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Federal do Rio Grande
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EENF - Escola de Enfermagem

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    Percepção das pessoas idosas sobre a institucionalização e possibilidades de serem cuidadas pelos enfermeiros nas ILPIs, no ano de 2026
    (2009) Silva, Bárbara Tarouco da; Santos, Silvana Sidney Costa
    A pesquisa teve como objetivos conhecer os fatores que levaram as pessoas idosas a residirem em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em uma cidade no Sul do país; identificar como percebiam a instituição, os outros residentes e trabalhadores; identificar sua percepção acerca dos cuidados de enfermagem que recebiam; e elaborar cenários futuros de atuação do enfermeiro brasileiro em 2026, frente ao cuidado direcionado às pessoas idosas residentes em ILPI. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, fazendo parte de um projeto de pesquisa interinstitucional denominado “Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPs no Brasil: tipologia e proposta de modelo básico de assistência multidimensional”. Ela foi desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira um estudo exploratório-descritivo, numa ILPI localizada na cidade do Rio Grande/RS. Participaram 21 idosos residentes na instituição. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um guia de entrevista contendo questões acerca dos motivos da institucionalização e do cuidado de enfermagem voltado à pessoa idosa. Na segunda etapa, realizou-se um estudo prospectivo com seis enfermeiros integrantes do projeto interinstitucional, aos quais foi aplicado um questionário. Para a análise dos dados, na segunda etapa da pesquisa, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Na primeira etapa, verificou-se a predominância de mulheres, na faixa de 71 a 75 anos. O tempo de moradia variou de poucos dias a mais de 15 anos. Os principais motivos da institucionalização foram a decisão própria e a presença de doenças crônicas não-transmissíveis. Nove idosos referiram perceber a ILPI como sua nova casa, porém não consideram os demais residentes e os trabalhadores como sua nova família. Como cuidados de enfermagem, citaram: disponibilização de medicações e vacinas, cuidados com a alimentação, aferição dos sinais vitais, e uma atenção maior para com os idosos. Partindo dessas questões, elaborou-se o cenário atual do cuidado de enfermagem à pessoa idosa no ano de 2008. Na segunda etapa, foram consideradas cinco categorias: Papel da ILPI na vida das pessoas idosas e seus familiares, em 2026; Desafios para o Brasil, no ano de 2026, acerca do cuidado de Enfermagem para idosos residentes em ILPI; Cuidados de Enfermagem necessários para os idosos residentes em ILPI, em 2026; Possibilidades de realização dos cuidados de Enfermagem aos idosos residentes em ILPI, no Brasil, no ano de 2026; Preparação do enfermeiro brasileiro para enfrentar o cuidado de Enfermagem para os idosos residentes em ILPI, em 2026. Cada categoria possibilitou a criação de um cenário para o ano de 2026, no que se refere ao cuidado de enfermagem às pessoas idosas residentes em ILPI. Esses cenários serviram para direcionar a um futuro impactante da enfermagem gerontogeriátrica, principalmente no que diz respeito à necessidade da realização de cuidados de enfermagem voltados à pessoa idosa institucionalizada. A pesquisa teve parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, da Universidade Federal de Santa Catarina (CEP/UFSC), sob o número de processo 013/07 e cadastrado no CONEP, com o número do documento FR/123519.
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    Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG
    (2007) Silva, Bárbara Tarouco da; Santos, Silvana Sidney Costa
    A população idosa brasileira vem crescendo de forma acelerada trazendo a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde, principalmente dos enfermeiros. Objetivou-se avaliar o ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica. Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizado no Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS (FURG). Na coleta dos dados usou-se a entrevista gravada com o total de 26 alunos. Através da análise temática surgiram as seguintes categorias:Conteúdos ministrados; Mudança de atitude quanto ao idoso após a realização da disciplina; Condições adquiridas ou não adquiridas no cuidado do idoso após a disciplina; Sugestões. A pesquisa mostrou-se uma ferramenta de avaliação para a disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica que foi inserida como disciplina obrigatória no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Departamento de Enfermagem da FURG, considerando-se que o objeto da Enfermagem é o ser humano, sendo este: criança, adolescente, adulto ou idoso.
