Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

EENF - Escola de Enfermagem

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/997

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 49
  • Item
    Exterioridades cronobiológicas do ciclo sono-vigília de enfermeiras de um hospital universitário
    (Associação Brasileira de Enfermagem, 2011) Vaghetti, Helena Heidtmann; Xavier, Karine Gracinda da Silva; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade
    (2006) Santos, Silvana Sidney Costa
    Foram objetivos deste estudo: identificar as características do ensino da enfermagem gerontogeriátrica; refletir sobre este ensino, partindo das características identificadas, à luz da Complexidade. Pesquisa qualitativa, teve como fonte de dados nove livros-resumo de congressos brasileiros de enfermagem e sete periódicos da enfermagem nacional, do período de 1991 a 2000. O corpus foi composto por 16 artigos científicos e utilizou-se o QRSNUD* IST4 para análise. Os resultados mostraram a existência deste ensino, por meio de: matérias no currículo; atividades práticas; atividades durante estágio curricular; atividades extracurriculares; participação em eventos específicos ou da enfermagem, com apresentação de trabalhos; outras atividades. Refletir sobre o ensino da enfermagem gerontoriátrica, por meio da Complexidade, é perceber o ensino enquanto instância que procure transmitir uma cultura que permita ao futuro trabalhador: compreender a condição humana; pensar de forma contextualizada,aberta, globalizada, ética.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Escalas de avaliação da depressão em idosos
    (2007) Tier, Cenir Gonçalves; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Bulhosa, Michele Salum
    A depressão é uma doença com importantes repercussões sociais e individuais, devido ao fato de afetar não somente o convívio social, mas impossibilitar uma rotina de vida satisfatória e o risco inerente de morbidade e cronicidade, notadamente para idosos. Este é um estudo de revisão bibliográfica, cujo objetivo foi conhecer algumas das escalas de transtornos depressivos aplicadas ao idoso. Foram analisadas: a Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton; a Escala de Depressão Abreviada de Zung; o Inventário de Beck, a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage. Algumas delas foram utilizadas em trabalhos elaborados/aplicados por enfermeiros. Todas se mostraram importantes na verificação de sinais e sintomas de transtornos depressivos, durante a avaliação multidimensional do idoso, direcionando a intervenções mais adequadas para amenizar ou até recuperar a saúde mental do idoso, mediante ações de enfermagem/saúde que possam ser implementadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação
    (2006) Santos, Silvana Sidney Costa
    A reestruturação curricular no curso de graduação em enfermagem, necessária a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), inicia suas atividades com a leitura crítica da Resolução 03/2001 e nela encontra-se, entre outras orientações, o perfil de egressos. O objetivo desta revisão crítica de literatura foi refletir sobre as palavras ou categorias explícitas no perfil de egressos sugeridas pelas DCN, utilizando de dicionários (de língua portuguesa e de filosofia) e de literaturas diversas (da enfermagem e de outras disciplinas), para compreendê-las de forma mais concreta e percebê-las relevantes na formação do profissional enfermeiro e, portanto, necessárias no Projeto Político Pedagógico (PPP). Reconhecem-se os valores da proposta do perfil de egressos das DCN na formação do enfermeiro, porém, torna-se importante perceber que não se trata só de estabelecer novos marcos,priorizar novos objetivos, mudar perfil, reestruturar conteúdos, restabelecer condições de funcionamento ou de cargas horárias, mas de realizar um trabalho coletivo de crescimento grupal.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino da enfermagem Gerontogeriatrica e a complexidade
    (2006) Santos, Silvana Sidney Costa
    Foram objetivos deste estudo: identificar as características do ensino da enfermagem geronto-geriátrica; refletir sobre este ensino, partindo das características identificadas, à luz da Complexidade. Pesquisa qualitativa, teve como fonte de dados nove livros-resumo de congressos brasileiros de enfermagem e sete periódicos da enfermagem nacional, do período de 1991 a 2000. O corpus foi composto por 16 artigos científicos e utilizou-se o QRSNUD* IST4 para análise. Os resultados mostraram a existência deste ensino, por meio de: matérias no currículo; atividades práticas; atividades durante estágio curricular; atividades extracurriculares; participação em eventos específicos ou da enfermagem, com apresentação de trabalhos; outras atividades. Refletir sobre o ensino da enfermagem geronto-geriátrica, por meio da Complexidade, é perceber o ensino enquanto instância que procure transmitir uma cultura que permita ao futuro trabalhador: compreender a condição humana; pensar de forma contextualizada, aberta, globalizada, ética.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Escalas de avaliação da depressão em idosos
    (2007) Tier, Cenir Gonçalves; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Bulhosa, Michele Salum
