Abstract:
Os resíduos resultantes das diferentes atividades existentes nas instituições de
ensino superior – IES quando gerenciados de maneira inadequada, causam riscos à saúde e degradação ao ambiente. Nesse sentido, torna-se necessário e urgente a construção de políticas de gestão integrada dos resíduos nesses âmbitos, o que requer a vinculação a um processo educativo na perspectiva da educação ambiental, de forma a potencializar envolvimento e a participação da comunidade universitária na construção da sustentabilidade. Com o objetivo de construir políticas para a gestão dos resíduos em uma Instituição Federal de Ensino Superior - IFES, a partir de sua implementação no Hospital de Clínicas
Veterinária - HCV na perspectiva da educação ambiental e do pensamento complexo foi realizado um estudo de cunho qualitativo, aproximando-se da modalidade pesquisa-ação. A partir da análise temática dos dados coletados das reuniões com grupos focais – Grupo Desencadeador, composto por 28 sujeitos de diferentes setores da instituição e Grupo Construtor, composto por
36 sujeitos pertencentes ao HCV; da análise documental acerca do Estatuto, Regimento, Portarias e Missão da Instituição e da observação do ambiente institucional, emergiram duas categorias: a) “A educação ambiental no caminhar para a reforma do pensamento: a aparente invisibilidade do processo de construção de políticas para a gestão dos resíduos na instituição de ensino
superior” – enfocando a necessidade de conhecer o todo e a parte: o contexto
do ambiente e da estrutura institucional; a geração de resíduos e situação do seu manejo na Instituição; a realidade de um dos Campus da Instituição quanto ao manejo de resíduos; o processo de gestão dos resíduos de serviços de saúde; vivências na própria instituição e em outras, referentes à programas de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde; e b) “A educação ambiental
no caminhar para a reforma do pensamento: a visibilidade presente do processo de construção de políticas para a gestão dos resíduos na instituição de ensino superior” – enfocando o processo de construção da política, o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde na parte – HCV, porém de forma inter-relacionada com o todo, compreendendo a Identificação da
problemática dos resíduos; o Planejamento e implantação de metas e ações; e o Programa de educação continuada. Os dados permitem afirmar que, a construção de políticas para a gestão dos resíduos na IFES mediante prática pedagógica na perspectiva da educação ambiental e na dimensão do
pensamento complexo, potencializa a comunidade universitária para a reforma
do pensamento, possibilitando pensar a realidade institucional como um sistema complexo todo/parte/todo integrado e articulado, contribuindo para um agir ético, responsável e comprometido com a sustentabilidade do meio ao qual pertencemos.
Residues that result from different activities carried out in higher education
institutions – HEI – pose risks to health and degrade the environment when they are not appropriately managed. Therefore, the construction of integrated policies to manage residues in these places is necessary and urgent; it must be connected to an educational process in environmental education so that it can involve and make the university community take part in the construction of sustainability. This action-research is a qualitative study that aims at
constructing policies for residue management being implemented in a federal higher education institution (FHEI), i. e., at Hospital de Clínicas Veterinária (HCV), a veterinary hospital, in the perspective of environmental education and complex thought. Two categories resulted from the thematic analysis of the data collected during meetings with focal groups called Triggering Group (28 subjects who work in different sectors of the institution) and Constructing Group (36 subjects who work at HCV), from the analysis of documents regarding the
Rules, Regulations, and Mission of the institution, and from the observation of
the institutional environment. They are the following: a) “Environmental Education in its way to thought reform: the apparent invisibility of the process of policy construction for residue management in the higher education institution”; it focus on the need to know the whole and the parts: the context of the environment and of the institutional structure; the generation of residues and its management in the institution; the reality of one of the campi of the institution regarding the residue management; the process of residue management in health services; and experiences in the institution and in others concerning residue management programs in health services: and b) “Environmental
Education in its way to thought reform: the actual visibility of the process of policy construction for residue management in the higher education institution”; it focus on the process of policy construction, the planning of residue management in health services in a part, the HCV, but it is interrelated with the whole and includes the identification of residue problematization; the planning and implementation of goals and actions; and the in-service education program. The data show that the construction of policies for residue management in the
FHEI in a pedagogical practice in Environmental Education and in the
dimension of complex thought leads the university community to thought reform,
thus, enabling us to think of the reality of the institution as an integrated and
articulated complex system of the whole/part/whole and contributing to ethical and responsible acting which is committed to the sustainability of the environment we belong to.
Los residuos resultantes de las diferentes actividades existentes em las instituciones de la enseñanza superior – IES cuando gerenciados de manera inadecuada, causan riesgos a la salud y degradación al ambiente. En este sentido, se torna necesario y urgente la construcción de políticas de gestión integrada de los residuos en esos ámbitos, lo que requiere la vinculación a un proceso educativo en la perspectiva de la educación ambiental, de forma a potencializar envolvimiento y participación de la comunidad universitaria en la construcción de la sustentabilidad. Con el objetivo de construir políticas para la gestión de los residuos en una institución federal de la enseñanza superior - IFES, a partir de su implementación en el Hospital de Clínicas Veterinaria – HCV na perspectiva de la educación ambiental y del pensamiento complejo fue realizado un estudio de cuño cualitativo, se aproximando de la modalidad de pesquisa-ación. A partir del análisis temático de los datos colectados de las reuniones con grupos focales – Grupo Desencadenador, compuesto por 28 sujetos de diferentes sectores de la institución y Grupo Constructor, compuesto
por 36 sujetos pertenecientes al HCV; del análisis documental acerca del Estatuto, Regimiento, Porterías y Misión de la Institución y de la observación del ambiente institucional, emergieron dos categorías: a) “ La educación ambiental en el caminar para la reforma del pensamiento: la aparente
invisibilidad del proceso de construcción de políticas para la gestión de los
residuos en la institución de enseñanza superior” – enfocando la necesidad de
conocer el todo y la parte: el contexto del ambiente de la estructura institucional; la generación de residuos y situación de su manejo en la Institución; la realidad de uno de los Campi de la Institución cuanto al manejo de residuos; el proceso de gestión de los residuos del servicio de salud; vivencias en la propia institución y en otras, referentes a programas de
gerenciamiento de residuos de servicios de salud; y b) “ La educación ambiental en el caminar para la reforma del pensamiento: la visibildad presente del proceso de construcción de políticas para la gestión de los residuos en la institución de eseñanza superior” – enfocando el proceso de construcción de la política, el plano de gerenciamiento de residuos de servicios de salud en la parte – HCV, pero de forma interelacionada con el todo, comprendiendo la
Identificación de la problemática de los residuos; la Planificación e implantación
de metas y aciones; y el Programa de educación continuada. Os datos permiten afirmar que, la construcción de políticas para la gestión de los residuos en la IFES, mediante práctica pedagógica en la perspectiva de la educación ambiental y en la dimensión del pensamiento complejo, potencializa la comunidad universitaria para la reforma del pensamiento, posibilitando
pensar la realidad institucional como un sistema complejo todo/parte/todo integrado y articulado, contribuyendo para un hacer ético, responsable y comprometido con la sustentabilidad del medio al cual pertenecemos.