A figueira e o machado raízes da educação ambiental no sul do Brasil: práticas educativas e militância ambiental na perspectiva do cronista Henrique Luiz Roessler

Prado, Daniel Porciuncula

Abstract:

 
A presente tese constitui-se em um resgate das primeiras ações de práticas educativas e de ativismo ambientalista no Rio Grande do Sul/Brasil, que vivencia, entre o final da década de 30 e o início dos anos 60 do século XX, o desenvolvimento de um pioneiro e persistente movimento ambiental liderado por Henrique Luiz Roessler. Inicialmente a militância de Roessler se dá como fiscal florestal voluntário do Serviço Florestal no RS e, a partir de 1955, através da fundação da UPN, União Protetora da Natureza, com sede em São Leopoldo/RS. Entre 1957 e 1963, Roessler escreve, semanalmente, no jornal Correio do Povo, crônicas ambientalistas, abordando os mais diversos temas: poluição dos rios, pesca e caçadas predatórias, matas ribeirinhas, derrubadas florestais, reflorestamento, terras indígenas, poluição, urbanização desenfreada e áreas de conservação. As crônicas, fontes documentais daquela época, constituem o objeto de investigação da presente tese, que as examina no âmbito de um contexto histórico marcado por intensas transformações promovidas pelo impulso do capitalismo industrial, iniciado na era Vargas na década de 30, e continuado, nos anos 50, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Como objetivo central, a tese se propõe a reconstruir a gênese das práticas educativas e da militância de cunho ambiental no Rio Grande do Sul, com ênfase na fonte jornalística Correio do Povo, entre 1957 e 1963, e a partir desta reconstituição histórica, sistematizar os diversos problemas ambientais recorrentes no Rio Grande do Sul à época; detectar e analisar os primeiros indícios de educação ambiental no RS presentes nas crônicas; investigar os possíveis conflitos entre o desenvolvimento capitalista emergente dos anos 50 e início dos 60 e os formadores de opinião ambiental; observar as alterações de paisagem à época provocadas pelo então modelo de desenvolvimento em curso. Para chegar a tais objetivos, a tese apresenta a hipótese de que as crônicas jornalísticas escritas por Henrique Luiz Roessler, bem como seu ativismo ambiental, configuram-se como ações situadas no campo da educação ambiental informal, contemplando fundamentos que estão na base da educação ambiental contemporânea. Amparada teoricamente nos conceitos de representação de Roger Chartier, e de meio ambiente, de Paula Brügger e Marcos Reigota, bem como na metodologia da escrita historiográfica e em procedimentos da análise de conteúdo, a pesquisa conclui que a atuação de Henrique Roessler situa-se no campo da educação ambiental, promovida tanto por suas crônicas semanais, como por sua atuação militante na União Protetora da Natureza (UPN), em atividades de fiscalização, elaboração de panfletos educativos, orientação em igrejas, escolas e junto às comunidades. Nesse sentido, a tese, ao reconstruir um capítulo da história ambiental do Rio Grande do Sul, busca configurar-se como um subsídio pedagógico que, no âmbito da Educação Ambiental, possa auxiliar na atuação de educadores e educadoras ambientais contemporâneos.
 
This dissertation reviews early actions of educational practices and environmentalist activism in Rio Grande do Sul state/Brazil between the late 30’s and the early 60’s of the 20th century. In that period the development of a pioneering and persistent environmental movement is led by Henrique Luiz Roessler. Roessler’s militancy starts in the position of volunteer forest guard for the state’s Forestry Service and, from 1955, as the founder of UPN (União Protetora da Natureza), housed in São Leopoldo. Besides, between 1957 and 1963, the year of his death, Roessler writes weekly environmentalist chronicles for the newspaper Correio do Povo, approaching a great variety of subjects: river pollution, predatory fishing and hunting, riverside forests, deforestation, reforestation, indigenous lands, pollution, disordered urbanization, and protected areas. The object of examination in the present dissertation includes these chronicles, as documental sources of that time as they are, within the scope of a historical context marked by strong modifications promoted by the impulse of the industrial capitalism, which began during the Vargas era in the 30’s and continued in the 50’s throughout Juscelino Kubitschek’s government. As its central objective, the dissertation proposes to rebuild the genesis of educational practices and the environmental-guided militancy in Rio Grande do Sul, with an emphasis in the journalistic source Correio do Povo, between 1957 and 1963. From such historical reconstitution, it attempts to systematize the many environmental problems recurrent in the state at the time; to detect and analyze the first indications of environmental education in the state found in his chronicles; to investigate possible conflicts between the emerging capitalist development in the 50’s and early 60’s and environmental opinion-makers; to examine landscape changes provoked by the development model in course at the time. To arrive at such objectives, the dissertation presents the hypothesis that the journalistic chronicles written by Henrique Luiz Roessler, as well as his environmental activism, constitute actions situated within the field of informal environmental education, contemplating principles that are at the very basis of contemporaneous environmental education. The dissertation – based on Roger Chartier’s concept of representation and Paula Brügger’s and Marcos Reigota’s concept of environment as well as on the methodology of historiographic writing and content analysis procedures – locates Henrique Roessler’s work in the field of environmental education promoted both by his weekly chronicles and his militant action in the União Protetora da Natureza (UPN), in activities of control and enforcement, writing of educational pamphlets, and guidance in churches, schools and the community. In this perspective, the dissertation, by rebuilding a chapter in the environmental history of Rio Grande do Sul, takes the form of a pedagogical subsidy that within the scope of Environmental Education can help the performance of contemporary environmental educators.
 

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  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)