreensões emergentes no processo de análise são comunicadas em dois metatextos: a) Indagação dialógica como ação mediada do professor-tutor e b) Meios mediacionas no complexificar a linguagem do Ensino de Ciências. No primeiro metatexto, emerge a compreensão de que a indagação dialógica é uma ação mediada pelo professor-tutor, que utiliza os materiais coconstruídos pelos professores e estudantes para orientá-los e acompanhá-los na escrita e nas perguntas, promovendo o discurso progressivo de Ciências por meio da colaboração e interação. No segundo metatexto, é comunicado que os meios de mediação para complexificar o discurso progressivo de Ciências são selecionados pelo professor-tutor por meio de curadoria, possibilitando o desenvolvimento de argumentos com modelos explicativos em um processo de co-criação. O argumento aglutinador emergente e comunicado nesta tese é de que as ações mediadas do professor-tutor, curadoria de meios mediacionais e a indagação, motivam o desenvolvimento de argumentos com modelos explicativos que contribuem para o discurso progressivo de Ciências, em um processo de co-criação da constituição da linguagem de professores de Ciências.
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    O Engendramento coletivo da educação profissional e tecnológica a distância: histórias que contam as experiências dos polos de apoio presencial
    (2015) Nascimento, Cinara Ourique do; Rodrigues, Sheyla Costa
    Pensar a Educação Profissional e Tecnológica a distância não é somente pensar na execução  de regulamentos e normatizações aceitas pelo papel, é sim pensar na singularidade exclusiva e  particular de uma realidade. É preciso compreender como a Educação Profissional e  Tecnológica (EPT) está sendo percebida nesse modelo; como ela atende à democratização do  ensino técnico e às necessidades de formação do cidadão. Essa tese reflete a importância das  experiências dos professores coordenadores dos polos de apoio presencial no contexto da  oferta da EPT, na modalidade a distância do IFSul/CAVG. Nesse trabalho, fundamentamos a  hipótese de que o mundo conhecido e experienciado, que emerge do cotidiano dos polos de  apoio presencial, conta suas histórias e reflexões e nos leva a conhecer a Educação  Profissional e Tecnológica a distância, no encadeamento entre ação e experiência. Para  sustentar nossa pesquisa assumimos a Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana e  Francisco Varela, como sustentação para nossas reflexões teóricas e epistemológicas,  juntamente com outros autores que nos ajudaram a pensar e a discutir as histórias. O estudo  enfocou e delimitou o campo de análise para os professores coordenadores dos polos que  tiveram reoferta dos cursos técnicos a distância até o ano de 2013. Concretizamos a pesquisa  com a participação dos coordenadores de oito polos de apoio presencial. Para operacionalizar  a pesquisa foi construído um site com acesso a um espaço denominado “meu diário”. Das  narrativas singulares, oriundas de cada diário, emergiram temas recorrentes que possibilitaram  sair da singularidade da narrativa para a coletividade das vozes, para criar e contar histórias que refletem a Educação Profissional e Tecnológica a distância ofertada pelo IFSul/CAVG. Conceitos como enação, emocionar, amar, viver democrático, inclusão social, cultura,  transformação na convivência e aprendizagem permitiram a compreensão do problema  investigado. Esses substantivos e verbos que se apresentaram nas histórias, quando teorizados,  permitiram significar a Educação Profissional e Tecnológica a distância do IFSul/CAVG. As  histórias revelaram as múltiplas experiências dos polos de apoio presencial, e contaram uma  realidade de mundos que surgem ao viver, para além de ter, e transmitir experiências e  também produziram um significado que nos atravessou, nos tocou e, portanto, refletem um  sentido de conhecimento experienciado pelos que vivem a EPT cotidianamente.
