IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/2337
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Resultados da Pesquisa
- ItemO Laboratório de Ensino e Prática Docente - LEPD como espaço de cooperação e formação docente(2017) Zardo, Cristina Maria Loyola; Rodrigues, Sheyla CostaEste trabalho propõe-se a analisar como o Laboratório de Ensino e Prática Docente - LEPD se constitui num espaço de formação e profissionalização para os licenciandos em Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A formação docente é discutida sob o referencial teórico dos estudos de Tardif, questionando os saberes necessários para o exercício docente. Aportes teóricos de Maturana balizam a pesquisa entendendo a educação como um processo de transformação na convivência. A pesquisa origina-se de nossas inquietações sobre o uso do espaço, definindo como problema: como a experiência vivida pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FURG no espaço de convivência do LEPD contribui para a sua formação docente? Em decorrência do problema define-se o objetivo geral: investigar como o LEPD, enquanto espaço formativo institucional e de convivência, possibilita a integração dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FURG com outros de diferentes cursos de licenciatura, qualificando o seu processo formativo. E como objetivos específicos da pesquisa: compreender de que forma o material produzido e as relações estabelecidas neste espaço contribuem na sua formação para a docência; conhecer como os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FURG utilizam os recursos pedagógicos disponibilizados no LEPD e o que eles relatam sobre sua experiência em relação ao uso do espaço de trabalho e de convívio laboratório; depreender, do ponto de vista dos acadêmicos, a importância institucional de a Universidade disponibilizar um espaço de formação como o LEPD. Para tanto, foi elaborado um questionário composto de sete questões abertas que possibilitaram a produção de discursos de livre expressão, envolvendo a percepção dos alunos sobre esse espaço formativo. A análise do questionário foi realizada sob a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com base nos estudos de Lefèvre e Lefèvre (2005), visando conhecer o pensamento dessa coletividade. O DSC é uma técnica de organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal que consiste em analisar o material coletado em pesquisas que têm depoimentos como sua matéria prima. No movimento de construção dos discursos, agrupando as ideias centrais semelhantes ou de mesmo sentido, emergiram três DSC: O LEPD como espaço para aprender a ser professor; O LEPD e a transformação na convivência e O LEPD para além de um espaço formativo convencional. Os discursos coletivos validam a tese de que o LEPD, como espaço formativo possibilita ao estudante uma formação para além dos livros didáticos e da sala de aula. Também propicia que o aluno esteja na experiência e seja tocado pela experimentação dos recursos, viabilizando intervenções congruentes em sala de aula, o que favorece a ampliação dos saberes experienciais. A pesquisa mostrou ainda que é indispensável dar voz aos estudantes e divulgar o que pensam para que os gestores da universidade reconheçam a importância de um espaço alternativo que tem sua intencionalidade nos processos formativos.
- ItemAtividades laboratoriais : desenvolvimento do autoconceito e das crenças de autoeficácia e a minimização dos estereótipos de gênero na escolha profissional das meninas na área das ciências(2019) Maiato, Alexandra Moraes; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de; Leite, LaurindaA pesquisa problematiza a baixa participação feminina nas ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) desencadeada pelos estereótipos de gênero. Sendo a escola lócus de interação social e veículo cultural que com suas práticas pode impactar essa problemática, o estudo investigou o entendimento das formandas dos cursos de formação docente Pedagogia - Licenciatura, no Brasil e do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, acerca da AL como estratégia de ensino para promover o desenvolvimento do autoconceito e das crenças de autoeficácia nos/as estudantes, o que direciona a tomada de decisão profissional das meninas na área das ciências, tecnologias, engenharias e matemática, diante dos estereótipos de gênero. Apesar da movimentação global em prol da igualdade de gênero, os países tem variações culturais que são refletidas nos resultados educacionais: Brasil e Portugal, obtiveram, respectivamente, a posição 63º e 17º, em ciências no último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Além disso, 