EENF - Escola de Enfermagem
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/997
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemProcessos familiares no contexto do transtorno mental: um estudo sobre as forças da família(2010) Dias, Andrea Basilio; Silva, Mara Regina Santos daEste estudo objetivou identificar as forças que capacitam as famílias das pessoas com transtorno mental a lidar positivamente com as exigências impostas pela convivência diária com esse transtorno. Ele consistiu em uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida com seis famílias usuárias de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Os dados das famílias foram coletados entre dezembro de 2009 e abril de 2010, por meio de entrevista semi-estruturada. Os resultados apontaram como forças da família: o tempo compartilhado em família, o afeto, os saberes acumulados pela família na convivência com o seu familiar com transtorno mental, a igreja e o CAPS. Com base nesses resultados, chegou-se às seguintes conclusões: a força da família se manifesta no microcontexto e em outros ambientes nos quais ela interage; elas possuem potencialidades que, ao serem mobilizadas, tornam-nas competentes para lidar com as dificuldades do cotidiano; os enfermeiros podem identificar e mobilizar as potencialidades familiares, por serem os profissionais que estão mais próximos das famílias.
- ItemSíndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem(2010) Teixeira, Fernanda Gomes; Silva, Mara Regina Santos da; Medeiros, Gabriela LuvielmoA Síndrome de Burnout se constitui em uma reação à tensão emocional crônica que acomete, principalmente, profissionais das áreas da saúde e da educação, dentre eles, professores e enfermeiros. Este estudo de natureza qualitativa tem como objetivos: a) investigar manifestações sugestivas da Síndrome de Burnout entre professores que trabalham na rede pública de ensino fundamental de uma cidade do extremo sul do Brasil; b) refletir sobre o trabalho da enfermagem, com base nos resultados. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas semi- estruturadas, realizadas com quinze professores. Os resultados foram agrupados em três categorias que representam as dimensões da Síndrome de Burnout referidas pela literatura: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. O estudo evidencia a interface entre as áreas da educação e da enfermagem no que se refere às caracacterísticas do contexto onde o trabalho destes profissionais é desenvolvido. Destaca-se a contribuição da metodologia qualitativa para dar visibilidade ao interior de cada uma das categorias e a necessidade de ações efetivas que possibilitem o enfrentamento das condições que levam ao desenvolvimento da síndrome de Burnout.
- ItemProcessos que sustentam a resiliência familiar: um estudo de caso(2009) Silva, Mara Regina Santos da; Lacharité, Carl; Silva, Priscila Arruda da; Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson DaniloA resiliência é considerada como uma trajetória construída gradativamente, a partir de uma seqüência de processos proximais, desde o início da vida. Este estudo objetiva identificar processos vivenciados no plano familiar e individual que possibilitam às famílias enfrentar os desafios em sua vida de maneira positiva. Estudo de caso desenvolvido com uma família exposta a múltiplas adversidades, utilizando uma abordagem sustentada nos princípios de avaliação e desenvolvimento de forças familiares. Os dados obtidos entre 2005-2007, através de entrevistas, foram submetidos à análise de conteúdo. Os principais processos evidenciados refletem a capacidade do pai responder às necessidades dos filhos; criar um espaço relacional que permite a expressão do potencial dos filhos; aceitar ajuda no exercício de seus papéis; realizar atividades mutuamente gratificantes entre eles. Destaca-se o papel da sensibilidade do pai em relação às necessidades dos filhos.
- ItemPercepção das pessoas idosas sobre a institucionalização: reflexão acerca do cuidado de enfermagem(2009) Silva, Bárbara Tarouco da; Santos, Silvana Sidney Costa; Silva, Mara Regina Santos da; Sousa, Lenice Dutra deObjetivou-se identificar o perfil dos idosos residentes em Instituição de Longa Permanência para Idosos no Sul do país; identificar a percepção dessas pessoas acerca da instituição, dos demais residentes, dos trabalhadores, dos cuidados de enfermagem; discutir e refletir acerca do cuidado de enfermagem ao idoso institucionalizado. Pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva. Foram sujeitos idosos residentes em instituição. Utilizou-se para coleta de dados um guia de entrevista. Através da análise temática surgiram as seguintes categorias: Percepção das pessoas idosas acerca da ILPI, dos demais residentes e dos trabalhadores e Percepção das pessoas idosas acerca do cuidado de enfermagem que recebem na ILPI. Posteriormente, discutiu-se e refletiu-se acerca do cuidado de enfermagem para os idosos residentes em ILPI, considerando escritos do contexto atual de enfermeiros brasileiros. Esse estudo pode contribuir para a enfermagem gerontogeriátrica, proporcionando subsídios para a melhoria da saúde das pessoas idosas institucionalizadas.
