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Federal do Rio Grande
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EENF - Escola de Enfermagem

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    Depressão em idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência (ILP) : identificação e ações de Enfermagem e saúde
    (2006) Tier, Cenir Gonçalves; Santos, Silvana Sidney Costa
    Este estudo teve como objetivos: identificar a depressão; propor ações de enfermagem e de saúde que poderão ser realizadas para minimização e/ou prevenção de sinais e sintomas de depressão em idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência (ILP). Foi realizada uma pesquisa, com abordagem qualitativa do tipo convergente-assistencial, tendo como local o Asylo de Pobres da cidade de Rio Grande, RS. Os sujeitos do estudo totalizaram 55 idosos Foram utilizados três instrumentos de coleta dos dados. Para o primeiro e segundo instrumentos, empregaram-se as técnicas de entrevista estruturada, para o terceiro a entrevista não-estruturada. Os resultados do primeiro e segundo instrumentos encontram-se apresentados graficamente. Com base no segundo instrumento, realizou-se o somatório das características predominantes, a partir da Escala Geriátrica de Depressão de Yesavage. Para o terceiro instrumento, foi utilizado o direcionamento da pesquisa convergente-assistencial, onde as percepções foram codificadas até se estabelecer categorias e/ou temas. A aplicação dos instrumentos efetivou-se após aprovação do projeto pelo CEPAS, seguindo as orientações da Resolução 196/96. Obteve-se, como resultados: a idade dos idosos varia entre 60 a 105 anos, predominado o sexo feminino, viúvos seguidos por solteiros, nascidos em Rio Grande e aposentados. Vinte idosos apresentaram depressão e seis deles transtorno afetivo limítrofe. As ações de enfermagem voltaram-se para os diagnósticos de enfermagem de impotência, desesperança, risco para solidão, alteração no processo de pensamento, potencial para o aumento do bem-estar espiritual, revelando que alguns idosos se sentem felizes e satisfeitos com a vida e a institucionalização. As ações de saúde propostas foram: oficina literária – ouvir e contar histórias; atividades físicas; dança; trabalhos manuais; passeios; bingo e oficinas de memória. Percebeu-se que este trabalho tem contribuído para que ocorram algumas mudanças na vida e rotina dos idosos pesquisados. As ações de saúde e enfermagem foram propostas com intuito de ajudar os idosos a melhorar sua saúde física e mental, bem como proporcionar que participassem de algumas atividades de recreação. Desta forma, constata-se, que as atividades implementadas já estão proporcionando aos idosos, alegria, participação e convívio social com outras pessoas.
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    Depressão em idosos residentes em uma instituição de loonga permanência (ilp): identificação e ações de enfermagem e saúde
    (2006) Tier, Cenir Gonçalves; Santos, Silvana Sidney Costa
    Este estudo teve como objetivos: identificar a depressão; propor ações de enfermagem e de saúde que poderão ser realizadas para minimização e/ou prevenção de sinais e sintomas de depressão em idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência (ILP). Foi realizada uma pesquisa, com abordagem qualitativa do tipo convergente-assistencial, tendo como local o Asylo de Pobres da cidade de Rio Grande, RS. Os sujeitos do estudo totalizaram 55 idosos Foram utilizados três instrumentos de coleta dos dados. Para o primeiro e segundo instrumentos, empregaram-se as técnicas de entrevista estruturada, para o terceiro a entrevista não-estruturada. Os resultados do primeiro e segundo instrumentos encontram-se apresentados graficamente. Com base no segundo instrumento, realizou-se o somatório das características predominantes, a partir da Escala Geriátrica de Depressão de Yesavage. Para o terceiro instrumento, foi utilizado o direcionamento da pesquisa convergente-assistencial, onde as percepções foram codificadas até se estabelecer categorias e/ou temas. A aplicação dos instrumentos efetivou-se após aprovação do projeto pelo CEPAS, seguindo as orientações da Resolução 196/96. Obteve-se, como resultados: a idade dos idosos varia entre 60 a 105 anos, predominado o sexo feminino, viúvos seguidos por solteiros, nascidos em Rio Grande e aposentados. Vinte idosos apresentaram depressão e seis deles transtorno afetivo limítrofe. As ações de enfermagem voltaram-se para os diagnósticos de enfermagem de impotência, desesperança, risco para solidão, alteração no processo de pensamento, potencial para o aumento do bem-estar espiritual, revelando que alguns idosos se sentem felizes e satisfeitos com a vida e a institucionalização. As ações de saúde propostas foram: oficina literária – ouvir e contar histórias; atividades físicas; dança; trabalhos manuais; passeios; bingo e oficinas de memória. Percebeu-se que este trabalho tem contribuído para que ocorram algumas mudanças na vida e rotina dos idosos pesquisados. As ações de saúde e enfermagem foram propostas com intuito de ajudar os idosos a melhorar sua saúde física e mental, bem como proporcionar que participassem de algumas atividades de recreação. Desta forma, constata-se, que as atividades implementadas já estão proporcionando aos idosos, alegria, participação e convívio social com outras pessoas.
