Universidade
Federal do Rio Grande
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EENF - Escola de Enfermagem

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    Processo de trabalho em enfermagem/ saúde no Sistema Único de Saúde
    (2010) Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Schwengber, Acélia Inês; Silva, Carla Regina André
    Objetiva-se apresentar o Sistema Único de Saúde (SUS) como uma proposta filosoficamente estruturada para contrapor-se às disfunções e distorções presentes no processo de trabalho em enfermagem/saúde decorrentes da influência do modo de produção capitalista e a tecnologia do cuidado como incorporação e expressão da proposta filosófica do SUS.
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    Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro
    (2011) Bordignon, Simoní Saraiva; Lunardi, Valéria Lerch; Dalmolin, Graziele de Lima; Tomaschewski, Jamila Geri; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Barlem, Edison Luiz Devos; Zacarias, Caroline Ceolin
    Estudo de natureza qualitativa que objetivou conhecer as percepções das enfermeiras sobre como vivenciam os principais problemas éticos do cotidiano do trabalho e se a formação profissional recebida na graduação mostrou-se suficiente para o enfrentamento destes problemas. Os dados foram coletados entre março e abril de 2009, junto a cinco enfermeiras de uma unidade de terapia intensiva de um hospital universitário do Rio Grande do Sul, por meio de observações livres seguidas de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a técnica de análise textual qualitativa no tratamento dos dados. Dos resultados emergiram duas categorias: a dimensão ética do cuidado e na formação profissional. Mostrou-se necessária uma reflexão mais profunda sobre o cotidiano do trabalho ainda na graduação, fortalecendo as futuras enfermeiras para o enfrentamento do exercício profissional. Paralelamente, precisa-se priorizar a construção de espaços para a reflexão e discussão coletiva dos profissionais atuantes, identificando e construindo novas maneiras de atuar eticamente.
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    Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro
    (2008) Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney Costa
    A questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.
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    Impactos dos resultados das pesquisas em enfermagem na prática profissional
    (2009) Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Silveira, Rosemary Silva da; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Rodrigues, Rosalina Partezani; Dalmolin, Graziele de Lima
    Frente à preocupação com os resultados da pesquisa na enfermagem, temos como objetivo refletir sobre seu impacto na prática profissional. Para tal, abordamos a formação para a pesquisa, a pesquisa como instrumento de avanços da prática, a socialização dos seus resultados, mediante o resgate da produção no Sistema Lattes do CNPq de 444 mestres egressos de cursos de mestrado acadêmico em enfermagem, diplomados entre 1995 e 2005, em universidades públicas da região sul do Brasil, constatando que 139 mestres não apresentaram qualquer publicação; e a aplicação dos resultados da pesquisa à prática. A produção de conhecimentos na enfermagem é uma estratégia para alcançar avanços na sua prática profissional e, neste processo, destaca-se a dimensão ética, desde a definição do problema de pesquisa, a necessária socialização dos achados e sua incorporação à prática profissional.
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    A construção de um processo interdisciplinar de humanização à luz de Freire
    (2005) Backes, Dirce Stein; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria Lerch
    Num mundo complexo e competitivo, torna-se cada vez mais difícil encontrar estratégias para a resolução de problemas no contexto profissional e institucional. O grande desafio está em construir elementos de reflexão e estratégias de intervenção capazes de resgatar valores básicos coerentes com a ética profissional e o respeito à dignidade humana, como balizadores para o desenvolvimento de um processo de humanização institucional. Por meio do método de Paulo Freire, com base no diálogo e reflexão crítica sobre a realidade concreta, objetivou-se construir um processo interdisciplinar, com vistas à humanização do ambiente hospitalar, a partir de lideranças pertencentes à equipe multiprofissional da saúde, perfazendo o total de dezoito membros. Emergiram como temas geradores, dentre outros: humanizar-se para humanizar; o ser humano um ser de relações dialógicas; a humanização passa pela comunicação e decorre do acolhimento e vínculo afetivo
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    O cuidado de si como condição para o cuidado dos outros na prática de saúde
    (2004) Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Silveira, Rosemary Silva da; Soares, Narciso Vieira; Lipinski, Jussara Mendes
    É necessário olhar criticamente para as nossas práticas e para as relações que estabelecemos em nossa vida pessoal e profissional, para termos um viver pautado na ética. Neste texto, problematizamos práticas de governabilidade, construídas nas relações que os profissionais de saúde e, em especial, os enfermeiros estabelecem entre si, com as instituições de saúde e com os clientes e na relação com a profissão. Concluímos que, para alguém cuidar do outro e conduzi-lo, como o fazem os enfermeiros em suas práticas, primeiramente necessita demonstrar que podem conduzir-se, que conhece os limites de sua prática e que necessita respeitar o outro como alguém diferente de si próprio.
