-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2009)
La crítica marxiana de la alienación defiende la tesis de que para que sea posible el desarrollo de individuos universales en el seno de una asociación planetaria de productores libremente organizados, se hace necesaria ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2013)
Neste trabalho nos propomos apresentar inicialmente uma breve panorâmica da “Rio
+ 20” para depois começar uma análise das considerações dedicadas à educação no documento final dessa Conferência, intitulado “O futuro que ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2010)
El texto presenta las tres normas de la ética y en perspectiva ecomunitarista presenta algunas dimensiones del concepto y la realidad del socialismo del siglo XXI, tal como se está construyendo en A. Latina. En ese contexto ...
-
-
Schmidt, Elisabeth Brandão; Freitas, José Vicente de; Velasco, Sirio Lopez; Caporlingua, Vanessa Hernandez
(2012)
Este breve texto pretende dar uma ideia geral do que foi a "Rio + 20" nas suas atividades oficiais e paralelas, e tecer alguns comentários críticos acerca dos seus resultados.
-
-
Velasco, Sirio Lopez; Lima, Anabel de
(2009)
As redes são abarcadas pelas mais diversas fontes do saber, sendo que para cada uma delas há uma compreensão diferente para o termo. As redes sociais, nas quais as redes de educação ambiental tomam como base, são orientadas ...
-
-
Lima, Anabel de; Velasco, Sirio Lopez
(2009)
As redes são abarcadas pelas mais diversas fontes do saber, sendo que para cada uma delas há uma compreensão diferente para o termo. As redes sociais, nas quais as redes de educação ambiental tomam como base, são orientadas ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2010)
En estas breves líneas intentamos una primera aproximación entre nuestra propuesta ecomunitarista y el Tao Te King, enfocando las respectivas posiciones sobre el punto de vista metafísico, la naturaleza, la ética y la ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2005)
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2008)
Neste trabalho nos propomos refletir brevemente sobre uma falsa contradição entre as propostas de educação problematizadora de Paulo Freire e Dermeval Saviani, a partir da
nossa própria proposta de educação ambiental ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2006)
Neste artigo resgatamos a prática da Utopia (seguindo os passos de Thomas More e Karl Marx, dentre outros) para apresentar a ordem sócio-ambiental ecomunitarista que norteia nossa concepção de educação ambiental a partir ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2008)
En este trabajo se refl exiona desde la perspectiva ecomunitarista y a la luz de la
experiencia latinoamericana(en especial de la cubana y venezolana), sobre algunos problemas mayores de la edifi cación del socialismo ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2002)
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2013)
Neste trabalho explicitaremos os conceitos centrais das Diretrizes Curriculares Gerais Nacionais para a Educação Ambiental aprovadas pelo Ministério da Educação do Brasil no início de 2012.
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2006)
Neste trabalho resumimos brevemente os fundamentos da ética argumentativa que estamos desenvolvendo na última década e apresentamos as três normas deduzidas da gramática profunda da pergunta que instaura a ética. A seguir ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2007)
Neste trabalho nos propomos reformular os princípios da Educação Ambiental explicitados na Lei Brasileira de Política Nacional de Educação Ambiental em termos da forma de Quase-raciocínios Causais que temos conferido às ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2007)
Neste trabalho nós propomos reformular os princípios da educação ambiental explicitados na Lei brasileira de Política Nacional de Educação Ambiental em termos da forma de Quase-raciocínios Causais que temos conferido às ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2007)
Estas breves notas reflexionan a partir y sobre la experiencia y situación del
filósofo latinoamericano (lo que no quita su eventual extensión a otros contextos).
Partiendo de la crítica realizada por Marx a la ideología ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2000)
A partir da ética argumentativa (cujas três normas são deduzidas das condições de "felicidade" da pergunta que instaura o universo ético, a saber, "Que devo fazer?"), propõe-se uma leitura crítica da ciência no contexto ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2004)
A atividade “política” é maior que a política partidária, haja vista que a polis na Grécia clássica é a cidade-estado organizada e governada pelo conjunto dos “cidadãos”. Hoje isso fica mais claro através das ações do que ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2001)
A ética argumentativa que proponho conduz a três normas de validade intersubjetiva universal que orientam toda nossa ação histórica rumo a um horizonte utópico ecomunitarista, onde teriam plena realização. Ora, não há uma ...