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    O ser idoso estomizado sob o olhar complexo: uma proposta de gerontotecnologia educativa
    (2007) Barros, Edaiane Joana Lima; Santos, Silvana Sidney Costa
    Na presença da estomia, o idoso pode apresentar maior grau de complicações e dificuldades no processo de adaptação, talvez porque a estomia envolva significados que dizem respeito à auto-imagem e à presença/aumento de dependência. Resgatar a necessidade do autocuidado do idoso em relação à saúde é fundamental para que, no cuidado, se obtenha sua participação e mobilização diária quanto à formulação do processo educativo em saúde. Este estudo tem como objetivos identificar as características do idoso estomizado, atendido em um serviço de estomaterapia e propor uma gerontotecnologia educativa que venha a contribuir no cuidado de idosos estomizados, à luz da Complexidade, de Edgar Morin. Foi realizada uma pesquisa, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como local um serviço de estomaterapia, o qual possibilitou contato com fichas cadastrais e via telefone com os sujeitos e, depois, com o domicílio do idoso, no Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Os sujeitos do estudo totalizaram 4 (quatro) idosos, sendo três mulheres e um homem. Foram utilizados, como instrumento, o formulário e o ecomapa, e como técnicas, a entrevista, a observação assistemática e a gravação. Foram respeitadas as normas éticas. A análise dos dados deu-se por: 1) leitura exaustiva dos dados; 2) apresentação dos casos e seus ecomapas tendo como suporte a Complexidade de Edgar Morin; 3) redescoberta de conceitos, a priori, que ilustraram a visão do idoso com estomia: ser humano idoso estomizado complexo, saúde complexa do idoso estomizado, cuidado complexo ao idoso estomizado e sua família. Por fim, elaborou-se uma cartilha educativa, junto ao idoso, como facilitadora para o autocuidado. Quanto aos resultados, verificou-se que cada idoso estomizado está permeado por situações pontuais e, a partir disso, percebeu-se diferentes concepções recursivas e formas de enfrentamento na adaptação. A aceitação da mudança corporal e psicológica mostrou-se mais fácil, quando se verificou apoio familiar, instrução técnica anterior ou presença de pessoas conhecidas. O enfrentamento da doença e a possibilidade da morte são aspectos presentes para os idosos e que limitam suas atividades de vida diária. Assim, surgiram conceitos que contemplaram o ser humano em sua totalidade, com incertezas e significados. A visão que transcende a complexidade da estomia engloba um cuidado que busca integrar a família do idoso com estomia, estimulando-o ao autocuidado e ao acolhimento diário, reforçando a auto-estima, como estratégia de recomeço em meio a desafios permanentes: ser idoso e ter uma estomia. Lançar um novo olhar sobre a temática idoso estomizado é complexo, exigindo abordagem multidimensional das características que o envolvem. Acreditase que mudanças favoráveis poderão advir após implementação de um programa de educação em saúde que contemple a singularidade das questões que envolvem o idoso estomizado e suas necessidades.