51% dos engenheiros e cientistas em Portugal são mulheres, configurando a quarta maior taxa entre os Estados-membros e ficando dez pontos acima da média da União Europeia (UE 41%). Nesse contexto, esta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação Científica: Processos de Ensino e Aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório de Pesquisa". Tratou-se de pesquisa qualitativa envolvendo 8 estudantes formandas dos cursos de Pedagogia - licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande, no Brasil, e 8 do curso de Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado PREPRI) da Universidade do Minho, em Portugal. A recolha de dados envolveu inquérito por entrevista semiestruturada e os registros foram sujeitos a análise de conteúdo. Os dados revelam que atividades laboratoriais são abordadas na formação docente em ambos os países em disciplinas na área da didática em ciências, sendo explanados seus objetivos cognitivos e pouco explorado o potencial para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, em especial no Brasil. Mostram que as acadêmicas de ambos os países, em maioria, não percebem diferenças no comportamento e no desempenho de meninos e meninas nas ALs, principalmente as colaboradoras portuguesas. Segundo a minoria das colaboradoras brasileiras, as crianças agem nas ALs conforme os estereótipos de gênero socialmente disseminados. Apesar da ausência de conhecimento científico, as percepções das formandas portuguesas e brasileiras apontam o impacto das ALs na construção do autoconceito e das crenças de autoeficácia dos estudantes direcionando suas futuras tomadas de decisão quando diante da escolha profissional. Também reconhecem as ALs como possíveis fontes de memórias autobiográficas positivas das meninas, o que pode motivá-las a escolher profissões na área. As colaboradoras brasileiras, especificamente, identificam a possibilidade de propiciar às meninas ultrapassar estereótipos de gênero. Os achados corroboram a tese de que a cultura influencia as percepções docentes, o que pode afetar sua prática através de AL e assim impactar o autoconceito e as crenças de autoeficácia dos estudantes, atingindo suas futuras escolhas profissionais. Como consequência, a mediação docente nas ALs pode contribuir para o reforço ou desconstrução de estereótipos de gênero e influenciar a tomada de decisão das meninas diante da escolha profissional na área CTEM. Quando comparados aos licenciandas brasileiras, considerando que a evolução de costumes é peculiar a cada nação, os licenciandas portuguesas apresentam percepções mais favoráveis ao potencial das atividades laboratoriais para a construção do autoconceito e das crenças de autoeficácia dos/as estudantes.
- ItemPacto de fortalecimento do ensino médio : uma reflexão sobre a formação continuada de professores(2018) Dall' Asta, Marilia Nunes; Pereira, Elaine Correa; Machado, Celiane CostaNesta pesquisa, de cunho qualitativo, buscamos problematizar as ações desenvolvidas no Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio e identificar de que forma essas ações contribuem para a formação de professores. O Pacto foium projeto instituído pelo Ministério da Educação estendido a todo território nacional, em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação e as Instituições de Ensino Superior. Este projeto teve como objetivo realizar uma formação continuada de professores do Ensino Médio da Rede Pública de Educação. Os sujeitos colaboradores desse estudo foram dezesseis professores participantes do Pacto, sendo: quatro professores do Ensino Superior; quatro Orientadores de Estudos da escola pública e oito professores que atuam em sala de aula na Educação Básica. Apresentamos, ainda, um relato sobre a gênese das Políticas Públicas na Educação Básica a partir do século XVI até o século XXI, culminando com a política pública, denominada Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio. Os dados foram extraídos através de entrevista semiestruturada e para a sua interpretação utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2007), originando nesta composição as categorias emergentes sendo: "A importância do conhecimento refletindo a Educação de Qualidade; Avanços tecnológicos difundindo a sociabilização e Aceitação do Eu e do Nós interdisciplinar para a formação cidadã". Na continuação do trabalho discutimos as categorias embasadas na opinião dos sujeitos colaboradores e referencias teóricos. Mesmo com tantos altos e baixos na atual Educação Brasileira, percebemos que os professores apontam que uma Formação Continuada aprimora a sua prática em sala de aula oportunizando uma nova visão sobre Educação de Qualidade.
