Show simple item record

dc.contributor.author Torales, Marília Andrade
dc.date.accessioned 2013-10-03T17:44:04Z
dc.date.available 2013-10-03T17:44:04Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation TORALES, Marília Andrade. A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar a ação educativo-comunitária como compromisso político-ideológico. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v. esp., p. 1-17, 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3437/2064>. Acesso em: 30 set. 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 15171256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3948
dc.description.abstract O presente artigo visa contribuir no debate sobre a inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares a partir da análise das políticas educativas e do papel da escola e dos professores neste processo. Aborda a ação dos professores desde a perspectiva de sua ação sócio-cultural e a responsabilidade de estimular a participação comunitária e cidadã; A ação político-ideológica como forma de manifestação da crítica a realidade e promover de alternativas em relação a problemática ambiental; E a ação pedagógica para a elaboração de modelos didáticos alternativos, capazes de promover diferentes tipos de aprendizagens e estimular novos comportamentos em relação ao contexto ambiental. pt_BR
dc.description.abstract This article aims tocontributeto the debate onthe inclusionof environmental educationin the school curriculumfrom the analysisof educational policiesandtherole of schoolsand teachersin this process. Discussestheteachers'actionfrom the perspectiveofitssociocultural actionand responsibility toencouragecommunity participationand citizen; actionaspolitical-ideological manifestationofcriticalreality andpromotingalternativesin relation toenvironmental issues; And the actionpedagogicalmodelsfor the development ofalternativedidactic, able to promotedifferenttypes of learningand encouragenew behaviorsin relationto the environmental context. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Papel dos professores pt_BR
dc.subject Transversalidade pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Role of teachers pt_BR
dc.subject Transversality pt_BR
dc.title A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar a ação educativo-comunitária como compromisso político-ideológico pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record