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    Solidariedade como fundamento ético para a formação do educador ambiental: estudo de caso no Curso Técnico em Infraestrutura Escolar do Programa de Educação a Distância do Profuncionário - IFSul
    (2016) Arrial, Luciana Roso de; Calloni, Humberto
    A presente pesquisa de doutorado justifica-se na modalidade de ensino a distância do Profuncionário do IFSul, com sede administrativa em Pelotas, RS, Brasil. Tendo como corolário a consciência ética solidária no processo de formação do educador ambiental, assentado na busca por uma resposta possível e desejável quanto ao estatuto ético implícito ao conceito de solidariedade e especificamente refletido no processo de formação do educador ambiental na modalidade EaD. A presente Tese tem por objetivo saber em que medida a solidariedade constitui-se em fundamento ético para o processo de formação do educador ambiental em um curso técnico da modalidade de Ensino a Distância - EaD - à luz do paradigma da Complexidade, cuja teoria é proposta pelo filósofo francês Edgar Morin. Para esta teoria, o ser humano é percebido como produto e produtor de um conjunto de conexões entre sistemas interativos: biológicos, físicos, químicos, culturais, ecológicos, sociais e naturais, que abonam a relação do indivíduo/sujeito com a sociedade e a natureza. O estudo e a reflexão desenvolvem-se a partir de uma pesquisa na EaD, no Curso Técnico de Infraestrutura Escolar, do Programa Profuncionário - IFSul, que possuía 1.778 funcionários-estudantes matriculados em 12 polos no RS, iniciado em junho de 2012 e concluído em abril de 2014 para aqueles que não estiveram em recuperação e exames finais. O problema de pesquisa da Tese possui a seguinte formulação: É a solidariedade, enquanto componente afetivo relacionado a um modo de se conduzir uma prática do cuidado de si e do outro, capaz de se constituir em uma das variantes que podem auxiliar na compreensão da complexidade ética para a formação de educadores ambientais? A hipótese da Tese se estabelece com a seguinte afirmação: "A tecnologia da Educação a Distância possibilita a construção de solidariedades, fundamento ético que constitui a formação do educador ambiental, em novas configurações espaço-temporais, como no Programa Profuncionário do IFSul." A hipótese confirmou que o indivíduo/sujeito trona-se educador ambiental a partir do responsabilizar-se na escola e na comunidade e que esta mesma responsabilidade implica, por sua vez, esforço para aproximação do bem-estar individual conjugado à esfera social, onde a ética é o elemento determinante. A confirmação da hipótese pode ser melhor verificada na medida em que o antes eram ícones em uma tela de computador, passaram a ser possibilidades de transformação de indivíduos em sujeitos conscientes de responsabilidade ética e de compromisso durante o curso, através do desenvolvimento do potencial humano com o enfrentamento pessoal, conforme as 1.156 páginas analisadas e que demonstraram uma rede produtiva de cidadania através da concretude das relações do individual para o coletivo, da reciprocidade da "trans-forma-ação". A metodologia compreende um estudo de caso, onde então se presencia um processo de análise de todas as mensagens disponibilizadas no ambiente Moodle, em três dos 12 polos, entre funcionários-estudantes/tutores a distância e entre tutores presenciais/coordenações, relativo ao curso de Infraestrutura Escolar, bem como as falas dos professores formadores e coordenadores, nas reuniões semanais. A linha de pesquisa escolhida para o desenvolvimento da presente Tese em Educação Ambiental é a de Fundamentos da Educação Ambiental, visto que a mesma favorece a construção de novas e complexas perspectivas sobre a temática solidariedade/ética/educação a distância/educação ambiental.
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    Formação do educador ambiental a partir do conhecimento didático do conteúdo: uma experiência no contexto EaD no Brasil.