- ItemOntologia do Ser Mais : na formação de professores e na construção de uma pedagogia da pesca(2019) Miranda, Sicero Agostinho; Pereira, Elaine Corrêa; Pereira, Vilmar AlvesEssa tese apresenta uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Esse estudo permeia na Educação em contextos de Pesca, na qual denominamos por Educação de Pesca, que surgem na sua grande maioria em espaços não formais de educação, através de projetos, principalmente de alfabetização. Estes sujeitos com suas vivências e experiências por muitas vezes tem sua cultura e saberes tradicionais não legitimados. Na perspectiva Ontológica de Ser Mais buscamos na Formação de Professores e as práticas educativas desenvolver uma aproximação de modo a valorizar nos espaços educacionais em contextos de pesca os saberes tradicionais, as vivências e experiências, respeitando as especificidades das/entre as diferentes comunidades de pescadores. Dentro desse contexto, a presente pesquisa de cunho qualitativo tem como objetivos reconhecer nos espaços formativos uma possibilidade de problematizar a identidade e pertencimento dos professores a um contexto escolar de pesca. Também, discutir como a Formação de Professores possibilitará construir uma Pedagogia da Pesca. Esse estudo foi realizado com vinte e um professores, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristovão Pereira de Abreu, de Rio Grande (RS). Como método de coleta de dados utilizamos a construção de narrativas, portfólio reflexivo e rodas de conversas. Como método de análise do corpus, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007), originando nesse processo as categorias finais "A Formação de professores e o fazer pedagógico no contexto de pesca", "Identidade e Pertencimento como forma de conhecer-se e reconhecer-se em um contexto de pesca" e "Pescar, pescando e pesquei: o Cristovão como uma Escola da Pesca", fundamentadas pelas reflexões de alguns teóricos. A partir dessas categorias emergentes anunciamos a tese que é uma Pedagogia da Pesca balizada em sete princípios: Aprendizagem nas Especificidades na Educação de Pesca; Aprendizagem a partir da Identidade e pertencimento aos contextos populares de pesca; Aprendizagem a partir da Leitura Mundo; Aprendizagem Ontológica na Formação de Professores; Aprendizagem nas Práxis nos espaços escolares de Pesca; Aprendizagem a partir das influências nos/dos espaços escolares nos/dos contextos de pesca; e Aprendizagens influenciadas por outras pedagogias.
- ItemCTS no PIBID Química da UNIPAMPA : formação coletiva de professores(2019) Radünz, Karine; Heckler, ValmirO estudo é uma pesquisa qualitativa com enfoque na fenomenologia hermenêutica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o objetivo central compreender como a perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perpassa o processo formativo de professores no PIBID Química da UNIPAMPA/Bagé. A dissertação está organizada em quatro capítulos. No primeiro, denominado constituição da professora/pesquisadora e a aproximação com tema CTS, são destacados aspectos relevantes da trajetória acadêmica da pesquisadora, os caminhos percorridos e experiências possibilitadas durante o período escolar, na indústria, graduação e chegada ao mestrado. Posteriormente desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, para entender o que se mostra de CTS no processo formativo de professores na comunidade do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Nessa pesquisa foram estabelecidas interlocuções teóricas através da análise de 20 artigos buscando compreender os aspectos teórico-práticos do enfoque CTS no processo formativo de professores de Química em uma comunidade de Ciências. As compreensões emergentes foram organizadas no segundo capítulo, denominado: CTS na formação de professores de Química: Interlocuções com os artigos do ENPEC. Registramos no terceiro capítulo o caminho metodológico com a descrição do contexto da pesquisa, o programa (PIBID) inserido na UNIPAMPA no subprojeto Química. Assim, constituímos a questão central do estudo sobre o que se mostra dos aspectos teórico-práticos do CTS na formação de professores no PIBID/Química da Unipampa, campus Bagé? Assumimos a pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico hermenêutico, com a análise das informações através da Análise Textual Discursiva (ATD) em que emergiram três categorias de análise: i) CTS na formação de cidadãos com desenvolvimento pessoal e social; ii) Formação coletiva de professores: Planejar e Implantar atividades CTS; iii) Estratégias didáticas no currículo interdisciplinar com temáticas e situações problema. As categorias emergentes estruturam o quarto capítulo com o metatexto: CTS na formação coletiva de professores no PIBID Química da UNIPAMPA, pautada na formação de cidadãos com desenvolvimento pessoal e social, através do planejamento e implantação de estratégias didáticas no currículo interdisciplinar envolvendo temáticas e situações problema.
