dc.contributor.author |
Esperança, Joice Araújo |
|
dc.contributor.author |
Dias, Cleuza Maria Sobral |
|
dc.date.accessioned |
2011-11-04T11:18:38Z |
|
dc.date.available |
2011-11-04T11:18:38Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
ESPERANÇA, J. A.; DIAS, C. M. S.. Mídia televisiva e culturas das infâncias: entretenimento e propaganda transformando as concepções e os modos de ser criança. Unirevista, Vale do Rio dos Sinos, v. 01, p. 01-10, 2006. Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Esperanca_e_Dias.pdf> Acesso em: 03 nov. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1809-4651 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1331 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo trata dos resultados preliminares de uma investigação que pretende refletir acerca do impacto que o acesso à mídia televisiva tem provocado nas concepções de infância, bem como nos
modos de ser das crianças na contemporaneidade. Na primeira etapa da pesquisa foram realizadas observações e uma entrevista com 24 crianças, estudantes de uma classe de alfabetização, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa Zelly Pereira Esmeraldo. A referida entrevista,
reuniu dados acerca do acesso à TV no ambiente familiar. As primeiras observações permitiram identificar a influência dos desenhos animados e dos informes publicitários sobre as brincadeiras e os jogos praticados pelas crianças. Os dados da entrevista revelaram que as crianças assistem TV em diferentes horários do dia e em companhia de algum adulto. Todas as crianças citaram os desenhos animados como a modalidade preferida da programação e, de forma unânime, relataram ter vontade de comprar algum objeto, alimento, roupa ou brinquedo que aparece na TV. A partir
desses dados, entendemos o entretenimento e a propaganda como áreas de aprendizagem que
vêm transformando as culturas das infâncias. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Mídia |
pt_BR |
dc.subject |
TV |
pt_BR |
dc.subject |
Infância |
pt_BR |
dc.title |
Mídia televisiva e culturas das infâncias: entretenimento e propaganda transformando as concepções e os modos de ser criança |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |