Abstract:
Este artigo é derivado da dissertação de
mestrado intitulada “Humor Gráfico: linguagem e crítica
para uma Educação Ambiental sem fronteiras”, cujo
objeto de pesquisa foi a 1ª Mostra Internacional de
Humor sobre Educação Ambiental, realizada durante o
V CPEASUL – Colóquio de Pesquisadores em Educação
Ambiental da Região Sul do Brasil e o IV EDEA – Encontro
e Diálogos com a Educação Ambiental, promovidos pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da
Universidade Federal do Rio Grande em 2012. O presente
artigo trata da aproximação entre o humor gráfico e a
Educação Ambiental, utilizando os cartuns que integraram
a mostra e o trabalho dos cartunistas Edgar Vasques e
Renato Canini, a título de exemplo de como a charge,
o cartum, as tiras e os quadrinhos podem constituir-se
disparadores da reflexão e da estética de produção de
desenhos para potencializar as relações da criança com
o ambiente. Nesse processo será acionada a capacidade
criativa e outras formas de pensar, compreender e interagir
com as realidades do mundo.
This paper is derived from a Master’s thesis
entitled “ Humor Gráfico: linguagem e crítica para uma
Educação Ambiental sem fronteiras” (Graphic Humor:
language and criticism for an Environmental Education
without frontiers). The object of research was the 1ª Mostra
Internacional de Humor sobre Educação Ambiental (First
International Exhibition of Humor on Environmental
Education) carried out during the V Colóquio de
Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul
do Brasil (V Colloquim of Researchers in Environmental
Education in the South Region of Brazil - V CPEASUL) and
the IV Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (IV
Meeting and Dialogs with Environmental Education - IV
EDEA). Both events were organized by the Post-graduate
Program in Environmental Education of the Universidade
Federal do Rio Grande, located in Rio Grande, RS, Brazil,
in 2012. This paper deals with the interface between
graphic humor and Environmental Education, through
the use of cartoons shown in the event, and also through
the work of cartoonists Edgar Vasques and Renato Canini,
as examples of how satirical caricatures, cartoons, comic
strips and comic books can trigger reflection and the
aesthetic production of drawings in order to potentialize
the child’s relationship with the environment. In this
process, the child’s creative capacity and other ways of
thinking, understanding and interacting with the realities
of the world will be activated
Key words: Environmental Education. Graphic hum
Este artículo deriva de la Disertación de Maestría intitulada “Humor Gráfico: lenguaje y crítica para una Educación Ambiental sin fronteras”, cuyo objeto de investigación fue la 1ª Muestra Internacional de Humor sobre Educación Ambiental, realizada durante el V CPEASUL – Coloquio de Investigadores en Educación Ambiental de la Región Sur de Brasil y el IV EDEA – Encuentro y Diálogos con la Educación Ambiental, promovidos por el Programa de Posgrado en Educación Ambiental de la Universidad Federal de Rio Grande en 2012. El presente artículo trata de la aproximación entre el humor gráfico y la Educación Ambiental, utilizando las historietas que integraron la muestra y el trabajo de los dibujantes Edgar Vasques y Renato Canini a título de ejemplo de cómo la caricatura, la historieta, las tiras y las viñetas pueden constituir disparadores de la reflexión y de la estética de producción de dibujos para potencializar las relaciones del niño con el ambiente. En ese proceso será accionada la capacidad creativa y otras formas de pensar, comprender e interactuar con las realidades del mundo.