    (2017) Ariza, Leidy Gabriela Ariza; Freitas, José Vicente de
    A tese propõe uma compreensão do aspecto do conhecimento didático do conteúdo (CDC), na formação do educador ambiental para sua constituição como profissional na educação, a partir do epistemológico, pedagógico, contextual, disciplinar, afetivo e histórico, como uma forma de contribuir no campo da didática na Educação Ambiental. O reconhecimento desses aspectos como propósito do ensino de Educação Ambiental na formação, com o eixo na interpretação, descrição de categorias empíricas e teóricas com a metodologia de pesquisa ATD (Análise Textual Discursiva), utilizando como ferramenta tecnológica Atlas.Ti para o tratamento dos dados qualitativos. Na compreensão do CDC na Educação Ambiental, a partir das categorias emergentes, caracteriza-se a constituição do educador ambiental a partir da intencionalidade na formação e propõe-se relações para representar esse conhecimento. O recorte amostral refere-se a três cursos de especialização em Educação Ambiental das seguintes universidades brasileiras: FURG, UFMS e UFOP. Como parte do corpo de análise foca-se as políticas em educação ambiental locais e geral e sua relação com a formação de educadores, políticas públicas da educação a distância no país de estudo, documentação dos curso e entrevistas. Identifica-se características heurísticas entre o substantivo, sintático, estético e dinâmico do conhecimento, a partir da transformação, a ética, o pertencimento, a coletividade, territorialidade, democratização, participação, motivação, reflexão e ação, saberes, cultura, entre outros elementos cognitivos, procedimentais e atitudinais na formação curricular dos educadores ambientais. Na pesquisa conclui-se que ensinar educação ambiental não só é apelar as leis e processos, mas envolve interações pedagógicas, disciplinais, epistemológicas, históricas e do contexto nos diferentes campos das ações. Ser educador ambiental é um compromisso social, um ator político e eticamente responsável de ações e processos socioambientais, um reconhecedor de conteúdos inter-relacionados e articulados, constituído das vivências e ontologias próprias que trazem ações de ensino, é um diálogo interno e coletivo.
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    Solidariedade como fundamento ético para a formação do educador ambiental : estudo de caso no Curso Técnico em Infraestrutura Escolar do Programa de Educação a Distância do Profuncionário - IFSul.
    (2016) Arrial, Luciana Roso de; Calloni, Humberto
    A presente pesquisa de doutorado justifica-se na modalidade de ensino a distância do Profuncionário do IFSul, com sede administrativa em Pelotas, RS, Brasil. Tendo como corolário a consciência ética solidária no processo de formação do educador ambiental, assentado na busca por uma resposta possível e desejável quanto ao estatuto ético implícito ao conceito de solidariedade e especificamente refletido no processo de formação do educador ambiental na modalidade EaD. A presente Tese tem por objetivo saber em que medida a solidariedade constitui-se em fundamento ético para o processo de formação do educador ambiental em um curso técnico da modalidade de Ensino a Distância - EaD - à luz do paradigma da Complexidade, cuja teoria é proposta pelo filósofo francês Edgar Morin. Para esta teoria, o ser humano é percebido como produto e produtor de um conjunto de conexões entre sistemas interativos: biológicos, físicos, químicos, culturais, ecológicos, sociais e naturais, que abonam a relação do indivíduo/sujeito com a sociedade e a natureza. O estudo e a reflexão desenvolvem-se a partir de uma pesquisa na EaD, no Curso Técnico de Infraestrutura Escolar, do Programa Profuncionário - IFSul, que possuía 1.778 funcionários-estudantes matriculados em 12 polos no RS, iniciado em junho de 2012 e concluído em abril de 2014 para aqueles que não estiveram em recuperação e exames finais. O problema de pesquisa da Tese possui a seguinte formulação: É a solidariedade, enquanto componente afetivo relacionado a um modo de se conduzir uma prática do cuidado de si e do outro, capaz de se constituir em uma das variantes que podem auxiliar na compreensão da complexidade ética para a formação de educadores ambientais? A hipótese da Tese se estabelece com a seguinte afirmação: "A tecnologia da Educação a Distância possibilita a construção de solidariedades, fundamento ético que constitui a formação do educador ambiental, em novas configurações espaço-temporais, como no Programa Profuncionário do IFSul." A hipótese confirmou que o indivíduo/sujeito trona-se educador ambiental a partir do responsabilizar-se na escola e na comunidade e que esta mesma responsabilidade implica, por sua vez, esforço para aproximação do bem-estar individual conjugado à esfera social, onde a ética é o elemento determinante. A confirmação da hipótese pode ser melhor verificada na medida em que o antes eram ícones em uma tela de computador, passaram a ser possibilidades de transformação de indivíduos em sujeitos conscientes de responsabilidade ética e de compromisso durante o curso, através do desenvolvimento do potencial humano com o enfrentamento pessoal, conforme as 1.156 páginas analisadas e que demonstraram uma rede produtiva de cidadania através da concretude das relações do individual para o coletivo, da reciprocidade da "trans-forma-ação". A metodologia compreende um estudo de caso, onde então se presencia um processo de análise de todas as mensagens disponibilizadas no ambiente Moodle, em três dos 12 polos, entre funcionários-estudantes/tutores a distância e entre tutores presenciais/coordenações, relativo ao curso de Infraestrutura Escolar, bem como as falas dos professores formadores e coordenadores, nas reuniões semanais. A linha de pesquisa escolhida para o desenvolvimento da presente Tese em Educação Ambiental é a de Fundamentos da Educação Ambiental, visto que a mesma favorece a construção de novas e complexas perspectivas sobre a temática solidariedade/ética/educação a distância/educação ambiental.
