IE - Instituto de Educação: Recent submissions

  • Por que não um carrinho? 

    Nunes, Marcelo (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
  • Um fusquinha cor de rosa estaciona na escola? Compartilhando uma experiência de estágio nos Anos Iniciais 

    Martins, Fernanda Pereira San (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
    Trabalhar com gênero e sexualidade na escola é um assunto polêmico. Problematizar questões como: porque os meninos não brincam de boneca e as meninas de carrinho, geram desde cedo significados e conflitos na educação das ...
  • Gabriel: construindo um novo integrante na turma 11 

    Elesbão, Eliane da Silva (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
    A construção de um boneco de meia e jornal motiva alunos do 1º ano de uma escola da rede pública municipal a discutir sobre questões de gênero, sexualidade e raça.
  • Discutindo sobre sexting 

    Barros, Suzana da Conceição de (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
    Na contemporaneidade, os sujeitos vêm se utilizando das diversas tecnologias digitais, para exporem e compartilharem sua intimidade, com intuito de seduzirem e tornarem-se visíveis. Esse fenômeno vem sendo chamado de ...
  • Um axé a homoafetividade: o casamento homoafeativo na Umbanda 

    Soares, Rodrigo Lemos; Silva, Méri Rosane Santos da (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
    Reconhecer as práticas culturais dos sujeitos bem como respeitá-las, a partir de seus contextos e fundações implica diretamente em estabelecer vínculos com o desenvolvimento social e é nesse sentido que nos propomos a ...
  • Gênero e Diversidade na escola 

    Ribeiro, Paula Regina Costa (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
    O Curso Gênero e Diversidade na Escola – GDE Extensão, dá continuidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE. O mesmo foi financiado pelo Ministério da Educação, ...
  • Homem não chora 

    Constantino, Lucimara Aves (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
  • O fusquinha cor-de-rosa 

    Bastos, Elisa Cordeiro (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
  • O menino que ganhou uma boneca 

    Santos, Fernanda Santos dos (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
  • Histórias cruzadas 

    Daltoé, Thaís (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
  • A caça 

    Daltoé, Thaís (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
    O filme passa-se em uma cidade pequena; conta a história de Lucas, professor de uma creche. Durante seu divórcio, ele perde a guarda de seu filho. Após vivenciar uma fase difícil, Lucas está tentando iniciar uma vida melhor, ...
  • Flores raras 

    Pinheiro, Danieli de Lemos (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
  • Preciosa: uma história de esperança 

    Amaral, Caroline Amaral (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
  • Tomboy 

    Pinheiro, Danieli de Lemos (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
  • Azul a cor mais quente 

    Amaral, Caroline Amaral (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
  • Como falar de sexualidades na sala de aula? Possibilidades de abordagens a partir de um artefato pedagógico 

    Silva, Benícia Oliveira da (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
    Atualmente, defendemos a importância de possibilitarmos discussões acerca das temáticas de sexualidades no espaço da sala de aula. A forma como abordar tais questões, nos provoca a pensar estratégias afinadas aos contextos ...
  • Falar sobre sexo é proibido professora? 

    Oliveira, Lucilaine dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
    Prezado/a leitor/a, neste texto apresento o relato de uma experiência docente, em que realizei a atividade “Biblioteca na sala de aula”, na qual as crianças exploraram os livros da coleção Sexo e Sexualidade, problematizando ...
  • História de Maria 

    Rizza, Juliana Lapa (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
  • Educação para a sexualidade: componente curricular da escola? 

    Rizza, Juliana Lapa (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
    Na escola filas que separam meninos e meninas. Presos na porta dos banheiros, uma bonequinha de vestido e lacinho na cabeça e um bonequinho de bermuda e boné demarcam onde meninos e meninas devem transitar. No pátio e ...
  • Meus dois pais 

    Pinheiro, Danieli de Lemos (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015)