EENF - Escola de Enfermagem
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/997
Navegar
13 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemEscalas de avaliação da depressão em idosos(2007) Tier, Cenir Gonçalves; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Bulhosa, Michele SalumA depressão é uma doença com importantes repercussões sociais e individuais, devido ao fato de afetar não somente o convívio social, mas impossibilitar uma rotina de vida satisfatória e o risco inerente de morbidade e cronicidade, notadamente para idosos. Este é um estudo de revisão bibliográfica, cujo objetivo foi conhecer algumas das escalas de transtornos depressivos aplicadas ao idoso. Foram analisadas: a Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton; a Escala de Depressão Abreviada de Zung; o Inventário de Beck, a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage. Algumas delas foram utilizadas em trabalhos elaborados/aplicados por enfermeiros. Todas se mostraram importantes na verificação de sinais e sintomas de transtornos depressivos, durante a avaliação multidimensional do idoso, direcionando a intervenções mais adequadas para amenizar ou até recuperar a saúde mental do idoso, mediante ações de enfermagem/saúde que possam ser implementadas.
- ItemEscalas de avaliação da depressão em idosos(2007) Tier, Cenir Gonçalves; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Bulhosa, Michele SalumA depressão é uma doença com importantes repercussões sociais e individuais, devido ao fato de afetar não somente o convívio social, mas impossibilitar uma rotina de vida satisfatória e o risco inerente de morbidade e cronicidade, notadamente para idosos. Este é um estudo de revisão bibliográfica, cujo objetivo foi conhecer algumas das escalas de transtornos depressivos aplicadas ao idoso. Foram analisadas: a Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton; a Escala de Depressão Abreviada de Zung; o Inventário de Beck, a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage. Algumas delas foram utilizadas em trabalhos elaborados/aplicados por enfermeiros. To- das se mostraram importantes na verificação de sinais e sintomas de transtornos depressivos, durante a avaliação multidimensional do idoso, direcionando a intervenções mais adequadas para amenizar ou até recuperar a saúde mental do idoso, mediante ações de enfermagem/saúde que possam ser implementadas.
- ItemCondições de enfrentamento dos familiares cuidadores de idosos portadores de doença de Alzheimer(2007) Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Rodrigues, Mônica Canilha TortelliNeste artigo abordam-se as condições de enfrentamento das famílias cuidadoras de idosos portadores de doença de Alzheimer residentes em Rio Grande - RS. Foi realizada pesquisa qualitativa com amostra de quatorze familiares, aos quais se aplicou um formulário com três etapas: caracterização da família, do idoso e do cuidador; condições de funcionalidade do domicílio; dificuldades relacionadas ao processo de cuidar. Com base nos resultados, verificou-se que onze são mulheres, confirmando a predominância do sexo feminino; a idade variou entre 40 e 92 anos; oito familiares cuidadores têm outros dependentes. Dentre as muitas dificuldades citadas estão a divisão de tarefas, a sobrecarga de atividades e a falta de apoio pelo sistema formal de saúde. Percebeu-se a necessidade de despertar o serviço público para dar suporte a essas famílias cuidadoras e a importância de o enfermeiro cuidar também do cuidador do idoso com DA.
- ItemCondições de enfrentamento dos familiares cuidadores de idosos portadores de doença de Alzheimer(2007) Pelzer, Marlene Teda; Santos, Silvana Sidney Costa; Rodrigues, Mônica Canilha TortelliNeste artigo abordam-se as condi ções de enfrentamento das famílias cuidadoras de idosos portadores de doença de Alzheimer residentes em Rio Grande - RS. Foi realizada pesquisa qualitativa com amostra de quatorze familiares, aos quais se aplicou um formulário com três etapas: caracterização da família, do idoso e do cuidador; condições de funcionalidade do domicílio; dificuldades relacionadas ao processo de cuidar. Com base nos resultados, verificou-se que onze são mulheres, confirmando a predominância do sexo feminino; a idade variou entre 40 e 92 anos; oito familiares cuidadores têm outros dependentes. Dentre as muitas dificuldades citadas estão a divisão de tarefas, a sobrecarga de atividades e a falta de apoio pelo sistema formal de saúde. Percebeu-se a necessidade de despertar o serviço público para dar suporte a essas famílias cuidadoras e a importância de o enfermeiro cuidar também do cuidador do idoso com DA.
- ItemConhecimento específico de enfermeiros de um hospital universitário acerca do cuidado ao idoso(2009) Silva, Thiago Lago da; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Barlem, Edison Luiz Devos; Arrieche, Tatiane AlonsoO objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento específico de enfermeiros de uma unidade de clínica médica de um hospital universitário do Sul do Brasil, acerca do cuidado à pessoa idosa. Foram sujeitos oito enfermeiras, com as quais se utilizou entrevista gravada e cujos depoimentos deram origem às categorias de análise, assim apresentadas: Pessoa Idosa; Política Nacional do Idoso; Preparo para Cuidar do Idoso; Cuidados Específicos de Enfermagem para o Idoso. Diante dos resultados, faz-se necessária a organização de um curso de aperfeiçoamento direcionado às enfermeiras investigadas, para que elas passem a ser multiplicadoras em relação à sua equipe e, assim, possam otimizar a qualidade de cuidados de enfermagem específicos prestado às pessoas idosas hospitalizadas.