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    Nursing assistance systematization: nursing students’ opinion
    (2009) Damaceno, Rafael Coelho; Santos, Silvana Sidney Costa; Pivoto, Flavia Lamberti; Silva, Bárbara Tarouco da; Silveira, Rosemary Silva da
    Objective: to identify the nursing students’ opinion on Nursing Assistance Systematization. Methods: this is about a qualitative, descriptive and exploratory research made with fifteen students. For collecting data there was a recorded semi-structured interview and for analysis, the themes came together. Results: eleven women and four men among 19 and 39 years old were interviewed. Nine of them had already taken the extracurricular stage, three of them took nursery technical course and four of them act in nursing. As for the theme: touch with Nursing Assistance Sitematization, the students showed the theory classes and practical activities, readings about the theme, and the participation in courses and events. Conclusion: regards to the feelings experienced in the Nursing Assistance Systematization application, we observed disappointments and frustration; difficulty to learn; disbelief to start practicing; satisfaction and credibility. We noticed that the students understood Nursing Assistance Sitematization as a tool the nurse will have to propose a better care giving importance.
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    Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro
    (2008) Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney Costa
    A questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.
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    Relação dos trabalhadores da enfermagem com idosos hospitalizados e seus familiares
    (2008) Fontella, Juliana Jornada; Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Santos, Silvana Sidney Costa
    Objetivo: analisar a relação entre idosos hospitalizados, seus familiares e a equipe de enfermagem na Unidade de Clínica Médica de um hospital universitário. Metodologia: pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, cujos dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas. Participaram do estudo nove profissionais de enfermagem e seis idosos com seus respectivos familiares. Resultados: após a análise dos dados verificaram-se categorias originárias dos trabalhadores e dos idosos e seus familiares. Conclusão: a partir dos resultados foi proposta a apresentação de um curso de capacitação para a melhoria do cuidado de enfermagem, partindo do interesse dos trabalhadores e de suas sugestões.
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    O papel do enfermeiro na instituição de longa permanência para idosos
    (2008) Santos, Silvana Sidney Costa; Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lopes, Russilene da Silva
    Este artigo de atualização se propõe a ampliar o campo da Enfermagem Gerontogeriátrica, tendo por objetivo identificar o papel do enfermeiro na Instituição de Longa Permanência para Idosos. Com este propósito, foram utilizadas como fonte de dados material bibliográfico da Gerontologia e da Enfermagem/Saúde, a experiência adquirida em trabalho de extensão permanente, e principalmente, a vivência profissional dos autores em Instituição de Longa Permanência para Idosos. Questões abordadas: importância do enfermeiro em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos; funções do enfermeiro em uma Longa Permanência para Idosos; perspectivas do enfermeiro em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos: a multi/interdisciplinaridade. Atuar como enfermeiro em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos torna-se um campo profissional emergente e promissor.
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    Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro na instituição de longa permanência
    (2008) Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney Costa
    A questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.
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    Aplicação e implicações do conceito de resiliência na prática de enfermagem/saúde
    (2009) Silva, Mara Regina Santos da; Silva, Priscila Arruda da; Dias, Andrea Basilio; Medeiros, Gabriela Luvielmo; Silva, Bárbara Tarouco da; Botelho, Luciana Rodrigues
    Objetivou-se apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudo e Pesquisa de Família, Enfermagem e Saúde (GEPEFES), o qual está centrado na produção de conhecimento acerca da saúde das famílias que vivem em contextos de risco psicossocial, numa perspectiva de resiliência. O estudo é de caráter qualitativo e foi desenvolvido com 32 famílias, em uma região no Sul do Brasil, no período de 2005 a 2007, visando desenvolver, implementar e avaliar estratégias de intervenção, favorecendo o processo de resiliência nos contextos familiar e social. Para a coleta de dados utilizaram-se entrevistas, observações e questionários. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande. Os resultados foram apresentados e discutidos através de três categorias: o contexto de vida das famílias como definidor dos limites do conceito de resiliência; a especificidade da intervenção de enfermagem nas famílias; e aplicações e implicações do conceito de resiliência para a prática profissional. Conclui-se que o trabalho com famílias em situação de risco psicossocial tem mostrado que, mesmo em contextos com altos índices de risco para a saúde e desenvolvimento humano, é possível realizar um cuidado com vistas a fazer aflorar suas capacidades numa perspectiva resiliente.
