Show simple item record

dc.contributor.author Meneguzzo, Paula Mariele
dc.contributor.author Meneguzzo, Isonel Sandino
dc.date.accessioned 2013-09-17T20:47:40Z
dc.date.available 2013-09-17T20:47:40Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation MENEGUZZO, Paula Mariele; MENEGUZZO, Isonel Sandino. A educação ambiental nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental e médio utilizados nas escolas públicas do Paraná. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3106/1777>. Acesso em: Set 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 15171256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3801
dc.description.abstract A Educação Ambiental está cada vez mais em pauta, tanto na mídia, quanto nas instituições de ensino, existindo instrumentos legais que garantem a obrigatoriedade de sua abordagem. Contudo, apesar dos esforços feitos pelos atores sociais para sua efetivação, na prática ainda encontram-se dificuldades para sua implementação, sobretudo nas escolas. Deste modo, o objetivo do presente artigo é verificar como a Educação Ambiental é abordada nos livros didáticos de Geografia do ensino fundamental e médio utilizados pelas escolas públicas do estado do Paraná. Para tanto, foi realizada uma análise crítica de quatro livros didáticos adotados pelas escolas ou indicados no Plano Nacional do Livro Didático do ano de 2012. Tal análise visa contribuir para um trabalho de Educação Ambiental de qualidade e dentro dos parâmetros legais adotados, tanto em âmbito nacional, quanto estadual. pt_BR
dc.description.abstract Environmental education is increasingly on the agenda, in the media, schools and universities, so there are laws that make it mandatory its approach. However, despite the efforts for its implementation in practice there are still difficulties, particularly in schools. This way, the article objective is to examine how environmental education is addressed in geography textbooks on the teaching elementary and high schools used by the Parana state. For this, we performed a critical analysis of four textbooks adopted by schools or indicated in the Textbook National Plan 2012. This analysis is to contribute to a environmental education of the quality within the legal standards adopted in both national and state levels. Key words: Environmental education, teaching geography, textbook. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.title A educação ambiental nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental e médio utilizados nas escolas públicas do Paraná. pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record