- ItemBases para o cuidado de idosos portadores de paralisia supra-nuclear progressiva(2010) Oliveira, Flávia Vilas Boas; Munari, Denize Bouttelet; Pelzer, Marlene TedaDoenças crônico-degenerativas acometem parcela significativa de idosos, constituindo-se em importante problema de saúde pública, considerando-se o envelhecimento populacional em todo o mundo. Em particular, aquelas que trazem limitações e incapacidades funcionais são as que mais comprometem a qualidade de vida, especialmente, quando causam dependência para atividades de vida diária. Com o avanço da ciência, algumas dessas doenças são descobertas recentes, trazendo aos profissionais dúvidas quanto ao seu manejo. A paralisia supra-nuclear progressiva (PSP) se constitui em uma delas e é objeto de estudo do presente artigo de atualização, cujo objetivo foi descrever a PSP, bem como alguns aspectos que dão base para cuidado de idosos portadores dessa patologia. O texto traz inicialmente informações sobre o histórico da doença, sua prevalência, etiologia, diagnóstico e características clínicas. Em seguida discute a necessidade de uma abordagem multidisciplinar no acompanhamento do portador de PSP, bem como explora algumas questões relacionadas aos cuidados que devem ser dirigidos aos familiares. Considerando-se a natureza rara da doença, fica evidente a necessidade dos profissionais de saúde estar atentos aos sinais de instalação da doença para que seu diagnóstico seja precoce e o acompanhamento iniciado o mais rápido possível, evitando-se assim danos irreversíveis, especialmente relacionados a quedas e aspiração.
- ItemConhecimento específico de enfermeiros de um hospital universitário acerca do cuidado ao idoso(2009) Silva, Thiago Lago da; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Barlem, Edison Luiz Devos; Arrieche, Tatiane AlonsoO objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento específico de enfermeiros de uma unidade de clínica médica de um hospital universitário do Sul do Brasil, acerca do cuidado à pessoa idosa. Foram sujeitos oito enfermeiras,com as quais se utilizou entrevista gravada e cujos depoimentos deram origem às categorias de análise, assim apresentadas:Pessoa Idosa; Política Nacional do Idoso; Preparo para Cuidar do Idoso; Cuidados Específicos de Enfermagem para o Idoso. Diante dos resultados, faz-se necessária a organização de um curso de aperfeiçoamento direcionado às enfermeiras investigadas, para que elas passem a ser multiplicadoras em relação à sua equipe e, assim, possam otimizar a qualidade de cuidados de enfermagem específicos prestado às pessoas idosas hospitalizadas.
- ItemO idoso institucionalizado: avaliação da capacidade funcional e aptidão física(2010) Gonçalves, Lucia Hisako Takase; Silva, Aline Huber da Silva; Mazo, Giovana Zarpellon; Benedetti, Tânia Rosane Bertoldo; Santos, Silvia Maria Azevedo dos; Marques, Sueli; Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani; Portella, Marilene Rodrigues; Scortegagna, Helenice de Moura; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Souza, Andréa dos Santos; Meira, Edméia Campos; Sena, Edite Lago da Silva; Creutzberg, Marion; Rezende, Tais de Lima RezendeO objetivo deste estudo foi explorar a relação entre a aptidão física e a capacidade funcional de residentes em instituições de longa permanência para idosos de baixa renda. Foi realizada avaliação em seis instituições localizadas em três regiões do país. Amostra foi composta de 78 idosos, com média de idade de 77,4 anos (DP = 7,9). A avaliação da aptidão física aplicando-se testes da AAHPERD adaptada para idosos institucionalizados, e da capacidade funcional pela escala de Katz, constatou que a aptidão física, em seus cinco componentes, em média era regular na flexibilidade, coordenação, agilidade e resistência aeróbia, era boa no componente força. Já o Índice de Aptidão Física Geral (IAFG), em média era regular. Os resultados demonstram que quanto maior o grau de dependência dos idosos institucionalizados menor é a força e o resultado do IAFG e, quanto melhor é a coordenação e a agilidade melhor é o nível de independência para a re alização das atividades da vida diária. As implicações estão em contribuir com os programas de exercícios físicos adequados na manutenção e/ou recuperação da funcionalidade.
- ItemCuidado de enfermagem para prevenção de quedas em idosos: proposta para ação(2011) Freitas, Ronaldo de; Santos, Silvana Sidney Costa; Hammerschmidt, Karina Silveira de Almeida; Silva, Marília Egues da; Pelzer, Marlene TedaTrata-se de estudo documental, retrospectivo e descritivo, realizado em prontuários de um hospital universitário, cujo objetivo foi o de construir proposta de ação de enfermagem pra prevenção de quedas em idosos. Encontraram-se dezoito (18) prontuários que se adequaram nos critérios de inclusão, sendo onze (11) de mulheres com idade de 60-69 anos; verificou-se a ausência de registro sobre quedas anteriores em quatorze (14) prontuários; onze (11) idosos caíram da própria altura; a fratura foi a consequência de queda em dezesseis (16) idosos. Elaborou-se proposta de ação de enfermagem voltada à prevenção de quedas, segundo as necessidades emergentes: 1) Quedas em idosas e alimentação saudável; 2) Quedas da própria altura e ambiente seguro; 3) Fratura e fortalecimento do sistema musculoesquelético.
- ItemO viver e ser saudável no envelhecimento humano contextualizado através da história oral(2002) Pelzer, Marlene Teda; Sandri, Juliana Vieira de AraujoEste é um estudo qualitativo com enfoque no envelhecimento dentro do processo de viver saudável, através da História Oral Temática. Realizadas oito entrevistas com pessoas idosas, sendo quatro delas pertencentes ao projeto de extensão UNIVIDA, da UNIVALI e as demais ao grupo de idosos do SESC - Florianópolis (SC). As dimensões espirituais, de gênero, de trabalho, de estética e a arte de envelhecer emergiram das narrativas, permitindo contextualizar o processo de envelhecimento saudável. Este grupo de pessoas idosas conseguiu romper com estereótipos ou preconceitos existentes em nossa sociedade, tornando-se agente do processo de mudança de mentalidade.