- ItemDocência iniciante na universidade : interações auto-eco-organizadoras da formação(2018) Borges, Daniele Simões; Tauchen, GionaraEste trabalho de doutoramento tem como tema a docência iniciante na universidade. Sua sustentação teórica nutre-se por meio da teoria da complexidade. A partir dos operadores cognitivos do pensamento complexo aprendemos que a formação do docente não é um processo linear, replicável e técnico, ao contrário, requer que a concebamos como uma necessidade vital de ampliação das suas compreensões para/com o mundo. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivos: a) Compreender os processos de formação e de desenvolvimento profissional dos docentes universitários iniciantes; b) Contextualizar e compreender a política institucional de formação continuada dos docentes universitários na FURG, a partir da proposição e das ações do Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica - PROFOCAP; e, c) Investigar junto aos docentes universitários iniciantes da FURG, suas experiências, bem como os elementos e as condições de interação que vêm contribuindo e que podem ampliar as possibilidades de auto-eco-organização da formação. Esta investigação é de cunho qualitativo, sendo marcada por quatro movimentos metodológicos. No primeiro movimento, buscamos, por meio da compreensão, tecer possibilidades reflexivas a fim de compreender condição iniciante dos docentes nas universidades e seu processo de inserção profissional. O segundo movimento foi realizado por meio da análise documental visando a compreensão das ações desenvolvidas e das preocupações temáticas contempladas pelo Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica- PROFOCAP da Universidade Federal do Rio Grande- FURG anunciadas nos Relatórios de Gestão anual produzidos entre 2008-2014. No terceiro movimento temos como horizonte, a realização de uma entrevista narrativa com os professores iniciantes ingressantes na FURG. Para tanto, investigamos junto a docentes universitários iniciantes, os elementos e as condições de interação que vêm contribuindo e que podem ampliar as possibilidades de auto-eco-organização da formação. No último movimento operamos as narrativas utilizando o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) visando desenvolver um estudo que teve como objetivo compreender como se organiza a atividade de pesquisa científica na inserção do professor iniciante. De acordo com nossas análises, entendemos que a formação pedagógica precisa estar em pauta na política institucional promovendo espaços de interações auto-eco-referenciais. Entendemos a formação do professor universitário iniciante como um processo complexo auto-eco-organizador mediado por possibilidades integradoras entre universidade e professores, ensino pesquisa, permitindo a discussão dos desafios da docência no coletivo, fortalecendo a identidade institucional e a identidade pessoal do professor. Com base nessas compreensões, anunciamos a tese de que a docência iniciante desenvolve-se em um espaço-tempo de reorganização, complexificação e de ampliação das compreensões profissionais e institucionais. Este processo é configurado pelas interações auto-eco-referenciais. O prefixo auto expressa o efeito das interações que o professor produz de-si/para-si, os quais envolvem desequilíbrios, instabilidades e aprendizagens multidimensionais. O prefixo eco indica as possibilidades sócio-culturais e institucionais de acesso e de reorganização da profissionalização. A integração das dimensões auto-eco-referenciais necessita ser uma preocupação da universidade, fortalecendo a tomada de iniciativas institucionais diante da inserção dos professores iniciantes.
- ItemO conviver espontâneo em grupos de estudos e pesquisas : espaços para a experiência, formação e legitimação(2018) Aseff, Dionara Teresinha Aragon; Rodrigues, Sheyla CostaO presente trabalho esteve centrado em conhecer como os grupos de estudos e pesquisas, que integram professores universitários, professores da educação básica e acadêmicos dos cursos de licenciatura, pelo conviver espontâneo, se constituem enquanto espaços ativos que possibilitam o acontecimento da experiência e a transformação do sujeito. A investigação ocorreu com os coordenadores dos grupos que pertencem a Universidade Federal do Pampa, através de um convite. Aceitaram participar do estudo 4 coordenadores que narraram suas experiências nesses grupos de formação evidenciando a singularidade e a recursividade que permeiam cada grupo, a aproximação com as escolas da rede de ensino, as experiência de leitura e escrita através da linguagem e a legitimação do líder, do outro e as relações desse emocionar com o planejamento das atividades. Os autores que embasaram a pesquisa foram Maturana, Varela, Larrosa, Tardif, Shulman, Bauman, através dos conceitos cultura, legitimação, experiência, saberes docentes, conhecimentos do professor e volatilidade. A investigação narrativa foi a escolha metodológica, a qual foi orientada pelo objetivo do estudo visando compreender como os grupos se mantêm ativos e integram professores universitários, professores da educação básica e acadêmicos em formação inicial, pelo conviver espontâneo. Os coordenadores contaram ações inusitadas, irrepetíveis que foram tratadas como oportunidade para pensar outros modos de propor a formação de professores. A análise mostrou os limites que se apresentam nesses espaços de formações e as possibilidades como abertura para o acontecimento da experiência, em que os professores das escolas e acadêmicos participam sem convocação e obrigatoriedade, e sim, pelo conviver espontâneo. A investigação mostrou que os grupos aderem à linha da reflexão, compreendida como possibilidade de desencadear ações entre a escola e a universidade, pelo viés do acolhimento, integração, colaboração e atividades que visam compartilhar saberes, tendo o remodelamento e a inovação das práticas como dispositivos para produzir outros sentidos no ensino e construir formas de proliferar teorias e práticas para a educação contemporânea, potencializadas pelas ações de extensão e pesquisa que esses grupos desenvolvem. A partir da experiência vivida e das explicações científicas geradas pelas ações de escrever e refletir, defende-se a tese de que "Grupos de estudos e pesquisas que se constituem a partir de projetos de trabalho adequados à realidade, ao contexto da comunidade e acolhem pelo diálogo, respeito e legitimação seus integrantes, mantêm-se ativos por definirem uma cultura de auto formação".
