Show simple item record

dc.contributor.author Souza, Marco Antônio Simões de
dc.contributor.author Galiazzi, Maria do Carmo
dc.date.accessioned 2013-12-18T20:01:46Z
dc.date.available 2013-12-18T20:01:46Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation SOUZA, Marco Antônio Simões de; GALIAZZI, Maria do Carmo. Formação para a educação profissional na perspectiva ambiental: uma crítica ao modelo societário hegemônico. Ambiente & Educação V. 17/ Nº 2 / 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/2689/2167>. Acesso em: DEZ 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 1413-8638
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4286
dc.description.abstract Este artigo tem por objetivo argumentar sobre as possibilidades da formação de professores para a Educação Profissional como espaço-tempo de discussão e busca de enfrentamento da crise socioambiental, por meio da problematização do modelo societário capitalista. Esse modelo tem se constituído como central na problemática ambiental, por meio da sobre-exploração dos recursos naturais do planeta e da exploração da força de trabalho. Diante disso, perguntamos: enquanto docentes na Educação Profissional, estamos formando “mão-de-obra” ou cidadãos? Formando para o mercado ou para o mundo do trabalho? O que evidencia a lógica capitalista em nossa formação docente? Que contraponto podemos fazer a essa lógica? pt_BR
dc.description.abstract This paper aims at discussing the possibilities of teacher education in Professional Education in order to analyze and face the socio-environmental crisis by problematizing the capitalist social model which has been the core in the environmental theme since natural resources and workforce have been exploited on our planet. Therefore, teachers in Professional Education have asked: have we been raising “manpower” or citizens?; have we prepared people for the job market or for the labor world?; What shows the capitalism logics in our Teacher Education process?; and What can be done in order to oppose to it? pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Profissional pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Modelo societário pt_BR
dc.subject Professional Education pt_BR
dc.subject Teacher Education pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Social Mode pt_BR
dc.title Formação para a educação profissional na perspectiva ambiental: uma crítica ao modelo societário hegemônico. pt_BR
dc.title.alternative Education for professional development from an environmental perspective: criticizing a hegemonic social Model. pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record