    A depressão é uma doença com importantes repercussões sociais e individuais, devido ao fato de afetar não somente o convívio social, mas impossibilitar uma rotina de vida satisfatória e o risco inerente de morbidade e cronicidade, notadamente para idosos. Este é um estudo de revisão bibliográfica, cujo objetivo foi conhecer algumas das escalas de transtornos depressivos aplicadas ao idoso. Foram analisadas: a Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton; a Escala de Depressão Abreviada de Zung; o Inventário de Beck, a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage. Algumas delas foram utilizadas em trabalhos elaborados/aplicados por enfermeiros. To- das se mostraram importantes na verificação de sinais e sintomas de transtornos depressivos, durante a avaliação multidimensional do idoso, direcionando a intervenções mais adequadas para amenizar ou até recuperar a saúde mental do idoso, mediante ações de enfermagem/saúde que possam ser implementadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG
    (2007) Silva, Bárbara Tarouco da; Santos, Silvana Sidney Costa
    A população idosa brasileira vem crescendo de forma acelerada trazendo a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde, principalmente dos enfermeiros. Objetivou-se avaliar o ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica. Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizado no Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS (FURG). Na coleta dos dados usou-se a entrevista gravada com o total de 26 alunos. Através da análise temática surgiram as seguintes categorias:Conteúdos ministrados; Mudança de atitude quanto ao idoso após a realização da disciplina; Condições adquiridas ou não adquiridas no cuidado do idoso após a disciplina; Sugestões. A pesquisa mostrou-se uma ferramenta de avaliação para a disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica que foi inserida como disciplina obrigatória no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Departamento de Enfermagem da FURG, considerando-se que o objeto da Enfermagem é o ser humano, sendo este: criança, adolescente, adulto ou idoso.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Condições de enfrentamento dos familiares cuidadores de idosos portadores de doença de Alzheimer
    (2007) Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Rodrigues, Mônica Canilha Tortelli
    Neste artigo abordam-se as condições de enfrentamento das famílias cuidadoras de idosos portadores de doença de Alzheimer residentes em Rio Grande - RS. Foi realizada pesquisa qualitativa com amostra de quatorze familiares, aos quais se aplicou um formulário com três etapas: caracterização da família, do idoso e do cuidador; condições de funcionalidade do domicílio; dificuldades relacionadas ao processo de cuidar. Com base nos resultados, verificou-se que onze são mulheres, confirmando a predominância do sexo feminino; a idade variou entre 40 e 92 anos; oito familiares cuidadores têm outros dependentes. Dentre as muitas dificuldades citadas estão a divisão de tarefas, a sobrecarga de atividades e a falta de apoio pelo sistema formal de saúde. Percebeu-se a necessidade de despertar o serviço público para dar suporte a essas famílias cuidadoras e a importância de o enfermeiro cuidar também do cuidador do idoso com DA.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação nutricional de idosos: um estudo bibliográfico
    (2007) Lacerda, Nara Carneiro; Santos, Silvana Sidney Costa
    Foi objetivo deste estudo discorrer sobre a avaliação nutricional do idoso utilizando-se de levantamento bibliográfico na base de dados bibliográficas LILACS. Foram encontradas 24 referências, sendo 11 artigos científicos: 5 bibliográficos e 6 de prevalência. Dos trabalhos investigados, 9 foram realizados no Sudeste brasileiro. Quanto à avaliação nutricional verificou-se que os idosos têm apresentado maior prevalência de sobrepeso e obesidade, sobretudo no sexo feminino. Percebeu-se a necessidade do reforço de políticas públicas que favoreçam monitoramento sobre o estado nutricional dos idosos e o acesso às informações preventivas, tendo em vista a melhoria de sua qualidade de vida.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Construção do saber sobre resíduos sólidos de serviços de saúde na formação em saúde
    (2008) Corrêa, Luciara Bilhalva; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney Costa
    É inquestionável a necessidade de implantar políticas de gerenciamento dos resíduos sólidos de serviços de saúde (RSSS) nos diversos estabelecimentos de saúde, considerando os riscos à saúde pública e a degradação ambiental.Buscando-se conhecer como vem ocorrendo a construção do saber sobre RSSS no processo de formação em saúde foram colhidos dados por meio de entrevista semi-estruturada junto aos estudantes, docentes e coordenadores de quatro cursos da área da Saúde (Enfermagem e Obstetrícia, Odontologia, Medicina Veterinária e Medicina) de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) localizada na região Sul do país. A análise de conteúdo e documental,a partir de idéias da Teoria da Complexidade, demonstrou a necessidade de uma reforma no ensino, a fim de incluir nos projetos pedagógicos dos cursos novas compreensões, como de integralidade, articulação, diálogo, problematização, para preparar os futuros profissionais com responsabilidade e comprometimento na construção do saber resíduos sólidos.