- ItemFormação de professores : potencialidades e desafios de uma proposta formativa para a Educação do Campo(2019) Souza, Vagner Viera de; Pereira, Elaine CorrêaPara refletir sobre a Formação de Professores, em um âmbito geral, é preciso pensar em quão diferentes são os sujeitos que atuam nesta atividade. Ao voltarmos os nossos olhares para a Formação dos Professores que atuam na Educação do Campo, necessitamos respeitar as especificidades do contexto de atuação destes profissionais. A Proposta de Formação Continuada para as Escolas do Campo - ProfCampo, ocorreu durante o segundo semestre de 2018 nas três Escolas do Campo municipais, as quais ofertam os anos finais do ensino fundamental. Esta pesquisa de cunho qualitativo tem por objetivo identificar as potencialidades do ProfCampo enquanto espaço formativo semi- presencial para os professores dos anos finais das Escolas do Campo da cidade do Rio Grande (RS). Os sujeitos pesquisados constituem-se por 20 professores dos anos finais das Escolas do Campo da rede municipal de ensino do Rio Grande (RS), os quais participaram desta proposta formativa. Enquanto instrumento de produção dos dados, utilizamos o questionário, o qual foi disponibilizado on-line, a partir do Google Forms. Em relação a análise dos dados, utilizamos como proposta metodológica, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefèvre e Lefèvre (2005). Com a finalidade de responder a questão de pesquisa: "Quais as contribuiçoes do ProfCampo para a formação de professores dos anos finais do ensino fundamental das Escolas do Campo da cidade do Rio Grande (RS) ?", após operarmos a técnica de análise, obtivemos três discursos coletivos: "A Formação sob o Olhar dos Professores", "O Olhar Sobre Educação à Distância e Presencial" e "O Olhar dos Professores Sobre o ProfCampo". Em nossas considerações finais, apresentamos algumas reflexões acerca dos resultados encontrados após a análise dos discursos, bem como sugestões embasadas nas falas do sujeito coletivo, com a finalidade de qualificar as atividades do ProfCampo e, potencializá-lo enquanto uma proposta formativa semi-presencial recorrente do município de Rio Grande (RS). A pesquisa identificou aspectos positivos e negativos da proposta formativa, sob o olhar dos professores pesquisados, ao mesmo tempo em que identifica o ProfCampo enquanto um movimento importante na construção de novas possibilidades formativas, as quais levem para o contexto do Campo novas metodologias e, permeie novas aproximações com as tecnologias digitais presentes na sociedade globalizada atual.
