EENF - Escola de Enfermagem
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/997
Navegar
22 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemAvaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG(2007) Silva, Bárbara Tarouco da; Santos, Silvana Sidney CostaA população idosa brasileira vem crescendo de forma acelerada trazendo a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde, principalmente dos enfermeiros. Objetivou-se avaliar o ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica. Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizado no Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS (FURG). Na coleta dos dados usou-se a entrevista gravada com o total de 26 alunos. Através da análise temática surgiram as seguintes categorias:Conteúdos ministrados; Mudança de atitude quanto ao idoso após a realização da disciplina; Condições adquiridas ou não adquiridas no cuidado do idoso após a disciplina; Sugestões. A pesquisa mostrou-se uma ferramenta de avaliação para a disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica que foi inserida como disciplina obrigatória no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Departamento de Enfermagem da FURG, considerando-se que o objeto da Enfermagem é o ser humano, sendo este: criança, adolescente, adulto ou idoso.
- ItemFuncionalidade e quedas em idosos institucionalizados: propostas de ações de enfermagem(2011) Feliciani, Ariane Minussi; Santos, Silvana Sidney Costa; Valcarenghi, Rafaela VivianTrata-se de uma pesquisa avaliativa, com o objetivo de propor ações de melhoria para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, no Rio Grande do Sul, Brasil, que auxiliem o enfermeiro na manutenção da funcionalidade e na prevenção das quedas dos residentes. Foi construída, testada e aplicada uma ferramenta avaliativa, fundamentada nas políticas públicas, para ser utilizada pelo enfermeiro. Com a ferramenta, aplicada em setembro de 2009, foi possível identificar e apresentar ações que podem contribuir para a manutenção da funcionalidade e para a prevenção de quedas. Espera-se que esta iniciativa, além de instrumentar o enfermeiro no cuidado ao idoso, promova a conexão entre o Serviço e a Academia para que outras frentes de ações estratégicas sejam articuladas e voltadas à otimização do cuidado de enfermagem ao idoso institucionalizado.
- ItemNursing assistance systematization: nursing students’ opinion(2009) Damaceno, Rafael Coelho; Santos, Silvana Sidney Costa; Pivoto, Flavia Lamberti; Silva, Bárbara Tarouco da; Silveira, Rosemary Silva daObjective: to identify the nursing students’ opinion on Nursing Assistance Systematization. Methods: this is about a qualitative, descriptive and exploratory research made with fifteen students. For collecting data there was a recorded semi-structured interview and for analysis, the themes came together. Results: eleven women and four men among 19 and 39 years old were interviewed. Nine of them had already taken the extracurricular stage, three of them took nursery technical course and four of them act in nursing. As for the theme: touch with Nursing Assistance Sitematization, the students showed the theory classes and practical activities, readings about the theme, and the participation in courses and events. Conclusion: regards to the feelings experienced in the Nursing Assistance Systematization application, we observed disappointments and frustration; difficulty to learn; disbelief to start practicing; satisfaction and credibility. We noticed that the students understood Nursing Assistance Sitematization as a tool the nurse will have to propose a better care giving importance.
- ItemConstrução de ferramenta avaliativa direcionada às instituições de longa permanência para idosos: relato de experiência(2011) Feliciani, Ariane Minussi; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Oliveira, Adriane Maria Netto de; Pinho, Leandro Barbosa deEste estudo objetivou descrever a experiência da construção de uma ferramenta avaliativa direcionada às instituições de longa permanência para idosos. Utilizou-se pesquisa avaliativa, quando se construiu uma ferramenta, fundamentada nas políticas públicas para utilização do enfermeiro que atua nessas instituições. Foi realizado em uma instituição de longa permanência para idosos, do Rio Grande do Sul, Brasil, em 2009. A ferramenta apresenta seis páginas de três colunas: na primeira, estão escritas as questões a serem observadas; na segunda, verificam-se as anotações do que necessita ser verificado/avaliado; na terceira, estão os dispositivos legais que sustentam as anotações necessárias e solicitadas. Esta ferramenta abarca três dimensões: estrutura organizacional, estrutura física e cuidados específicos aos residentes. A ferramenta avaliativa construída mostra-se um instrumento importante para uso dos enfermeiros que atuam nas instituições de longa permanência para idosos e espera-se que ela possa contribuir para o desenvolvimento das ações desse profissional.
- ItemConhecimento específico de enfermeiros de um hospital universitário acerca do cuidado ao idoso(2009) Silva, Thiago Lago da; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Barlem, Edison Luiz Devos; Arrieche, Tatiane AlonsoO objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento específico de enfermeiros de uma unidade de clínica médica de um hospital universitário do Sul do Brasil, acerca do cuidado à pessoa idosa. Foram sujeitos oito enfermeiras, com as quais se utilizou entrevista gravada e cujos depoimentos deram origem às categorias de análise, assim apresentadas: Pessoa Idosa; Política Nacional do Idoso; Preparo para Cuidar do Idoso; Cuidados Específicos de Enfermagem para o Idoso. Diante dos resultados, faz-se necessária a organização de um curso de aperfeiçoamento direcionado às enfermeiras investigadas, para que elas passem a ser multiplicadoras em relação à sua equipe e, assim, possam otimizar a qualidade de cuidados de enfermagem específicos prestado às pessoas idosas hospitalizadas.
