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Federal do Rio Grande
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EENF - Escola de Enfermagem

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    Percepção da equipe de enfermagem no acompanhamento do processo de trabalho no programa saúde da família
    (2011) Cardoso, Leticia Silveira; Vaz, Marta Regina Cezar; Costa, Valdecir Zavarese da; Soares, Jorgana Fernanda de Souza; Silva, Mara Regina Santos da
    Objetivo. Descrever as percepções da equipe de enfermagem com respeito à importância, ações e propósitos do acompanhamento realizado no processo de trabalho no programa de Saúde da Família (SF). Metodologia. Estudo descritivo qualitativo no participaram 185 pessoas da equipe de enfermagem que laboram em 12 municípios que possuem unidades de SF inscritos à Terceira Coordenação Regional de Saúde de Rio Grande do Sul, Brasil. Fizeram-se entrevistas semi-estruturadas que foram gravadas, cuja informação foi posteriormente analisada com o software NVivo 7.0. Resultados. Destacam-se as ações de investigação das necessidades em saúde. A assistência, a administração e os procedimentos curativos têm um fluxo normativo trabalhista. A finalidade do acompanhamento é a criação de um vínculo entre enfermeiros e agentes comunitários de saúde, o qual facilita o alcance das metas da estratégia de saúde familiar e que também permite a organização do trabalho nas unidades. Conclusão. O acompanhamento ao pessoal de enfermagem que trabalham em SF é um processo contínuo que deve ser apoiado pela comunidade.
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    Possibilities for conciliating work with family needs
    (2013) Cardoso, Leticia Silveira; Vaz, Marta Regina Cezar; Silva, Mara Regina Santos da
    Objective. To identify the possibilities for conciliating work with family life. Methodology. Quantitative, descriptive study undertaken in 2008. Data was collected through structured interviews with 92 couples residing in a municipality in Rio Grande/RS who complied with the inclusion criteria: insertion of both members in the job market, having at least one child under seven years of age, and signing the terms of free and informed consent. Results. The possibility of working part-time for family reasons presented a difference between mothers and fathers; for the former it is a possible alternative, and for the latter, not. Flexibility in carrying out the daily hourly workload without having requested permission to the employer much time in advance was viable for both, when the reason was related to the health of their children. The couples indicated that employers did not take into account priorities for families with children to be free on holidays and have days available to see to the children’s needs. Resignations, communicated not much in advance due to child health reasons, are possible for the mothers and fathers. Conclusion. There are difficulties in the support which employing institutions provide to the workers who have family needs, in particular those related to attention and care for their children.
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    The protection of children and adolescents from violence: an analysis of public policies and their relationship with the health sector
    (2013) Ribeiro, Portella Juliane; Silva, Mara Regina Santos da; Vaz, Marta Regina Cezar; Silva, Priscila Arruda da; Silva, Tarouco Barbara da
    In this paper, public protection policies for children and adolescents are analyzed from a health perspective. Interfaces between them, public protection and health policies are presented. Then, the policies are discussed from a conceptual and philosophical viewpoint, also considering the limitations and potentials observed. Findings showed that the strong impact of violence on child and adolescent morbidity and mortality in the Brazilian population has lead to the restructuring of the victim protection network, demanding problem-solving care. Nurses’ inclusion in the child and adolescent protection network is fundamental, as these professionals are in a strategic position to identify risks and possible victims.
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    Projeto Resiliência: estudo longitudinal das trajetórias de reinserção familiar e social de crianças e adolescentes que vivem em situação de risco psicossocial em Rio Grande/RS
    (2004) Silva, Mara Regina Santos da; Nunes, Karina da Silva; Pivoto, Flavia Lamberti; Silva, Daniela Brum da; Schwanck, Ronídia Hendler; Giovanella, Francianne de Azevedo; Rodrigues, Mônica Canilha Tortelli
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    Cuidando de famílias: ênfase nos diagnósticos de enfermagem
    (2005) Vettorello, Joice Simionato; Aquino, Deise Ribeiro; Silva, Mara Regina Santos da
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    Mães adolescentes: a construção de sua identidade materna
    (2008) Mazzini, Maria de Lourdes Hebling; Alves, Zélia Maria Mendes Biasoli; Silva, Mara Regina Santos da; Sagim, Mírian Botelho
    A construção da identidade, considerada como síntese entre a imagem infantil e a que vai sendo incorporada pelo desenvolvimento, é a tarefa principal na adolescência. Nesta etapa, certos eventos, como gravidez precoce, podem significar riscos. Este estudo objetivou compreender como se efetiva a construção da identidade materna em dez adolescentes grávidas, de camada popular. Trata-se de uma investigação longitudinal, com informações coletadas por meio de entrevista semi-estruturada e jogos de sentença incompleta em cinco fases: início do segundo e terceiro trimestres de gestação, segunda quinzena antecedente e procedente ao parto e final do terceiro mês pós-parto, os quais foram submetidos a análise qualitativa e quantitativo-interpretativa. Os resultados mostram que: persiste a idéia de que ser mulher é ser mãe; o desejo de ser mãe se sobrepõe ao conhecimento e utilização de métodos contraceptivos; a gravidez traz constrangimentos e maturidade precoce.
