EENF - Escola de Enfermagem
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/997
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemConhecimento clínico do enfermeiro na atenção primária à saúde: aplicação de uma matriz filosófica de análise(2010) Vaz, Marta Regina Cezar; Cardoso, Leticia Silveira; Bonow, Clarice Alves; Sant'Anna, Cynthia Fontella; Sena, JanaínaNeste estudo analisa-se a constituição do conhecimento clínico que orienta a prática do enfermeiro, na Atenção Primária à Saúde, para operar no objeto/sujeito da ação. Estudo exploratório com abordagem qualitativa e análise temática dos dados. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 65 enfermeiros da rede pública de saúde da família, no extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram analisados a partir de uma matriz que sustenta a ciência clínica da enfermagem em uma base populacional, constituída por três núcleos - o indivíduo e a família, a comunidade e o sistema de saúde. Evidenciou-se que o conhecimento clínico organiza a prática do enfermeiro com o foco predominante no indivíduo e na família. Sem, contudo, subsumir à sua raiz de origem –a base populacional, por meio da forma como o conhecimento clínico faz apreender/conhecer o objeto da ação. Acredita-se que tais achados possam subsidiar uma releitura do potencial organizativo do conhecimento clínico da enfermagem.
- ItemSistemas de significados sobre a finalidade do trabalho na saúde da família: uma abordagem qualitativa(2009) Vaz, Marta Regina Cezar; Baisch, Ana Luiza Muccillo; Soares, Maria Cristina Flores; Soares, Jorgana Fernanda de Souza; Costa, Valdecir Zavarese da; Kerber, Nalú Pereira da Costa; Bonow, Clarice Alves; Sant'Anna, Cynthia FontellaTrata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, objetivando compreender o sistema de significados sobre a finalidade do trabalho de enfermeiros e médicos das equipes da Saúde da família, nas cidades de Rio Grande e Pelotas. A entrevista semidirigida, individual e gravada, foi utilizada na coleta dos dados, seguindo-se uma análise temática dos depoimentos dos 82 participantes. O significado nuclear da finalidade, como fim transmutado em produto coletivo, mostrou-se alinhado com a possibilidade de mudanças e aquisição de comportamentos individuais e coletivos saudáveis por parte da comunidade, evidenciando-se o componente de eticidade no processo, por meio de categorias como a solidariedade e a compaixão. Disso decorreu, na produção textual, um marcador da condição humana na construção da finalidade do trabalho. Por meio da análise e discussão crítica da temática, este estudo contribui para a dimensão macro de competências e adequação às necessidades sociais de saúde.
- ItemGrupos comunitários adstritos à Estratégia Saúde da Família: estudo das características do processo criativo(2010) Bonow, Clarice Alves; Vaz, Marta Regina Cezar; Sant'Anna, Cynthia Fontella; Cardoso, Leticia Silveira; Silva, Mara Regina Santos daEste artigo objetivou identificar as características de grupos criativos comunitários adstritos à Estratégia Saúde da Família, a partir do modelo de processo criativo de Björkman. Os grupos criativos focados são aqueles organizados em torno do interesse comum no desenvolvimento de ambiência de ensino-aprendizado que resulta em um produto artístico. Os dados foram obtidos mediante observação do trabalho dos grupos estudados no período de agosto a dezembro de 2008. Foram realizadas dez observações do trabalho dos grupos estudados. Após análise, os dados foram agrupados ao redor de quatro subtemas: Composição do grupo; Organização do trabalho; Prática do grupo; e Participação da equipe da Estratégia Saúde da Família. Os resultados indicaram que o desenvolvimento de grupos criativos comunitários constituiu-se em uma intervenção que valoriza as potencialidades dos indivíduos e famílias envolvidos no processo, pois a produção de criatividade pode instrumentalizá-los a buscar melhorar a própria saúde e a de suas famílias.
- ItemAtenção domiciliária e direito à saúde: uma experiência na rede pública brasileira(2010) Kerber, Nalú Pereira da Costa; Kirchhof, Ana Lúcia Cardoso; Vaz, Marta Regina CezarRefletir de que forma a atenção domiciliária tem contribuído para a saúde da população. Métodos: Processou-se por meio de observação, de entrevistas individuais com 7 usuários, 22 trabalhadores e 2 gestores 3 representantes do Conselho Local de Saúde e de pesquisa documental, entre março e julho de 2006, em uma unidade de atenção primária à saúde de Porto Alegre - RS. Resultados : Os resultados foram sistematizados a partir de indicadores formulados e mostraram que os trabalhadores e gestores têm compreensão da atenção domiciliária como relevante para a saúde da comunidade, porém, não objetivam essa compreensão na sua prática de trabalho. Conclusão: A atenção domiciliária tem sido realizada com foco na doença, tem como objeto de trabalho um sujeito individual, enfatiza o cuidado curativo e não desenvolve ações intersetoriais. Porém, busca resolutividade no primeiro contato, presta atenção contínua e longitudinal, tem território definido, promove as relações interpessoais (trabalhadores e usuários) e atua visando um cuidado humanizado.
