dc.contributor.author |
Torales, Marília Andrade |
|
dc.date.accessioned |
2013-10-03T17:44:04Z |
|
dc.date.available |
2013-10-03T17:44:04Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
TORALES, Marília Andrade. A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar a ação educativo-comunitária como compromisso político-ideológico. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v. esp., p. 1-17, 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3437/2064>. Acesso em: 30 set. 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
15171256 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3948 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo visa contribuir no debate sobre a inserção da Educação Ambiental
nos currículos escolares a partir da análise das políticas educativas e do papel da escola e dos professores neste processo. Aborda a ação dos professores desde a perspectiva de sua ação sócio-cultural e a responsabilidade de estimular a participação comunitária e cidadã; A ação político-ideológica como forma de manifestação da crítica a realidade e promover de
alternativas em relação a problemática ambiental; E a ação pedagógica para a elaboração de modelos didáticos alternativos, capazes de promover diferentes tipos de aprendizagens e estimular novos comportamentos em relação ao contexto ambiental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article aims tocontributeto the debate onthe inclusionof environmental educationin the school curriculumfrom the analysisof educational policiesandtherole of schoolsand teachersin this process. Discussestheteachers'actionfrom the perspectiveofitssociocultural actionand responsibility toencouragecommunity participationand citizen; actionaspolitical-ideological manifestationofcriticalreality andpromotingalternativesin relation
toenvironmental issues; And the actionpedagogicalmodelsfor the development
ofalternativedidactic, able to promotedifferenttypes of learningand encouragenew behaviorsin relationto the environmental context. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Papel dos professores |
pt_BR |
dc.subject |
Transversalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Role of teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Transversality |
pt_BR |
dc.title |
A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar a ação educativo-comunitária como compromisso político-ideológico |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |