EENF - Escola de Enfermagem
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/997
Navegar
14 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemA organização do trabalho das enfermeiras na assistência pré-natal: uma revisão integrativa(2012) Oliveira, Flávia Seles; Kerber, Nalú Pereira da Costa; Vaghetti, Helena Heidtmann; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Wachholz, Vanessa AndréiaCom este artigo objetivou-se visualizar, na produção científica nacional de teses e dissertações, como está organizado o processo de trabalho das enfermeiras na assistência pré-natal e quais são as dificuldades enfrentadas por essas trabalhadoras no desenvolvimento da assistência. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa e a coleta de dados foi realizada na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, no mês de junho de 2011. Os descritores utilizados foram cuidado pré-natal e Enfermagem. Após a leitura dos textos foram selecionadas quatro teses e sete dissertações, das quais, posteriormente, tendo-se em vista a contemplação do objetivo do estudo, foram utilizadas três teses e quatro dissertações. Para análise dos dados foi realizada a análise temática e, após a leitura dos textos, a formulação de hipóteses, a exploração do material e a interpretação dos resultados, classificou-se o tema em duas categorias: “Estrutura organizacional do trabalho da enfermeira” e “Processo organizacional do trabalho da enfermeira”. Com esta revisão integrativa foi possível concluir que as instituições de saúde ainda não estão preparadas estruturalmente para a realização do atendimento pré-natal, mas, mesmo assim, as enfermeiras a realizam nos espaços que lhe são disponíveis.
- ItemGerenciamento do pessoal de enfermagem com estabilidade no emprego: percepção de enfermeiros(2011) Guimarães, Amanda Troca; Vaghetti, Helena Heidtmann; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Gomes, Giovana CalcagnoObjetivou-se identifi car a percepção de enfermeiros de um hospital universitário sobre o gerenciamento do pessoal de enfermagem com estabilidade no emprego. Pesquisa qualitativa desenvolvida em 2010 com dezesseis enfermeiros. Dados coletados por entrevistas semi-estruturadas e analisados pela Análise Temática geraram duas categorias empíricas: A segurança no trabalho versus a impunidade proporcionada pela estabilidade no emprego; e O (des)comprometimento no trabalho da enfermagem e a estabilidade no emprego. Verifi cou-se que estabilidade no emprego oferece segurança no trabalho; essa segurança produz impunidade, e os enfermeiros resistem em conduzir processos administrativos. Conclui-se que a segurança favorece a quebra de hierarquias, a impunidade gera a banalização das transgressões, pela falta de medidas administrativas ágeis para resolução de problemas; e a estabilidade no emprego não garante a qualidade da assistência.
- ItemProcesso de trabalho em enfermagem/ saúde no Sistema Único de Saúde(2010) Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Schwengber, Acélia Inês; Silva, Carla Regina AndréObjetiva-se apresentar o Sistema Único de Saúde (SUS) como uma proposta filosoficamente estruturada para contrapor-se às disfunções e distorções presentes no processo de trabalho em enfermagem/saúde decorrentes da influência do modo de produção capitalista e a tecnologia do cuidado como incorporação e expressão da proposta filosófica do SUS.
- ItemQuestões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro(2011) Bordignon, Simoní Saraiva; Lunardi, Valéria Lerch; Dalmolin, Graziele de Lima; Tomaschewski, Jamila Geri; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Barlem, Edison Luiz Devos; Zacarias, Caroline CeolinEstudo de natureza qualitativa que objetivou conhecer as percepções das enfermeiras sobre como vivenciam os principais problemas éticos do cotidiano do trabalho e se a formação profissional recebida na graduação mostrou-se suficiente para o enfrentamento destes problemas. Os dados foram coletados entre março e abril de 2009, junto a cinco enfermeiras de uma unidade de terapia intensiva de um hospital universitário do Rio Grande do Sul, por meio de observações livres seguidas de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a técnica de análise textual qualitativa no tratamento dos dados. Dos resultados emergiram duas categorias: a dimensão ética do cuidado e na formação profissional. Mostrou-se necessária uma reflexão mais profunda sobre o cotidiano do trabalho ainda na graduação, fortalecendo as futuras enfermeiras para o enfrentamento do exercício profissional. Paralelamente, precisa-se priorizar a construção de espaços para a reflexão e discussão coletiva dos profissionais atuantes, identificando e construindo novas maneiras de atuar eticamente.
- ItemParticipação da mulher no processo decisório no ciclo Gravídico-puerperal: revisão integrativa do cuidado de enfermagem(2011) Busanello, Josefine; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Kerber, Nalú Pereira da Costa; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney CostaTrata-se de uma revisão integrativa que objetivou identificar a contribuição do cuidado de enfermagem, descrito nas publicações científicas nacionais, para a participação da mulher no processo decisório no ciclo gravídicopuerperal. As produções científicas foram buscadas em maio de 2010, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. Dos oito artigos que compuseram a revisão, despontaram dois núcleos temáticos: Contribuições do cuidado de enfermagem à participação da mulher no processo decisório no ciclo gravídico-puerperal; e Limitações do cuidado de enfermagem à participação da mulher no processo decisório no ciclo gravídico-puerperal. A presente revisão traz subsídios para a produção do conhecimento da Enfermagem, ao identificar uma lacuna na área do conhecimento e atuação dos enfermeiros, evidenciada pela inexistência de pesquisas da Enfermagem que abordem, especificamente, a participação da mulher no processo decisório no ciclo gravídico-puerperal, e as possíveis contribuições do cuidado de enfermagem para a garantia desse direito.
- ItemPercepção da equipe de enfermagem sobre seus registros: buscando a sistematização da assistência de enfermagem(2010) Pimpão, Fernanda Demutti; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Vaghetti, Helena Heidtmann; Lunardi, Valéria LerchO objetivo deste estudo foi conhecer a percepção da equipe de enfermagem acerca dos registros para a sistematização da assistência de enfermagem (SAE). Realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, em unidade de internação clínica de um hospital universitário do sul do Brasil, com 12 membros da equipe de enfermagem. Os dados, coletados em 2009, mediante entrevistas, foram analisados com base na análise textual qualitativa. Foram categorias reveladas: locais dos registros de enfermagem; sua importância; limitações; e alternativas para viabilizar os registros e a SAE. Os resultados apontam descentralização e insuficiência dos registros de enfermagem, embora as enfermeiras reconheçam a importância deles. As limitações identificadas centram-se na insuficiência dos recursos humanos, na falta de tempo hábil, no excesso de atividades administrativo-burocráticas; e na cultura da enfermagem entendida como serviço de apoio. Sugeremse alternativas capazes de viabilizar a SAE baseadas, principalmente, na reorganização do serviço de enfermagem.
- ItemPercepção da equipe de enfermagem acerca da prescrição de enfermagem(2010) Pimpão, Fernanda Demutti; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Vaghetti, Helena Heidtmann; Lunardi, Valéria LerchÉ inegável a importância da prescrição de enfermagem como um instrumento norteador das ações dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, porém a realidade hospitalar cria diversas barreiras à sua implantação. Este estudo teve como objetivos conhecer a percepção da equipe de enfermagem acerca da prescrição de enfermagem no âmbito hospitalar, investigar o seu conhecimento acerca do processo de enfermagem (PE) e conhecer a sua percepção quanto à participação dos técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem nesse processo de assistência. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a sete membros da equipe de enfermagem. Os resultados apontam que os enfermeiros demonstram certo conhecimento acerca do PE, porém os técnicos de enfermagem possuem reduzido entendimento sobre essa sistemática de assistência. Os enfermeiros percebem a prescrição de enfermagem como um instrumento qualificador da assistência, enquanto os técnicos ressaltam sua participação nesse processo como limitada ao cumprimento das atividades prescritas. Conclui-se que, apesar das diferenças entre o conhecimento dos enfermeiros e o dos técnicos de enfermagem acerca do PE, ambos identificam a prescrição de enfermagem como elemento essencial ao exercício da enfermagem, direcionando os cuidados e, consequentemente, contribuindo para a qualidade da assistência.
