EENF - Escola de Enfermagem
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/997
Navegar
15 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemProcesso de trabalho em enfermagem/ saúde no Sistema Único de Saúde(2010) Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Schwengber, Acélia Inês; Silva, Carla Regina AndréObjetiva-se apresentar o Sistema Único de Saúde (SUS) como uma proposta filosoficamente estruturada para contrapor-se às disfunções e distorções presentes no processo de trabalho em enfermagem/saúde decorrentes da influência do modo de produção capitalista e a tecnologia do cuidado como incorporação e expressão da proposta filosófica do SUS.
- ItemQuestões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro(2011) Bordignon, Simoní Saraiva; Lunardi, Valéria Lerch; Dalmolin, Graziele de Lima; Tomaschewski, Jamila Geri; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Barlem, Edison Luiz Devos; Zacarias, Caroline CeolinEstudo de natureza qualitativa que objetivou conhecer as percepções das enfermeiras sobre como vivenciam os principais problemas éticos do cotidiano do trabalho e se a formação profissional recebida na graduação mostrou-se suficiente para o enfrentamento destes problemas. Os dados foram coletados entre março e abril de 2009, junto a cinco enfermeiras de uma unidade de terapia intensiva de um hospital universitário do Rio Grande do Sul, por meio de observações livres seguidas de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a técnica de análise textual qualitativa no tratamento dos dados. Dos resultados emergiram duas categorias: a dimensão ética do cuidado e na formação profissional. Mostrou-se necessária uma reflexão mais profunda sobre o cotidiano do trabalho ainda na graduação, fortalecendo as futuras enfermeiras para o enfrentamento do exercício profissional. Paralelamente, precisa-se priorizar a construção de espaços para a reflexão e discussão coletiva dos profissionais atuantes, identificando e construindo novas maneiras de atuar eticamente.
- ItemEducação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro(2008) Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney CostaA questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.
- ItemImpactos dos resultados das pesquisas em enfermagem na prática profissional(2009) Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Silveira, Rosemary Silva da; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Rodrigues, Rosalina Partezani; Dalmolin, Graziele de LimaFrente à preocupação com os resultados da pesquisa na enfermagem, temos como objetivo refletir sobre seu impacto na prática profissional. Para tal, abordamos a formação para a pesquisa, a pesquisa como instrumento de avanços da prática, a socialização dos seus resultados, mediante o resgate da produção no Sistema Lattes do CNPq de 444 mestres egressos de cursos de mestrado acadêmico em enfermagem, diplomados entre 1995 e 2005, em universidades públicas da região sul do Brasil, constatando que 139 mestres não apresentaram qualquer publicação; e a aplicação dos resultados da pesquisa à prática. A produção de conhecimentos na enfermagem é uma estratégia para alcançar avanços na sua prática profissional e, neste processo, destaca-se a dimensão ética, desde a definição do problema de pesquisa, a necessária socialização dos achados e sua incorporação à prática profissional.
- ItemA construção de um processo interdisciplinar de humanização à luz de Freire(2005) Backes, Dirce Stein; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria LerchNum mundo complexo e competitivo, torna-se cada vez mais difícil encontrar estratégias para a resolução de problemas no contexto profissional e institucional. O grande desafio está em construir elementos de reflexão e estratégias de intervenção capazes de resgatar valores básicos coerentes com a ética profissional e o respeito à dignidade humana, como balizadores para o desenvolvimento de um processo de humanização institucional. Por meio do método de Paulo Freire, com base no diálogo e reflexão crítica sobre a realidade concreta, objetivou-se construir um processo interdisciplinar, com vistas à humanização do ambiente hospitalar, a partir de lideranças pertencentes à equipe multiprofissional da saúde, perfazendo o total de dezoito membros. Emergiram como temas geradores, dentre outros: humanizar-se para humanizar; o ser humano um ser de relações dialógicas; a humanização passa pela comunicação e decorre do acolhimento e vínculo afetivo
- ItemO cuidado de si como condição para o cuidado dos outros na prática de saúde(2004) Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Silveira, Rosemary Silva da; Soares, Narciso Vieira; Lipinski, Jussara MendesÉ necessário olhar criticamente para as nossas práticas e para as relações que estabelecemos em nossa vida pessoal e profissional, para termos um viver pautado na ética. Neste texto, problematizamos práticas de governabilidade, construídas nas relações que os profissionais de saúde e, em especial, os enfermeiros estabelecem entre si, com as instituições de saúde e com os clientes e na relação com a profissão. Concluímos que, para alguém cuidar do outro e conduzi-lo, como o fazem os enfermeiros em suas práticas, primeiramente necessita demonstrar que podem conduzir-se, que conhece os limites de sua prática e que necessita respeitar o outro como alguém diferente de si próprio.
