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dc.contributor.author Palmieri, Maria Luísa Bonazzi
dc.contributor.author Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
dc.date.accessioned 2013-10-02T20:46:37Z
dc.date.available 2013-10-02T20:46:37Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation PALMIERI, Maria Luísa Bonazzi; CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. Limites e possibilidades dos projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras: Análise de dissertações e teses. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2900/1898>. Acesso em: 24 Ago 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 15171256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3947
dc.description.abstract Este artigo é parte de uma pesquisa sobre dissertações e teses que analisam projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas. Trata-se de uma pesquisa do tipo “estado da arte” (FERREIRA, 2002) na qual são discutidos alguns limites e possibilidades desses projetos explicitados nessas pesquisas. Os autores das dissertações e teses identificam uma grande variedade de concepções de educação ambiental nos projetos, mas ainda parece predominar aquela que alguns teóricos denominam “conservadora”. Foi observado que muitas vezes os projetos são supervalorizados, impostos à escola e desenvolvem-se de forma desvinculada às demais práticas escolares. Por outro lado, a principal contribuição dos projetos parece ser a possibilidade de superação do modelo tradicional de ensino, baseado na aula expositiva e na memorização do conteúdo disciplinar, em direção à realização de práticas educativas diferenciadas, que promovam o envolvimento da comunidade escolar e a integração das diversas disciplinas para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos. A partir das análises realizadas, conclui-se que os projetos podem ser uma forma viável de desenvolvimento da educação ambiental nas escolas, apesar de todos os desafios a serem ainda superados. pt_BR
dc.description.abstract This article is part of a research on dissertations and thesis that analyzes environmental education projects held in schools. Such documental research treated more specifically as “state of the art ” (FERREIRA, 2002) and it discusses some boundaries and possibilities of the projects explained in these researches. The authors identify a great variety of conceptions of environmental education, however still seems to prevail that one that some theorists call “conservative”. It is feasible to affirm that in several times the projects are overvalued and imposed to schools and develop in a way unrelated to the other school practices. On the other hand, the main contribution of these projects seems to be the possibility of overcoming the traditional model of education based on expositive class and memorization of disciplinary content, in order to achieve differentiated educational practices, which promote involvement of school community and the integration of several disciplines for the development of joint works. From the analysis, it is concluded that the projects can be a viable way of development of environmental education in schools, despite all the challenges yet to be overcome. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Dissertações e teses pt_BR
dc.subject Projeto pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Dissertations and thesis pt_BR
dc.subject Project pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.title Limites e possibilidades dos projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas brasileiras: análise de dissertações e teses. pt_BR
dc.type article pt_BR


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