Limites e possibilidades dos projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras: análise de dissertações e teses.

Palmieri, Maria Luísa Bonazzi; Cavalari, Rosa Maria Feiteiro

Abstract:

 
Este artigo é parte de uma pesquisa sobre dissertações e teses que analisam projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas. Trata-se de uma pesquisa do tipo “estado da arte” (FERREIRA, 2002) na qual são discutidos alguns limites e possibilidades desses projetos explicitados nessas pesquisas. Os autores das dissertações e teses identificam uma grande variedade de concepções de educação ambiental nos projetos, mas ainda parece predominar aquela que alguns teóricos denominam “conservadora”. Foi observado que muitas vezes os projetos são supervalorizados, impostos à escola e desenvolvem-se de forma desvinculada às demais práticas escolares. Por outro lado, a principal contribuição dos projetos parece ser a possibilidade de superação do modelo tradicional de ensino, baseado na aula expositiva e na memorização do conteúdo disciplinar, em direção à realização de práticas educativas diferenciadas, que promovam o envolvimento da comunidade escolar e a integração das diversas disciplinas para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos. A partir das análises realizadas, conclui-se que os projetos podem ser uma forma viável de desenvolvimento da educação ambiental nas escolas, apesar de todos os desafios a serem ainda superados.
 
This article is part of a research on dissertations and thesis that analyzes environmental education projects held in schools. Such documental research treated more specifically as “state of the art ” (FERREIRA, 2002) and it discusses some boundaries and possibilities of the projects explained in these researches. The authors identify a great variety of conceptions of environmental education, however still seems to prevail that one that some theorists call “conservative”. It is feasible to affirm that in several times the projects are overvalued and imposed to schools and develop in a way unrelated to the other school practices. On the other hand, the main contribution of these projects seems to be the possibility of overcoming the traditional model of education based on expositive class and memorization of disciplinary content, in order to achieve differentiated educational practices, which promote involvement of school community and the integration of several disciplines for the development of joint works. From the analysis, it is concluded that the projects can be a viable way of development of environmental education in schools, despite all the challenges yet to be overcome.
 

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