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    Escalas de avaliação da depressão em idosos
    (2007) Tier, Cenir Gonçalves; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Bulhosa, Michele Salum
    A depressão é uma doença com importantes repercussões sociais e individuais, devido ao fato de afetar não somente o convívio social, mas impossibilitar uma rotina de vida satisfatória e o risco inerente de morbidade e cronicidade, notadamente para idosos. Este é um estudo de revisão bibliográfica, cujo objetivo foi conhecer algumas das escalas de transtornos depressivos aplicadas ao idoso. Foram analisadas: a Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton; a Escala de Depressão Abreviada de Zung; o Inventário de Beck, a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage. Algumas delas foram utilizadas em trabalhos elaborados/aplicados por enfermeiros. Todas se mostraram importantes na verificação de sinais e sintomas de transtornos depressivos, durante a avaliação multidimensional do idoso, direcionando a intervenções mais adequadas para amenizar ou até recuperar a saúde mental do idoso, mediante ações de enfermagem/saúde que possam ser implementadas.
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    Escalas de avaliação da depressão em idosos
    (2007) Tier, Cenir Gonçalves; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Bulhosa, Michele Salum
    A depressão é uma doença com importantes repercussões sociais e individuais, devido ao fato de afetar não somente o convívio social, mas impossibilitar uma rotina de vida satisfatória e o risco inerente de morbidade e cronicidade, notadamente para idosos. Este é um estudo de revisão bibliográfica, cujo objetivo foi conhecer algumas das escalas de transtornos depressivos aplicadas ao idoso. Foram analisadas: a Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton; a Escala de Depressão Abreviada de Zung; o Inventário de Beck, a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage. Algumas delas foram utilizadas em trabalhos elaborados/aplicados por enfermeiros. To- das se mostraram importantes na verificação de sinais e sintomas de transtornos depressivos, durante a avaliação multidimensional do idoso, direcionando a intervenções mais adequadas para amenizar ou até recuperar a saúde mental do idoso, mediante ações de enfermagem/saúde que possam ser implementadas.
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    Percepção das pessoas idosas sobre a institucionalização e possibilidades de serem cuidadas pelos enfermeiros nas ILPIs, no ano de 2026
    (2009) Silva, Bárbara Tarouco da; Santos, Silvana Sidney Costa
    A pesquisa teve como objetivos conhecer os fatores que levaram as pessoas idosas a residirem em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em uma cidade no Sul do país; identificar como percebiam a instituição, os outros residentes e trabalhadores; identificar sua percepção acerca dos cuidados de enfermagem que recebiam; e elaborar cenários futuros de atuação do enfermeiro brasileiro em 2026, frente ao cuidado direcionado às pessoas idosas residentes em ILPI. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, fazendo parte de um projeto de pesquisa interinstitucional denominado “Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPs no Brasil: tipologia e proposta de modelo básico de assistência multidimensional”. Ela foi desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira um estudo exploratório-descritivo, numa ILPI localizada na cidade do Rio Grande/RS. Participaram 21 idosos residentes na instituição. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um guia de entrevista contendo questões acerca dos motivos da institucionalização e do cuidado de enfermagem voltado à pessoa idosa. Na segunda etapa, realizou-se um estudo prospectivo com seis enfermeiros integrantes do projeto interinstitucional, aos quais foi aplicado um questionário. Para a análise dos dados, na segunda etapa da pesquisa, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Na primeira etapa, verificou-se a predominância de mulheres, na faixa de 71 a 75 anos. O tempo de moradia variou de poucos dias a mais de 15 anos. Os principais motivos da institucionalização foram a decisão própria e a presença de doenças crônicas não-transmissíveis. Nove idosos referiram perceber a ILPI como sua nova casa, porém não consideram os demais residentes e os trabalhadores como sua nova família. Como cuidados de enfermagem, citaram: disponibilização de medicações e vacinas, cuidados com a alimentação, aferição dos sinais vitais, e uma atenção maior para com os idosos. Partindo dessas questões, elaborou-se o cenário atual do cuidado de enfermagem à pessoa idosa no ano de 2008. Na segunda etapa, foram consideradas cinco categorias: Papel da ILPI na vida das pessoas idosas e seus familiares, em 2026; Desafios para o Brasil, no ano de 2026, acerca do cuidado de Enfermagem para idosos residentes em ILPI; Cuidados de Enfermagem necessários para os idosos residentes em ILPI, em 2026; Possibilidades de realização dos cuidados de Enfermagem aos idosos residentes em ILPI, no Brasil, no ano de 2026; Preparação do enfermeiro brasileiro para enfrentar o cuidado de Enfermagem para os idosos residentes em ILPI, em 2026. Cada categoria possibilitou a criação de um cenário para o ano de 2026, no que se refere ao cuidado de enfermagem às pessoas idosas residentes em ILPI. Esses cenários serviram para direcionar a um futuro impactante da enfermagem gerontogeriátrica, principalmente no que diz respeito à necessidade da realização de cuidados de enfermagem voltados à pessoa idosa institucionalizada. A pesquisa teve parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, da Universidade Federal de Santa Catarina (CEP/UFSC), sob o número de processo 013/07 e cadastrado no CONEP, com o número do documento FR/123519.
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    Construção coletiva de um espaço dialógico com os cuidadores familiares dos idosos hospitalizados visando uma educação em saúde
    (2008) Aragão, Tatiana Martins da Silveira; Pelzer, Marlene Teda
    Diante do envelhecimento populacional acelerado e do aumento da longevidade, muitos idosos apresentarão doenças e agravos crônicos não transmissíveis (DANT), que podem causar dependência. A família, considerada a principal cuidadora, necessitará de acompanhamento constante dos serviços de saúde e de programas sociais. A partir deste contexto e, sendo enfermeira de um hospital universitário, no qual cada vez mais internam pacientes idosos, decidi realizar este trabalho com o objetivo geral de construir um espaço coletivo dialógico com os cuidadores familiares dos idosos internados numa unidade de clínica médica, com vistas a uma educação em saúde e, como objetivos específicos, discutir em grupo as dificuldades dos cuidadores no processo de cuidar do ser idoso; compartilhar as experiências entre os cuidadores, unindo-se aos conhecimentos do profissional enfermeiro; elaborar um guia a partir das discussões grupais, servindo como um recurso para esclarecer dúvidas de outros cuidadores e para os profissionais conhecerem as necessidades mais freqüentes dos cuidadores familiares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, convergente-assistencial, com 15 cuidadores familiares dos idosos internados num setor de clínica médica de um hospital universitário. Para a coleta de dados, escolhi trabalhar com a dinâmica de grupo, utilizando a estratégia teórico-metodológica dos círculos de cultura, preconizada por Paulo Freire. A análise foi realizada seguindo-se quatro processos genéricos: apreensão, síntese, teorização e transferência. Foram identificadas três categorias: “Discutindo coletivamente em grupo dificuldades do dia-a-dia no processo de cuidar do idoso”, “Compartilhando as experiências entre os cuidadores, unindo-se aos conhecimentos do profissional enfermeiro” e “Educação em saúde”. Na primeira categoria foram estabelecidas três sub-categorias: “Sobrecarga do cuidador”, “O suporte formal” e “As atividades de vida diária (AVD)”. Na segunda categoria destacaram-se “Compartilhando saberes” e “Os conhecimentos do profissional enfermeiro” e, na terceira categoria, “Necessidade de educação em saúde para os cuidadores familiares”, “Déficit de orientações aos cuidadores por parte da equipe de saúde”, “A necessidade de educação em saúde para os profissionais” e “Educação em saúde através da metodologia freireana”. Conclui que o objetivo de construção de um espaço dialógico, para discussão das dificuldades e troca de experiências entre os cuidadores e o profissional enfermeiro, foi alcançado, e que a metodologia freireana utilizada, contribuiu para a aproximação das pessoas, possibilitando o diálogo e a troca de experiências no grupo. Acredito que, após a fase de apresentação e divulgação desta pesquisa, deve ser realizada uma reflexão sobre a possibilidade de continuidade deste trabalho no hospital, pois considero que será um diferencial na assistência de enfermagem ao idoso e seu familiar.
