Abstract:
A Educação Ambiental está cada vez mais em pauta, tanto na mídia, quanto nas instituições de ensino, existindo instrumentos legais que garantem a obrigatoriedade de sua abordagem. Contudo, apesar dos esforços feitos pelos atores sociais para sua efetivação, na prática ainda encontram-se dificuldades para sua
implementação, sobretudo nas escolas. Deste modo, o objetivo do presente artigo é verificar como a Educação Ambiental é abordada nos livros didáticos de Geografia do ensino fundamental e médio utilizados pelas escolas públicas do estado do Paraná. Para tanto, foi realizada uma análise crítica de quatro livros didáticos adotados
pelas escolas ou indicados no Plano Nacional do Livro Didático do ano de 2012. Tal análise visa contribuir para um trabalho de Educação Ambiental de qualidade e dentro dos parâmetros legais adotados, tanto em âmbito
nacional, quanto estadual.
Environmental education is increasingly on the agenda, in the media, schools and universities, so there are laws that make it mandatory its approach. However, despite the efforts for its implementation in practice there are still difficulties, particularly in schools. This way, the article objective is to examine how environmental education is addressed in geography textbooks on the teaching elementary and high schools used
by the Parana state. For this, we performed a critical analysis of four textbooks adopted by schools or indicated in the Textbook National Plan 2012. This analysis is to contribute to a environmental education of the quality within the legal standards adopted in both national and state levels. Key words: Environmental education, teaching geography, textbook.