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Federal do Rio Grande
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EENF - Escola de Enfermagem

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    O modelo da vigilância à saúde: um estudo exploratório no extremo sul do Brasil
    (2008) Martins, Sibele da Rocha; Vaz, Marta Regina Cezar; Soares, Maria Cristina Flores; Sassi, Raúl Andrés Mendoza
    O objetivo deste estudo foi analisar o modelo de organização tecnológica da Vigilância à Saúde, nos 22 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde - RS, examinando elementos do seu processo de trabalho e o perfil dos trabalhadores atuantes nos diferentes serviços/ambientes da Vigilância à Saúde. Trata-se de estudo quantitativo que utilizou abordagem exploratória, descritiva e analítica. Os dados foram obtidos através de entrevista estruturada com 82 trabalhadores e analisados estatisticamente, através do cálculo de média e desvio padrão, sendo utilizado teste de post hoc da Diferença Média Significativa. A Vigilância à Saúde possui trabalhadores nas mais diversas áreas do saber, 66% do sexo feminino com idades entre 31 e 50 anos, atuando em sua maioria no ambiente da Vigilância Epidemiológica. Com sua organização tecnológica pautada na promoção da saúde a Vigilância à Saúde busca a construção de um novo modelo de atenção que reoriente as práticas de saúde no Sistema Único de Saúde.
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    A saúde sob a perspectiva da cidadania
    (2009) Figueiredo, Paula Pereira de; Amestoy, Simone Coelho; Milbrath, Viviane Marten; Vaz, Marta Regina Cezar; Kerber, Nalú Pereira da Costa
    O objetivo com este texto é realizar um ensaio teórico-reflexivo sobre o conceito ampliado de saúde sob a perspectiva da cidadania, propondo-se responder qual a inter-relação entre ambas e instigar o leitor a (re)pensar criticamente em como a cidadania poderia representar a saúde. Salientam-se questões como a ascensão da autonomia do indivíduo/coletividade por meio da práxis, utilizando-se o empowerment como ferramenta para vislumbrar uma consciência crítica e reflexiva de seus direitos como cidadãos. Para alcançar tal objetivo, foram utilizadas algumas ideias propostas por Paulo Freire e Canguilhem, as quais explicitarão o processo de autonomia dos indivíduos/coletividade para a obtenção/manutenção da saúde e a construção de uma “normalidade” social, vista sob a perspectiva de atenção aos direitos e deveres dos cidadãos, numa relação de corresponsabilidade entre o Estado e a população.
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    Percepção do rIsco no trabalho em saúde da família estudo com trabalhadores no Sul do Brasil
    (2009) Vaz, Marta Regina Cezar; Souza, Jorgana Fernanda de; Sant'Anna, Cynthia Fontella; Costa, Valdecir Zavarese da; Azambuja, Eliana Pinho de
    Este é um estudo analítico, de natureza qualitativa, que objetivou identificar a percepção dos trabalhadores da Estratégia em Saúde da Família, sobre os riscos aos quais estão expostos no trabalho. Utilizou-se análise temática e o referencial do processo de trabalho para examinar o conteúdo das entrevistas dos 48 sujeitos (agentes comunitários de saúde, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e médicos). Os riscos percebidos pelos trabalhadores foram: violência física e moral, acidente típico de trabalho, desgaste emocional, irresolutividade do trabalho e doença relacionada ao trabalho. Os resultados apontam predominantemente para a relação com o objeto/sujeito do trabalho e as características socioambientais das comunidades adstritas. O estudo contribui para o somatório de conhecimentos, podendo sistematizar processos tecnológicos coletivos e individuais para a gestão dos riscos à saúde do trabalhador na atenção básica.