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    Processos familiares no contexto do transtorno mental: um estudo sobre as forças da família
    (2010) Dias, Andrea Basilio; Silva, Mara Regina Santos da
    Este estudo objetivou identificar as forças que capacitam as famílias das pessoas com transtorno mental a lidar positivamente com as exigências impostas pela convivência diária com esse transtorno. Ele consistiu em uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida com seis famílias usuárias de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Os dados das famílias foram coletados entre dezembro de 2009 e abril de 2010, por meio de entrevista semi-estruturada. Os resultados apontaram como forças da família: o tempo compartilhado em família, o afeto, os saberes acumulados pela família na convivência com o seu familiar com transtorno mental, a igreja e o CAPS. Com base nesses resultados, chegou-se às seguintes conclusões: a força da família se manifesta no microcontexto e em outros ambientes nos quais ela interage; elas possuem potencialidades que, ao serem mobilizadas, tornam-nas competentes para lidar com as dificuldades do cotidiano; os enfermeiros podem identificar e mobilizar as potencialidades familiares, por serem os profissionais que estão mais próximos das famílias.
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    Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem
    (2010) Teixeira, Fernanda Gomes; Silva, Mara Regina Santos da; Medeiros, Gabriela Luvielmo
    A Síndrome de Burnout se constitui em uma reação à tensão emocional crônica que acomete, principalmente, profissionais das áreas da saúde e da educação, dentre eles, professores e enfermeiros. Este estudo de natureza qualitativa tem como objetivos: a) investigar manifestações sugestivas da Síndrome de Burnout entre professores que trabalham na rede pública de ensino fundamental de uma cidade do extremo sul do Brasil; b) refletir sobre o trabalho da enfermagem, com base nos resultados. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas semi- estruturadas, realizadas com quinze professores. Os resultados foram agrupados em três categorias que representam as dimensões da Síndrome de Burnout referidas pela literatura: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. O estudo evidencia a interface entre as áreas da educação e da enfermagem no que se refere às caracacterísticas do contexto onde o trabalho destes profissionais é desenvolvido. Destaca-se a contribuição da metodologia qualitativa para dar visibilidade ao interior de cada uma das categorias e a necessidade de ações efetivas que possibilitem o enfrentamento das condições que levam ao desenvolvimento da síndrome de Burnout.
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    Influência recíproca entre atividade profissional e vida familiar: percepção de pais/mães
    (2011) Rocha, Laurelize Pereira; Almeida, Marlise Capa Verde de; Silva, Mara Regina Santos da; Vaz, Marta Regina Cezar
    Mensurar a influência, tanto da vida familiar na atividade profissional como da atividade profissional na vida familiar. Métodos: Estudo exploratório descritivo de abordagem quantitativa, que utilizou um questionário com duas versões – feminina e masculina – aplicado em amostra de 92 casais com filhos de idade até seis anos, residentes na cidade do Rio Grande - RS. Resultados: Constatou-se que o cansaço físico e mental relacionado ao trabalho, influenciou nas tarefas familiares, causando desânimo e irritabilidade. Os homens apresentaram maior preocupação com o pouco tempo disponível em família em razão da profissão. Visualizou-se como muito influente o apoio familiar, tornando o diálogo contribuinte na resolução dos problemas profissionais e na criação de um ambiente propício ao enfrentamento dos desafios impostos pelo trabalho. Os pais consideraram que a vida familiar não prejudica sua atividade profissional, mas referiram influência do pensamento familiar no trabalho. Conclusão: Poucas influências foram identificadas que prejudicam a conciliação entre vida familiar e atividade profissional, o que, no geral, contrariou demais estudos encontrados na literatura.
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    Grupos comunitários adstritos à Estratégia Saúde da Família: estudo das características do processo criativo
    (2010) Bonow, Clarice Alves; Vaz, Marta Regina Cezar; Sant'Anna, Cynthia Fontella; Cardoso, Leticia Silveira; Silva, Mara Regina Santos da
    Este artigo objetivou identificar as características de grupos criativos comunitários adstritos à Estratégia Saúde da Família, a partir do modelo de processo criativo de Björkman. Os grupos criativos focados são aqueles organizados em torno do interesse comum no desenvolvimento de ambiência de ensino-aprendizado que resulta em um produto artístico. Os dados foram obtidos mediante observação do trabalho dos grupos estudados no período de agosto a dezembro de 2008. Foram realizadas dez observações do trabalho dos grupos estudados. Após análise, os dados foram agrupados ao redor de quatro subtemas: Composição do grupo; Organização do trabalho; Prática do grupo; e Participação da equipe da Estratégia Saúde da Família. Os resultados indicaram que o desenvolvimento de grupos criativos comunitários constituiu-se em uma intervenção que valoriza as potencialidades dos indivíduos e famílias envolvidos no processo, pois a produção de criatividade pode instrumentalizá-los a buscar melhorar a própria saúde e a de suas famílias.