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dc.contributor.author Coutinho, Anderson da Silva
dc.contributor.author Rezende, Izabelle Maria Nascimento de
dc.contributor.author Araújo, Monica Lopes Folena
dc.date.accessioned 2013-09-23T18:41:34Z
dc.date.available 2013-09-23T18:41:34Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation COUTINHO, Anderson da Silva; REZENDE, Izabelle Maria Nascimento de; ARAÚJO, Monica Lopes Folena. Aproximações entre ecologia e educação ambiental: um estudo com estudantes de terceiro ano do ensino médio em Recife – PE. Revista Eletrônica do Mestado em Educação Ambiental, v. 29, p. 02-13, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2867/1895>. Acesso em: 25 ago. 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3835
dc.description.abstract Para o estímulo de atitudes ambientalmente mais sustentáveis, é necessário que o estudante compreenda sua dependência vital de um meio ambiente equilibrado, refletindo criticamente suas práticas para um compromisso coletivo de responsabilidade socioambiental. Com esta compreensão, percebemos que a Educação Ambiental liga-se a dois desafios: a crise ecológica e a questão da educação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como estudantes do ensino médio aplicam o conhecimento formal de Ecologia em prol de hábitos mais sustentáveis. Utilizou-se um questionário dissertativo com dez estudantes de uma escola estadual que é conveniada à Universidade Federal Rural de Pernambuco. Em uma abordagem qualitativa, as respostas foram avaliadas através da análise de conteúdo. Foi observado que a maioria dos participantes têm grande dificuldade para aplicar conhecimentos vistos na Ecologia no desenvolvimento de reflexões e atitudes sustentáveis. Isso se deve, principalmente, devido ao distanciamento existente entre o ensino e o cotidiano do aluno. pt_BR
dc.description.abstract In order to stimulating more sustainable attitudes, it is necessary that students understand their vital interdependence of a balanced environment, and critically reflecting their practices individual and collective to responsibility socioenvironmental. With this understanding, we realize that the Environmental Education binds to two challenges: the ecological crisis and the question of education. This research aimed at investigating how high school students apply the studied formal knowledge of Ecology to the practice of Environmental Education toward more sustainable habits. We applied a dissertational questionnaire to ten students of a State public school working in partnership with UFRPE; on a qualitative approach, responses were evaluated by content analysis. It was observed that most of the participants have great difficulty in applying Ecology formal knowledge to the practice of Environmental Education and on the development of ideas and environmentally sustainable habits. This is mainly due to the distance between the student's education and daily life. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Ecologia pt_BR
dc.subject Crise ecológica pt_BR
dc.subject Contextualização pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Ecology pt_BR
dc.subject Ecological crisis pt_BR
dc.subject Contextualization pt_BR
dc.title Aproximações entre ecologia e educação ambiental: um estudo com estudantes de terceiro ano do ensino médio em Recife – PE pt_BR
dc.type article pt_BR


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