- ItemInvestigando a inserção das tecnologias na formação inicial dos professores de Física nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul(2014) Guidotti, Charles dos Santos; Mackedanz, Luiz FernandoNesta pesquisa buscamos compreender se a formação dos futuros professores de física apresenta em seus quadros curriculares conhecimentos referentes às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), assim como, compreender como esses recursos deveriam ser problematizados na formação inicial desses profissionais. Delimitou-se como objetivo geral compreender como os cursos de graduação potencializam a inserção e apropriação das TIC na formação inicial de professores de Física. Partimos da hipótese de que os cursos de formação de professores de Física das Universidades Federais do estado do Rio Grande do Sul estão proporcionando poucos momentos que possibilitam problematizar as TIC durante a formação do educador, o qual não estaria percebendo a importância desses recursos e dos conhecimentos inerentes a eles, bem como a contribuição que possibilitam à prática educativa. Desse modo, essa investigação está focada na formação do futuro professor de Física da Educação Básica para o uso das TIC. Para isso, focalizamos a investigação nos cursos de licenciatura em Física da FURG, UFPEL, UNIPAMPA-Bagé, UFSM e UFRGS, em que analisamos os projetos pedagógicos desses cursos (PPC) e realizamos entrevistas e questionários online aos professores formadores dessas instituições. Para análise dos dados quantitativos que emergiram da análise das disciplinas dos cursos, utilizamos a Estatística Descritiva, e para o tratamento dos dados qualitativos, retirados dos PPC e dos colaboradores da pesquisa (professores formadores) utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD). A Estatística Descritiva forneceu indicações da forma que as TIC são inseridas nos cursos de formação de professores das Universidades analisadas. As grades curriculares apresentaram disciplinas em que as TIC se apresentam de acordo com quatro categorias: disciplinas de técnicas computacionais ou de informática, disciplinas específicas de conteúdos, disciplinas que problematizam as TIC para o ensino e disciplinas integradoras. Com a ATD, identificamos os principais desafios para essa formação, enfrentados pelos cursos de formação de professores, a partir dos discursos dos professores formadores no Ensino Superior, o que nos levou a três categorias: As TIC como ferramentas auxiliares à prática do professor: o desafio dos cursos de formação em proporcionar diferentes momentos de inserção das TIC durante a formação inicial de 8 professores; o desafio dos cursos de formação de professores em aliar teoria e prática profissional; a inserção das TIC na formação inicial de professores perpassa pela incorporação de pesquisas e por questões a respeito da formação continuada dos professores formadores. Esta pesquisa corroborou com a necessidade de pensarmos em uma estrutura formativa menos fragmentada, em que as TIC – e não só elas –, sejam discutidas em diferentes contextos e ambientes, de forma a perpassar o PPC do curso.
- ItemTempo, memórias e saberes: histórias de professores e suas tecnologias(2012) Rodrigues, Maria de Fatima Baldez; Rodrigues, Sheyla CostaNeste trabalho dissertativo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, buscamos discutir como a participação no Grupo de Estudos Inclusão Tecnológica - GEITEC contribuiu na reconfiguração das histórias que constituem os professores que dele participam. O grupo de estudos visa buscar nas suas atividades, problematizar o imbricamento das tecnologias digitais e de metodologias de ensino/aprendizagem em ambientes educativos tendo na discussão e na experimentação, com ferramentas da tecnologia digital, seu foco de trabalho, buscando estabelecer condutas consensuais que sejam resultantes do estar juntos em interações recorrentes. Para sustentar a nossa busca por compreender o tempo, as memórias e os saberes que compõem as histórias dos professores e as suas tecnologias, propomos uma conversa teórica com Maturana, Lévy, Capra, Marques, Tardif, Rodrigues e Cunha. Observamos o conversar de professores da Educação Básica, graduandos de cursos de licenciatura e pós-graduandos da FURG nas reuniões mensais do grupo de estudos e nas postagens realizadas no blog do GEITEC. Encontramos na investigação narrativa uma metodologia que nos possibilitou estruturar o narrar dos participantes permitindo a análise e sua interpretação. Das conversas do grupo nos múltiplos espaços e de nossa ação de pesquisar o estar juntos em ações recorrentes emergiram as histórias intituladas “O estar na escola sem sentir-se parte dela”, “O estar na escola sem saber qual é o seu lugar”, “O estar na escola em busca de um lugar” e “O estar na escola”. Investigar o conversar do GEITEC nos mostrou que as histórias formam culturas e que romper com as mesmas é constituir uma outra cultura. Analisando as histórias percebemos que as experiências e os saberes construídos ao longo da vida delineiam histórias de professores, fundamentando sua prática e a maneira como fazem uso das tecnologias, que o estar em um grupo de estudos tem permitido aos que dele participam questionar o seu próprio fazer e trazemos como hipótese de nosso estudo que são as perguntas que fazemos sobre o que fazemos que propiciam o rompimento, permitindo com isso o contar de outras histórias.