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    Qualidade de vida de idosos atendidos pelas equipes de saúde da família em Rio Grande, RS
    (2008) Silva, Cláudia Beatriz Degani Cardozo de Aguiar da; Pelzer, Marlene Teda
    Os objetivos deste estudo foram descrever o perfil socioeconômico, demográfico e a percepção da qualidade de vida (QV) da população idosa de uma região urbana atendida pelas equipes da Estratégia Saúde da Família, no município do Rio Grande/RS, e analisar a associação entre variáveis de interesse do estudo e a QV percebida dos idosos. Foi realizado um estudo transversal, descritivo, com 301 idosos cadastrados na cidade do Rio Grande, no período de junho a agosto de 2008. Os dados foram coletados por inquérito domiciliar. Para o levantamento do perfil foi utilizado formulário específico e para a avaliação da QV foi utilizado o questionário WHOQOL-BREF. O pacote estatístico para as análises foi o programa Stata, versão 9.2. A análise descritiva dos dados foi feita usando-se média e desvio-padrão para as variáveis numéricas. A comparação das variáveis com os domínios de QV foi feita mediante análise de variância (ANOVA). A medida de ocorrência utilizada foi à prevalência, juntamente com o intervalo de confiança de 95% (IC95). Os quatro domínios de Qualidade de Vida e QV geral foram as variáveis dependentes, sendo propostas 12 variáveis independentes, de interesse para a correlação. Entre os respondentes, 61,3% eram do sexo feminino, com idade entre 60 e 69 anos, 82,7% brancas, 66,1% com baixa escolaridade, 54,8% casadas, 85% aposentadas, 90,4% moram com outras pessoas, 38,9 % são de baixa renda, 76,4% residem em casas de alvenaria e 80,7% contam com água encanada, 86,4% declararam apresentar algum problema de saúde, com destaque para a hipertensão 28,6% e outros problemas cardíacos 14,6%. Uma proporção de 42,2% percebe a sua saúde como regular, não participa de grupos 64,4% e 60,5% faz tratamento ambulatorial. Verificou-se associação positiva e estatisticamente significativa com melhores escores de QV entre os idosos do sexo masculino que obtiveram nos domínios Psicológico e Social, com os idosos entre 60-69 anos nos domínios Físico, Psicológico e Social, da mesma forma com os idosos com maior escolaridade, nos domínios Físico, Psicológico, Ambiental e de QV geral. Em relação ao estado civil, os idosos que referiam viuvez, tinham menores escores de QV nos domínios Físico,Psicológico e Social. Os indivíduos que não estavam aposentados e os que moram acompanhados obtiveram escores mais altos no domínio Físico. Os indivíduos com melhor renda per capita obtiveram melhores escores nos domínios Físico, Psicológico, Ambiental e QV geral. Os que referiam não ter problema de saúde obtiveram melhores escores nos domínios Físico, Psicológico e QV geral. Quanto melhor a percepção de saúde, melhor os escores em todos os domínios. Os idosos que participam de grupos obtiveram melhores escores de QV em todos os domínios. Não estar em tratamento obteve melhor escore nos Domínios Físico e de QV geral. Os resultados do estudo demonstraram a diversidade de fatores que influenciam na QV e a importância de se conhecer o perfil deste grupo etário, para o estabelecimento de políticas públicas de saúde e subsidiar a reorientação das ações que vem sendo desenvolvidas, visando garantir a saúde integral do ser idoso e sua qualidade de vida.
