Abstract:
Para o estímulo de atitudes ambientalmente mais sustentáveis, é necessário que o
estudante compreenda sua dependência vital de um meio ambiente equilibrado, refletindo
criticamente suas práticas para um compromisso coletivo de responsabilidade socioambiental. Com esta compreensão, percebemos que a Educação Ambiental liga-se a dois desafios: a crise ecológica
e a questão da educação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como estudantes do ensino médio aplicam o conhecimento formal de Ecologia em prol de hábitos mais sustentáveis. Utilizou-se um questionário dissertativo com dez estudantes de uma escola estadual
que é conveniada à Universidade Federal Rural de Pernambuco. Em uma abordagem qualitativa, as respostas foram avaliadas através da análise de conteúdo. Foi observado que a maioria dos participantes têm grande dificuldade para aplicar conhecimentos vistos na Ecologia no desenvolvimento de reflexões e atitudes sustentáveis. Isso se deve, principalmente, devido ao distanciamento existente entre o ensino e o cotidiano do aluno.
In order to stimulating more sustainable attitudes, it is necessary that students understand their vital interdependence of a balanced environment, and critically reflecting their practices individual and collective to responsibility socioenvironmental. With this understanding, we realize that the Environmental Education binds to two challenges: the ecological crisis and the question of education. This research aimed at investigating how high school students apply the studied formal knowledge of Ecology to the practice of Environmental Education toward more sustainable habits. We applied a dissertational questionnaire to ten students of a State public school working in partnership with UFRPE; on a qualitative approach, responses were evaluated by content analysis. It was observed that most of the participants have great difficulty in applying Ecology formal knowledge to the practice of Environmental Education and on the development of ideas and environmentally sustainable habits. This is mainly due to the distance between the student's education and daily life.