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    Avaliação multidimensional do idoso por enfermeiros brasileiros: uma revisão integrativa
    (2010) Santos, Silvana Sidney Costa; Cavalheiro, Beatriz de Carvalho; Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Feliciani, Ariane Minussi; Valcarenghi, Rafaela Vivian
    A avaliação multidimensional do idoso ocorre quando se investiga: condições individuais, funcional, cognitiva, afetiva, familiares, sociais, utilização de redes de suporte. Foi objetivo deste estudo verificar o conhecimento produzido por enfermeiros, em periódicos brasileiros indexados na base de dados SCOPUS, sobre a avaliação multidimensional do idoso, no período de 2005 a 2009. Revisão integrativa realizada no segundo semestre de 2009. Na coleta dos dados seguiram-se as etapas: estabelecimento de critérios de inclusão, escolha de descritores, elaboração de instrumento de coleta de dados, localização das fontes, aplicação do instrumento de coleta de dados nos artigos que atenderam aos critérios de inclusão. A análise ocorreu por leitura analítica, considerando: os textos, temáticas, interpretação e síntese. Foram encontrados 102 artigos, 92, sobre Temas Diversos, relacionados à Gerontogeriatria/Cuidado ao idoso e dez, acerca da Avaliação Multidimensional do Idoso. O enfoque da avaliação multidimensional foi mais verificado na utilização da avaliação funcional, tendo o Índice de Katz como o instrumento mais usado e sendo mais presente nos idosos domiciliados e atendidos por unidades de Estratégia de Saúde da Família, seguidos pelos idosos institucionalizados. Os enfermeiros têm elaborado instrumentos para avaliação multidimensional do idoso mais condizentes com o contexto de cuidado do idoso, sob sua responsabilidade.
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    Diagnósticos e intervenciones de enfermería para ancianos con depresión y residentes en una institución de larga estancia (ILE)
    (2010) Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Feliciani, Ariane Minussi; Valcarenghi, Rafaela Vivian; Santos, Silvana Sidney Costa; Tier, Cenir Gonçalves
    Este estudo teve como objetivos: identificar a depressão; propor ações de enfermagem que poderão ser realizadas para minimização e/ou prevenção de sinais e sintomas de depressão em idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência (ILP). Estudo de caráter exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, tendo como local uma ILP da cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Os sujeitos do estudo totalizaram 55 idosos. Foram utilizados dois instrumentos de coleta dos dados, cuja aplicação efetivou-se após aprovação do projeto e seguindo as orientações da Resolução 196/96. Resultados: a idade dos idosos variou entre 60 a 105 anos, predominado o sexo feminino, viúvos seguidos por solteiros, nascidos em Rio Grande e aposentados. Vinte idosos apresentaram depressão e seis deles transtorno afetivo limítrofe. As ações de enfermagem voltaram-se para os diagnósticos de enfermagem de Sentimento de impotência, Desesperança, Risco de solidão, Processo de pensamento perturbado, Disposição para bem-estar espiritual aumentado, revelando que os idosos se sentem felizes e satisfeitos com a vida, apesar da institucionalização. Desta forma, constata-se, que as atividades implementadas estão proporcionando aos idosos, alegria, participação e convívio social com outras pessoas.