Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

EENF - Escola de Enfermagem

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/997

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 39
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A organização do trabalho das enfermeiras na assistência pré-natal: uma revisão integrativa
    (2012) Oliveira, Flávia Seles; Kerber, Nalú Pereira da Costa; Vaghetti, Helena Heidtmann; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Wachholz, Vanessa Andréia
    Com este artigo objetivou-se visualizar, na produção científica nacional de teses e dissertações, como está organizado o processo de trabalho das enfermeiras na assistência pré-natal e quais são as dificuldades enfrentadas por essas trabalhadoras no desenvolvimento da assistência. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa e a coleta de dados foi realizada na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, no mês de junho de 2011. Os descritores utilizados foram cuidado pré-natal e Enfermagem. Após a leitura dos textos foram selecionadas quatro teses e sete dissertações, das quais, posteriormente, tendo-se em vista a contemplação do objetivo do estudo, foram utilizadas três teses e quatro dissertações. Para análise dos dados foi realizada a análise temática e, após a leitura dos textos, a formulação de hipóteses, a exploração do material e a interpretação dos resultados, classificou-se o tema em duas categorias: “Estrutura organizacional do trabalho da enfermeira” e “Processo organizacional do trabalho da enfermeira”. Com esta revisão integrativa foi possível concluir que as instituições de saúde ainda não estão preparadas estruturalmente para a realização do atendimento pré-natal, mas, mesmo assim, as enfermeiras a realizam nos espaços que lhe são disponíveis.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gerenciamento do pessoal de enfermagem com estabilidade no emprego: percepção de enfermeiros
    (2011) Guimarães, Amanda Troca; Vaghetti, Helena Heidtmann; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Gomes, Giovana Calcagno
    Objetivou-se identifi car a percepção de enfermeiros de um hospital universitário sobre o gerenciamento do pessoal de enfermagem com estabilidade no emprego. Pesquisa qualitativa desenvolvida em 2010 com dezesseis enfermeiros. Dados coletados por entrevistas semi-estruturadas e analisados pela Análise Temática geraram duas categorias empíricas: A segurança no trabalho versus a impunidade proporcionada pela estabilidade no emprego; e O (des)comprometimento no trabalho da enfermagem e a estabilidade no emprego. Verifi cou-se que estabilidade no emprego oferece segurança no trabalho; essa segurança produz impunidade, e os enfermeiros resistem em conduzir processos administrativos. Conclui-se que a segurança favorece a quebra de hierarquias, a impunidade gera a banalização das transgressões, pela falta de medidas administrativas ágeis para resolução de problemas; e a estabilidade no emprego não garante a qualidade da assistência.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Processo de trabalho em enfermagem/ saúde no Sistema Único de Saúde
    (2010) Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Schwengber, Acélia Inês; Silva, Carla Regina André
    Objetiva-se apresentar o Sistema Único de Saúde (SUS) como uma proposta filosoficamente estruturada para contrapor-se às disfunções e distorções presentes no processo de trabalho em enfermagem/saúde decorrentes da influência do modo de produção capitalista e a tecnologia do cuidado como incorporação e expressão da proposta filosófica do SUS.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro
    (2011) Bordignon, Simoní Saraiva; Lunardi, Valéria Lerch; Dalmolin, Graziele de Lima; Tomaschewski, Jamila Geri; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Barlem, Edison Luiz Devos; Zacarias, Caroline Ceolin
    Estudo de natureza qualitativa que objetivou conhecer as percepções das enfermeiras sobre como vivenciam os principais problemas éticos do cotidiano do trabalho e se a formação profissional recebida na graduação mostrou-se suficiente para o enfrentamento destes problemas. Os dados foram coletados entre março e abril de 2009, junto a cinco enfermeiras de uma unidade de terapia intensiva de um hospital universitário do Rio Grande do Sul, por meio de observações livres seguidas de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a técnica de análise textual qualitativa no tratamento dos dados. Dos resultados emergiram duas categorias: a dimensão ética do cuidado e na formação profissional. Mostrou-se necessária uma reflexão mais profunda sobre o cotidiano do trabalho ainda na graduação, fortalecendo as futuras enfermeiras para o enfrentamento do exercício profissional. Paralelamente, precisa-se priorizar a construção de espaços para a reflexão e discussão coletiva dos profissionais atuantes, identificando e construindo novas maneiras de atuar eticamente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho em profissionais de enfermagem de um hospital universitário
    (2009) Freitas, João Renan Silva de; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria Lerch; Freitas, Kênia da Silva Santos de
    Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) representam o principal grupo de agravos à saúde, entre as doenças ocupacionais em nosso país. Esta é uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados, por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas e de exames físicos e complementares, junto a trabalhadores de enfermagem de um Hospital Universitário. Teve como objetivos: verificar a ocorrência de DORT entre os membros da equipe de enfermagem; identificar os sintomas de DORT mais frequentes entre esses profissionais; identificar as regiões do corpo que mais freqüentemente são afetadas; verificar o número de dias não trabalhados em decorrência dos DORT, no período de janeiro de 2005 a outubro de 2006; identificar as características (sexo, categoria profissional e setor de trabalho) dos adoecidos. Dos vinte e um trabalhadores com queixas osteomusculares, no período de 1o de janeiro de 2005 a outubro de 2006, identificados com base em dados fornecidos pela chefia do Serviço de Enfermagem, quinze aceitaram participar da pesquisa e seis não participaram, sem apresentar os motivos. Os resultados evidenciaram que auxiliar de enfermagem e técnico de enfermagem foram as categorias acometidas por DORT, sendo todos do sexo feminino, oito auxiliares de enfermagem e sete técnicas de enfermagem.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Participação da mulher no processo decisório no ciclo Gravídico-puerperal: revisão integrativa do cuidado de enfermagem