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    Processos que sustentam a resiliência familiar: um estudo de caso
    (2009) Silva, Mara Regina Santos da; Lacharité, Carl; Silva, Priscila Arruda da; Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo
    A resiliência é considerada como uma trajetória construída gradativamente, a partir de uma seqüência de processos proximais, desde o início da vida. Este estudo objetiva identificar processos vivenciados no plano familiar e individual que possibilitam às famílias enfrentar os desafios em sua vida de maneira positiva. Estudo de caso desenvolvido com uma família exposta a múltiplas adversidades, utilizando uma abordagem sustentada nos princípios de avaliação e desenvolvimento de forças familiares. Os dados obtidos entre 2005-2007, através de entrevistas, foram submetidos à análise de conteúdo. Os principais processos evidenciados refletem a capacidade do pai responder às necessidades dos filhos; criar um espaço relacional que permite a expressão do potencial dos filhos; aceitar ajuda no exercício de seus papéis; realizar atividades mutuamente gratificantes entre eles. Destaca-se o papel da sensibilidade do pai em relação às necessidades dos filhos.
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    Etnoenfermagem como metodologia de pesquisa para a congruência do cuidado
    (2009) Silveira, Rosemary Silva da; Martins, Cleusa Rios; Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo
    A etnoenfermagem, como metodologia de pesquisa, é utilizada para enfocar o contexto cultural e de cuidados à saúde de uma cultura específica. Com o objetivo de demonstrar o processo de aplicação desta metodologia na enfermagem, a partir do proposto por Leininger, são apresentadas quatro fases de observação, uma de entrevista e quatro fases de análise dos dados, contemplando critérios específicos e congruentes com o paradigma qualitativo. Estas fases não são estanques, inter-relacionam-se de modo imbricado. Considera-se que o conhecimento produzido pode contribuir tanto para os sujeitos de pesquisa, como para a prática dos trabalhadores da saúde, desenvolvendo a enfermagem como ciência e proporcionando novos caminhos para o cuidado à saúde, para o exercício da profissão, através da ética, da diversidade de trabalhadores; complementando a Teoria de Leininger.
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    Sofrimento moral e a dimensão ética no trabalho da enfermagem
    (2009) Lunardi, Valéria Lerch; Barlem, Edison Luiz Devos; Bulhosa, Michele Salum; Santos, Silvana Sidney Costa; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Silveira, Rosemary Silva da; Báo, Ana Cristina Pretto; Dalmolin, Graziele de Lima
    Trabalhadores de enfermagem vivenciam problemas morais, dilemas morais e sofrimento moral, no seu cotidiano profissional. O sofrimento moral manifesta-se quando os trabalhadores apresentam dificuldades para executar situações moralmente adequadas, segundo suas consciências. O texto tem como objetivo enfocar o sofrimento moral dos trabalhadores de enfermagem e sua relação com problemas morais e dilemas morais, abordando conceitos, vivências de sofrimento moral e possíveis estratégias a serem adotadas para o seu enfrentamento. Enfocar o sofrimento moral provocado pelo enfrentamento de problemas e dilemas morais no trabalho da enfermagem parece fundamental, não apenas para desvelar um fenômeno ainda pouco conhecido, mesmo que vivenciado quase que diariamente, mas, também, para destacar a necessidade de problematização e valorização da dimensão ética do trabalho em saúde.
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    Parto humanizado de adolescentes: concepção dos trabalhadores da saúde
    (2011) Busanello, Josefine; Kerber, Nalú Pereira da Costa; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria Lerch; Sassi, Raul Andrés Mendonza; Azambuja, Eliana Pinho de
    Objetivou-se analisar diferenças e semelhanças na concepção do que seja uma assistência ideal às adolescentes em um centro obstétrico, de acordo com a categoria funcional dos trabalhadores de um hospital universitário do Sul do Brasil. Estudo qualitativo, realizado com 23 trabalhadores efetivos, no período de julho de 2008 a fevereiro de 2009. Os dados foram coletados mediante entrevista, a partir da seguinte questão: O que você considera que é uma assistência ideal em um centro obstétrico? Foi efetuada a análise temática dos dados, estabelecendo uma comparação com a política de humanização do parto. Emergiram dois temas: estrutura organizacional do centro obstétrico e assistência ideal ao parto; e estrutura relacional do centro obstétrico e assistência ideal ao parto. Evidencia-se que a concepção dos trabalhadores sobre a assistência ideal ao parto se coaduna com o ideário de atenção humanizada, no entanto alguns aspectos importantes ainda precisam ser incorporados.