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    A educação ambiental no curso de licenciatura em educação do campo: uma análise à luz da educação ambiental ecomunitarista e do ecomunitarismo (o caso da turma 1 - UAB/UFEPel, PELOTAS RS)
    (2014) Avila, Raquel Alves Pereira; Velasco, Sirio Lopez
    O trabalho teve como análise o eixo de Estudos Colaborativos (ECO) - Educação Ambiental na turma 1 do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Pelotas, na perspectiva da Educação Ambiental Ecomunitarista e do Ecomunitarismo. O objetivo é analisar as convergências e as divergências da Educação Ambiental do curso com a Educação Ambiental Ecomunitarista/Ecomunitarismo. A abordagem da Educação Ambiental Ecomunitarista engloba a crítica da presente crise socioambiental e a busca de uma ação transformadora rumo a uma sociedade pós-capitalista. O Ecomunitarismo, para isso, apresenta propostas para relações comunitárias que respeitem a natureza. O corpus do trabalho constituiu-se com a Turma 1, que teve início no segundo semestre de 2009. É formado por 8 municípios/polos: Itaqui, Jacuizinho, Rosário do Sul, São Francisco de Paula, São Lourenço do Sul, São Sepé, Sapiranga e Sapucaia do Sul. A metodologia utilizada é o Estudo de Caso de natureza qualitativa. Foi analisado o Projeto Pedagógico (2008) do curso e entrevistas semiestruturadas realizadas com 7 acadêmicos (1 acadêmico de cada polo a seguir: Itaqui, Rosário do Sul, São Francisco de Paula, São Lourenço do Sul, São Sepé, Sapiranga e Sapucaia do Sul) com 1 tutora presencial, 1 tutora a distância, 1 professora pesquisadora, a coordenadora do curso e o primeiro coordenador. As entrevistas com os acadêmicos e tutora presencial foram realizadas via Skype e/ou Gtalk (conforme escolha do participante) e as entrevistas com a tutora a distância, professora pesquisadora, coordenadora e o primeiro coordenador do curso foram realizadas de forma presencial com gravador de voz e, posteriormente, transcritas. O estudo tem como fundamentação teórica a ética argumentativa do Ecomunitarismo. Com base nessa teoria foram elaborados os critérios de análise dos dados: 1) Economia ecológica e solidária; 2) Política de todos; 3) Comunicação livre e simétrica e 4) Educação Ambiental Ecomunitarista. Os dados revelam que o curso apresenta muitos aspectos convergentes com a Educação Ambiental Ecomunitarista, mas não trabalha na proposta de superação do modelo de sociedade capitalista e, por isso, não promove o desenvolvimento de relações ecomunitárias e a preservação e regeneração da natureza, que só seria possível com uma economia ecomunitarista. A análise verificou a carência de uma abordagem metodológica para trabalhar a Educação Ambiental no Ensino Infantil e também a deficiência de temas na área de ecologia e biomas. O curso tem um grande potencial no que se refere às propostas ecomunitaristas, por envolver populações das áreas rurais, rururbanas e de periferia oportunizando a realização de cursos a distância para formação de professores para as escolas dessas regiões. Isto contribui para fortalecer a cultura, desenvolvendo os potenciais da região, assegurando a possibilidade das pessoas optarem por estudar e trabalhar no campo, sendo sujeitos transformadores do lugar onde vivem. Outro aspecto importante no curso, especialmente no eixo de Educação Ambiental é a relação da teoria/prática e a realização de projetos de extensão com a integração escola/comunidade. O curso possui muitos aspectos que precisam ser complementados para atingir a transformação social necessária de acordo com as propostas analisadas sob a perspectiva do Ecomunitarismo.