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    Risk Perception and Risk Communication for Training Women Apprentice Welders: A Challenge for Public Health Nursing
    (2013) Bonow, Clarice Alves; Vaz, Marta Regina Cezar; Almeida, Marlise Capa Verde de; Rocha, Laurelize Pereira; Borges, Anelise Miritz; Piexak, Diéssica Roggia; Vaz, Joana Cezar
    This research has aimed to identify the perceptions of women apprentice welders about physical, chemical, biological, and physiological risk factors to which they are exposed and evaluate the identification of health disorders self-reported for women apprentice welders before and after implementation of a nursing socioenvironmental intervention. A quantitative study was performed with 27 women apprentice welders (first phase) and before and after an intervention with 18 women (second phase) in Southern Brazil in 2011. The data were analysed using SPSS 19.0. The participants identified the following risk types: physical (96.2%), chemical (96.2%), physiological (88.8%), and biological (62.9%).The results show a significant difference of the pre- and posttest averages for the musculoskeletal system and a posttest average increase for the integumentary, respiratory, and auditory system. A correlation of the women apprentices’ ages and the identification of health disorders were made. It was understood that the perception of women apprentices regarding a particular set of occupational risks is essential for public health nursing to develop an effective risk communication as a positive tool for teaching and learning.
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    Percepção da equipe de enfermagem no acompanhamento do processo de trabalho no programa saúde da família
    (2011) Cardoso, Leticia Silveira; Vaz, Marta Regina Cezar; Costa, Valdecir Zavarese da; Soares, Jorgana Fernanda de Souza; Silva, Mara Regina Santos da
    Objetivo. Descrever as percepções da equipe de enfermagem com respeito à importância, ações e propósitos do acompanhamento realizado no processo de trabalho no programa de Saúde da Família (SF). Metodologia. Estudo descritivo qualitativo no participaram 185 pessoas da equipe de enfermagem que laboram em 12 municípios que possuem unidades de SF inscritos à Terceira Coordenação Regional de Saúde de Rio Grande do Sul, Brasil. Fizeram-se entrevistas semi-estruturadas que foram gravadas, cuja informação foi posteriormente analisada com o software NVivo 7.0. Resultados. Destacam-se as ações de investigação das necessidades em saúde. A assistência, a administração e os procedimentos curativos têm um fluxo normativo trabalhista. A finalidade do acompanhamento é a criação de um vínculo entre enfermeiros e agentes comunitários de saúde, o qual facilita o alcance das metas da estratégia de saúde familiar e que também permite a organização do trabalho nas unidades. Conclusão. O acompanhamento ao pessoal de enfermagem que trabalham em SF é um processo contínuo que deve ser apoiado pela comunidade.
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    Possibilities for conciliating work with family needs
    (2013) Cardoso, Leticia Silveira; Vaz, Marta Regina Cezar; Silva, Mara Regina Santos da
    Objective. To identify the possibilities for conciliating work with family life. Methodology. Quantitative, descriptive study undertaken in 2008. Data was collected through structured interviews with 92 couples residing in a municipality in Rio Grande/RS who complied with the inclusion criteria: insertion of both members in the job market, having at least one child under seven years of age, and signing the terms of free and informed consent. Results. The possibility of working part-time for family reasons presented a difference between mothers and fathers; for the former it is a possible alternative, and for the latter, not. Flexibility in carrying out the daily hourly workload without having requested permission to the employer much time in advance was viable for both, when the reason was related to the health of their children. The couples indicated that employers did not take into account priorities for families with children to be free on holidays and have days available to see to the children’s needs. Resignations, communicated not much in advance due to child health reasons, are possible for the mothers and fathers. Conclusion. There are difficulties in the support which employing institutions provide to the workers who have family needs, in particular those related to attention and care for their children.
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    The protection of children and adolescents from violence: an analysis of public policies and their relationship with the health sector
    (2013) Ribeiro, Portella Juliane; Silva, Mara Regina Santos da; Vaz, Marta Regina Cezar; Silva, Priscila Arruda da; Silva, Tarouco Barbara da
    In this paper, public protection policies for children and adolescents are analyzed from a health perspective. Interfaces between them, public protection and health policies are presented. Then, the policies are discussed from a conceptual and philosophical viewpoint, also considering the limitations and potentials observed. Findings showed that the strong impact of violence on child and adolescent morbidity and mortality in the Brazilian population has lead to the restructuring of the victim protection network, demanding problem-solving care. Nurses’ inclusion in the child and adolescent protection network is fundamental, as these professionals are in a strategic position to identify risks and possible victims.