- ItemProcessos que sustentam a resiliência familiar: um estudo de caso(2009) Silva, Mara Regina Santos da; Lacharité, Carl; Silva, Priscila Arruda da; Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson DaniloA resiliência é considerada como uma trajetória construída gradativamente, a partir de uma seqüência de processos proximais, desde o início da vida. Este estudo objetiva identificar processos vivenciados no plano familiar e individual que possibilitam às famílias enfrentar os desafios em sua vida de maneira positiva. Estudo de caso desenvolvido com uma família exposta a múltiplas adversidades, utilizando uma abordagem sustentada nos princípios de avaliação e desenvolvimento de forças familiares. Os dados obtidos entre 2005-2007, através de entrevistas, foram submetidos à análise de conteúdo. Os principais processos evidenciados refletem a capacidade do pai responder às necessidades dos filhos; criar um espaço relacional que permite a expressão do potencial dos filhos; aceitar ajuda no exercício de seus papéis; realizar atividades mutuamente gratificantes entre eles. Destaca-se o papel da sensibilidade do pai em relação às necessidades dos filhos.
- ItemA concepção de família como unidade complexa(2006) Silva, Mara Regina Santos da; Lunardi, Valéria LerchA família, de modo crescente, tem se tornado objeto de atenção dos profissionais de saúde. O reconhecimento de sua natureza complexa é pré-condição para que possamos compreender seus problemas, suas contradições muitas vezes insuperáveis e, fundamentalmente, para ajudá-las no processo de produzir saúde mesmo quando vivem em contextos adversos. Este ensaio tem por objetivo discutir a concepção de família utilizando como referência o conceito de complexidade de Edgar Morin, focalizando os três princípios citados pelo autor: dialógico, recursivo e hologramático e, ainda, a noção de sistema e de auto-organização. Destaca-se a interdependência da família com o macro-contexto onde se insere e associa-se a diversidade de configurações que esta instituição tem assumido, principalmente nos últimos tempos, como uma possível manifestação de sua capacidade para se auto-organizar a partir das adversidades que vivencia e não como um sinal de que possa estar em processo de extinção. Ressaltam-se, também, as implicações que esta concepção de família como unidade complexa aporta para a prática dos profissionais da saúde, principalmente à necessidade do trabalho interdisciplinar em saúde.
- ItemEtnoenfermagem como metodologia de pesquisa para a congruência do cuidado(2009) Silveira, Rosemary Silva da; Martins, Cleusa Rios; Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson DaniloA etnoenfermagem, como metodologia de pesquisa, é utilizada para enfocar o contexto cultural e de cuidados à saúde de uma cultura específica. Com o objetivo de demonstrar o processo de aplicação desta metodologia na enfermagem, a partir do proposto por Leininger, são apresentadas quatro fases de observação, uma de entrevista e quatro fases de análise dos dados, contemplando critérios específicos e congruentes com o paradigma qualitativo. Estas fases não são estanques, inter-relacionam-se de modo imbricado. Considera-se que o conhecimento produzido pode contribuir tanto para os sujeitos de pesquisa, como para a prática dos trabalhadores da saúde, desenvolvendo a enfermagem como ciência e proporcionando novos caminhos para o cuidado à saúde, para o exercício da profissão, através da ética, da diversidade de trabalhadores; complementando a Teoria de Leininger.
- ItemA notificação da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes na percepção dos profissionais de saúde(2009) Silva, Priscila Arruda da; Lunardi, Valéria Lerch; Silva, Mara Regina Santos da; Lunardi Filho, Wilson DaniloPara conhecer a percepção dos profissionais de um hospital universitário, quanto à importância da notificação na violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes, realizou-se uma pesquisa qualitativa com os profissionais de saúde do estabelecimento hospitalar. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, no período de janeiro a março de 2008, em duas unidades de um hospital universitário do Extremo Sul do Brasil, enfocando a importância da notificação da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes, os procedimentos adotados pelos profissionais em relação à notificação, as estratégias para o enfrentamento da violência, bem como as dificuldades enfrentadas neste processo. Mediante a análise temática dos dados constatou-se que, apesar de os profissionais considerarem importante a notificação, o número de notificações ainda é muito pequeno, o que decorre de entraves, possivelmente relacionados à falta de um protocolo que oriente e respalde a ação profissional. Para o enfrentamento da violência se indicam a sua abordagem multiprofissional, a existência de protocolos de atuação e diálogo sistemático dos profissionais, o que contribuiria para o processo de notificação, rompendo com sua característica atual de um ato profissional isolado e desarticulado, de competência fortemente individual. Daí a necessidade do envolvimento institucional, de modo a oferecer o suporte necessário aos profissionais.
