A Educação Ambiental nos Cursos do Proeja do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis-Continente.

Gelsleichter, Meimilany; Slonski, Gladis Teresinha

Abstract:

 
O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, o PROEJA, é uma nova forma de pensar a Educação de Jovens e Adultos, integrando formação geral e educação profissional. O objetivo da pesquisa foi identificar como a Educação Ambiental está inserida nos cursos PROEJA do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis-Continente, através da investigação das representações sociais de meio ambiente e das concepções de Educação Ambiental de seus professores. Os resultados demonstraram que os docentes possuem uma visão predominantemente naturalista, em que o meio ambiente é visto como sinônimo de natureza. As concepções de Educação Ambiental indicam que a maioria é conservadora na abordagem do meio ambiente.
 
The National Program for the Integration of Professional and Basic Education for the Young and the Adult (PROEJA) is a new way of thinking about the education of the young and the adult since it integrates general and professional education. The objective of this research was to identify how Environmental Education has been included in the PROEJA courses at the Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Florianópolis - Continente) , by investigating the teachers’ social representations of the environment and their conceptions of Environmental Education. Results showed that teachers not only have a predominantly naturalistic vision (i. e., environment is understood as being the same as nature), but also behave in a conservative way towards the environment.
 

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