Abstract:
O presente artigo visa contribuir no debate sobre a inserção da Educação Ambiental
nos currículos escolares a partir da análise das políticas educativas e do papel da escola e dos professores neste processo. Aborda a ação dos professores desde a perspectiva de sua ação sócio-cultural e a responsabilidade de estimular a participação comunitária e cidadã; A ação político-ideológica como forma de manifestação da crítica a realidade e promover de
alternativas em relação a problemática ambiental; E a ação pedagógica para a elaboração de modelos didáticos alternativos, capazes de promover diferentes tipos de aprendizagens e estimular novos comportamentos em relação ao contexto ambiental.
This article aims tocontributeto the debate onthe inclusionof environmental educationin the school curriculumfrom the analysisof educational policiesandtherole of schoolsand teachersin this process. Discussestheteachers'actionfrom the perspectiveofitssociocultural actionand responsibility toencouragecommunity participationand citizen; actionaspolitical-ideological manifestationofcriticalreality andpromotingalternativesin relation
toenvironmental issues; And the actionpedagogicalmodelsfor the development
ofalternativedidactic, able to promotedifferenttypes of learningand encouragenew behaviorsin relationto the environmental context.