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    Metadesign educacional: a autonomia compartilhada como cultura emergente da convivência digital
    (2015) Couto, Zélia de Fátima Seibt do; Laurino, Débora Pereira
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    Carta de navegação: abordagem multimétodos na construção de um instrumento para compreender o operar da modalidade a distância
    (2012) Pinto, Suzi Samá; Laurino, Débora Pereira
    As transformações que a sociedade vem passando ao longo do tempo atreladas aos avanços tecnológicos provocaram mudanças no comportamento e na cultura que impulsionaram novas relações entre os indivíduos e o meio em que vivem. Consequentemente, os espaços e tempos educativos, profissionais e sociais estão sendo transformados e apontam à necessidade de formar indivíduos capazes de aprender ao longo da vida, o que leva ao repensar das metodologias educacionais. Nesse cenário, insere-se a Educação a Distância (EaD) imbricada nas tecnologias digitais, apresentando-se como uma forma de propiciar a construção de espaços de aprendizagem que possam atender às novas demandas educacionais. O entrelaçar das inquietações, da autora desta tese, da prática docente na modalidade presencial com o experienciar da modalidade a distância impulsionam o estudo que fundamenta este trabalho, bem como a construção de seu objetivo: compreender o operar da modalidade a distância a partir da percepção dos estudantes de graduação, por meio da elaboração/análise/reestruturação de um instrumento que se constitui pela abordagem multimétodos. A intenção é identificar as possibilidades e as dificuldades encontradas no decorrer dos cursos e apontar as potencialidades ainda não exploradas, de forma a oferecer subsídios para buscar o constante aperfeiçoamento dessa modalidade de ensino. As reflexões tecidas ao longo desta tese são apoiadas na Teoria da Biologia do Conhecer, proposta por Maturana e Varela, a qual sustenta o olhar lançado sobre a modalidade a distância e a interpretação do corpus de análise, bem como auxilia na compreensão sobre fazer ciência. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, foi construído um instrumento com questões abertas e fechadas, o qual foi respondido pelos estudantes de graduação e analisado a partir da abordagem multimétodos numa opção metodológica permeada pela objetividade entre parênteses. A escolha dessa abordagem foi incitada pelo desejo de buscar o diálogo entre a análise qualitativa e quantitativa, através de seu entrelaçamento, explorando, assim, as diferentes perspectivas de cada uma, a fim de compreender e aprofundar os vários aspectos do fenômeno a explicar. Pela análise, pode-se observar: que a necessidade de superar o individualismo no trabalho docente e aprender a lidar com as diferenças individuais dos estudantes é um processo que se efetivará no fazer e refletir sobre o fazer dessa modalidade; a apropriação da diversidade das formas de ensinar e aprender mediadas pela tecnologia ainda é um vivenciar e que se está construindo no conviver nessa modalidade; as distâncias físicas estão sendo suplantadas pelos diálogos virtuais e que a emoção expressa pela escrita tem consequências no processo de aprender e na superação do sentimento de isolamento por parte dos estudantes. Realizar esta pesquisa com base na Teoria da Biologia do Conhecer permitiu compreender que, para estudar esse operar nas instituições, é necessário estar imerso no fazer da educação a distância a fim de construir instrumentos e realizar análises que permitam a sua distinção, ou seja, é necessário ser um observador implicado para gerar um explicar argumentativo e consciente de sua corresponsabilidade.