- ItemSignificados das hierarquias no trabalho em hospitais públicos brasileiros a partir de estudos empíricos(2011) Vaghetti, Helena Heidtmann; Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria Lerch; Costa, Cesar Francisco Silva daOBJETIVO: Compreender como as estruturas hierárquicas presentes na cultura organizacional de hospitais públicos brasileiros significam no trabalho hospitalar. MÉTODOS: O corpus da pesquisa originou-se em quatro teses e seis dissertações e foi organizado, analisado e interpretado sob a perspectiva da antropologia simbólica-interpretativa. RESULTADOS: Hospitais estão calcados na burocracia profissional e mecanicista, e as hierarquias, decorrentes dessas estruturas, produzem significados que interpretados indicam fragmentação das relações, disputas profissionais e distanciamentos, bem como conflitos e comportamentos subversivos no trabalho, respectivamente. CONCLUSÃO: As hierarquias em cada uma das burocracias encaminham diferentes enfrentamentos que desestabilizam os trabalhadores e seus processos de trabalho. Estratégias de reorientação e conscientização dos limites hierárquicos devem ser equacionadas, para que o trabalho seja otimizado.
- ItemEstratégias para fidelização de doadores de sangue voluntários e habituais(2010) Giacomini, Luana; Lunardi Filho, Wilson DaniloOBJETIVOS: Detectar a significação do ato de doar sangue e elementos ligados à decisão de tornar-se um doador; conhecer as dúvidas ligadas à doação e opiniões quanto à organização do serviço; identificar estratégias mais eficientes para o desenvolvimento de um programa de doação voluntária e a relevância da relação profissional-usuário na conquista de doadores voluntários e habituais. MÉTODOS: Estudo qualitativo de natureza exploratória. Os sujeitos foram 15 doadores voluntários de um banco de sangue. Foram realizadas entrevistas de janeiro a março de 2007, que foram gravadas e transcritas. RESULTADOS: A doação é um ato solidário e salvador de vidas; as motivações refletem interesses pessoais e humanitários; deve-se informar e educar a população; a atitude do profissional influencia o comportamento do doador. CONCLUSÕES: Torna-se indispensável desenvolver uma comunicação para reduzir medos e motivar as pessoas bem como desenvolver uma filosofia de atendimento apoiada na humanização das relações para a fidelização de doadores voluntários.
- ItemDiagnósticos de enfermagem em pacientes no período pós-operatório de cirurgias cardíacas(2010) Pivoto, Flavia Lamberti; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Santos, Silvana Sidney Costa; Almeida, Miriam de Abreu; Silveira, Rosemary Silva daObjetivo: Identificar, em conjunto com enfermeiras de uma Unidade de Tratamento Intensivo Pós-Operatória Cardiológica, diagnósticos de enfermagem presentes em pacientes no período pós-operatório de cirurgias cardíacas, com vistas à futura implementação do processo de enfermagem nessa unidade. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, ancorado na pesquisa convergente-assistencial. Os dados foram obtidos, nos registros de enfermagem de 20 pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, no mês de abril de 2008, acrescidos da experiência profissional de seis enfermeiras participantes do grupo de convergência reunido durante cinco encontros. Resultados: Foram estabelecidos 15 diagnósticos, segundo a Taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association, corroborados por outros autores. Conclusão: Identificar diagnósticos de enfermagem comuns em pacientes no pós-operatório de cirurgias cardíacas permite um direcionamento da assistência de enfermagem e subsidia o estabelecimento de intervenções fundamentadas e adequadas às necessidades individuais apresentadas por esses pacientes.