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    Conhecimento clínico do enfermeiro na atenção primária à saúde: aplicação de uma matriz filosófica de análise
    (2010) Vaz, Marta Regina Cezar; Cardoso, Leticia Silveira; Bonow, Clarice Alves; Sant'Anna, Cynthia Fontella; Sena, Janaína
    Neste estudo analisa-se a constituição do conhecimento clínico que orienta a prática do enfermeiro, na Atenção Primária à Saúde, para operar no objeto/sujeito da ação. Estudo exploratório com abordagem qualitativa e análise temática dos dados. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 65 enfermeiros da rede pública de saúde da família, no extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram analisados a partir de uma matriz que sustenta a ciência clínica da enfermagem em uma base populacional, constituída por três núcleos - o indivíduo e a família, a comunidade e o sistema de saúde. Evidenciou-se que o conhecimento clínico organiza a prática do enfermeiro com o foco predominante no indivíduo e na família. Sem, contudo, subsumir à sua raiz de origem –a base populacional, por meio da forma como o conhecimento clínico faz apreender/conhecer o objeto da ação. Acredita-se que tais achados possam subsidiar uma releitura do potencial organizativo do conhecimento clínico da enfermagem.
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    Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro
    (2010) Sena, Janaína; Vaz, Marta Regina Cezar; Bonow, Clarice Alves; Figueiredo, Paula Pereira de; Costa, Valdecir Zavarese da
    Neste texto tem-se como objetivo produzir um ensaio teórico-reflexivo acerca da inserção de uma prática pedagógica socioambiental permanente a ser desenvolvida na formação profissional do enfermeiro, tendo em vista a sua relevância para a construção de práticas de saúde mais condizentes com as necessidades socioambientais dos sujeitos. individuais e coletivos. Propõe-se um aporte teórico bibliográfico acerca de considerações envolvendo a relação saúde/ambiente, seguida pelo processo de formação em saúde/Enfermagem e a mudança curricular, além de uma reflexão propriamente dita a respeito da prática pedagógica socioambiental permanente na graduação em enfermagem. Como resultado, a racionalidade ambiental pode constituir-se em instrumento para uma prática pedagógica que possibilite reorientar as ações em saúde na enfermagem, bem como de articular os processos de ensinoaprendizagem às questões ambientais, buscando criar vínculos permanentes, com a finalidade de superar a perspectiva tradicional, para atingir um sistema singular de ensino: a formação crítico-reflexiva socioambiental.
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    A relação saúde/ambiente nos processos de formação do profissional enfermeiro: um ensaio teórico
    (2010) Sena, Janaína; Vaz, Marta Regina Cezar
    Esta reflexão aborda a relação saúde-ambiente nos espaços de formação do profissional enfermeiro, especificamente no campo da Saúde Coletiva. Tem como objetivo, portanto, elucidar a relação existente entre saúde e ambiente e suscitar a reflexão sobre a sua abordagem nos espaços de formação. Nessa direção a Saúde Coletiva procura visualizar os objetos de sua ação em seu contexto, considerando as suas particularidades, verificando-se que o ambiente pode estar relacionado ao processo saúde/ doença e mostrando-se relevante a abordagem da relação saúde-ambiente nos espaços de formação, seja no âmbito familiar, na formação de cidadãos, na educação básica ou de modo mais específico, na formação profissional, especialmente nos cursos de graduação. Para tanto, destaca-se a importância da Saúde Coletiva como espaço de potencial exploração da relação saúde-ambiente, sobretudo como um campo rico para a atuação da enfermagem junto à comunidade, a qual deve ser tomada como co-partícipe na produção de saúde.