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    Trilha de lobos nos platôs de Goiás: a singularidade dos estudantes do curso de licenciatura em geografia do sistema universidade aberta do Brasil
    (2011) Bastos, Maria Cristina Ferreira; Araujo, Marcia Santiago de
    Esta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Visa a percorrer os caminhos legais do ensino a distância no Brasil e do Sistema Universidade Aberta do Brasil(SisUAB), para problematizar a característica socioeconômica, racial, de gênero e de idade dos estudantes dos Cursos de Licenciatura em Geografia oferecidos pelo SisUAB em Goiás, bem como compreender o motivo pelo qual esses estudantes estão realizando o Curso na modalidade a distância. O foco recai na compreensão das redes rizomáticas do SisUAB e na problematização a respeito do cumprimento de sua missão, evidenciando-se as conexões e os agenciamentos estabelecidos pelo Sistema em diálogo com o pensamento de Gilles Deleuze, Felix Guattari, Fritjof Capra e Pierre Lévy. Informações referentes ao campo da pesquisa foram coletadas em documentos e em entrevistas aplicadas aos estudantes do Curso de Licenciatura em Geografia, ofertado pela Universidade de Brasília, no Estado de Goiás, nos Polos de Apoio Presencial do SisUAB, localizados nos municípios de Alexânia, Goiás e Posse. Para buscar elucidar as questões territoriais da investigação, foram construídos, por meio da técnica Discurso do Sujeito Coletivo, de Lefrève e Lefrève, Discursos da Multiplicidade, a partir das entrevistas realizadas, e apontados os motivos da escolha do curso na modalidade a distância e as facilidades e dificuldades encontradas na Educação a Distância (EaD). Com a aliança promovida entre características e discursos foi construída uma equação singular, na qual sexo, idade, renda e cor são heterogeneidades, pensamentos são sonhos coletivos e o somatório de ambos constitui a Equação da Multiplicidade. Essa pesquisa permite perceber a atualização de sonhos de formar profissionais do magistério para a educação básica e de interiorizar e democratizar o acesso ao ensino superior no país, propostas da Universidade Aberta do Brasil.
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    Pertencer ao navegar, agir e narrar: a formação de educadores ambientais.
    (2010) Cousin, Claudia da Silva; Galiazzi, Maria do Carmo
    Este trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores. O problema de pesquisa buscou compreender como os processos educativos intensificam o sentimento de pertencimento em formação continuada em Educação Ambient@l. Parti de três questões, que foram: - 1. Quais discursos em Educação Ambiental emergiram nos Projetos de Ação Ambiental, a partir do planejamento, execução e avaliação? 2. Como os Projetos de Ação Ambiental contribuíram para o processo de formação dos educadores ambientais? 3. Qual a contribuição da Educação a Distância para a ambientalização de sujeitos em situação de difícil acesso ao ensino presencial? - Apostei na contribuição da pesquisa narrativa em processos formativos de educação continuada por considerar que ao narrar, o sujeito reflete, inventa-se e amplia a compreensão sobre o contexto ao qual pertence, pois estabelece relações e torna mais complexa a interpretação da realidade. A pesquisa fundamenta-se em Clandinin e Connelly (2000), que destacam que a vida é constituída de fragmentos narrativos, encenados em momentos historiados no tempo e no espaço, que podem ser entendidos em termos de unidades narrativas. Dentro desta visão, a experiência vivida torna-se o ponto chave. Nesta perspectiva, o objeto de estudo é sempre a experiência, estudada de forma narrativa, porque o pensamento narrativo é uma forma de experiência, de escrever e refletir sobre ela. Ou seja, a narrativa pode ser o fenômeno e também o método pelo qual esse fenômeno é estudado. O corpus da pesquisa foi produzido no curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental Lato Sensu (memorial descritivo, narrativa intitulada “Eu e a Educação Ambiental”, narrativa intitulada “O município que temos e o município que queremos”, blogs e os Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC). Utilizei a Análise Textual Discursiva como ferramenta de análise. Primeiro, realizei a desmontagem do conjunto de dados - a unitarização, a construção das unidades de significados e a codificação. Posteriormente, o processo de categorização, do qual emergiram três categorias, que foram: o pertencimento ao lugar; os discursos de Educação Ambiental; a formação de educadores ambientais em Educação a Distância. A fundamentação teórica das categorias emergentes buscou ampliar a compreensão do problema de pesquisa. Foram construídas narrativas ficcionais, entendidas como bricolagens constitutivas (Cupelli e Galiazzi, 2008), com o objetivo de problematizar as categorias e evidenciar os argumentos defendidos na tese. O desenvolvimento da pesquisa potencializou para que se defendesse o argumento de que os processos de formação em Educação Ambiental necessitam incluir no currículo o pertencimento, o planejamento e o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental, bem como a escrita em forma de narrativa. A Educação a Distância é um aliado neste sentido, isto é, um vir-a-ser, porque permite a formação continuada no lugar onde o educador ambiental atua. Ou seja, o sentimento de pertencimento intensifica-se em processos de formação continuada em Educação Ambient@l ao naveg@r, agir e narr@r no lugar onde vivem.