- ItemEducação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro(2008) Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney CostaA questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.
- ItemEnfermagem gerontológica: reflexão sobre o processo de trabalho(2000) Santos, Silvana Sidney CostaEste estudo teve por objetivo refletir sobre a Enfermagem Gerontológica subsidiado na abordagem sobre processo de trabalho, segundo Marx. Trata-se de um estudo bibliográfico onde verificou-se o conceito, as fundamentações teóricas, os objetivos e o processo de trabalho da Enfermagem Gerontológica. Os resultados apontaram co mo sendo sua finalidade à promoção da saúde, a prevenção das doenças, o cuidado específico, a recuperação e a reabilitação dos idosos, mantendo, a sua capacidade funcional; como seu objeto, o ser humano idoso e o próprio processo de envelhecimento; como seu instrumental, o conhecimento específico sobre o objeto, os instrumentos e as condutas direcionadas ao idoso; como seu produto, o idoso autocuidando- se, diante desta impossibilidade, sendo cuidado adequadamente por sua família e sendo-lhe dispensado um cuidado humanístico, conservando sua dignidade até a morte. A partir das reflexões realizadas pôde-se aplicar conceitos apreendidos sobre processo de trabalho à Enfermagem Gerontológica, procurando-se despertar para a importância da inclusão de conteúdos sobre Gerontologia na formação dos profissionais de Enfermagem
- ItemConhecimento específico de enfermeiros de um hospital universitário acerca do cuidado ao idoso(2009) Silva, Thiago Lago da; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Barlem, Edison Luiz Devos; Arrieche, Tatiane AlonsoO objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento específico de enfermeiros de uma unidade de clínica médica de um hospital universitário do Sul do Brasil, acerca do cuidado à pessoa idosa. Foram sujeitos oito enfermeiras,com as quais se utilizou entrevista gravada e cujos depoimentos deram origem às categorias de análise, assim apresentadas:Pessoa Idosa; Política Nacional do Idoso; Preparo para Cuidar do Idoso; Cuidados Específicos de Enfermagem para o Idoso. Diante dos resultados, faz-se necessária a organização de um curso de aperfeiçoamento direcionado às enfermeiras investigadas, para que elas passem a ser multiplicadoras em relação à sua equipe e, assim, possam otimizar a qualidade de cuidados de enfermagem específicos prestado às pessoas idosas hospitalizadas.
- ItemAssédio moral nas relações de trabalho na enfermagem: olhares possíveis a partir da complexidade(2010) Santos, Silvana Sidney Costa; Hammerschmidt, Karina Silveira de Almeida; Erdmann, Alacoque LorenziniEste artigo teve por objetivo refletir sobre o assédio moral nas relações de trabalho na Enfermagem, à luz da Complexidade de Edgar Morin. As considerações refletidas pelos referenciais complexos de Edgar Morin trazem à tona a importância da formação profissional do enfermeiro nos componentes curriculares da administração/gerenciamento. Na formação, há necessidade de construírem-se novos gerentes e líderes, solidários, tolerantes, serenos e que se tornem capazes de estabelecer o diálogo e a reflexão, considerando que todos os membros da equipe de enfermagem/saúde são importantes e indispensáveis ao sistema de cuidado complexo.
- ItemCuidado de enfermagem para prevenção de quedas em idosos: proposta para ação(2011) Freitas, Ronaldo de; Santos, Silvana Sidney Costa; Hammerschmidt, Karina Silveira de Almeida; Silva, Marília Egues da; Pelzer, Marlene TedaTrata-se de estudo documental, retrospectivo e descritivo, realizado em prontuários de um hospital universitário, cujo objetivo foi o de construir proposta de ação de enfermagem pra prevenção de quedas em idosos. Encontraram-se dezoito (18) prontuários que se adequaram nos critérios de inclusão, sendo onze (11) de mulheres com idade de 60-69 anos; verificou-se a ausência de registro sobre quedas anteriores em quatorze (14) prontuários; onze (11) idosos caíram da própria altura; a fratura foi a consequência de queda em dezesseis (16) idosos. Elaborou-se proposta de ação de enfermagem voltada à prevenção de quedas, segundo as necessidades emergentes: 1) Quedas em idosas e alimentação saudável; 2) Quedas da própria altura e ambiente seguro; 3) Fratura e fortalecimento do sistema musculoesquelético.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