    (2011) Busanello, Josefine; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Kerber, Nalú Pereira da Costa; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney Costa
    Trata-se de uma revisão integrativa que objetivou identificar a contribuição do cuidado de enfermagem, descrito nas publicações científicas nacionais, para a participação da mulher no processo decisório no ciclo gravídicopuerperal. As produções científicas foram buscadas em maio de 2010, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. Dos oito artigos que compuseram a revisão, despontaram dois núcleos temáticos: Contribuições do cuidado de enfermagem à participação da mulher no processo decisório no ciclo gravídico-puerperal; e Limitações do cuidado de enfermagem à participação da mulher no processo decisório no ciclo gravídico-puerperal. A presente revisão traz subsídios para a produção do conhecimento da Enfermagem, ao identificar uma lacuna na área do conhecimento e atuação dos enfermeiros, evidenciada pela inexistência de pesquisas da Enfermagem que abordem, especificamente, a participação da mulher no processo decisório no ciclo gravídico-puerperal, e as possíveis contribuições do cuidado de enfermagem para a garantia desse direito.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Promoção do aleitamento materno pela equipe de enfermagem em um hospital amigo da criança
    (2007) Souza, Michele Bulhosa de; Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Gonçalves, Sandrine Avila
    Ao constatar dificuldades em aleitar, de puérperas egressas de um Hospital Universitário com o título Hospital Amigo da Criança (HAC), realizamos uma mini-etnoenfermagem com trabalhadores de enfermagem da maternidade com o objetivo de conhecer dificuldades e possíveis estratégias para efetivar a proposta do HAC desta instituição. Como dificuldades constatamos: número insuficiente de funcionários, excesso de atribuições da enfermeira, falta de continuidade no trabalho da equipe de saúde, orientações descontextualizadas, falta de compromisso com esta proposta. Como estratégias, os profissionais apontam: reuniões da equipe de saúde, maior articulação do trabalho, avaliações sistemáticas e um maior comprometimento de todos trabalhadores da maternidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Impactos dos resultados das pesquisas em enfermagem na prática profissional
    (2009) Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Silveira, Rosemary Silva da; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Rodrigues, Rosalina Partezani; Dalmolin, Graziele de Lima
    Frente à preocupação com os resultados da pesquisa na enfermagem, temos como objetivo refletir sobre seu impacto na prática profissional. Para tal, abordamos a formação para a pesquisa, a pesquisa como instrumento de avanços da prática, a socialização dos seus resultados, mediante o resgate da produção no Sistema Lattes do CNPq de 444 mestres egressos de cursos de mestrado acadêmico em enfermagem, diplomados entre 1995 e 2005, em universidades públicas da região sul do Brasil, constatando que 139 mestres não apresentaram qualquer publicação; e a aplicação dos resultados da pesquisa à prática. A produção de conhecimentos na enfermagem é uma estratégia para alcançar avanços na sua prática profissional e, neste processo, destaca-se a dimensão ética, desde a definição do problema de pesquisa, a necessária socialização dos achados e sua incorporação à prática profissional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A construção de um processo interdisciplinar de humanização à luz de Freire
    (2005) Backes, Dirce Stein; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria Lerch
    Num mundo complexo e competitivo, torna-se cada vez mais difícil encontrar estratégias para a resolução de problemas no contexto profissional e institucional. O grande desafio está em construir elementos de reflexão e estratégias de intervenção capazes de resgatar valores básicos coerentes com a ética profissional e o respeito à dignidade humana, como balizadores para o desenvolvimento de um processo de humanização institucional. Por meio do método de Paulo Freire, com base no diálogo e reflexão crítica sobre a realidade concreta, objetivou-se construir um processo interdisciplinar, com vistas à humanização do ambiente hospitalar, a partir de lideranças pertencentes à equipe multiprofissional da saúde, perfazendo o total de dezoito membros. Emergiram como temas geradores, dentre outros: humanizar-se para humanizar; o ser humano um ser de relações dialógicas; a humanização passa pela comunicação e decorre do acolhimento e vínculo afetivo
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Humanização hospitalar: percepção dos pacientes
    (2005) Backes, Dirce Stein; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria Lerch
    É necessário mudar a forma como os profissionais se posicionam frente ao seu principal objeto de trabalho, a vida, o sofrimento e a dor dos indivíduos. Assim, este estudo teve como objetivo relatar as percepções dos pacientes em relação à humanização no ambiente hospitalar. Emergiram, dentre outros, a necessidade de implementar um processo reflexivo acerca dos princípios, valores, direitos e deveres que regem a prática dos profissionais de saúde. Um programa de humanização hospitalar supõe estabelecer um ambiente de cuidado humano e uma cultura de respeito e valorização não da doença, mas do ser humano que adoece, contemplando uma relação sujeito-sujeito e não sujeito-objeto.