Abstract:
Este artigo tem por objetivo argumentar sobre as possibilidades da formação de professores para a Educação Profissional como espaço-tempo de discussão e busca de enfrentamento da crise socioambiental, por meio da problematização do modelo societário capitalista. Esse modelo tem se constituído como central na problemática ambiental, por meio da sobre-exploração dos recursos naturais do planeta e da exploração da força de trabalho. Diante disso, perguntamos: enquanto docentes na Educação Profissional, estamos formando “mão-de-obra” ou cidadãos? Formando para o mercado ou para o mundo do trabalho? O que evidencia a lógica capitalista em nossa formação docente? Que contraponto podemos fazer a essa lógica?
This paper aims at discussing the possibilities of teacher education in Professional Education in order to analyze and face the socio-environmental crisis by problematizing the capitalist social model which has been the core in the environmental theme since natural resources and workforce have been exploited on our planet. Therefore, teachers in Professional Education have asked: have we been raising “manpower” or citizens?; have we prepared people for the job market or for the labor world?; What shows the capitalism logics in our Teacher Education process?; and What can be done in order to oppose to it?