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    Construção e testagem clínica de instrumento de coleta de dados para o idoso internado em um hospital universitário
    (2006) Lopes, Fernanda Lucas; Santos, Silvana Sidney Costa
    Estudo do tipo metodológico que teve como objetivos: construir um instrumento para coleta de dados a ser utilizado no atendimento ao idoso internado no HU/FURG; realizar, com enfermeiras assistenciais e docentes, da gerontologia e áreas afins, a validação do conteúdo do instrumento construído; testar, junto aos idosos internados na Unidade de Clínica Média do HU/FURG, o instrumento desenvolvido para verificação de sua operacionalidade. Ancorado na Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Horta e desenvolveu-se em três fases: 1) construção do instrumento; 2) validação do conteúdo do instrumento; 3) testagem clínica com idosos. Na primeira fase foi realizada a revisão de literatura, visando à definição das 36 Necessidades Humanas Básicas e à identificação dos sinais e sintomas dessas necessidades quando se encontram afetadas no idoso. A construção da versão inicial do instrumento foi guiada pela lista das necessidades mais afetadas no idoso, que levaram à identificação de 525 sinais e sintomas, que foram ordenados em uma escala do tipo Likert. A segunda fase da pesquisa foi realizada em duas etapas: primeira, a versão preliminar do instrumento foi encaminhada a 21 enfermeiras, para validação de conteúdo dos itens do instrumento de coleta de dados, destes, dezesseis foram devolvidos. A partir da identificação dos 223 itens que apresentaram a média ponderada >= a 80%, foi realizada a segunda etapa, com a construção do instrumento no seu formato definitivo, que ficou constituído de sete partes: 1) Identificação; 2) Condições gerais; 3) Avaliação funcional; 4) Avaliação cognitiva; 5) Avaliação da situação sócio-familiar; 6) Avaliação das Necessidades Humanas Básicas; 7) Outras informações relevantes. Na segunda etapa, esse instrumento foi reencaminhado às dezesseis enfermeiras para a avaliação da forma e conteúdo da versão definitiva, das quais dez devolveram, afirmando que o mesmo apresentava-se objetivo e aplicável ao atendimento do idoso internado num Hospital Universitário. Na última fase foi realizada a aplicação do instrumento em dez idosos internados na UCM do HU/FURG, objetivando verificar a sua adequação na prática. Os resultados dessa fase evidenciaram que ele: é exeqüível; tem um tempo médio para preenchimento de 20 minutos; tem os itens de fácil compreensão; não permite respostas dúbias. A construção deste instrumento, além de ser um estudo pertinente em vista do aumento da população idosa brasileira e desse contingente ser o que mais procura os serviços de saúde, vem preencher uma lacuna existente neste Hospital Universitário, onde não existe um instrumento específico para registrar os dados coletados pela enfermeira durante o atendimento ao idoso. Espera-se que sua utilização possa subsidiar as enfermeiras para orientar o idoso, a família, o cuidador e a equipe de enfermagem, no tratamento das necessidades afetadas e na minimização das dificuldades que já estiverem instaladas, além de contribuir na implantação da SAE de forma oficial e registrada.
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    Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG
    (2007) Silva, Bárbara Tarouco da; Santos, Silvana Sidney Costa
    A população idosa brasileira vem crescendo de forma acelerada trazendo a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde, principalmente dos enfermeiros. Objetivou-se avaliar o ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica. Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizado no Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS (FURG). Na coleta dos dados usou-se a entrevista gravada com o total de 26 alunos. Através da análise temática surgiram as seguintes categorias:Conteúdos ministrados; Mudança de atitude quanto ao idoso após a realização da disciplina; Condições adquiridas ou não adquiridas no cuidado do idoso após a disciplina; Sugestões. A pesquisa mostrou-se uma ferramenta de avaliação para a disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica que foi inserida como disciplina obrigatória no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Departamento de Enfermagem da FURG, considerando-se que o objeto da Enfermagem é o ser humano, sendo este: criança, adolescente, adulto ou idoso.